Você já ouviu falar no termo banking as a service? Não? Pois saiba que essa tendência do mercado de finanças e tecnologia veio para revolucionar a forma como as empresas, de qualquer ramo, lidam com a gestão do dinheiro e o relacionamento com seu público.
O banco como serviço, para quem não sabe, funciona exatamente como o nome indica. Se, há mais de 10 anos, o termo “banco” era sinônimo de grandes monopólios, burocracias e players tradicionais, hoje, ele sofreu uma profunda revolução no seu significado em virtude dos avanços das fintechs.
Primeiramente, vimos o crescimento dos bancos digitais mundo afora e aqui no Brasil. Startups de tecnologia, que oferecem um serviço bancário 100% online e com uma série de conveniências e benefícios aos seus clientes, já ditam tendência no mercado financeiro.
E, para além disso, as fintechs agora criam soluções de serviços bancários em plataformas white labels.
O objetivo por trás disso é que as empresas de ramos diversos, como o varejo, possam implementar essa ferramenta na estrutura operacional e começar elas mesmas a oferecer produtos financeiros diversos aos seus clientes, assim como os bancos!
É assim que funciona o banking as a service. Neste conteúdo, vamos mostrar como anda o crescimento desse mercado no Brasil, visto que é uma excelente pedida para maximizar a gestão financeira nas empresas e aprimorar sua relação com os clientes. Vem com a gente!
O que é banking as a service?
Em tradução livre, banking as a service (BaaS) quer dizer “banco como serviço”. Por meio dessa tendência, uma empresa pode oferecer produtos e serviços financeiros diversos aos seus clientes, mesmo que ela não seja classificada como um banco.
Em vez de buscar parcerias com bancos tradicionais, uma companhia pode ela mesma vender opção de conta corrente, cartão de crédito, condições de crédito e outros recursos exclusivos para os clientes que se cadastrarem.
Isso dá muito mais autonomia e flexibilidade para a empresa, pois ela não precisa recorrer a parcerias burocráticas com bancos tradicionais para dar condições financeiras exclusivas a seus clientes.
Pelo contrário, com o banking as a service, é possível customizar mecanismos de cobrança, produtos de acordo com as particularidades de cada cliente e, ainda, criar promoções, condições de crédito especiais, planos de cashback e muito mais.
Como podemos ver, esse investimento se torna em um grande diferencial de marketing para desenvolver um relacionamento mais especial, duradouro e produtivo com o público, em uma dinâmica em que ambas as partes saem ganhando.
Além disso, uma boa plataforma banking permite mais eficiência e qualidade na gestão das contas de uma empresa.
Por sinal, métodos personalizados de cobrança podem ser inseridos, além de métodos de pagamento diversificados e dashboards para um controle mais preciso do fluxo de entradas e saídas de pagamentos.
Saiba mais sobre BaaS:
Como está o banking as a service no Brasil?
Todos esses benefícios naturalmente contribuem para o crescimento dessa modalidade de serviço, tanto pelo mundo afora, quanto em nosso país. Falando nisso, como está o banking as a service no Brasil?
Segundo a consultoria Americas Market Intelligence (AMI), o mercado de banking as a service no Brasil tem uma estimativa de crescer 100% ao ano até 2025. A expectativa é que, no período, ele alcance uma fatia de mercado equivalente a US$ 14 bilhões.
Nesse contexto, grandes marketplaces, operadoras de telefonia e até ferramentas de pagamento já fazem parte desse promissor ecossistema.
Um exemplo de sucesso é o iFood, o famoso marketplace de deliverys de comida. Ele conta com uma estrutura bancária e de pagamentos extremamente sofisticada, mas que torna toda a logística de funcionamento financeiro da plataforma mais simples e customizável, o que agrada a todos os participantes envolvidos.
Entenda como o iFood virou uma referência do mercado com o banco dos restaurantes, ao investir na plataforma Zoop Banking:
Como funciona uma plataforma de banking as a service white label?
Uma plataforma de banking as a service white label já vem com toda a estrutura montada para que as empresas de diferentes segmentos implementem os serviços bancários em sua organização operacional.
A solução é facilmente adaptável às demandas do negócio, e o investimento é bem mais rápido e acessível do que se fosse criar um projeto inteiramente do zero com a ajuda de profissionais da área de sistemas da informação.
E o mais legal: uma plataforma white label permite a total incorporação dos serviços bancários à empresa contratante. Isto é, se uma loja online contrata com uma fintech uma estrutura de banking as a service, ela não virá com o selo da fintech, mas sim da empresa que a contratou.
Portanto, os clientes vão utilizar o app bancário e o cartão de crédito, por exemplo, com o logotipo do seu negócio!
Não é incrível? E, se você procura uma opção de banking as a service que reúna todas essas qualidades, além de protocolos de segurança e boa credibilidade no mercado, o Zoop Banking é a escolha perfeita para sua empresa!
Converse com um consultor da Zoop agora mesmo e coloque seu negócio na rota do sucesso com um banco digital próprio!
Conheça nossas soluções!
Crie, ofereça e opere serviços financeiros próprios com a Zoop.
