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    Banking as a Service: como o iFood construiu um banco digital próprio?

    26 de junho de 2023
    Por Redação Zoop
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    A tecnologia Banking as a Service permite que qualquer empresa, de qualquer segmento, construa e entregue para os clientes um banco digital próprio, com sua marca e regras de negócio.

    Também chamada de BaaS, foi justamente essa solução que o iFood utilizou para criar o chamado “Banco dos Restaurantes”, banco digital exclusivo da foodtech líder de delivery de comida e mercado.

    Mesmo não sendo nativa do mercado financeiro, a empresa de entrega de alimentos construiu uma solução banking própria. 

    Entre os resultados obtidos, o iFood aprimorou a gestão financeira dos estabelecimentos comerciais que usam sua plataforma, criou um recurso que ajuda a atrair e fidelizar parceiros de negócios, e gerou uma nova fonte de receita para a companhia.

    Tudo isso foi possível graças ao Zoop Banking, tecnologia da Zoop para desenvolvimento e entrega de bancos digitais que levam a marca da empresa que o está criando.

    Confira, neste artigo, o que é Banking as a Service, como o iFood usufruiu desse recurso e de qual maneira a Zoop pode ajudar também o seu negócio.

    O que é Banking as a Service?

    Banking as a Service, ou simplesmente BaaS, é uma tecnologia que viabiliza a construção de soluções banking mesmo por empresas que não fazem parte do mercado financeiro.

    Na prática, quer dizer que qualquer negócio que deseja incluir produtos e serviços bancários ao portfólio, independentemente do ramo de atividade, pode fazer isso utilizando uma ferramenta BaaS.

    Esse mercado é tão promissor que os mais variados segmentos estão explorando massivamente suas possibilidades. 

    Um bom exemplo são os clubes de futebol, como São Paulo e Flamengo, que anunciaram a criação de seus próprios serviços bancários, incluindo conta digital exclusiva para os torcedores dos times, segundo informado em uma matéria do portal Future of Money da Exame.

    No Brasil, a tendência é o Banking as a Service crescer mais a cada dia. Tanto que o potencial de crescimento estimado para esse setor, no nosso país, é de US$ 14 bilhões em 2025.

    Esse dado foi apresentado no estudo feito pela consultoria Americas Market Intelligence (AMI), a pedido da Dock, um dos principais provedores de BaaS do mundo, citado em uma matéria do site Insper.

    Justamente por conta de cenários como esses é que as mais diversas empresas, incluindo o iFood, criaram seus próprios bancos digitais utilizando essa tecnologia.

    Dica! Aproveite e leia também este artigo: “Como está a oferta e a adesão do BaaS – Banking as a Service no Brasil e no mundo

    Como funciona o BaaS e quais são as vantagens dessa tecnologia?

    O BaaS funciona por meio de APIs, sigla para o termo em inglês Application Programming Interface, que, em português, significa Interface de Programação de Aplicativo.

    São conjuntos de instruções de programação que viabilizam a conexão entre sistemas diferentes. Para isso, incluem rotinas, padrões e metodologias.

    No conceito Baas, as APIs permitem que você adquira somente a solução banking que interessa para o negócio e que resolve os problemas dos seus clientes

    exemplo, pode-se contratar apenas uma API para banco digital e, com isso, entregar todas as funcionalidades que contemplam esse produto financeiro, tais como:

    • consulta e emissão de saldo e extrato;
    • pagamentos de contas e boletos diversos;
    • pagamentos em débito automático;
    • recebimento de depósitos;
    • transferência de valores via TED e Pix;
    • transferência entre contas bancárias.

    Entre as vantagens de oferecer soluções banking com essas por meio da tecnologia BaaS, as que mais se destacam são:

    • possibilidade de atender pontualmente às necessidades e preferências financeiras dos seus clientes e parceiros de negócio;
    • adição de um importante diferencial competitivo à marca, aumentando seu poder de atração e fidelização;
    • geração de uma nova fonte de receita para a companhia ao absorver taxas e tarifas que seriam pagas pelos clientes a outras instituições bancárias;
    • aprimoramento da gestão financeira da própria empresa e dos clientes, visto que ambos não precisam mais recorrer a outros bancos;
    • redução dos custos bancários, também decorrente do motivo anterior;
    • expansão da oferta de produtos e/ou serviços sem desviar do core business.

     

    Confira também: “Banking as a service: o uso de serviços financeiros personalizados com a sua marca como diferencial competitivo

    Como o iFood construiu um banco digital com a ajuda da Zoop?

    O iFood construiu o melhor banco digital possível para os donos de estabelecimentos comerciais que utilizam sua plataforma, pois ouviu e entendeu as necessidades e obstáculos desse público.

    O Banco dos Restaurantes surgiu de dois pontos principais, conforme destacou Thomas Barth, Diretor de Fintechs da Movile e do iFood, durante sua participação no Zoop Summit:

    Isso veio de duas necessidades centrais: a primeira foi, durante a pandemia, o crédito para qualquer tipo de seller ou pequeno empresário foi enxugado — os bancos seguraram e travaram o crédito. 

    A segunda, toda vez que um restaurante ia na nossa plataforma se cadastrar, em 16% dos novos aplicantes, quando perguntávamos qual era conta corrente, ele desistia de vender no iFood.

    Então, vamos ajudar a ter uma conta digital, ajudar com o crédito. E criamos a operação do Banco dos Restaurantes.”

    A Zoop, fintech brasileira líder em tecnologia para serviços financeiros embarcados e parceira de longa data do iFood na construção de soluções financeiras e pagamentos personalizados, é a tecnologia por trás desse projeto.

    Com isso, a foodtech não precisou se preocupar com questões regulatórias, nem com o tempo de desenvolvimento dos produtos banking, podendo manter o foco em seu core business e na construção de mais valor para seus clientes e parceiros de negócio.

    Extra! Confira, na íntegra, a participação do iFood no segundo painel do Zoop Summit, que falou sobre como soluções personalizadas de pagamento melhoram a experiência de compra do consumidor.

    Como ter um banco digital com a marca da sua empresa?

    Assim como o iFood, e diversas outras a empresas que contam com as soluções da Zoop, a sua também pode criar e entregar o próprio banco digital para seu público-alvo.

    Com o Zoop Banking, você desenvolve e implementa soluções banking com time to market reduzido e, ainda, com a parte regulatória devidamente resolvida.

    O resultado é a entrega de uma experiência completa de um banco digital pensado especialmente para atender às necessidades e predileções dos clientes e parceiros da sua marca.

    Defina suas próprias regras, livre seu público das restrições e da burocracia dos modelos bancários tradicionais, gere uma nova fonte de receita para seu negócio e muito mais!

    Converse agora com um dos nossos especialistas e confira como!

     

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