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    empreendedorismo

    Veja 5 dicas incríveis para aumentar o volume de vendas do seu negócio

    08 de setembro de 2022
    Por Redação Zoop
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    O volume de vendas representa a quantidade líquida do total de produtos ou serviços que uma companhia vende em determinado período de tempo. Essa é uma das métricas mais importantes para se medir o andamento da performance comercial de qualquer negócio.

    Afinal, vivemos tempos de intensa competitividade entre marcas como consequência da transformação digital. 

    Esse fenômeno gerou não só uma maior facilidade de criação de novos negócios, como também seu alcance, e a capacidade do público de escolher minuciosamente entre os principais concorrentes.

    Dessa forma, monitorar resultados com métricas simples e mensuráveis para benchmarking interno e externo vai dar aos gestores uma visão mais profunda do desempenho comercial da marca e quais ajustes precisam ser feitos para aprimorá-la.

    E entender o que é volume de vendas e quais são suas principais diferenças para outras métricas similares é fundamental nesse processo. Além disso, nesse conteúdo vamos te mostrar como expandir suas conversões com um case de sucesso do Ifood, o famoso app de delivery.

    Ficou curioso? Continue a leitura até o fim para entender melhor!

    O que é volume de vendas?

    O volume de vendas consiste na quantidade contável, unidade por unidade, do total de produtos e serviços que uma empresa consegue vender em intervalo de tempo pré-determinado, seja mensal, trimestral, semestral ou anual.

    Por exemplo, se um e-commerce de cervejas artesanais vendeu três mil garrafas em um intervalo de seis meses, o volume de vendas para esse período foi de três mil. 

    Dependendo do objetivo e da complexidade do empreendimento, essa métrica pode ser calculada tendo como de partida diversas variáveis, como:

    • tipos de clientes;
    • linhas de produtos;
    • região ou canal de vendas;
    • fornecedores;
    • sazonalidade, etc.

    Portanto, o volume de vendas pode ser usado estrategicamente para refletir o desempenho de setores e processos específicos de cada negócio. Se o volume de vendas de uma cerveja do fornecedor X for maior que a do Y, este pode ser um indicativo de que o item X merece maior atenção e prioridade dos gestores na gestão de estoque, etc.

    Por outro lado, vale salientar que nenhuma métrica deve ser analisada sozinha. Por mais que o volume de vendas seja importante, ele deve ser visto sempre sob determinado contexto e comparado com outras variáveis comerciais.

    Uma delas, por sinal, também é muito conhecida e geralmente confundida com o tema do nosso artigo: a receita (ou total) de vendas.

    Volume de vendas x Receita de vendas

    Enquanto o volume de vendas diz respeito ao total de produtos ou serviços vendidos, a receita de vendas diz respeito ao total financeiro que essa mesma quantidade rendeu de retorno.

    Por exemplo, no caso de uma prestadora de consultorias, ela pode calcular seu volume baseado na quantidade de horas ou cursos negociados em período de tempo. Já o total de vendas, por sua vez, vai representar o montante financeiro que entrou no caixa da empresa.

    Simples, não é verdade? E a comparação entre essas variáveis pode gerar insights estratégicos ainda mais preciosos para sua tomada de decisão!

    Como aumentar o volume de vendas? 

    Mas, afinal, como aumentar o volume de vendas do seu negócio? Existem algumas dicas mais conhecidas que podem ser muito úteis nesse processo, como investir em treinamento para colaboradoras, campanhas de marketing digital bem trabalhadas, promoções bem planejadas e muito mais.

    Entretanto, gostaríamos de focar em um outro fator primordial e que cada vez mais empresas estão virando seus olhares para isso: a modernização da estrutura de pagamento.

    E, para isso, vamos falar do case de sucesso do Ifood para ilustrar a importância dessa prática. Confira!

    Case de sucesso do Ifood

    O Ifood é um gigante dos deliveries em nosso país e disso todo mundo já sabe. Para gerir seu crescimento de forma sólida e com qualidade, ele precisou investir em uma estrutura de pagamento moderna e efetiva para conseguir lidar com todo o fluxo de pedidos, volume de vendas e concretização de pagamentos em seu próprio aplicativo.

    Para isso, ele contou com a solução Zoop Payments, que é uma ferramenta completa de pagamentos que consegue unir o físico com o virtual. 

    Isso mesmo: se ao fazer o pedido em um restaurante por intermédio da Ifood, você descobrir tanto opções de pagamento no próprio aplicativo, por Pix ou por cartão de débito e crédito no momento da entrega; isso só acontece por causa da inovação da plataforma da Zoop.

    Saiba mais sobre o case de sucesso da parceira entre Zoop e Ifood:

    Sendo assim, a empresa consegue centralizar todo seu fluxo financeiro de pagamentos, online e offline, em uma única plataforma e forma simples e padronizada.

    E o impacto dessa iniciativa no volume de vendas está na flexibilidade e gama de opções de meios de pagamento que o cliente pode escolher para realizar seu pedido. 

    Aqui, todos os gostos estão contemplados: tanto os que gostam da comodidade de fechar o pagamento já na telinha do smartphone, quanto dos que preferem pagar presencialmente.

    A Zoop é uma fintech líder em tecnologia para serviços financeiros. Converse agora mesmo com um dos nossos especialistas e conheça as melhores soluções para gerenciamento financeiro de pagamentos.

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