Banking as a Service: como o iFood construiu um banco digital próprio?
A tecnologia Banking as a Service permite que qualquer empresa, de qualquer segmento, construa e entregue para os clientes um banco digital próprio, com sua marca e regras de negócio.
Também chamada de BaaS, foi justamente essa solução que o iFood utilizou para criar o chamado “Banco dos Restaurantes”, banco digital exclusivo da foodtech líder de delivery de comida e mercado.
Mesmo não sendo nativa do mercado financeiro, a empresa de entrega de alimentos construiu uma solução banking própria.
Entre os resultados obtidos, o iFood aprimorou a gestão financeira dos estabelecimentos comerciais que usam sua plataforma, criou um recurso que ajuda a atrair e fidelizar parceiros de negócios, e gerou uma nova fonte de receita para a companhia.
Tudo isso foi possível graças ao Zoop Banking, tecnologia da Zoop para desenvolvimento e entrega de bancos digitais que levam a marca da empresa que o está criando.
Confira, neste artigo, o que é Banking as a Service, como o iFood usufruiu desse recurso e de qual maneira a Zoop pode ajudar também o seu negócio.
O que é Banking as a Service?
Banking as a Service, ou simplesmente BaaS, é uma tecnologia que viabiliza a construção de soluções banking mesmo por empresas que não fazem parte do mercado financeiro.
Na prática, quer dizer que qualquer negócio que deseja incluir produtos e serviços bancários ao portfólio, independentemente do ramo de atividade, pode fazer isso utilizando uma ferramenta BaaS.
Esse mercado é tão promissor que os mais variados segmentos estão explorando massivamente suas possibilidades.
Um bom exemplo são os clubes de futebol, como São Paulo e Flamengo, que anunciaram a criação de seus próprios serviços bancários, incluindo conta digital exclusiva para os torcedores dos times, segundo informado em uma matéria do portal Future of Money da Exame.
No Brasil, a tendência é o Banking as a Service crescer mais a cada dia. Tanto que o potencial de crescimento estimado para esse setor, no nosso país, é de US$ 14 bilhões em 2025.
Esse dado foi apresentado no estudo feito pela consultoria Americas Market Intelligence (AMI), a pedido da Dock, um dos principais provedores de BaaS do mundo, citado em uma matéria do site Insper.
Justamente por conta de cenários como esses é que as mais diversas empresas, incluindo o iFood, criaram seus próprios bancos digitais utilizando essa tecnologia.
Dica! Aproveite e leia também este artigo: “Como está a oferta e a adesão do BaaS – Banking as a Service no Brasil e no mundo“
Como funciona o BaaS e quais são as vantagens dessa tecnologia?
O BaaS funciona por meio de APIs, sigla para o termo em inglês Application Programming Interface, que, em português, significa Interface de Programação de Aplicativo.
São conjuntos de instruções de programação que viabilizam a conexão entre sistemas diferentes. Para isso, incluem rotinas, padrões e metodologias.
No conceito Baas, as APIs permitem que você adquira somente a solução banking que interessa para o negócio e que resolve os problemas dos seus clientes.
exemplo, pode-se contratar apenas uma API para banco digital e, com isso, entregar todas as funcionalidades que contemplam esse produto financeiro, tais como:
- consulta e emissão de saldo e extrato;
- pagamentos de contas e boletos diversos;
- pagamentos em débito automático;
- recebimento de depósitos;
- transferência de valores via TED e Pix;
- transferência entre contas bancárias.
Entre as vantagens de oferecer soluções banking com essas por meio da tecnologia BaaS, as que mais se destacam são:
- possibilidade de atender pontualmente às necessidades e preferências financeiras dos seus clientes e parceiros de negócio;
- adição de um importante diferencial competitivo à marca, aumentando seu poder de atração e fidelização;
- geração de uma nova fonte de receita para a companhia ao absorver taxas e tarifas que seriam pagas pelos clientes a outras instituições bancárias;
- aprimoramento da gestão financeira da própria empresa e dos clientes, visto que ambos não precisam mais recorrer a outros bancos;
- redução dos custos bancários, também decorrente do motivo anterior;
- expansão da oferta de produtos e/ou serviços sem desviar do core business.
Confira também: “Banking as a service: o uso de serviços financeiros personalizados com a sua marca como diferencial competitivo“
Como o iFood construiu um banco digital com a ajuda da Zoop?
O iFood construiu o melhor banco digital possível para os donos de estabelecimentos comerciais que utilizam sua plataforma, pois ouviu e entendeu as necessidades e obstáculos desse público.
O Banco dos Restaurantes surgiu de dois pontos principais, conforme destacou Thomas Barth, Diretor de Fintechs da Movile e do iFood, durante sua participação no Zoop Summit:
“Isso veio de duas necessidades centrais: a primeira foi, durante a pandemia, o crédito para qualquer tipo de seller ou pequeno empresário foi enxugado — os bancos seguraram e travaram o crédito.
A segunda, toda vez que um restaurante ia na nossa plataforma se cadastrar, em 16% dos novos aplicantes, quando perguntávamos qual era conta corrente, ele desistia de vender no iFood.
Então, vamos ajudar a ter uma conta digital, ajudar com o crédito. E criamos a operação do Banco dos Restaurantes.”
A Zoop, fintech brasileira líder em tecnologia para serviços financeiros embarcados e parceira de longa data do iFood na construção de soluções financeiras e pagamentos personalizados, é a tecnologia por trás desse projeto.
Com isso, a foodtech não precisou se preocupar com questões regulatórias, nem com o tempo de desenvolvimento dos produtos banking, podendo manter o foco em seu core business e na construção de mais valor para seus clientes e parceiros de negócio.
Extra! Confira, na íntegra, a participação do iFood no segundo painel do Zoop Summit, que falou sobre como soluções personalizadas de pagamento melhoram a experiência de compra do consumidor.
Como ter um banco digital com a marca da sua empresa?
Assim como o iFood, e diversas outras a empresas que contam com as soluções da Zoop, a sua também pode criar e entregar o próprio banco digital para seu público-alvo.
Com o Zoop Banking, você desenvolve e implementa soluções banking com time to market reduzido e, ainda, com a parte regulatória devidamente resolvida.
O resultado é a entrega de uma experiência completa de um banco digital pensado especialmente para atender às necessidades e predileções dos clientes e parceiros da sua marca.
Defina suas próprias regras, livre seu público das restrições e da burocracia dos modelos bancários tradicionais, gere uma nova fonte de receita para seu negócio e muito mais!
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