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Inovação no varejo em tempos de crise: veja como continuar crescendo mesmo durante a pandemia

Publicado em 30 de junho de 2021 por Redação Zoop

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Buscar inovação no varejo consiste em encontrar meios de manter a empresa ativa e os clientes satisfeitos, indo ao encontro do que requer o setor de atuação

Em outras palavras, é adotar medidas que promovam o aumento das vendas, mantenha o negócio lucrativo e que, ao mesmo tempo, supram as necessidades dos clientes e melhorem suas experiências.

No entanto, como buscar e manter a inovação no varejo em tempos de crise? A dúvida assola milhares de empresas que viram o faturamento cair por conta da pandemia do novo coronavírus. 

No cenário em que estamos vivendo no momento, dois motivos fizeram com que as pessoas passassem a comprar menos: um é o fato de estarmos em quarentena, que resultou no fechamento dos comércios.

O segundo é o medo do desemprego, fazendo com que as famílias priorizassem a aquisição de itens mais essenciais, como alimentos e medicamentos.

De acordo com o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o comércio teve um recuo de 2,5% logo nos primeiros meses de pandemia, o maior índice nos últimos 17 anos.

Na avaliação do chamado “varejo ampliado”, categoria que inclui a venda de automóveis, a baixa chegou a 13,7%.

O PIB, Produto Interno Bruto, teve queda de 1,5% no primeiro trimestre de 2020, comparado ao mesmo período do ano passado.

Esse índice é resultado da baixa rentabilidade de todos os setores, por exemplo, indústria -1,4% e serviços -1,6%.

No entanto, ainda que esses números não sejam o esperado, é preciso pensar em como inovar no comércio varejista, a fim de minimizar o impacto da crise e já se preparar para o período pós-pandemia.

Confira, neste artigo, como fazer isso e também uma entrevista exclusiva Gabriel Linardi, CEO e Cofundador da Magapay, uma das empresas parceiras da Zoop, e inspire-se para melhorar ainda mais o seu negócio!

Como promover a inovação no varejo durante os períodos de crise econômica

Além da definição que demos no início deste artigo sobre o que é inovação no varejo, podemos dizer também que essa estratégia consiste em encontrar soluções que atendam as necessidades dos clientes, tendo como base o cenário atual que estão vivendo, especialmente em tempos de crise.

Por exemplo, um ponto que ficou bastante evidente neste período de quarentena foi o uso maior da internet e de serviços online.

Dados da Opinion Box mostraram que no começo do isolamento social, 60% dos entrevistados disseram estar passando mais tempo conectados. Esse número subiu para 63% no início do mês de abril de 2020.

Sabemos que parte disso vem da necessidade de buscar entretenimento. No entanto, a orientação de não sair de casa também levou ao aumento do número de compras online.

Segundo a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), 61% dos consumidores aumentaram seu volume de aquisições via internet.

A consequência disso foi o crescimento dos e-commerces nesse período: 30,5% mais vendas entre fevereiro e março de 2020, de acordo com a ABComm, Associação Brasileira de Comércio Eletrônico.

Ou seja, se a transformação digital já era uma crescente entre negócios de todos os setores, ganhou ainda mais urgência por conta do isolamento social provocado pelo coronavírus.

Todos esses pontos deixam claro que, para promover a inovação no varejo neste momento, é preciso:

  • estar presente nos meios digitais;
  • oferecer diferentes canais de compras e atendimento;
  • utilizar uma estratégia de varejo omnichannel;
  • melhorar, ou modificar, os processos de logística;
  • disponibilizar diferentes meios de pagamentos eletrônicos.

 

Entenda como a Zaitt conseguiu inovar em seu modelo de loja inteligente com a ajuda da Zoop:

 

Os meios de pagamento na promoção da inovação no varejo

Com relação a essa última sugestão, é fundamental deixar claro a importância de aprimorar os meios de pagamentos oferecidos aos clientes se realmente quiser adentrar no processo de inovação no varejo.

No caso, estamos falando da oferta de métodos de pagamento atuais, como o Pix e a carteira digital, somados aos tradicionais cartões de crédito, de débito e o boleto bancário.

Dica de leitura: “Soluções para varejo: como o Pix e outros meios de pagamento ajudam a aumentar as vendas?

Além dessas possibilidades, é possível personalizar os pagamentos com soluções que levam a sua marca.

Duas boas opções para isso são o cartão private label, aceito apenas na rede varejista que o oferece; e o cartão de crédito próprio, que ajuda a fidelizar os clientes ainda que possa ser aceito em outros estabelecimentos comerciais.

Magapay, exemplo de inovação no comércio varejista

A Magapay é uma empresa de tecnologia que oferece aos seus clientes diversas soluções de pagamento para o mundo físico e online.

Com mais de 300 clientes em sua carteira, a empresa viu seus números crescerem mesmo durante a pandemia de coronavírus.

Batendo recordes no mês de abril de 2020, a Magapay alcançou mais de 200 mil transações em um único mês, o que representa mais de R$ 40 milhões transacionados.

Para saber como chegaram a esses números, conversamos com Gabriel Linardi, CEO e Cofundador da Magapay.

Mesmo em meio à crise financeira pela qual todos estão passando, vocês conseguiram crescer nos últimos meses. Como isso foi possível?

O crescimento se deu pelo fato de atuarmos em mais de um mercado. O mundo online, ao contrário do físico, trouxe esse crescimento durante a crise provocada pelo coronavírus.

As vendas pela internet supriram totalmente a queda que tivemos no presencial. Conseguindo, assim, manter nosso trabalho e retomada em ambos no retorno das atividades.

Das soluções que oferecem aos seus clientes, quais consideram que tiveram mais influência nesse crescimento?

Clientes do mundo online tiveram um aumento natural das vendas pela necessidade do momento de compras pela internet. 

Já clientes do mundo físico tiveram que trabalhar com o delivery e venda online para conseguir suprir um pouco da queda gigantesca nas vendas.

Com base nessa experiência de resultados positivos, quais dicas daria aos seus clientes, e demais empresas, para não deixarem de lucrar mesmo em tempos de crise?

Trabalhar, se possível, em mercados distintos,para que um possa ajudar o outro no momento da crise. 

A Magapay conseguiu ter crescimento justamente por isso, pois uma abordagem minimizou a queda da outra.

Além disso, tentar ser o mais enxuto possível em sua operação em momentos como esses. Despesas excessivas são, normalmente, os maiores problemas para se manter em pé com a receita reduzida.

A participação da Zoop na inovação no varejo

A parceria entre a Zoop e a Magapay surgiu da necessidade que a empresa tinha de solucionar o problema de um de seus clientes, relacionado a split de pagamento.

Ao sanar essa questão com as soluções apresentadas pela Zoop, a Magapay viu a oportunidade de expandir a sua oferta de serviços. Com isso, desenvolveu uma nova unidade de negócios voltada para pagamentos e ampliou ainda mais os seus negócios.

Veja algumas dicas de como a Magapay conseguiu aumentar em 70% seu faturamento em meio a crise:

 

Gostou? Então confira como a solução da Zoop foi essencial para a ligação entre mundo físico e digital:

 

Assim como a Magapay, a sua empresa pode aumentar o faturamento e escalar a rentabilidade ao construir as suas próprias soluções de pagamentos integradas.

Com isso, você ajudará os seus clientes a crescerem, criando uma empresa de pagamentos dentro da sua própria operação.

Isso é possível graças à nossa plataforma de serviços financeiros White Label, que conta com tecnologias de captura para pagamentos presenciais (maquininhas), boletos e outros meios de pagamentos.

Tudo isso com sua própria marca e sem se preocupar com barreiras regulatórias, reduzindo custos de desenvolvimento e o tempo de implementação, e mantendo a sua empresa focada no que faz melhor.

A Zoop possibilita que marketplaces, ERPs, empreendedores e outros tipos de negócios passem a gerenciar o fluxo financeiro dos seus clientes, gerando novas receitas através de serviços de conta digital, splits de pagamento e antecipação de recebíveis.

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