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    empreendedorismo

    Guia completo sobre giro de estoque: o que é? Como calcular? Saiba tudo!

    28 de setembro de 2022
    Por Redação Zoop
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    São várias as ferramentas que um gestor pode utilizar para garantir maior eficiência e bons resultados financeiros para seu negócios, e uma das mais importantes delas é o giro de estoque.

    Para quem não sabe, esse recurso é utilizado para garantir o melhor o controle possível da mercadoria: para que nenhum produto fique encalhado e gere prejuízo ou que algum item campeão de vendas fique em falta e frustre seus clientes.

    O giro de estoque é particularmente importante para empresas do varejo (lojas físicas, e-commerces ou ambos) identificarem quais itens merecem uma recomposição mais rápida e, consequentemente, um investimento de compra maior junto aos fornecedores.

    Dessa forma, é possível garantir um bom planejamento estratégico e a saúde financeira do negócio no médio e longo prazo.

    Vivemos tempos de transformação digital em que uma grande quantidade de pessoas buscam na internet uma oportunidade acessível e barata de montar sua própria loja virtual, expor seu catálogo de produtos para um público mais abrangente e conseguir ótimas vendas.

    Diante desse cenário, é fundamental que esses novos empreendedores digitais busquem o conhecimento adequado de administração para poder se beneficiar ao máximo dessas oportunidades e atingir os lucros esperados, não é mesmo?

    É por isso que nós da Zoop preparamos esse guia completo sobre giro de estoque para que você entenda tudo seu significado, como calculá-lo, qual o número ideal e os principais benefícios dessa prática.

    Ficou curioso? Pois acompanhe o conteúdo até o fim!

    O que é giro de estoque?

    O giro de estoque é uma indicador de logística para medir a necessidade de reposição que um produto precisa ter para garantir a eficiência das vendas no varejo. Esse recurso também é conhecido como controle de estoque ou rotação de estoque.

    Por ser um indicador, ele possui um valor numérico objetivo que deve servir de orientação para a tomada de decisão do gestor com o objetivo de garantir tanto que produtos não fiquem em falta, como também não fiquem encalhados.

    A numeração do giro de estoque aponta o tempo médio que cada produto leva até precisar de recomposição. 

    Identificando os itens que demandam menos tempo para reposição, é possível saber quais são os mais vendidos e que precisam de uma atenção especial para requisitar com mais frequência junto ao distribuidor ou maior foco por parte da produção.

    Já aqueles que levam um tempo médio maior para serem repostos são, consequentemente, os menos vendidos. Esses merecem um maior cuidado também, pois produtos que passam bastante tempo encalhados em um armazém geram maiores custos para o empreendedor.

    Portanto, como podemos ver, o aprender o que é giro de estoque é fundamental para garantir a melhor eficiência administrativa e comercial do seu negócio. 

    A falta desse cuidado, no final das contas, pode trazer problemas financeiros bem graves até para as empresas que possuem uma boa demanda de clientes e fazem um ótimo trabalho de marketing.

    Afinal, sem a organização logística adequada, nenhuma empresa vai longe.

    Como fazer o cálculo de giro de estoque?

    Qual é o cálculo de giro de estoque? Basta dividir o valor total de vendas de determinado produto ou linha em um período específico e dividir pelo preço médio desse estoque no mesmo intervalo de tempo.

    Então, por exemplo, se durante um mês, o preço médio dos itens do estoque tiver sido avaliado em em R$5 mil reais a receita total de vendas deste produto tenha sido de R$ 50 mil reais, é preciso dividir 50 mil por 5 mil para se obter o indicador de giro de estoque.

    Como o resultado foi 10, isso quer dizer que o estoque precisou ser reposto 10 vezes no intervalo de um mês. Simples, não é verdade?

    Qual o giro de estoque ideal?

    Em tese, quanto maior for o número de giro de estoque, mais interessante para a companhia ele é. Afinal, quanto mais vezes a mercadoria precisa ser renovada, mais vendas ela deve gerar.

    Nesse sentido, esse indicador liga um sinal de alerta para a gestão organizacional quando ele dá um valor menor que um. Se isso acontecer, é sinal de que o estoque não está sendo renovado nenhuma vez em determinado período e os produtos estão encalhados.

    Quando isso acontece, uma liquidação ou queima de estoque já deve entrar na pauta do planejamento comercial como uma solução para desafogar esses produtos e minimizar os prejuízos.

    Por outro lado, todas as linhas de produtos com o indicador maior que um apontam para a necessidade de renovação do estoque com alguma frequência. Quanto maior for o número do giro, maiores também são as saídas desses produtos.

    E nenhum negócio quer marcar bobeira com os itens que geram maior receita, não é mesmo? Portanto, quanto maior o cálculo de giro de estoque, melhor deve ser o planejamento comercial para que a rotação desse produto seja eficiente e ele esteja sempre disponível na “prateleira” para os clientes.

    Quais os benefícios de fazer giro de estoque?

    Agora que você aprendeu direitinho o que é giro de estoque, deu para entender bem a importância dessa prática tanto para o dia a dia operacional, como também para os resultados estratégicos.

    Dá para apontar de cara pelo menos três benefícios diretos que a implementação desse controle pode trazer para os números do seu negócio:

    • redução de custos;
    • aumento das vendas;
    • e maior satisfação do cliente 

    Quer entender melhor como eles se manifestam na prática? Confira!

    Redução de custos

    Quanto mais tempo um produto passa parado no estoque ele é mais propenso a avarias e perda de validade dependendo de suas características. Além do mais, produto parado é sinônimo de investimento que não viraram vendas, não é mesmo? Não há o retorno financeiro esperado.

    Portanto, monitorar as entradas e saídas de itens é fundamental para garantir uma rotação de estoque realmente dinâmica, eficiente e que evite prejuízos. 

    Mais vendas

    Um controle de estoque dinâmico e bem alinhado com suas demandas comerciais garante o aumento das vendas. 

    Afinal, se você não tiver planejado o armazenamento e reposição de uma quantidade média de produtos que dê conta da procura por eles, a chance deles ficarem em falta são bem altas e algumas vendas serão perdidas.

    Menos transtorno para os clientes

    Garantir uma boa experiência de compra para o consumidor é fundamental para ganhar destaque perante a grande concorrência desses tempos de transformação digital. Pois, mais do que um produto específico, o cliente quer ser bem atendido e fechar sua compra de forma agradável, simples e proveitosa.

    Nesse contexto, nada mais desagradável para um consumidor do que abrir a página de e-commerce do item que ele tanto deseja e se deparar com a mensagem “indisponível” ou “fora de estoque”.

    Isso gera frustração e sensação de que o produto vai demorar para chegar em suas mãos. Naturalmente, o caminho mais fácil então será buscar o mesmo item na loja virtual do concorrente.

    Portanto, somente com um giro de estoque dinâmico e bem planejado é capaz de evitar essa situação. Ter o produto acessível de forma rápida e flexível é essencial para a satisfação do seu cliente. 

    Como calcular o giro de estoque de forma eficiente?

    Fazer o cálculo do giro de estoque de forma precisa pode ser muito desafiador, principalmente, quando levamos em consideração que boa parte das empresas aderiram a um modelo híbrido de negócio que vende tanto em lojas físicas como por e-commerce.

    Dessa forma, fica mais difícil, por exemplo, ter um número mais preciso dos valores arrecadados em vendas realizadas por canais totalmente distintos. 

    Se isso for feito manualmente, a organização é a soma das receitas adquiridas da maquininha de cartão de crédito de uma loja física com o faturamento conquistado pelas vendas do app.

    Diante desse desafio, como fazer uma gestão financeira centralizada que dê conta de registrar todas as vendas feitas por canais diversos de forma simultânea? 

    Conheça o Zoop Payments:

    Apostando em uma ferramenta de pagamentos que centralize a gestão financeira do seu negócio! O Zoop Payments é uma ferramenta 100% digital que constrói soluções de pagamentos com Pix, boleto bancário, cartão de crédito e débito, dentre outras possibilidades.

    As APIs dessa ferramenta permitem que os valores de cada venda sejam liquidados imediatamente na conta digital da empresa, além de garantir o gerenciamento omnichannel  de todas as formas de pagamento, desde offline até o online, em um único espaço.

    O Zoop Payments oferece tecnologia e simplicidade para que você faça a gestão de pagamentos do seu negócio com mais precisão e organização. 

    E quem se beneficia com isso? A qualidade do giro de estoque! Chegue a indicadores reais e precisos para monitorar a logística e o comercial da sua empresa!

    Esperamos que tenham gostado do conteúdo! Até a próxima!

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