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    Meios de pagamento: como a Zoop ajudou a B2B Reservas?

    25 de março de 2024
    Por Redação Zoop
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    Os meios de pagamento são fundamentais para as conversões, quer um exemplo? Quando um potencial cliente acessa um site de vendas e, na hora de pagar, depara-se com alguma dificuldade, as chances de desistir da aquisição são bastante altas. 

    Isso pode acontecer por conta da oferta limitada de formas e métodos de pagamento, incompatibilidade com suas preferências e necessidades, processo de checkout longo e complexo, que gera insegurança ao comprador, entre outras razões similares.

    Por outro lado, negócios que trabalham com soluções de pagamento modernas, seguras, rápidas e simples de serem utilizadas, tendem a elevar as vendas. Foi o que aconteceu com a B2B Reservas após implementar o Zoop Payments em sua plataforma.

    Segundo Marcos Fernando, CEO da B2B Reservas, houve um aumento significativo em conclusões de reservas e conversão no checkout.

    Por quais motivos eles tiveram esse resultado? Como as soluções de meios de pagamento da Zoop podem ajudar seu negócio também? Continue a leitura e descubra!

    Como funcionam os meios de pagamento?  

    Os meios de pagamento funcionam como os veículos usados para pagar algo. Alguns ótimos exemplos são o cartão de débito, o cartão de crédito e o Pix. Métodos como esses funcionam em ambiente digital e realizam a transferência de valor entre quem paga e quem recebe.

    Comumente, o termo formas de pagamento é atribuído aos métodos. Porém, as formas se referem à maneira como uma aquisição será paga. No Brasil, as três disponíveis são: à vista, a prazo e com data futura.

    Apesar dos contextos diferentes, formas e meios de pagamento funcionam totalmente interligados e, praticamente, um não opera sem o outro. 

    Um exemplo é o cartão de crédito (meio), que pode ser usado para parcelar o valor de uma compra em diversas vezes (forma); outro é o boleto bancário (meio), utilizado para pagamentos com data futura (forma).

    Para sua empresa oferecer essas e outras possibilidades, com mais combinações para escolha dos clientes, é necessário utilizar uma plataforma de pagamentos, com o Zoop Payments.

    Inclusive, essa foi a opção Payments as a Service escolhida pela B2B Reservas para resolver os problemas de checkout que a companhia tinha.

    Quais os meios de pagamentos mais utilizados?

    Segundo a pesquisa que fizemos em parceria com a QualiBest, os cinco meios de pagamentos mais usados são:

    1. Pix; 
    2. cartão de crédito; 
    3. cartão de débito; 
    4. dinheiro; 
    5. carteira digital.

    Veja os detalhes!

    1. Pix

    Conforme revelado no nosso levantamento, o Pix é o método preferido de 88% dos entrevistados

    Para 76%, um dos motivos é a segurança que sentem ao usar esse recurso. E outros impressionantes 99% utilizam porque consideram que o sistema de pagamentos instantâneo facilita as compras. 

    2. Cartão de crédito  

    Quanto ao uso dos cartões de débito e crédito, vale trazermos alguns dados do balanço do 3° trimestre de 2023, feito pela Abecs, Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços.

    O estudo apontou que houve um crescimento de 9,2% na utilização de cartões no período apurado, em relação ao trimestre anterior. O destaque ficou para o cartão de crédito, com alta de 10,9% e R$ 608 bilhões transacionados, resultado de 4,5 bilhões de transações.

    3. Cartão de débito

    Também segundo a Abecs, o cartão de débito foi responsável por 4,1 bilhões de operações realizadas no mesmo período e R$ 249 bilhões movimentados.

    4. Dinheiro

    Apesar da forte digitalização dos pagamentos, ainda há uma parcela considerável de pessoas que preferem pagar as compras em dinheiro. Pela pesquisa Zoop/QualiBest, 65% dos brasileiros pagam as aquisições dessa maneira.

    5. Carteira digital

    O relatório The Global Payments Report já havia apontado a expectativa de, até 2024, a carteira digital se tornar o método de pagamento responsável por 51,7% de todo o volume transacionado no comércio eletrônico.

    Dica de leitura: “Zoop e Align: como essa parceria resultou em mais conversões?

    Como melhorar a oferta de meios de pagamento da sua empresa?

    Soluções Payment as a Service, Embedded Payments e Banking as a Service são ideais para melhorar a oferta de meios e formas de pagamento do seu negócio.

    Payment as a Service é uma plataforma com ferramentas pré-desenvolvidas para empresas que não são nativas do mercado financeiro criarem produtos e serviços personalizados e, com isso, atuarem nesse setor sem desviar do core business.

    O conceito Embedded Payments é a inclusão de soluções de pagamento a sistemas que não são nativos desse segmento, a exemplo de aplicativos de e-commerce, delivery de comida e outros.

    Já o Banking as a Service transforma negócios em bancos digitais completos, com conta digital que leva a marca da companhia e atende às necessidades do público-alvo.

    Dica! Veja como o Banking as a Service da Zoop pode impulsionar sua empresa!

    B2B Reservas: mais um case de sucesso da Zoop!

    A B2B Reservas é uma plataforma de aprimoramento de jornada da viagem corporativa, que conecta toda a cadeia, isto é, empresa, agência de viagem, hotéis e meios de pagamentos eletrônicos. 

    Após identificar problemas em seu fluxo de pagamento, a companhia buscou soluções que suprissem suas necessidades e chegou até a Zoop. 

    Para Marcos, CEO da B2B Reservas, a tecnologia e o atendimento oferecidos foram os principais motivos de terem fechado parceria com a gente.

    “Tínhamos algumas dificuldades em pagamentos e encontramos a Zoop. Acho que a facilidade de fazer um negócio e ter acesso às APIs foi uma grande opção que a gente fez, porque facilitou nosso desenvolvimento e acelerou o processo do produto que a gente precisava colocar no ar”.

    O processo de checkout, otimizado por nossas soluções, melhorou a rotina dos mais de 4.500 hotéis que têm contrato com a B2B reservas e que atendem o mercado corporativo brasileiro.

    “A integração que a Zoop tem com o ecossistema de pagamentos trouxe uma facilidade muito grande, foi neste ponto que os hotéis decidiram optar pela solução do B2B checkout‘.’

    Marcos ainda destaca que o número de reservas aumentaram com o novo modelo de pagamento, assim como a taxa de conversão no momento de checkout, processo que se quer existia antes da parceria com a Zoop.

    Quer resultados como esses? Então, entre em contato agora mesmo com um de nossos especialistas e dê um Zoop no seu negócio!

     

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