
O que são canais de venda? Guia para integrá-los na empresa

Saber o que são canais de vendas e identificar os mais estratégicos para seu negócio é o primeiro passo para desenvolver uma relação mais duradoura e eficiente com o público-alvo.
Afinal, imagine a seguinte situação: uma companhia tem um produto revolucionário a seu favor, mas as vendas não engrenam, e muitos clientes em potencial nunca ouviram falar a respeito da marca ou, caso conheçam, não sabem claramente como adquirir os itens.
Esse é um problema clássico de uma empresa que não entende quais são os canais de vendas e de marketing ideais para disponibilizar aos consumidores.
O resultado desse desconhecimento é a redução das conversões e uma comunicação cheia de ruídos e obstáculos.
O século XXI inaugurou possibilidades de negócios e um novo perfil de consumidor que utiliza tanto canais digitais quanto presenciais na jornada de compra.
Segundo relatório da Wiser Notify, 73% dos clientes atualmente navegam por diferentes meios (desktop, dispositivos móveis e lojas físicas) até adquirir um produto.
Esse número ressalta a importância de se fazer presente de forma eficiente e integrada em espaços para não perder a oportunidade de fechar mais conversões.
Preparamos este conteúdo para que você entenda melhor o que são canais de vendas e como implementá-los de forma estratégica na estrutura operacional da sua empresa.
Leia os seguintes tópicos para saber tudo sobre o assunto!
- O que são canais de vendas?
- Quais são os tipos de canais de vendas?
- Qual é a importância de diversificar os canais de vendas?
- Como definir uma estratégia de canais de vendas?
Tipos de canais de vendas
Os canais de vendas são os meios pelos quais ocorre o match final entre a empresa e seus clientes, ou seja, pelos quais o consumidor paga e adquire o produto ou serviço.
Os canais de venda podem ser classificados em dois tipos principais:
- Físicos: Lojas físicas, quiosques, eventos, feiras, etc.
- Digitais: E-commerce, redes sociais, marketplaces, aplicativos, e-mail marketing, etc.
Escolher, estruturar e disponibilizar adequadamente esses pontos de conversão é um preceito fundamental e já antigo. Afinal, há décadas o norte-americano Philip Kotler já evidenciava os resultados da prática com a teoria do mix de marketing (ou dos 4Ps da publicidade).
Os canais de vendas representam a “praça” dos quatro Ps, pois é o lugar estratégico no qual o cliente acessa o produto e o adquire.
Portanto, o ponto-chave de uma boa estratégia é facilitar o encontro do cliente com os pontos de vendas, sejam:
- landing pages de conversão;
- páginas de produtos;
- link para o WhatsApp com o vendedor;
- publicidade de endereço de lojas físicas;
- localizações privilegiadas e próximas ao público-alvo.
Além disso, os meios de pagamento disponíveis precisam atender ao perfil de consumo dos clientes em potencial.
No final de contas, ter um ótimo produto, mas não investir nos canais de vendas e de divulgação certos é como comprar excelentes roupas de frio para o verão no Rio de Janeiro.
Qual é a importância de diversificar os canais de vendas?
São muitas as opções de canais de vendas, não é verdade? Além disso, já mostramos como o consumidor moderno navega por mais de uma alternativa antes de fechar negócio.
Esse fato liga o alerta para a importância de diversificar os pontos de vendas de forma inteligente. Como o trabalho da empresa é facilitar a jornada de compra, o ideal é que o consumidor sempre tenha uma opção disponível e conveniente para cada situação.
Caso ele seja mais tradicional e queira verificar o produto presencialmente, a loja física está de portas abertas para ele. Já se busca conveniência e agilidade e precisa fechar negócio à distância, há o app e o site oficial.
Assim, os clientes não ficam reféns de apenas um espaço para fechar negócio e a empresa não perde público para os concorrentes.
Integração omnichannel
O grande salto da transformação digital é a integração dos canais de vendas por meio da omnicanalidade (ou omnichannel). Essa abordagem garante a integração sistemática de todos os pontos de vendas.
O objetivo é garantir a melhor experiência do cliente por meio da união de meios comerciais, de marketing e de comunicação que dialoguem entre si.
O resultado é um atendimento mais orgânico, fluido e conectado desde os primeiros contatos com a marca até o fechamento da compra.
Esse processo permite, por exemplo, que um cliente faça o pedido e o pagamento do produto seja pela internet e a retirada em loja física.
Como definir uma estratégia de canais de vendas eficiente?
A pedra fundamental é conhecer bem o público-alvo. Nesse sentido, monitore a jornada de compra, descubra quais as principais necessidades e quais são os melhores meios para se colocar à disposição e divulgar a marca.
Saiba da importância de diversificar canais de vendas, mas faça isso de forma estratégica e de acordo com as demandas da base de clientes. Afinal, não faz sentido investir em uma central de atendimento telefônico se os consumidores só compram pela internet.
Por isso, quanto melhor conhecer o padrão de comportamento e as necessidades de seus consumidores, mais rapidamente você descobrirá em quais canais eles estão presentes para acessar os produtos.
Ferramentas para pagamentos
Por falar em diversificação, já existem plataformas de pagamento on-line com vastas opções aos clientes, como:
- Pix;
- boleto bancário;
- cartão de débito e crédito;
- GooglePay e ApplePay.
Dessa forma, o consumidor escolhe a maneira mais agradável e conveniente para fechar negócio.
Um bom exemplo é a plataforma Zoop. Por meio de um dashboard central, gerencie todas as operações de pagamento, sejam físicas ou presenciais, de forma integrada para garantir a melhor experiência omnichannel aos consumidores.
A combinação desses recursos é excelente tanto para os clientes quanto para o setor financeiro da empresa, portanto, não perca a chance de fazer o investimento. Converse com nossos especialistas para dar um Zoop no seu negócio!
Gostou do conteúdo, entendeu o que são canais de vendas e a importância de diversificá-los de forma estratégica? Maravilha! Acompanhe nosso blog para mais insights incríveis para sua estratégia digital! Até a próxima!
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