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    empreendedorismo

    Como Criar um Marketplace de Sucesso: Guia Completo

    10 de janeiro de 2025
    Por Redação Zoop
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    Precisa de uma dica preciosa de empreendedorismo na internet? Por que, em vez de criar um e-commerce simples, não investir uma plataforma para atrair vários lojistas on-line e ganhar comissão com um grande volume de vendas? Chegou agora de aprender como criar um marketplace.

    Talvez você não conheça o significado do termo, mas, provavelmente, já consumiu desse modelo de negócio em algum momento. 

    Afinal, plataformas como Uber, Airbnb, iFood, Mercado Livre e Magalu são exemplos de marketplaces. Este Relatório da Magenest divulgou que a Amazon foi a líder mundial em vendas e abocanhou cerca de 37% de toda a receita do setor. Em seguida, vêm Walmart, eBay e AliExpress.

    Muitos empreendedores já perceberam a oportunidade dessas plataformas para anunciar seus produtos. Porém, muitos ainda fecham os olhos para as vantagens de criar um marketplace próprio.

    Continue a leitura deste artigo e confira como a solução funciona!

    Como funciona um marketplace?

    Um marketplace é uma plataforma online que intermedia transações entre vendedores e compradores. Exemplos de marketplaces de sucesso são: Amazon, Mercado Livre, Uber, Airbnb e iFood.

    O lojista usa esse espaço para se conectar com clientes, vender mais e pagar comissões à plataforma.

    Diferença entre marketplace e loja virtual:

    Em uma loja virtual, os produtos são de uma única empresa. Já em um marketplace, diversos vendedores podem oferecer seus produtos em uma mesma plataforma.

    Vantagens para o dono do marketplace:

    • recebe comissão por cada venda realizada;
    • não precisa gerenciar estoque;
    • modelo de negócio escalável.

    Responsabilidades do dono do marketplace:

    • criar e manter a plataforma;
    • gerenciar a logística de entrega;
    • oferecer suporte ao cliente e aos vendedores (SAC).

    Quais as vantagens de criar um marketplace?

    Aprender como criar um marketplace é uma das oportunidades de negócio mais escaláveis da internet, ou seja, o empreendedor aumenta o faturamento sem investir mais na mesma proporção.

    Por exemplo, para criar um e-commerce tradicional, é necessário investir em desenvolvimento de produtos, gerenciamento de estoque e parcerias com fornecedores. 

    Por outro lado, o investimento em marketplace se resume às estratégias de marketing digital e, claro, ao aperfeiçoamento da estrutura e desempenho do site. 

    Afinal, trata-se de um negócio on-line que não demanda nem gerenciamento de estoque, pois as fontes de lucro estão na venda de produtos dos lojistas responsáveis pela parte comercial de suas empresas.

    Entretanto, nem tudo são flores, pois um marketplace é responsável, por exemplo, por:

    • logística de entrega de produtos;
    • Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC);
    • suporte aos próprios vendedores, caso necessário.

    Como criar um marketplace: passo a passo

    Agora que você já conhece as vantagens de um shopping virtual, mostramos o passo a passo de como criar um marketplace! 

    1. Escolha um nicho de mercado

    Ao criar um marketplace, muitas pessoas pensam em vender de tudo um pouco. Porém, a melhor estratégia é investir em um nicho de mercado

    Dessa forma, você cria campanhas direcionadas de marketing e atende a um público específico de forma personalizada. Assim, não precisa dividir atenção com grandes concorrentes e players de mercado, como Mercado Livre ou Magalu.

    2. Defina as personas

    Não adianta lançar um negócio se você não conhece o público. No caso de um marketplace, crie e entenda dois perfis de personas diferentes: vendedores e clientes. 

    Afinal, é seu trabalho atrair tantos lojistas quanto clientes finais para a plataforma.

    3. Escolha um modelo de receita

    A terceira dica de como criar um marketplace é sobre a definição do modelo de receita. Ou seja, saiba quais são as principais fontes de lucro do empreendimento. 

    Por exemplo, é possível cobrar uma comissão por cada transação. Outras alternativas são: cobrar mensalidade dos vendedores ou investir em um modelo de publicidade. 

    4. Encontre uma plataforma pronta de marketplace

    Em seguida, você precisa de uma plataforma para expor os produtos. Muitas pessoas pensam ser preciso contratar um programador para confeccionar o projeto. 

    Mas hoje existem soluções muito mais rápidas, simples e acessíveis: as plataformas de marketplace, como o Ideia no Ar

    Programadores levam meses e cobram muito caro para fazer um projeto. Por sua vez, as plataformas prontas são ágeis e já têm todas as funcionalidades necessárias. 

    5. Faça a gestão da operação

    Todo negócio precisa de monitoramento operacional constante. Em um shopping virtual, atente-se sempre à qualidade dos vendedores e dos produtos. 

    Também é importante ouvir a opinião dos clientes e fazer os ajustes necessários conforme o feedback. E, claro, fique de olho nas métricas e KPIs do seu negócio para aprimoramento contínuo.

    6. Expanda o negócio 

    Por fim, se o marketplace gera um bom retorno, é hora de expandir. No entanto, lembre-se de que esse modelo de negócio dá retorno no médio ou longo prazo. Normalmente, leva pelo menos um ano para o empreendimento começar a gerar lucro. 

    Para expandir, aconselhamos investir em mídia paga, oferecer diferentes plataformas de pagamentos, aprimorar a infraestrutura do site e atrair novos investidores. 

    Split de pagamentos para marketplace

    Pensar nos meios de pagamento é fundamental. Além de oferecer diversas opções no checkout on-line, recomendamos investir em modelos de cobranças customizadas para dar mais eficiência operacional ao empreendimento.

    Uma delas é o split de pagamentos para marketplace. Esse recurso permite uma divisão automática dos valores pertinentes a cada um dos participantes do processo: a plataforma e o lojista.

    Como funciona o split de pagamentos:

    1. O cliente realiza uma compra no marketplace;
    2. A plataforma de split de pagamentos divide o valor entre o vendedor e o marketplace, de acordo com as regras definidas;
    3. O dinheiro é transferido automaticamente para as contas do vendedor e do marketplace.

    Vantagens do split de pagamentos:

    • automatiza a divisão dos valores;
    • reduz o risco de erros e fraudes;
    • simplifica a gestão financeira do marketplace;
    • aumenta a transparência nas transações;
    • facilita a conciliação financeira.

    A Zoop conta com soluções financeiras integradas para otimizar a experiência tanto para os empreendedores quanto para os clientes. 

    Variedade de meios de pagamento, split, cobrança recorrente para assinaturas e muito mais.

    Veja como o IFood revolucionou o negócio com ferramentas exclusivas, como o split de pagamentos para marketplaces:

    Como escolher a plataforma de marketplace ideal?

    Uma plataforma de marketplace é uma solução tecnológica pronta que viabiliza e facilita a criação de um negócio nesse formato. 

    Basicamente, consiste na contratação da ferramenta, para criar um marketplace completo que contempla:

    • cadastro dos vendedores; 
    • inclusão de produtos; 
    • meios de pagamento
    • apoio logístico;
    • boa reputação,
    • facilidade de integração de novos vendedores e produtos;
    • camadas de segurança;
    • sistema responsivo com acesso em qualquer dispositivo;
    • suporte técnico disponível e de qualidade;
    • inclusão de diferentes ferramentas de gestão, como split de pagamento, controle de vendas, entre outras;
    • canais de comunicação eficientes.

    Dica de leitura: “Futuro do e-commerce: como os meios de pagamento irão revolucionar as compras online!

    Aprendeu como criar um marketplace e deseja colocar os planos em prática? Agende já uma consultoria gratuita.

    Este artigo foi escrito em parceria com Ideia no Ar, que apoia empreendedores e empresas a criarem suas próprias plataformas de marketplace de forma simples e rápida, sem depender de programadores.

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