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    empreendedorismo

    Criar um marketplace: como montar o seu shopping virtual?

    17 de maio de 2021
    Por Redação Zoop
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    Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!

    Talvez você não conheça o significado deste termo, mas, provavelmente, já utilizou algum marketplace. Plataformas como Uber, Airbnb, iFood, Mercado Livre e Magalu são exemplos desse modelo de negócios. 

    Muitos(as) empreendedores(as) já perceberam a oportunidade dos marketplaces e começaram a anunciar seus produtos neles. 

    Porém, o que muita gente não sabe é que, hoje em dia, é possível criar um marketplace próprio. Como? Utilizando uma plataforma de marketplace! 

    Continue a leitura deste artigo e confira como essa solução funciona

    Dica extra: baixe já o guia completo de marketplace do Ideia no Ar!

    O que é marketplace?

    Mas antes de falarmos sobre a plataforma marketplace é preciso, primeiro, esclarecer o que abrange esse termo e suas vantagens, concorda?

    Um marketplace funciona como um shopping virtual que conecta lojistas e clientes de forma online. Vale dizer que existem marketplaces tanto de produtos quanto de serviços. 

    Mas qual é a diferença entre um marketplace e uma loja virtual ou e-commerce? Bom, enquanto na primeira opção há produtos de lojistas diferentes, na segunda são oferecidos produtos de apenas uma loja.

    Então, o que dá mais lucro: ser dono(a) de uma loja ou de um shopping? Claro que a segunda solução é muito mais vantajosa. Se você criar um marketplace, pode receber uma comissão por cada produto vendido.

    Por isso, criar um marketplace de nicho é uma ideia de negócio lucrativa na internet. Você já pensou, por exemplo, em lançar uma plataforma online que reúna os lojistas da sua região?

    Quais são as vantagens de criar um marketplace?

    Criar um marketplace é uma das oportunidades de negócio mais escaláveis da internet. Um empreendimento escalável é aquele em que você, empreendedor(a), consegue aumentar o faturamento sem precisar aumentar os custos na mesma proporção.

    Por exemplo, para expandir uma loja física tradicional, é necessário investir em mais funcionários, estrutura, aluguel, produtos etc. Por outro lado, para expandir um marketplace, você provavelmente só precisará investir mais em marketing. 

    Afinal, trata-se de um negócio online que não possui estoque, pois os produtos são disponibilizados pelos vendedores cadastrados.

    Além disso, o mercado de marketplace foi um dos que mais cresceu na pandemia. Esse modelo foi responsável por 78% do faturamento das compras online no Brasil em 2020, segundo o relatório Webshoppers. E quem pensa que essa é uma onda passageira está muito enganado(a), porque a digitalização veio para ficar! 

    Quer ficar por dentro das tendências e novidades do mercado de serviços financeiros?

    Como criar um marketplace?

    Agora que você já conhece as vantagens de um shopping virtual, vamos mostrar o passo a passo para você criar um marketplace! 

    1. Escolha um nicho de mercado

    Ao criar um marketplace, muitas pessoas pensam em vender de tudo um pouco. Porém, a melhor estratégia é investir em um nicho de mercado. Dessa forma, você consegue criar campanhas direcionadas de marketing e atender um público específico de forma personalizada. Assim, você não precisa concorrer com grandes marketplaces, como Mercado Livre ou Magalu.

    2. Defina as suas personas

    Não adianta lançar um negócio se você não conhece o seu público. No caso de um marketplace, você deve entender dois perfis de personas diferentes: vendedores e clientes. Afinal, é seu trabalho atrair lojistas para oferecer produtos na plataforma. Mas também é sua responsabilidade investir em marketing para trazer clientes para o negócio.

    3. Escolha um modelo de receita

    Outro aspecto muito importante ao criar um marketplace é o modelo de receita. Ou seja, é preciso definir de que forma você, enquanto dono(a) do marketplace, ganhará dinheiro. 

    Por exemplo, é possível cobrar uma comissão por cada transação. Outras alternativas são: cobrar mensalidade dos vendedores ou investir em um modelo de publicidade.  

    4. Encontre uma plataforma pronta de marketplace

    Em seguida, para criar um marketplace, você precisa de uma plataforma, certo? Muitas pessoas pensam que para fazer isso é preciso contratar um(a) programador(a). Mas hoje existem soluções muito mais rápidas, simples e acessíveis. Estamos falando de plataformas de marketplace como o Ideia no Ar

    Programadores podem levar meses e cobrar muito caro para fazer um projeto de marketplace. Ao contrário, as plataformas prontas são ágeis e já possuem todas as funcionalidades necessárias. 

    5. Atraia vendedores e clientes

    Não basta criar um marketplace e esperar que ele faça sucesso sozinho. Você precisa atrair vendedores para anunciarem seus produtos na plataforma, e precisa também atrair clientes que comprem de tais vendedores. Para isso, é necessário definir uma boa estratégia de marketing, que seja atrativa para esses dois públicos.  

    6. Faça a gestão da operação

    Em qualquer negócio, o acompanhamento deve ser constante. Em um shopping virtual é preciso se atentar sempre à qualidade dos vendedores e dos produtos oferecidos. Também é importante ouvir a opinião dos clientes e fazer os ajustes necessários. E, claro, fique de olho nas métricas e KPIs do seu negócio, para saber se o esforço está trazendo resultados.

    7. Expanda o negócio

    Por fim, se o seu marketplace já está gerando um bom retorno, é hora de expandir. É importante lembrar que esse modelo de negócio dá retorno no médio ou longo prazo. 

    Normalmente, leva pelo menos um ano para o empreendimento começar a gerar lucro. 

    E para expandir você pode, por exemplo, investir em mídia paga, oferecer diferentes soluções de pagamentos no marketplace ou atrair novos investidores. 

    O que é e como escolher a plataforma de marketplace ideal?

    Com tudo isso em mente fica mais fácil entender o que é uma plataforma de marketplace e, principalmente, como escolher a mais adequada.

    Uma plataforma de marketplace é uma solução tecnológica pronta que viabiliza e facilita a criação de um negócio nesse formato. 

    Basicamente, consiste na contratação dessa ferramenta — a qual é oferecida por uma empresa especializada, geralmente no formato “software as a service”, ou seja, por assinatura —, na qual é possível criar um marketplace completo, indo do cadastro dos vendedores, inclusão de produtos, meios de pagamento online, entre outras funcionalidades necessárias para iniciar esse negócio.

    Na hora de escolher a plataforma de marketplace mais adequada, alguns critérios precisam ser considerados. Entre os principais estão:

    • facilidade operacional e de integração de novos vendedores e produtos;
    • boas camadas de segurança;
    • sistema responsivo, que permita ao comprar acessar o marketplace de diferentes dispositivos, potencializando as vendas;
    • suporte técnico facilitado e sempre disponível;
    • inclusão de diferentes ferramentas de gestão, como split de pagamento, controle de vendas, entre outras;
    • canais de comunicação com o público integrados, como chat;
    • possibilidade de oferecer aos compradores diferentes meios de pagamento.

     

    Dica de leitura: “Futuro do e-commerce: como os meios de pagamento irão revolucionar as compras online!

    Como criar o seu próprio marketplace e ter o seu shopping virtual?

    O marketplace é um modelo de negócio que revolucionou o e-commerce e cresce a cada dia. O que muitas pessoas não sabem é que hoje em dia é possível criar um marketplace e ter resultados escaláveis.

    Você pensa em criar o seu próprio marketplace? Agende já uma consultoria gratuita com a equipe do Ideia no Ar. 

    Este artigo foi escrito pelo parceiro Ideia no Ar, que apoia empreendedores e empresas a criarem suas próprias plataformas de marketplace de forma simples e rápida, sem depender de programadores. 

    A Ideia no Ar já ajudou mais de 400 negócios desde 2013, entre elas grandes empresas como o SEBRAE e também entidades públicas como a Prefeitura de Volta Redonda/RJ, além de startups a colocarem um marketplace de nicho para rodar em pouco tempo.

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