Banking

Banco digital para empresas: quais as vantagens e como se tornar um?

Publicado em 14 de outubro de 2020 por Redação Zoop

Uber, iFood e Magazine Luiza. O que essas empresas têm em comum? Se você considerar apenas o ramo de atuação de cada uma, possivelmente responderá: nada. No entanto, elas têm sim algo que as relaciona: todas abriram seus próprios bancos digitais!

O banco digital para empresas se tornou uma realidade graças ao Banking as a Service, solução que possibilita que negócios de qualquer segmento ofereçam aos seus clientes produtos e serviços financeiros, sem se desviarem do seu core business.

Mas por que o banco digital para empresas pode ser uma boa ideia também para o seu negócio?

Podemos começar destacando que é uma maneira de entregar ao seu público soluções realmente completas, as quais dispensam que procurem outros canais para resolverem suas questões financeiras.

Com a oferta de um produto mais aderente, consequentemente, você fortalece a sua base de clientes e aumenta as suas taxas de fidelização e de atração, além de gerar uma nova fonte de receita para o seu negócio.

Como tudo isso é possível? Confira agora!

 

Como funciona o banco digital para empresas?

A criação de um banco digital para empresas se tornou um processo simples e rápido devido ao Banking as a Service, ou BaaS.

Uma plataforma Banking as a Service é uma solução que permite que qualquer negócio, seja ele B2C ou B2B e independentemente do segmento, passe a entregar aos seus clientes também produtos financeiros, tais como:

  • conta digital;
  • cartão de crédito, de débito, pré-pago;
  • pagamentos;
  • transferências;
  • PIX.

 

Não deixe de ler: “Qual o papel do pagamento instantâneo na crise? Como, e quanto, o PIX vai contribuir para a retomada econômica do varejo pós-pandemia?

A inclusão de soluções como essas ao portfólio da empresa é feita via APIs, que são instruções de programação que fazem a comunicação entre dois pontos — no caso, entre o desenvolvedor e o seu negócio.

Uma das grandes vantagens do banco digital para empresas pelo Banking as a Service é que os serviços financeiros são modulares.

Isso quer dizer que você pode adquirir apenas aqueles que realmente vão resolver as dores dos seus clientes e agregar valor ao seu negócio, e aumentar a cartela de oferta de soluções conforme identificar novas oportunidades de crescimento e de melhorias.

 

Qual o atual cenário dos bancos digitais no Brasil?

Já não é novidade que, cada dia mais, os mais variados processos estão se tornando digitais. Dentro desse conceito, os serviços financeiros não podiam ficar de fora.

De acordo com a pesquisa realizada pela boostLAB em parceria com a ACE Cortex, o número de bancos digitais aumentou 147% entre 2017 e 2018.

Somente de contas digitais, houve um aumento de 7,89% entre os dois anos avaliados — 2017 contava com 114 milhões de contas; 2018 com 123 milhões.

No que diz respeito às transações financeiras realizadas por meio digital, os números também são bastante expressivos.

Segundo a FEBRABAN, Federação Brasileira de Bancos, a cada 10 operações, mais de 6 acontecem digitalmente. O Mobile Banking, inclusive, é o canal que mais se destaca.

O percentual de contas ativas com esse canal cresceu 34% em 2019 e teve adesão das Pessoas Jurídicas na mesma proporção (30%):

  • adesão PJ em 2018: 3,7 milhões de contas;
  • adesão PJ em 2019: 4,8 milhões de contas.

 

Entre os motivos que estão levando ao uso cada vez maior de produtos e serviços financeiros digitais estão a economia gerada com as taxas de manutenção — razão apontada por 53,7% dos brasileiros, segundo a boostLAB/ACE Cortex.

No entanto, não podemos deixar de destacar também a facilidade e a praticidade com que as movimentações são realizadas, bem como a entrega de serviços bem menos burocráticos.

Ainda que haja todos esses benefícios, um levantamento apontou que apenas 20% dos brasileiros aderiram aos bancos digitais e que 61% mantêm sua conta principal em algum banco tradicional.

Por outro lado, essa diferença não se repete quando se mensura o nível de satisfação desses clientes.

Outra pesquisa apontou que usuários de serviços financeiros de fintechs afirmam estarem mais satisfeitos com os serviços recebidos (71%) do que os usuários dos bancos tradicionais (42%).

 

Por que o banco digital para empresas vale a pena?

Com os dados anteriores é possível ver que o banco digital para empresas é um segmento que tem muito a ser explorado — além de ser uma solução que satisfaz muito mais as necessidades do público.

Mas para a sua empresa, quais seriam as vantagens? A oferta de um banco digital para empresas parte do princípio que o seu negócio, melhor do que qualquer instituição financeira tradicional, conhece a fundo as reais dores dos seus clientes.

Alessandro Raposo, Diretor de Estratégia e Produto da Zoop, ressaltou esse ponto durante a “Live Zoop Tech Banking — Criando os bancos do futuro”

Imagine um grande varejista que conhece o hábito de compra dos seus clientes. Ele está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana em seu comércio eletrônico e tem suas lojas físicas que trabalham nos finais de semana.

Ou seja, algo muito mais completo do que um banco, e ele, melhor do que ninguém, pode atender de uma maneira muito mais conveniente as necessidades financeiras dos seus clientes.

Ou seja, não tem como a gente não imaginar que, no futuro, toda empresa, da pequena à grande, serão fintechs

Assista a live completa e entenda melhor

Considerando isso, o banco digital para empresas traz vantagens como:

  • oferta de soluções mais completas criando, assim, produtos mais aderentes;
  • otimização dos processos financeiros dos clientes;
  • redução dos custos gerados para os clientes com operações financeiras;
  • aumento nas taxas de atração e de retenção;
  • acréscimo de novas soluções ao seu portfólio de produtos e serviços;
  • maior poder de competitividade;
  • gerar uma nova fonte de receita para a sua empresa.

O que é preciso para transformar o seu negócio em um banco digital?

Como mencionado anteriormente, a sua empresa pode facilmente se transformar em um banco digital utilizando uma plataforma Banking as a Service.

A integração dos produtos financeiros escolhidos é feita via API, solução que vem completa, pronto para uso e totalmente regulamentada.

Ou seja, além de não gerar custos com o desenvolvimento, você não precisa se preocupar com as regulamentações para fintechs.

E por ser um banking White Label, todos os serviços recebem a sua marca. O que quer dizer que, além de criar soluções que realmente atendem às necessidades do seu público, o nome da sua empresa estará em todos eles.

Isso contribui para aumentar a confiabilidade e a credibilidade dos seus clientes e a destacar o seu negócio dos demais concorrentes.

Conheça o Zoop Banking

O Zoop Banking é a solução BaaS da Zoop que vai ajudar a entregar ao seu público toda a experiência de um banco digital.

Com essa plataforma é possível criar uma conta digital com todas as soluções que os seus clientes precisam, tais como:

  • transferência entre contas;
  • pagamentos;
  • cartão pré-pago
  • PIX.

 

Acesse a página do Zoop Banking, confira todas as possibilidades, ou converse agora com um dos nossos consultores.

 

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