Um dos maiores instrumentos de pagamento do Brasil, o boleto bancário foi criado em 1993, mas só teve sua primeira grande atualização em 2018, com a Nova Plataforma de Cobrança (NPC), sistema de liquidação e compensação desenvolvido pelos bancos. Agora, todos os boletos devem estar registrados no novo sistema.

A mudança trouxe mais exigências e custos para as empresas que já aceitam esta opção, mas também permite mais oportunidades, segurança e comodidade aos usuários, que não são poucos.

Para se ter uma ideia, todos os anos, cerca de 4 bilhões de boletos são liquidados no Brasil, segundo dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Estamos falando de um público de cerca de 55 milhões de brasileiros que têm neste meio de pagamento a sua única alternativa ao dinheiro.

Neste post, confira o que estabelece a NPC e por que oferecer pagamento por boleto bancário na sua empresa é tão importante. Acompanhe!

Lei do boleto bancário: entenda a nova regulamentação

Antigamente, existiam dois tipos de boletos: os registrados em instituição bancária e aqueles que não tinham nenhum tipo de identificação ou controle. Para modernizar o pagamento por boleto bancário e diminuir o risco de fraudes, desde o dia 22 de novembro de 2018, todo boleto deve estar registrado em um banco e aderente à Nova Plataforma de Cobrança.

Para as empresas, os benefícios estão relacionados à melhor gestão dos recebimentos e maior transparência. O procedimento agora deve ser feito da seguinte forma: os boletos precisam ser encaminhados aos bancos para registro e somente depois devem ser emitidos e encaminhados aos pagadores.

Para registro do boleto, existe uma tarifa na emissão e na liquidação, porém algumas empresas de meios de pagamento acabam suprimindo esse custo e cobram apenas por boletos liquidados.

Já para consumidores, o pagamento por boleto bancário ficou mais fácil e seguro, o que deve aumentar ainda mais a demanda por esta opção. Uma das vantagens de ter o registro numa base geral é que os boletos vencidos podem ser pagos em qualquer banco ou correspondente e não apenas no emissor.

O comprovante também passou a ser mais completo, com detalhes como juros, multa, desconto e informações do beneficiário e pagador, o que permite calcular automaticamente um novo valor em casos de atrasos, por exemplo. Essas novas exigências minimizam o risco de pagar duas vezes.

Por que minha empresa deve oferecer pagamento por boleto bancário?

Com mais de 20 anos de história e enorme adesão, a emissão de boletos deve se potencializar com a nova regulação. Isso porque as facilidades e seguranças da Nova Plataforma deixam o consumidor mais à vontade e mais disposto a optar pelo boleto, que em muitas vezes está associado a descontos e ainda é muito utilizado por clientes desbancarizados.

Além disso, as novas regras para pagamento por boleto bancário também ajudam as empresas a terem mais segurança sobre quem pagou e quando, diminuindo a inadimplência, além de afastar dores de cabeças como pagamentos em duplicidade e, em caso de não pagamento, agilizar o protesto do boleto em cartório.

Esse maior controle abre caminho para novas possibilidades nos ramos que já utilizam os boletos como principal meio de pagamento. Por exemplo, a partir do dinheiro das mensalidades pagas via boletos, uma escola pode ter uma conta digital que permita pagar professores, fornecedores e materiais, facilitando a gestão financeira da instituição e possibilitando mais controle desses recursos.

Veja como implementar o pagamento via boleto no seu negócio!

O setor educacional é somente um dos que podem criar estruturas de movimentação financeira otimizada a partir da cobrança em boletos.

Hoje, com tecnologia, é possível carregar dinheiro com boletos em estruturas modernas e dispersar recursos entre contas digitais, permitindo a remuneração de todos os participantes de uma venda sem envolver instituições financeiras convencionais.

Mesmo para quem tem um e-commerce, emitir boleto bancário também tem vantagens estratégicas para o negócio, pois atinge consumidores que não têm cartão e possibilita estratégias de desconto, uma vez que o custo da transação em boleto tende a ser inferior ao custo no cartão de crédito.

Clique aqui para saber tudo sobre a solução Zoop para boletos bancários!

Como ganhar mais com pagamento por boleto bancário agora?

Dar conta de todas as mudanças da NPC não é tarefa simples. Mas, ao mesmo tempo, este é o momento para aprimorar o seu negócio, gerir melhor todas essas informações automaticamente e perceber que os boletos podem ser só um meio para chegar a outros produtos mais completos e eficazes para a empresa.

A boa notícia é que nós podemos ajudar sua empresa nesse desafio:

A Zoop possibilita que Marketplaces, ERPs, empreendedores e outros tipos de negócios passem a gerenciar o fluxo transacional de seus clientes, gerando novas receitas por meio de serviços de contas digitais, splits de pagamento e antecipação de recebíveis.

→ Converse com um especialista! ← 

Com a nossa plataforma de serviços financeiros e meios pagamentos whitelabel, que conta com tecnologias de captura para maquininhas, boletos bancário e outros meios de pagamentos com sua própria marca, você elimina barreiras regulatórias, custos de desenvolvimento e tempo de implementação para sua empresa crescer focada no core business.

Junte-se ao iFood, Sympla, Avec e outras grandes empresas que também geram valor com serviços financeiros e crie sua fintech agora!

Business Executive at Zoop - Entusiasta de Boletos.