Logo Zoop Blog
Ver Todos
Índice
    Ícone de E-mail
    Assine nossa newsletter

    Não perca nenhuma novidade.

    produtos

    Meios de pagamento da OLX: inovação com a ajuda da Zoop!

    18 de janeiro de 2024
    Por Redação Zoop
    Compartilhe
    Imagem

    Os meios de pagamento da OLX contam com a tecnologia da Zoop! A empresa global de comércio eletrônico, líder no mercado de compra e venda online, fechou parceria com a fintech líder em tecnologia para serviços financeiros com o objetivo de melhorar e potencializar a jornada de consumo de seus clientes.

    A busca por esse resultado começou na pandemia de Covid-19, quando a OLX percebeu a necessidade de ir além e oferecer soluções de pagamento que se tornassem verdadeiros pilares para propiciar operações de compra e venda mais seguras na plataforma.

    Esse posicionamento foi destacado por Regina Botter, General Manager na OLX, durante a primeira edição do Zoop Summit, evento que reuniu alguns dos parceiros da Fintech as a Service, tais como iFood, Nubank e Itaú.

    A princípio, a OLX construiu um sistema de pagamento internamente. No entanto, percebeu que, com a tecnologia da Zoop, poderia ir muito mais longe e, ainda, conquistar tempo livre para focar em seu negócio

    Mas como isso foi possível? Confira agora, neste artigo, como a Zoop contribuiu para a construção de uma jornada transacional completa para a OLX e de que maneira isso pode se tornar uma realidade na sua empresa também!  

    Qual o objetivo da parceria entre OLX e Zoop?

    Desenvolvimento, implementação e entrega de serviços bancários, soluções e meios de pagamento. E tudo isso com a própria marca

    Essas ofertas são entregues pela OLX aos usuários de sua plataforma de compra e venda online com a ajuda da tecnologia da Zoop.

    Ao fazer essa entrega, um dos principais objetivos da empresa de comércio eletrônico é melhorar a jornada de consumo dos clientes, garantindo muito mais fluidez e segurança, considerando, para isso, a área de pagamento como o principal pilar dessa estratégia.

    Como mencionado, essa necessidade surgiu durante a pandemia, quando o marketplace percebeu que poderia atuar como um fomentador da economia circular e, com isso, contribuir para a geração de novas fontes de renda para milhares de brasileiros que estavam sentindo mais um dos reflexos negativos daquele período.

    Inclusive, durante o Zoop Summit, Regina Botter destacou: “A mudança acontece quando existe um grande impulso“.

    Dica! Aproveite e confira a participação da OLX em um dos painéis da primeira edição do Zoop Summit!

    Quais são as vantagens de usar a tecnologia da Zoop?

    A parceria entre essas duas companhias substitui o sistema criado internamente pela OLX, dando lugar ao ingresso de uma solução que agrega muito mais qualidade aos produtos e serviços financeiros que são criados e entregues aos clientes finais do marketplace.

    Assim, ao usar a tecnologia da Zoop para fornecer meios de pagamento e serviços bancários próprios, alguns dos principais resultados sentidos pela empresa de compra e venda online são:

    • automatização e centralização dos processos de pagamento;
    • diminuição do tempo para implementação das soluções;
    • mais fluidez na jornada de consumo dos usuários da plataforma;
    • aumento do nível de segurança dos processos financeiros;
    • elevação da taxa de conversão;
    • ganho de eficiência e velocidade para o desenvolvimento de novos produtos financeiros;
    • garantia de foco no core business da plataforma de venda.

    Somado a tudo isso, o controle e gerenciamento de todas as vendas realizadas passaram a ser feitos em um dashboard único. Com isso, o marketplace tem um processo de conciliação muito mais prático, rápido e preciso.

    E tudo isso acontece sem que a OLX precise se preocupar com as questões regulatórias características do mercado de meios de pagamentos, pois a Zoop também cuida de toda essa parte.

    Não deixe de ler este artigo: “Tap to Pay: confira como funciona, vantagens e detalhes da parceria Zoop e Nubank

    O que são meios de pagamento e por que impactam as vendas?

    Meios de pagamento são todas as ferramentas usadas para saldar uma aquisição. Já as formas de pagamento se referem à maneira como algo será pago — no nosso país, as três alternativas oferecidas aos clientes são: à vista, a prazo ou com data futura.

    Nesse contexto, se listarmos os meios de pagamento mais utilizados no Brasil, temos o seguinte ranking: 

    • Pix;
    • cartão de crédito;
    • cartão de débito;
    • boleto bancário.

    Segundo um levantamento da Febraban, baseado em dados do Banco Central e da Abecs, o Pix se consolidou como o método de pagamento mais usado entre os brasileiros.

    Conforme apontado no estudo, foram mais de 24 bilhões de transações feitas com o sistema de pagamentos instantâneo, o que dá uma média de 66 milhões de operações por dia.

    Com isso, o Pix passou na frente de meios de pagamento como cartão de débito, boleto bancário, DOC, TEC e cheques.

    Todavia, o cartão de crédito segue sendo amplamente usado, especialmente em compras online. Segundo a Abecs, as compras remotas com esse método de pagamento foram responsáveis por movimentar R$ 679,5 bilhões, o que representa um crescimento de 23,5%.

    Esses números deixam clara a importância de diversificar os meios de pagamento oferecidos pelas empresas, como uma estratégia para atender diferentes camadas de consumidores e, com isso, não perder nenhuma oportunidade de venda.

    Extra! Conheça o Pix da Zoop, solução de pagamentos online e presenciais com Pix!

    Como criar suas próprias soluções e meios de pagamento com a Zoop? 

    A Zoop oferece a tecnologia financeira necessária para que seu negócio crie e entregue soluções e meios de pagamento próprios, personalizados conforme as necessidades do público-alvo e regras da empresa. E tudo levando sua marca!

    Com o Zoop Payments, é possível criar jornadas de compra unificadas, consolidando dados de vendas online e offline em um mesmo lugar. Tenha uma visão completa do fluxo de venda da sua companhia, mantendo o cliente no foco da operação.

    Já o Zoop Banking fornece a estrutura para o desenvolvimento de um banco digital completo, libertando você, seus clientes e parceiros das regras dos modelos bancários tradicionais, além de gerar uma nova fonte de receita para o negócio.

    A Zoop é uma Fintech as a Service líder de mercado, com mais de 10 anos de história e mais de 650 parceiros em sua base. 

    Somente via Pix, já processamos mais de R$ 57 bilhões em transações, incluindo vendas por meio de soluções de pagamento para varejistas (P2B).

    Faça como OLX, iFood, Nubank, Itaú Shop, Infracommerce, Elo7 e tantas outras companhias: construa soluções, meios de pagamento e serviços bancários com a tecnologia da Zoop.

    Entre em contato agora e confira como!

    Preencha o formulário para que nossos especialistas avaliem sua solicitação.
    (*) Campos Obrigatórios
    1/3
    Continuar
    2/3
    Voltar
    Continuar
    *Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer momento.
    3/3
    Voltar
    Suas informações estão seguras
    Ícone de E-mail

    Assine nossa newsletter

    Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.