Banking

Banco digital para empresas: quais as vantagens e como se tornar um?

Publicado em 14 de outubro de 2020 por Redação Zoop
4.5/5 - (2 votes)

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!

Uber, iFood e Magazine Luiza. O que essas empresas têm em comum? Se você considerar apenas o ramo de atuação de cada uma, possivelmente responderá: nada. No entanto, elas têm, sim, algo que as relaciona: todas abriram os seus próprios bancos digitais!

O banco digital para empresas se tornou uma realidade graças ao conceito Banking as a Service, que é uma solução que possibilita que negócios de qualquer segmento ofereçam aos seus clientes produtos e serviços financeiros, sem se desviarem do seu core business.

Mas por que o banco digital para empresas pode ser uma boa ideia também para o seu negócio?

Podemos começar destacando que é uma maneira de entregar ao seu público soluções realmente completas, as quais dispensam que procurem outros canais para resolverem suas questões financeiras.

Com a oferta de um produto mais aderente, consequentemente, você fortalece a sua base de clientes e aumenta as suas taxas de fidelização e de atração, além de gerar uma nova fonte de receita para o seu negócio.

Como tudo isso é possível? Confira agora!

O que é um banco digital para empresas?

Um banco digital para empresas pode ser definido como a oferta de produtos e serviços bancários para os clientes finais da companhia, ou mesmo para os seus parceiros de negócios, tudo com marca própria.

Um bom exemplo de quem atua dessa última forma citada é o iFood que, com a ajuda da Zoop, se tornou o “Banco dos Restaurantes”.

A empresa, que é líder do setor de delivery, criou o seu próprio banco com o propósito de otimizar a gestão financeira dos estabelecimentos comerciais cadastrados na sua plataforma

Com isso, já são mais de 300 mil contas abertas no “Banco dos Restaurantes”, sendo que alguns dos serviços mais utilizados são a transferência de valores em custos e a antecipação de recebíveis

Entenda mais sobre o case do iFood assistindo a este vídeo:

Para quem atua no setor B2C, uma aplicação do banco digital para empresas pode ser a oferta de contas digitais e cartões de crédito próprios, que ajudam na atração e na fidelização dos clientes.

Como funciona um banco digital para empresas?

A criação de um banco digital para empresas tornou-se um processo simples e rápido devido ao Banking as a Service, ou BaaS.

Uma plataforma Banking as a Service é uma solução que permite que qualquer negócio, seja ele B2C ou B2B e independentemente do segmento, passe a entregar aos seus clientes também produtos financeiros, tais como:

  • conta digital;
  • cartão de crédito, de débito, pré-pago;
  • pagamentos;
  • transferências, entre outros.

 

A inclusão de soluções como essas ao portfólio da empresa é feita via APIs, que são instruções de programação que fazem a comunicação entre dois pontos — no caso, entre o desenvolvedor e o seu negócio.

Uma das grandes vantagens do banco digital para empresas pelo Banking as a Service é que os serviços financeiros são modulares.

Isso quer dizer que você pode adquirir apenas aqueles que realmente vão resolver as dores dos seus clientes, agregar valor ao seu negócio, e aumentar a cartela de oferta de soluções conforme identificar novas oportunidades de crescimento e de melhorias.

Não deixe de ler: “Qual o papel do pagamento instantâneo na crise? Como, e quanto, o Pix vai contribuir para a retomada econômica do varejo pós-pandemia?”

Qual o atual cenário dos bancos digitais no Brasil?

Uma matéria do site Época Negócios revelou que o Brasil já conta com mais de 700 plataformas digitais de serviços financeiros.

Já os dados do levantamento Global Digital Banking Index 2021, divulgados no site E-Investidor, apontou que, de um total de 47 mil entrevistados de 28 países, uma a cada quatro já é cliente de algum banco digital.

Por aqui, o percentual de brasileiros que utilizam apenas contas digitais subiu 73% de 2018 a 2020.

Além disso, o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking quando a análise é de países com o maior número de usuários bancários que têm conta exclusivamente digital — 44% da população usa essa tecnologia.

O estudo também destacou que os brasileiros fazem um dos smartphones acima da média global, o que influencia não apenas na utilização mais ampla das redes sociais, mas também em todos os outros produtos e serviços digitais.

Entre os motivos que estão levando as pessoas a aderirem às contas digitais estão:

  • simplicidade na utilização;
  • conveniência;
  • custo-benefício;
  • comunicação eficiente.

 

Especificamente entre os clientes brasileiros, a segurança também se destaca: 78% confiam em compartilhar seus dados de maneira digital com as instituições bancárias.

Por que o banco digital para empresas vale a pena?

Com os dados anteriores é possível ver que o banco digital para empresas é um segmento que tem muito a ser explorado — além de ser uma solução que satisfaz muito mais as necessidades do público.

Mas para a sua empresa, quais seriam as vantagens? A oferta de um banco digital para empresas parte do princípio que o seu negócio, melhor do que qualquer instituição financeira tradicional, conhece a fundo as reais dores dos seus clientes.

Alessandro Raposo, Diretor de Estratégia e Produto da Zoop, ressaltou esse ponto durante a “Live Zoop Tech Banking — Criando os bancos do futuro”

Imagine um grande varejista que conhece o hábito de compra dos seus clientes. Ele está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana em seu comércio eletrônico e tem suas lojas físicas que trabalham nos finais de semana.

Ou seja, algo muito mais completo do que um banco, e ele, melhor do que ninguém, pode atender de uma maneira muito mais conveniente às necessidades financeiras dos seus clientes.

Ou seja, não tem como a gente não imaginar que, no futuro, toda empresa, da pequena à grande, serão fintechs”. 

Considerando isso, o banco digital para empresas traz vantagens como:

  • oferta de soluções mais completas criando, assim, produtos mais aderentes;
  • otimização dos processos financeiros dos clientes;
  • redução dos custos gerados para os clientes com operações financeiras;
  • aumento nas taxas de atração e de retenção;
  • acréscimo de novas soluções ao seu portfólio de produtos e serviços;
  • maior poder de competitividade;
  • gerar uma nova fonte de receita para a sua empresa.

Como fazer seu público-alvo escolher o seu banco digital?

Para fazer o seu público-alvo escolher o seu banco digital como a melhor opção, é interessante pensar nos mesmos critérios que você consideraria para decidir por qual instituição financeira optaria para a ajudar na sua vida financeira

Quanto a isso, temos os seguintes exemplos de pontos a serem valorizados:

  • valor cobrado por taxas e tarifas, definindo quantias atraentes e competitivas;
  • processo de abertura de conta otimizado e desburocratizado;
  • oferta de produtos e serviços compatíveis com as suas necessidades e expectativas;
  • garantia de segurança em todos os processos;
  • atendimento rápido, personalizado e otimizado;
  • uma boa ganha de soluções financeiras.

O que é preciso para transformar o seu negócio em um banco digital?

Como mencionado anteriormente, a sua empresa pode facilmente se transformar em um banco digital utilizando uma plataforma Banking as a Service.

A integração dos produtos financeiros escolhidos é feita via API, solução que vem completa, pronto para uso e totalmente regulamentada. Ou seja, você não precisa se preocupar com as regulamentações para fintechs.

E por ser um banking White Label, todos os serviços recebem a sua marca. O que quer dizer que, além de criar soluções que realmente atendem às necessidades do seu público, o nome da sua empresa estará em todos eles.

Isso contribui para aumentar a confiabilidade e a credibilidade dos seus clientes e a destacar o seu negócio dos demais concorrentes.

Conheça o Zoop Banking!

O Zoop Banking é a solução BaaS da Zoop que vai ajudar a entregar ao seu público toda a experiência de um banco digital.

Com essa plataforma é possível criar uma conta digital com todas as soluções que os seus clientes precisam, tais como:

  • transferência entre contas;
  • pagamentos;
  • cartão pré-pago, entre outros.

 

Acesse a página do Zoop Banking, confira todas as possibilidades, ou converse agora com um dos nossos consultores.

4.5/5 - (2 votes)
Diga como podemos lhe ajudar!
Avalie o artigo