Entenda como funciona uma plataforma de Credit as a Service (CaaS)
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Não é novidade para ninguém que o mercado financeiro está cada vez mais sendo transformado pela tecnologia e o boom de fintechs é um das maiores provas disso. Elas são modalidades de empresas que unem o melhor desses dois mundos, como bancos digitais, ferramentas de pagamento e o tema do nosso artigo: o segmento de Credit as a Service (CaaS).
Em tradução livre, esse termo significa “crédito como serviço” e representa as fintechs que estão apostando em uma maneira alternativa e mais acessível para que empresas ofereçam, de forma autônoma, condições personalizadas de linhas de crédito aos seus clientes.
Nesse contexto, as empresas, além de trazer a execução desse serviço para si e sem a necessidade de ser uma instituição financeira, conseguem ampliar as possibilidades de consumo dos clientes com a marca. Não é incrível?
E essa tendência vem se fortalecendo tanto no Brasil que, segundo o Fintech Report 2022, que as empresas de crédito já representam 17,5% do mercado nacional de fintech, o que credencia esse segmento como líder do setor.
Os números do Credit as a Service no Brasil são estimulantes e, diante desse cenário, resolvemos preparar um conteúdo exclusivo sobre o tema para você.
Afinal, como o mercado de crédito consegue oferecer condições de empréstimo de forma tão rápida, flexível e personalizada aos seus clientes? Continue a leitura até o fim e saiba tudo sobre o CaaS!
O que é Credit as a Service?
O Credit as a Service representa um segmento de fintechs que visa a facilitar a concessão de crédito e reduzir a inadimplência nesse mercado por meio de uma tecnologia de inteligência de dados.
Assim como acontece nos bancos ou corretoras de valores digitais, a ideia por trás do CaaS é oferecer uma solução 100% online na qual o cliente faz a requisição de um empréstimo online a partir de um formulário e recebe de volta condições especiais.
O Credit as a Service é um recurso que pode ser utilizado tanto em transações B2C (business to client), como também B2B (business to business) para que os clientes, sejam pessoa física ou jurídica, tenham acesso a empréstimos diferenciados e outras condições especiais.
Quando uma empresa contrata o serviço de uma plataforma de CaaS, ela passa a ter de empréstimos e linhas de crédito de forma personalizada de acordo com as condições financeiras e perfil de consumo do consumidor.
A empresa que deseja aderir a esse serviço recebe toda a infraestrutura necessária para a automação dos processos de concessão de acordo com as práticas comerciais e sistema de vendas da própria empresa.
Essa integração permite uma otimização das vendas e atração de cada vez mais clientes interessados em usufruir de condições tão exclusivas.
Como funciona uma plataforma de CaaS?
A tecnologia de inteligência de dados é o grande diferencial por trás da plataforma CaaS. Por meio de um sistema com respostas automatizadas, a ferramenta oferece condições exclusivas de linhas de crédito para o cliente de acordo com suas características de consumo, poder aquisitivo e outros fatores determinantes.
Em geral, basta o consumidor preencher um formulário com seus dados pessoais para que o software faça uma análise preditiva de quais são as melhores soluções disponíveis para ele.
Dentre as principais funções da plataforma CaaS, podemos resumir as seguintes:
- verificação de documentos para análise de crédito e contenção de possíveis fraudes;
- funciona como uma nova fonte de receita pro negócio;
- não há risco de inadimplência, pois possíveis dívidas ficam para o concessor do crédito;
- implementação de boas práticas e de compliance regulatório para prevenção de corrupção e lavagem de dinheiro;
- atendimento ao cliente totalmente digital e automatizado, garantindo agilidade e flexibilidade ao processo, como manda a cartilha de qualquer Fintech as a Service (FaaS).]
Credit as a Service white label
Além disso, o Credit as a Service é white label, mas o que isso significa?
Quer dizer que ele consiste em uma plataforma com toda uma estrutura já pré-montada para que seja implementada e replicada no cotidiano operacional das empresas sem demanda de direitos autorais.
Resumindo, a plataforma é totalmente integrada à sua operação que você precisa divulgar o nome da fintech que lhe vendeu os serviços.
Um exemplo de FaaS white label, mas voltada para serviços financeiros de pagamento, é o Zoop Payments, ferramenta de soluções de pagamentos inteligentes, ágeis e integradas que foi implementada na rede de delivery Ifood.
O aplicativo de entrega de entrega para restaurantes, farmácias e supermercados oferece uma estrutura com opções de pagamento diversas, que vai do Pix ao boleto bancário, e que garante agilidade e simplicidade na hora do usuário efetuar a compra.
E aí, tirou todas as suas dúvidas sobre Credit as a Service e seu funcionamento? Esperamos que sim! Para ficar bem informado de tudo que está acontecendo no mundo dos serviços financeiros digitais, continue acompanhando todas as novidades do blog da Zoop!
Até a próxima!
A Zoop é uma fintech líder em tecnologia para serviços financeiros. Converse agora mesmo com um dos nossos especialistas e conheça as melhores soluções para gerenciamento financeiro de pagamentos.
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