Banking as a service: o uso de serviços financeiros personalizados com a sua marca como diferencial competitivo
Já pensou em ter um banco próprio, mas sem ter que investir pesado? Pois é isso que o Banking as a Service pode te proporcionar!
Essa tecnologia vem crescendo muito, possibilitando que qualquer empresa possa oferecer meios de pagamentos digitais sem ter a expertise ou a mega infraestrutura para tanto. Isso é possível através da integração entre a plataforma da empresa e a API do banco digital, possibilitando oferecer cartões de crédito, pagamento de contas, transferência entre contas, carteiras digitais e muito mais.
Quer saber como tudo isso funciona e como usar o Banking as a Service como diferencial competitivo em sua empresa? Continue comigo que irei te explicar tudo!
O que é Banking as a Service
Banking as a Service (BaaS) significa, em português, “banco como serviço”. Nesse sentido, o BaaS é uma tecnologia que permite que qualquer tipo de empresa, mesmo que não seja uma instituição financeira, possa oferecer soluções financeiras como parte de seu portfólio.
Dessa maneira, é possível ter serviços financeiros, seja para clientes, fornecedores e funcionários, sem ter que investir na infraestrutura ou mesmo criar uma empresa financeira, tendo que passar por todas as etapas regulatórias.
Nesse contexto, podemos perceber que o Banking as a Service funciona como um Software as a Service, tão popular atualmente com as milhares de plataformas que podemos contratar e até personalizar.
Com essa tecnologia, diversas fintechs estão nascendo, uma vez que conseguem oferecer um amplo portfólio de produtos e serviços que antes era exclusivo dos grandes bancos. Contudo, não são apenas as fintechs que se beneficiam, qualquer segmento de empresa pode usar o BaaS como um diferencial competitivo.
Não há limitações para qual segmento de empresa possa implementar soluções de Banking as a Service. Isso é possível, pois irá conectar a plataforma digital do negócio com a API do banco digital.
A API é uma interface de programação que permite conectar a plataforma da sua marca (front-end) com a infraestrutura do banco digital.
Assim, sua empresa poderá oferecer:
- Cartões de crédito, pré-pago e débito;
- Transferências;
- Pagamento de contas;
- Saques; e outros.
Tudo isso por meio de um aplicativo personalizado com a marca da empresa e sem ter que investir em infraestrutura. Isto é, o serviço é pago pela estrutura utilizada.
Um exemplo de utilização do serviço, é o IFood. No aplicativo você pode pagar com dinheiro ou cartão na entrega, cartão pelo app ou mesmo adicionar dinheiro na carteira virtual iFood.
Nesse contexto, o iFood utiliza de uma plataforma BaaS para ter essa carteira virtual dentro do aplicativo. Assim, eles conectam o front-end (a interface visual do aplicativo) com o sistema de pagamentos do banco digital que processa as transações (as recargas), que depois faz todos os repasses para os restaurantes e entregadores parceiros. Tudo isso utilizando uma API.
Como funciona o BaaS
O Banking as a Service permite que sua empresa ofereça diversos tipos de serviços financeiros, sem investir em infraestrutura. Isso porque a empresa terá o custo com base na demanda.
Assim, uma empresa que oferece o BaaS cuidará de toda a parte técnica: infraestrutura, compensação dos pagamentos, armazenamento de dados, compliance, regulamentações.
Enquanto a empresa contratante terá que integrar a solução financeira com suas outras ofertas, criando uma experiência de usuário única.
Dessa maneira, a tecnologia Banking as a Service permite criar soluções como:
- Contas de pagamento;
- Emissão de cartões personalizados;
- Banco próprio para pagamento de funcionários e fornecedores;
- Fidelização de clientes, por meio de uma carteira de pagamento própria com benefícios exclusivos;
- Gerar fontes de receitas novas com a comercialização de serviços e produtos financeiros.
Tudo isso é possível ao conectar sua plataforma com a API da empresa que oferece a tecnologia BaaS.
Diferencial competitivo: como integrar as soluções BaaS em sua empresa pode te destacar no mercado
Saiba como acontece a integração dos diversos produtos e serviços de uma empresa com a plataforma do banco digital.
Conectar uma empresa à infraestrutura BaaS por meio de uma API, acontece na prática da seguinte forma:cliente insere as informações no aplicativo, como uma transferência bancária, assim, o irá enviar os dados para a API, que por sua vez irá comunicar esses dados com o sistema do banco digital.
Em seguida, a tecnologia do BaaS fará todos os procedimentos, como validação de identidade, gestão de riscos, comunicação com intermediários e bancos, entre outros.
O sistema retornará informações se a transferência foi concluída, além de enviar os dados para atualizar o saldo na carteira que aparece na tela do seu aplicativo. Aliás, tudo isso acontece em poucos segundos e dentro do aplicativo.
Em suma, a implementação acontece com adição de algumas linhas de código dentro de sua plataforma, para conectar a interface do site/aplicativo com a API do Banking as a Service.
Importante notar que o custo do sistema é, geralmente, calculado com base no número de solicitações que a plataforma faz para a API. Isso é interessante, pois a empresa terá custos proporcionais ao uso, eliminando o alto investimento necessário para ter uma estrutura financeira como essa.
Enfim, agora você sabe como o Banking as a Service pode ser um grande diferencial competitivo para sua empresa. Assim, use a criatividade para pensar em soluções financeiras que agreguem valor para seus clientes, funcionários ou fornecedores.
E aí, que tal pensar em como agregar o BaaS na sua empresa e se diferenciar de todos os seus competidores?
Este artigo foi escrito pelo Grupo FCamara consultoria de TI líder em serviços para e-commerce e marketplace e com soluções omnichannel de meios de pagamentos.
Assine nossa newsletter
Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.