Empreendedorismo

Como criar uma empresa de pagamentos? Os 2 passos essenciais!

Publicado em 06 de novembro de 2018 por Daniel Teixeira
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Como criar uma empresa de pagamentos? Se essa pergunta já passou pela sua mente, mas você considerava um processo impossível, saiba que não é!

A verdade é que qualquer empresa que tenha relacionamento com comerciantes e varejistas — a exemplo de marketplaces, ERPs, empresas de software, entre outras — pode se tornar um negócio desse formato e gerar receita com a movimentação de dinheiro dos seus clientes, tudo isso sem se desviar do seu core business.

Os dois passos de como criar uma empresa de pagamentos são:

  • entender o que é Banking as a Service;
  • encontrar um parceiro que ofereça essa solução.

 

Banking as a Service, ou simplesmente, BaaS, é a tecnologia que possibilita que qualquer companhia possa oferecer soluções financeiras próprias para o seu público.

Os questionamentos “Como ter uma máquina de cartão” ou “Como fazer um cartão de crédito da minha empresa”, são facilmente respondidos e se tornam totalmente possíveis quando se adere ao BaaS.

O segundo passo de como criar uma empresa de pagamentos é contar com o suporte de um parceiro com know-how nesse mercado. Quanto a isso, a Zoop pode ajudar você!

A Zoop é uma fintech as a service que oferece soluções e tecnologia para que outras empresas possam incluir aos seus portfólios serviços bancários que levam a própria marca.

Quer saber como isso funciona? Então continue a leitura deste artigo e confira como criar uma empresa de pagamentos e quais as vantagens dessa vertical de negócios.

Como as empresas de pagamento lucram?

Antes de descobrir como criar uma empresa de pagamentos, é importante entender as formas que esses negócios lucram e qual o melhor modelo para implementar na sua companhia.

Desde abril de 2018, a regulação das fintechs feita pelo Banco Central permitiu que empresas desse tipo fizessem a migração para se tornarem instituições financeiras, possibilitando irem além de simples correspondentes bancários.

As que optaram pela mudança e foram aprovadas se tornaram aptas a atuarem como:

  • SCD (Sociedade de Crédito Direto): podem realizar operações de crédito utilizando o próprio capital;
  • SEP (Sociedade de Empréstimos entre Pessoas): fazem a intermediação das operações denominadas peer-to-peer lending, ou P2P.

 

Assim, as fintechs e empresas de pagamento ganham dinheiro de diferentes maneiras. Veja algumas possibilidades:

  • trabalhando com meios de pagamento (transferências, serviços de crédito etc) e recebendo comissão por cada transação; 
  • com captação de leads, ou seja, cobrando taxas para enviar clientes às empresas parceiras;
  • facilitando transações, como serviços de câmbio e conversão de moedas;
  • fornecendo empréstimos diretos ou conectando pessoas que estão precisando de dinheiro àquelas que estão dispostas a emprestar, e recebendo uma porcentagem por isso.

Por que todos querem ganhar com serviços financeiros?

Após a abertura do mercado e a descentralização bancária, mesmo companhias tradicionais que lidam com algum tipo de movimentação financeira também estão vislumbrando na área de pagamentos mais uma oportunidade para lucrar. 

Empresas de software para lojistas, por exemplo, ao gerenciarem milhares de negociações diariamente, podem oferecer serviços financeiros como crédito ou alguma solução exclusiva ao público, sem precisarem investir tempo e dinheiro com regulamentação e tecnologia.

Em outubro, uma líder brasileira em tecnologia para varejo montou uma subadquirente para gerenciar as transações de cartões dos seus clientes, o que resultou em um impacto significativo na sua receita. 

Utilizando a plataforma Zoop, por exemplo, as empresas não precisam se preocupar com toda a burocracia para se adequar às exigências regulatórias de subadquirência (porque nós já fizemos isso para você) e, ainda, é possível ganhar com cada transação financeira.

Se olharmos globalmente, mesmo gigantes como Google, Apple e Samsung já tentam ganhar dinheiro se posicionando como fintechs e entrar no movimento liderado pelas chinesas Alibaba e Tecent, criando um ecossistema que vai além do banco e do setor financeiro — recentemente, o Google se juntou a bancos da Índia para conceder empréstimo, por exemplo.

Essa nova dinâmica representa o amadurecimento das fintechs e empresas de pagamento, e caminha junto com a demanda dos empreendedores por serviços mais exclusivos e adaptados ao seu modelo de negócio. 

Mesmo o pequeno empresário quer um atendimento mais exclusivo. Os produtos financeiros apresentados ao dono da padaria são os mesmos cedidos ao salão de beleza ou ao médico. Mas cada negócio tem especificidades e oportunidades diferentes, uma vez que cada um move o dinheiro de uma forma distinta. 

Todo esse desenvolvimento está inserido no movimento da terceira onda de pagamentos e, por todos esses motivos, entender como criar uma empresa de pagamentos, especialmente com a Zoop, pode ser o segredo para que o seu negócio se torne um verdadeiro sucesso!

Por que criar uma empresa de pagamentos com a Zoop?

Endereçando os aspectos legais, financeiros e tecnológicos, a Zoop — que se propõe a ser a “fintech das fintechs” — desenvolveu uma plataforma completa para seus parceiros criarem produtos financeiros com pequenas integrações e/ou customizações de software. Isso possibilita rentabilizar operações com cartões, por exemplo.

Veja o que diz o cofundador e CEO da Zoop, Fabiano Cruz:

 

A fragmentação do mercado de pagamentos no Brasil é enorme. Existem desde os grandes adquirentes, até os gateways de pagamento, que exercem um papel importante em democratizar o pagamento online. 

Nesse contexto, a Zoop se dispõe a oferecer algo novo, integrando essa “colcha de retalhos” com soluções de captura para venda presencial e virtual. 

Nossas soluções permitem ainda que os parceiros desenvolvam suas próprias regras de negócios, por meio da movimentação de dinheiro em contas de pagamento.

Fazendo uma analogia, a Zoop busca seguir os passos da Amazon. A companhia americana criou uma estrutura de computação na nuvem, a Amazon Web Services (AWS), e disponibilizou serviços computacionais a todas as empresas por meio da internet, o que antes era restrito a grandes organizações.

A Zoop, por sua vez, trabalha para viabilizar uma nuvem de serviços financeiros que permite que qualquer negócio possa criar produtos de pagamento e movimentar dinheiro facilmente

Assim, tanto grandes players do setor de pagamentos quanto negócios menores podem se beneficiar dos múltiplos módulos da plataforma da Zoop!

Quem já virou uma empresa de pagamentos com a ajuda da Zoop?

Agora que você sabe como tornar o seu negócio uma verdadeira empresa de pagamentos com a Zoop, e quais os principais benefícios dessa parceria, confira algumas empresas que já são sucesso com essa soluções.

Medicinae Solutions

Um exemplo prático de utilização da plataforma da Zoop é o da Medicinae Solutions, startup de gestão financeira focada em médicos e pequenas clínicas. 

A solução oferecida por eles organiza as finanças dos clientes e disponibiliza uma maquininha para pagamento particular com cartão, além de integrar e antecipar os recebíveis de planos de saúde e pagamentos de consultas em um único local. 

Com o terminal, os profissionais de saúde recebem por seus atendimentos particulares na hora, sem dependerem de dinheiro ou cheque, e ainda podem fazer automaticamente a divisão dos pagamentos (split) nos procedimentos que envolvam outros profissionais, como anestesista, cirurgião e instrumentador.

Nunca pensamos em montar nossa própria solução de pagamentos. Ter uma plataforma à disposição, e customizável, fez toda a diferença para o negócio, além de ajudar a aumentar o caixa”, conta o fundador da Medicinae, Rafael Coda. 

Precisávamos de um sistema integrado e adaptado ao nosso serviço para oferecer uma experiência diferente na área de pagamentos, não só uma maquininha, até porque, hoje, elas são como commodities”.

Veja o depoimento completo dos responsáveis pela Medicinae neste vídeo:

Avec

O sistema de gestão de salão de beleza Avec também já tem retornos com as transações efetuadas. 

Inicialmente, a empresa só era remunerada pela mensalidade de uso do seu sistema, que incluia agendamento de serviços, frente de caixa e gestão financeira. Agora, parte da receita vem do Avec Pay, solução de pagamento exclusiva para o mercado de beleza. 

Desenvolvida na plataforma Zoop, a ferramenta engloba:

  • pagamentos de serviços e produtos em terminais dos estabelecimentos parceiros;
  • cobranças on-line no Avec Marketplace. 

 

Essa última solução oferece uma prateleira de produtos para os clientes. Quando a compra é efetivada, tanto o salão quanto os profissionais de beleza podem receber comissões sobre vendas feitas a partir de indicações. 

Todas as operações são realizadas usando os módulos de split e gestão de contas. A Avec ainda oferece antecipação de recebíveis e pagamento direto na conta dos profissionais, que ganham um percentual da transação definido pelo salão.

A parceria com a Zoop nos possibilitou oferecer pagamentos como um serviço, agregando valor ao nosso sistema de agendamentos aos salões de beleza e tornando a nossa solução muito mais completa. Além disso, substitui a necessidade de montar uma subadquirente, porque ela já possui toda a estrutura regulatória necessária para atuar no mercado de pagamentos”, conta Henrique Loyola, CEO da Avec.

Quer saber mais sobre essa empresa e como nossa plataforma fintech ajudou em seu crescimento? Então assista a este vídeo:

Como criar uma empresa de pagamentos com a Zoop?

Seu negócio precisa aumentar o faturamento e escalar a rentabilidade, mas você ainda não sabe qual estratégia adotar? Muitas delas envolvem barreiras que só aumentam riscos e incertezas no projeto?

Aqui vai uma boa notícia: agora, a sua empresa pode construir suas próprias soluções de pagamentos integradas para ajudar seus clientes a crescerem, criando uma vertical de negócios dentro da própria operação. 

 

A Zoop possibilita que marketplaces, ERPs, empreendedores e outros tipos de companhias passem a gerenciar o fluxo transacional de seus clientes, gerando novas receitas com a oferta de serviços como conta digital, splits de pagamento, antecipação de recebíveis e outros.

Com nossa plataforma de serviços financeiros e meios de pagamentos White Label — que conta com tecnologia de captura para maquininhas, boletos e outros meios de pagamentos com sua própria marca —, você elimina barreiras regulatórias, reduz custos de desenvolvimento e o tempo de implementação para sua empresa crescer focada no que faz melhor!

Junte-se ao iFood, Sympla, Avec e outras grandes empresas que também geram valor com serviços financeiros. Entre agora em contato com a Zoop e confira como tornar o seu negócio também uma empresa de pagamentos!

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