Entenda como funciona a API Pix e as vantagens da solução
Varejistas e prestadores de serviços precisam se atentar às constantes inovações tecnológicas para aperfeiçoar os meios de pagamento. Uma delas, inclusive, está totalmente integrada a um dos meios de pagamento mais amados pelos brasileiros. Você sabe como funciona a API Pix?
A tecnologia conecta os sistemas financeiros digitais de empresas com instituições bancárias, o que fornece uma visão integrada de todas as operações via PIX realizadas com seus clientes.
Na prática, viabiliza a liquidação direta de valores, a automatização de processos e a conciliação bancária imediata.
Em 2023, o Pix registrou 26,2% de todos os pedidos do e-commerce, o que representa uma movimentação recorde de R$32,2 bilhões para os cofres do varejo virtual, segundo relatório da empresa de inteligência de dados Confi.NeoTrust.
O número mostra uma já enorme aceitação da forma de pagamento. E soluções como a API Pix surgem com o potencial de otimizar ainda mais a gestão dessa receita.
Então, o que é e como funciona a API Pix na prática? Quais são as vantagens do recurso para o controle e o gerenciamento financeiro da receita em Pix de uma empresa? Como implementá-la no negócio?
A resposta para essas e outras perguntas você encontra neste artigo. Confira!
O que é a API Pix?
A API Pix é uma interface de programação de aplicativos com o objetivo de integrar o sistema de pagamentos das empresas com o Pix. Na prática, o recurso facilita a criação e a gestão de cobranças, a conciliação bancária e a liquidação imediata de toda a receita via Pix da empresa.
A integração é recomendada a todas as empresas que contam com um sistema de pagamento já automatizado.
Nestes casos, a conexão da base de dados do sistema com os bancos acontece de forma simples por meio das diretrizes do Manual de Padrões para Iniciação do Pix, disponibilizado pelo Banco Central.
Uma vez que a API conecta o sistema de pagamentos de uma empresa aos dados do banco que abriga sua conta corrente pessoa jurídica (PJ), é possível:
- gerar cobranças personalizadas via Pix automaticamente;
- fazer a conciliação bancária instantânea, já que os dados do fluxo de caixa já sofrem integração com os lançamentos no banco;
- reconhecer e liquidar transações na conta PJ instantaneamente.
Vale salientar que a disponibilidade da API é facultativa e não é obrigação por parte das empresas. É um diferencial competitivo das marcas para otimizar as finanças e melhorar a oferta de pagamentos para os clientes.
Como funciona a API Pix?
A API Pix otimiza os processos de cobrança por meio da geração automática de um QR Code com todas as informações da operção. Para o cliente, basta escanear o código e acessar nome, descrição, valor e destino da transação para confirmá-la.
Se adicionarmos o Iniciador de Pagamentos na operação, consumidores finais podem concluir a compra sem nem mesmo deixar a página de checkout. Tudo acontece em apenas uma página e sem a necessidade de abrir o app bancário para finalizar a transação.
Quando o pagamento ocorre via QR, a empresa é instantaneamente notificada via plataforma de pagamento. Por sua vez, os dados da transação são automaticamente comparados com as informações bancárias para conciliação.
Outro ponto interessante que merece destaque diz respeito ao estorno. A solução oferece a funcionalidade de forma simples: basta identificar o ID da transação, a informação do valor e o motivo para o pedido.
Após isso, é só fazer a solicitação para que o dinheiro volte à conta do cliente.
Quais são as vantagens da API Pix?
Aprendeu como funciona a API Pix? Então, já percebeu que as funcionalidades da solução já mostram como ela é vantajosa para os varejistas e para a experiência dos consumidores finais, certo?
O Pix, por si só, já surgiu como um impulsionador de vendas desde o seu lançamento. Não por acaso, já representa 26,2% de toda a receita do e-commerce brasileiro, como apontamos na introdução deste artigo.
O funcionamento 24 horas por dia, 7 dias por semana, o rápido processamento da transação e a simplicidade de uso são alguns dos motivos para o sucesso do meio de pagamento.
Entretanto, as vantagens da API Pix tendem a alavancar ainda mais os resultados, afinal:
- concentra a criação e o recebimento da cobrança no sistema de pagamento da empresa;
- torna mais rápida e precisa a conciliação bancária dos valores;
- liquida instantaneamente os valores na conta bancária da empresa;
- segue diversos protocolos de segurança para impedir a interceptação de dados das transações;
- permite uma consulta rápida e precisa de todo o histórico de transações.
Entenda no vídeo abaixo os desafios para desenvolver uma solução de pagamentos via Pix inovadora para desfrutar de todas essa vantagens da API:
Como implementar a API Pix na sua empresa?
Para implementar a API Pix no seu negócio, basta contratar uma plataforma de pagamentos e automação completa e eficiente que ofereça a integração com a solução tecnológica do Banco Central.
O Zoop Payments, por exemplo, conta com todos os recursos de ponta ligados ao Pix, além de oferecer diversos outros meios de pagamento (cartão de crédito e débito, boleto bancário, carteiras digitais e integração com maquininhas de cartão para vendas presenciais).
Nossa plataforma white label disponibiliza uma fácil implementação na estrutura operacional da sua empresa, que pode utilizá-la com o selo da marca, em um alto nível de personalização.
Converse com um consultor para dar um Zoop no seu negócio!
Saiba mais detalhes sobre o poder do Zoop Payments no vídeo abaixo:
Assine nossa newsletter
Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.