Tudo sobre serviços financeiros e como oferecer na sua empresa
Os serviços financeiros são fundamentais para o funcionamento da economia global, permitindo que as transações financeiras sejam realizadas de forma segura, rápida e eficiente.
Neste artigo, iremos explorar a importância dos serviços financeiros, os tipos existentes, quem pode oferecer, exemplos práticos de aplicação nas empresas, as suas diversas vantagens e como usá-los para inovar no mercado.
Acompanhe a leitura e fique por dentro de todos os detalhes.
O que são os serviços financeiros
Os serviços financeiros são o conjunto de processos e atividades que possibilitam as movimentações financeiras nos negócios. Alguns exemplos são as transferências bancárias, pagamentos, investimentos, empréstimos, seguros, cartões de crédito e outros serviços relacionados.
Atualmente, os produtos e serviços financeiros podem ser oferecidos tanto para pessoas físicas quanto para empresas por bancos, instituições financeiras e fintechs, como as direcionadas para os meios de pagamento.
Importância dos serviços financeiros
Os serviços financeiros são muito importantes para o funcionamento da economia global. Eles permitem que as empresas expandam e cresçam enquanto auxiliam nos objetivos financeiros de outras pessoas.
Além disso, também ajudam a proteger os interesses dos indivíduos e dos negócios, garantindo transações financeiras mais seguras e legais. Assim, se estabelece um ambiente de confiança entre consumidores, empresas e instituições financeiras.
Empresas que oferecem serviços e produtos financeiros aumentam sua chance de gerar novos negócios em seu setor de atuação, atraindo cada vez mais público. Dessa forma, essas empresas geram ainda mais valor e vantagem competitiva no mercado.
Quais são os tipos de serviços financeiros mais utilizados?
Separamos os principais tipos de serviços financeiros que o seu negócio pode oferecer e gerar novas fontes de receita.
Pagamentos Presenciais
A captura de pagamentos presenciais é um serviço com muitas possibilidades de vender presencialmente, seja em uma loja, pelas mãos de um vendedor na rua ou até em totens de autoatendimento.
Com maquininhas de cartão disponíveis em diversos modelos para atender às necessidades dos negócios, os pagamentos presenciais ajudam a garantir:
- Aumento das vendas, devido à maior oferta de meios de pagamento;
- Mais segurança para quem paga e para quem recebe, com a transação confirmada e aprovada em segundos.
Pagamentos Online
De acordo com estudo da PwC Brasil, os volumes de pagamentos feitos de maneira online deverão aumentar em mais de 80% até 2025, com as transações passando de cerca de 1 trilhão para quase 1,9 trilhão por ano – e podendo triplicar o montante até 2030.
Por trás de uma compra online com cartão de crédito, há toda uma infraestrutura para garantir segurança e estabilidade ao longo da jornada para todos os envolvidos.
Os pagamentos online são uma ferramenta financeira extremamente útil e eficiente para empresas, a fim de simplificar e acelerar seus processos de pagamento, além de serem usados para receber de clientes, fornecedores ou parceiros.
Os dados bancários são criptografados e armazenados em servidores protegidos, impedindo que hackers tenham acesso a essas informações, entregando ainda mais segurança no fluxo de pagamento.
Outra vantagem desse serviço é que ele oferece aos consumidores a conveniência de realizar pagamentos a qualquer hora e em qualquer lugar, sem precisar se deslocar.
Tudo isso com máxima flexibilidade para transacionar pagamentos de qualquer valor e decidir as melhores opções de parcelamento a serem oferecidas.
Unified Commerce
O Unified Commerce é uma estratégia de serviços financeiros que visa integrar os dados de todos os canais de vendas em uma única plataforma. Tem como objetivo principal oferecer uma experiência de compra mais fluida e sem interrupções para o consumidor, independentemente do canal escolhido, desde lojas físicas, e-commerces, até aplicativos e outros locais.
Com o Unified Commerce, as empresas podem unificar os sistemas de gestão de estoque, vendas online e offline, logística, pagamentos e outras áreas, oferecendo, assim, uma visão completa e integrada do desempenho da empresa.
Mas essa estratégia vai além da integração das vendas. Isso porque ela entrega maior visibilidade dos dados para entender o que o consumidor busca e superar as suas expectativas.
Dessa forma, proporciona uma experiência de compra cada vez mais personalizada e eficiente, com a possibilidade de navegar entre múltiplos canais de vendas e escolher o que melhor se adapta às suas necessidades.
Além disso, o Unified Commerce também pode aumentar a eficiência operacional dos negócios, reduzir a complexidade operacional e melhorar o controle sobre a cadeia de valor, resultando em uma gestão mais precisa e eficiente de estoque, logística e outros processos.
Pagamentos Recorrentes
Esse serviço é capaz de habilitar modelos de recorrência com parametrização de condições de pagamento. Além disso, oferece a segurança e tecnologia necessária para que os pagamentos sejam realizados com sucesso e regularmente, evitando o risco de pagamentos não realizados.
Os pagamentos recorrentes são uma ótima forma de gerenciar pagamentos para empresas que buscam um serviço financeiro seguro, eficaz e prático.
Aproveite e leia também: “Quais são os meios de pagamento mais utilizados no Brasil?“
Split de Pagamentos
Para dividir pagamentos, automatizar processos e multiplicar sua receita.
O split de pagamentos permite a divisão automática e personalizada do valor de uma venda entre todos os envolvidos. Ele evita bitributação, possíveis atrasos e falhas manuais.
Assim, os negócios têm a possibilidade de criar múltiplas regras de divisão por venda, oferecendo um comissionamento dinâmico conforme a sua necessidade.
Pix Online e Presencial
O Pix, meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central, vem crescendo bastante nos últimos anos e pode ser utilizado pelas empresas para receber pagamentos no ambiente online e/ou presencial.
Em janeiro de 2023, segundo dados do Banco Central, a quantidade de transações de pessoas para empresas (P2B) chegou a representar 26% do total, frente a 18% do mesmo mês no ano anterior.
Ele permite a realização de transferências de dinheiro pelos consumidores de forma rápida, segura e prática. Portanto, facilita a transação financeira entre pessoas e empresas (e-commerces, marketplaces, lojas físicas, entre outros).
Além de seguro, o Pix é extremamente prático e eficaz, pois as transações são realizadas de forma instantânea, sem complicações e burocracias.
Conciliação financeira automatizada
Uma conciliação bancária bem executada é essencial para o sucesso de um negócio. Por meio dela, as empresas têm acesso a todas as transações, sejam elas presenciais ou online, de pagamentos realizados.
Existem duas maneiras de fazer a conciliação:
- Manual, com programas de planilhas, como Excel;
- Automática, pela utilização de softwares especialmente desenvolvidos para isso.
É essencial que todas as movimentações da empresa sejam registradas corretamente, garantindo previsibilidade de receita e organização. Automatizar esse processo é uma maneira de evitar falhas e divergências de informações.
Sua empresa pode oferecer esse serviço, se tornar um adquirente e facilitar o controle financeiro do seu cliente.
Conta Digital
A conta digital oferecida por empresas é um serviço financeiro que tem ganhado popularidade nos últimos anos. Nela, é possível realizar diversas operações financeiras por meio de um aplicativo, como transferências, pagamentos de contas, depósitos e saques. Tudo isso sem precisar passar por todas as burocracias de bancos tradicionais.
Além disso, pode ser oferecido cartão de crédito pré-pago vinculado à conta digital, permitindo que as pessoas usuárias realizem compras em estabelecimentos físicos ou online.
No caso da conta digital e do cartão pré-pago que você pode criar por meio das APIs da Zoop, por exemplo, os clientes podem realizar as mais variadas operações financeiras sem depender de um banco para isso. Tudo isso personalizado com a sua marca.
Quem pode oferecer serviços financeiros?
Mas afinal, quais empresas podem oferecer esses produtos e serviços financeiros no mercado? Muitas!
Existe bastante potencial para oferecer serviços financeiros com o modelo Fintech as a Service da Zoop, por exemplo. Ele consiste em oferecer, por meio de APIs, soluções financeiras prontas para serem embarcadas nos negócios.
Ter um parceiro com esse modelo de negócios é vantajoso para as empresas que desejam oferecer serviços financeiros, mas não possuem a infraestrutura tecnológica necessária para isso.
Ao utilizar as soluções financeiras fornecidas pelas fintechs, como a Zoop, as empresas economizam tempo e recursos que seriam gastos no desenvolvimento de suas próprias plataformas financeiras.
Nossas soluções são ideais para empresas que não querem deixar de lado seu core business enquanto oferecem aos seus parceiros o melhor sistema de serviços financeiros. Confira alguns exemplos:
- Fintechs e Bancos Digitais: é possível ampliar seu portfólio sem abrir mão da segurança e experiência do cliente;
- Alltechs: empresas de tecnologia que continuam evoluindo e buscam potencializar os resultados para os seus clientes com oferta de serviços financeiros;
- Varejo: oferecendo ao consumidor final uma experiência financeira mais ágil, fluida e segura, é possível diminuir a fricção e aumentar as vendas.
Vantagens de oferecer serviços financeiros na sua empresa
Oferecer produtos e serviços financeiros embarcados resulta em diversos benefícios para os negócios. Além dos que já citamos ao longo deste artigo, confira mais alguns:
-
Diversificação de receita
A oferta de serviços financeiros embarcados para parceiros gera novas fontes de receita e rentabilidade para os negócios.
-
Vantagem competitiva
Sua empresa pode se diferenciar da concorrência e se destacar no mercado através de soluções com a sua marca.
-
Fidelização de clientes
Serviços financeiros embarcados possibilitam um maior e mais estreito relacionamento com seus clientes e parceiros, aumentando as taxas de retenção.
Aproveite para ler também: “Cartão de crédito para fidelizar clientes: como utilizar essa estratégia?“
Como oferecer serviços financeiros
Agora que já mencionamos todas as vantagens e ganhos de oferecer serviços financeiros, a pergunta que fica é: como oferecer no seu negócio? É isso que vamos esclarecer agora.
Uma das melhores (e mais práticas) maneiras é contar com plataformas de pagamento White Label, que permitem máxima personalização com o uso da identidade visual da sua marca em todos os pontos de contato com os clientes.
Essas plataformas são oferecidas por outras instituições financeiras ou fintechs de serviços financeiros, simplificando a implementação e eliminando burocracias.
A Zoop e seus serviços
A Zoop é uma fintech líder em tecnologia para serviços financeiros. Nossas soluções ajudam empresas de qualquer segmento a oferecerem seus meios de pagamentos.
Nossas soluções permitem que o seu negócio crie produtos e serviços financeiros customizados de acordo com a sua necessidade e livre de burocracias regulatórias, ganhando tempo para iniciar a operar e, consequentemente, rentabilizar mais rápido.
Zoop Payments
O Zoop Payments é uma plataforma de pagamentos online criada pela Zoop para a realização de uma gestão unificada de todos os seus recebimentos – sejam eles provenientes de pagamentos presenciais ou de pagamentos online.
As vantagens são muitas. Algumas delas são:
> Gerar novas fontes de receita;
> Reduzir custos com terceiros;
> Aumentar a retenção e fidelização de clientes;
> Fortalecer a marca.
Zoop Banking
Em nossa plataforma de Banking as a Service (BaaS) são processadas milhões de transações financeiras diariamente.
“Banco-como-serviço” é um modelo de negócio em que uma empresa desenvolve e disponibiliza recursos e tecnologias financeiras, licenciadas por órgãos regulatórios, para outras empresas (inclusive bancos) utilizarem. E, assim:
> Fortalecer o relacionamento e fidelização dos clientes;
> Impactar nichos específicos e públicos diferentes;
> Gerar novas fontes de receita para o negócio;
> Ter um diferencial competitivo em relação aos concorrentes.
Zoop na prática – Cases de sucesso
iFood
O iFood, a foodtech líder na América Latina, precisava gerenciar todo o fluxo financeiro de pedidos no aplicativo até a entrega, garantindo a liquidação das vendas nas contas dos estabelecimentos e todos os envolvidos na jornada. Para isso, contou com a nossa solução Zoop Payments.
O iFood também criou o Banco dos Restaurantes com a solução Zoop Banking, simplificando a gestão e as transações realizadas pelos estabelecimentos. Assista ao vídeo desse case de sucesso.
A Zoop oferece uma gama de soluções para pagamentos presenciais ou digitais que ajudam empresas como o iFood a crescer e diversificar seu portfólio de serviços, além de novas oportunidades de negócio.
Paytime
A partir da plataforma tecnológica da Zoop, a Paytime criou uma solução de pagamentos e banking em um só lugar. Assista ao vídeo completo.
Zaitt
Com a nossa tecnologia, a Zaitt, primeira rede de Smart Stores da América Latina, integrou soluções de pagamentos ao seu negócio.
Em um aplicativo próprio, permite que os clientes façam suas compras sem fricção, de maneira rápida, otimizada e totalmente segura.
Confira todos os detalhes no vídeo.
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