14 de julho de 2020

A Zoop não é uma empresa de maquininhas de cartões, tão pouco um banco digital. Mas afinal, o que é a Zoop?

Somos uma empresa que oferece soluções de produtos e serviços financeiros que permite que outras empresas, de qualquer setor, passem a atuar também como instituições de pagamento.

Criada em 2013, a Zoop contribui para que seus parceiros criem soluções financeiras customizadas, com a própria marca, ideais para resolverem pontualmente as dores de seus clientes.

Com isso, a empresa que utiliza nossos produtos passa a ter uma nova fonte de receita, ao mesmo tempo em que aumenta sua taxa de retenção, atrai mais público, aumenta sua competitividade no mercado, entre diversos outros benefícios.

O que é a Zoop?

A Zoop é uma fintech líder em tecnologia para serviços financeiros que, por meio de sua plataforma White Label, facilita a integração do sistema regulatório e financeiro da cadeia de pagamentos.

De uma forma mais simples e resumida, a Zoop permite que empresas de qualquer segmento passe a operar como uma instituição de pagamento, sem ter que se preocupar com regulamentações ou desenvolvimento de produtos, ainda que o mercado financeiro não seja seu core business.

O que não é a Zoop?

Mas não pense que a Zoop é apenas uma marca estampada em máquinas de cartão. Aliás, a Zoop não é uma empresa de maquininha, desenvolvemos tecnologia para os terminais de pagamento.

Com relação a esse produto, por exemplo, oferecemos aos nossos parceiros softwares para terminais POS e MiniPOS.

Porém, a ideia não é que a maquininha seja utilizada com o nosso nome, e sim que nossos clientes explorem nossa solução para que seja usada com sua própria marca, agregando ainda mais valor ao seu negócio.

Com relação a outros pontos que definem o que não é a Zoop temos:

Banco digital

Ainda que nossa plataforma tenha sido criada para que nossos parceiros movam valores entre seus vendedores, comissionados e clientes, a Zoop não é um banco digital.

Assim como as máquinas de cartão, a proposta não é que a nossa marca fique em evidência (na verdade, ela sequer aparece).

O objetivo do nosso produto é que os parceiros Zoop criem, ofereçam e operem suas próprias soluções financeiras, por meio da nossa tecnologia de APIs e SDKs.

Inclusive, muitos de nossos clientes estão criando seus próprios bancos digitais usando, para isso, a plataforma da Zoop como base.

Achou interessante? Então leia o nosso artigo:

Como criar um banco digital no Brasil? Veja quais pontos considerar, legislações e mais!

Adquirência pura

Não somos prestadores de serviço de adquirência tradicional. A Zoop oferece a tecnologia necessária para que as empresas parceiras possam receber pagamentos com cartões.

Ainda que realizemos a captura e a liquidação dos valores transacionados dessa forma pelos estabelecimentos comerciais (clientes de nossos parceiros), o foco dessa atividade é apenas garantir a existência da nossa plataforma, não é o nosso core business.

Software House

A Zoop não cria soluções “sob medida”. No entanto, é fundamental deixar claro que todos os nossos produtos e serviços são totalmente customizáveis.

Ou seja, a empresa que adquire uma de nossas soluções consegue deixá-la de acordo com a necessidade do seu negócio e dos seus clientes, também personalizando sobre elas a sua marca.

Isso é possível porque nossos produtos são flexíveis e, além disso, estão sempre atualizados conforme as mudanças que ocorrem no mercado financeiro.

Como funcionam os serviços financeiros da Zoop?

Como já mencionamos, a Zoop funciona por meio de uma plataforma White Label. Trata-se de uma solução que permite que outras empresas explorem nossa tecnologia para criarem produtos e serviços pontuais para o seu modelo de negócio.

Ou seja, é um software pronto para uso e já em total conformidade com todas as regulamentações existentes para o mercado dos meios de pagamento.

As vantagens de usar essa ferramenta? Várias!

  • você não precisa se preocupar (nem gastar) com desenvolvimento;
  • a implementação é feita por APIs de forma rápida e fácil, otimizando também o tempo de lançamento de seus produtos/serviços;
  • não é preciso se adequar às regulamentações, pois toda essa parte do processo já foi realizada por nós.

Além disso, nossas soluções são modulares. Ou seja, você pode adquirir apenas aquelas que realmente trarão valor para o seu negócio e que ajudarão os seus clientes a cresceram.

Conheça nossos produtos.

Pagamentos presenciais

Nossa solução para pagamento presencial inclui maquininhas (modelos Mini POS e POS) para recebimento de pagamentos via cartões de crédito e de débito, e também para pagamentos por aproximação.

Entre as bandeiras aceitas estão:

  • crédito: Visa, Mastercard, Elo, Banescard, Hiper, Hipercard, JCB, American Express e Aura;
  • débito: Visa, Mastercard, elo, Banescard;
  • voucher: Alelo, VR Benefícios.

Entenda tudo sobre os pagamentos presenciais da Zoop!

Pagamentos digitais

Além das mesmas bandeiras aceitas nos pagamentos presenciais, a solução para recebimento de valores on-line da Zoop também aceita transações via QR Code.

Somado a isso, a tokenização permite o armazenamento rápido e seguro dos dados do cartão dos consumidores, melhorando sua experiência de compra.

Veja como funcionam os pagamentos digitais da Zoop!

Boleto bancário

A solução para boleto bancário da Zoop permite que nossos parceiros personalizem todos os campos que remetem a sua empresa.

Seus clientes podem enviar o boleto via e-mail para o consumidor final e esse, por sua vez, consegue fazer o download para impressão, caso queira.

Descubra mais sobre nossa solução para boleto bancário

Mais soluções da Zoop

Mas além desses produtos voltados para pagamentos, não podemos deixar de citar as soluções que visam facilitar a gestão financeira de qualquer empresa:

  • Pagamentos recorrentes: permite o recebimento de valores contínuos sem que seja preciso gerar uma nova cobrança todas as vezes;
  • Conciliação bancária: conferência de toda a movimentação bancária de maneira rápida, fácil e precisa;
  • Split de pagamento: divisão dos valores entre os envolvidos em uma transação financeira de forma automática;
  • Conta digital: ideal para fazer a transferência de valores entre os envolvidos na sua cadeia, sem precisar de um banco tradicional para isso.

Quer entender mais sobre esse produto? Então leia o nosso artigo:

O que é conta digital? Entenda e veja por que vale a pena oferecer essa solução aos seus parceiros

A Zoop atende qual tipo de negócio?

Percebeu que, ao longo deste artigo, estamos sempre usando o termo “parceiros” ou “empresas parceiras” da Zoop?

Isso acontece porque nossas soluções são voltadas para empresas que tenham como base de clientes vendedores e estabelecimentos comerciais.

Por exemplo, marketplaces, ERPs, grandes varejistas, negócios B2B e até mesmo outras fintechs, são alguns business ideais para se beneficiarem com nossos produtos e serviços.

Ao utilizar a plataforma White Label da Zoop, ainda que o foco principal do negócio não sejam serviços financeiros, a empresa consegue gerar uma nova receita, pois passa a gerenciar todo fluxo financeiro de seus clientes.

Mas além dessa vantagem, empresas que começam a atuar também como uma instituição de pagamento consegue diversos outros benefícios, tais como:

  • aumenta seu portfólio de produtos e serviços;
  • eleva sua taxa de retenção ao oferecer soluções pontuais para as dores do cliente;
  • aumenta sua visibilidade no mercado e seu poder de competitividade;
  • atrai novos clientes (e até investidores);
  • ganha um diferencial de mercado.

Quais empresas já são parceiras da Zoop?

A Zoop tem orgulho de ter como parceiros grandes nomes do varejo. São mais de 500 empresas que utilizam nossas soluções para agregar ainda mais valor aos seus clientes.

O iFood, por exemplo, solucionou o problema de logística de entrega de seus comerciantes quando passou a oferecer máquinas de cartão com a própria marca. Consequentemente, conseguiu também melhorar sua conciliação bancária.

Entenda melhor assistindo a estes vídeos:

Já a Avec, empresa de gestão financeira (ERP) para salões de beleza, sempre reforça que nossas soluções tirarem deles a responsabilidade de ter dois andares de desenvolvedores, mais um andar de especialistas em meios de pagamento, tudo graças às integrações de APIs.

Assista este case completo

Além dessas, Medicinae Solutions, Caparaó Pago, Wiipo (Spin Off da Senior Sistemas, 5ª maior ERP do Brasil) e muitas outras empresas já utilizam os produtos e serviços da Zoop.

Que tal começar gerar uma nova fonte de receita também?

Agora que você sabe tudo sobre a Zoop, quais produtos e serviços oferecemos e todas as suas vantagens, o que acha de também transformar a sua empresa em uma instituição de pagamentos sem precisar sair do seu foco principal?

Totalmente livre de barreiras regulatórias, custos de desenvolvimento e tempo de implementação, a Zoop contribui para que você crie soluções financeiras pontuais para as dores dos seus clientes, e tudo com a sua marca.

Converse agora com um de nossos especialistas e descubra como!