O que é Software as a Service e como cobrar SaaS da melhor maneira?
SaaS é a sigla para Software as a Service (em tradução direta, “software como um serviço”). De forma geral, esse modelo de negócio é baseado na disponibilização de um software na nuvem para que ele seja utilizado pelo usuário.
Esses programas não são instalados nos dispositivos dos clientes. Na realidade, eles continuam sendo administrados pela empresa de SaaS e o consumidor só tem acesso ao software por meio de uma espécie de contrato de aluguel.
Isso, via pagamentos mensais, o cliente continua utilizando as funcionalidades desse programa, que podem ser desde gateways de pagamento para empresas, como também plataformas de armazenamento de dados em nuvem para pessoas físicas.
O crescimento desse tipo de serviço é marcante. Nos últimos sete anos, a indústria de SaaS teve um crescimento de 500%, de acordo com a Exploding Topics. Atualmente, o valor de mercado do segmento está na casa dos US$ 195 bilhões, segundo a Gartner.
Mas, afinal, como cobrar SaaS da maneira mais eficiente possível? Como devem ser pensados os valores para cada tipo de cliente (B2B ou B2C)? Como conter a inadimplência para não sofrer desafios financeiros?
Confira o conteúdo até o fim para saber!
O que é Software as a Service (SaaS)?
O SaaS é facilmente explicado pela oferta de um software para um cliente por meio de uma assinatura mensal. Essas soluções são desenvolvidas por empresas de tecnologia que ficam com a propriedade do produto e as disponibilizam em nuvem por meio de um sistema similar ao de aluguel.
Geralmente, os clientes finais desse tipo de serviço têm acesso ao programa por intermédio do navegador do computador ou por aplicativos em dispositivos móveis.
Dentre os principais tipos de SaaS, podemos enumerar:
- CRM (Customer Relationship Management): plataforma de análise de dados para obter insights da base de clientes de uma empresa;
- ferramenta de gerenciamento organizacional: softwares que apontam indicadores e estatísticas de performance dos colaboradores, equipes e setores, além de trazer relatórios automatizados de resultados da organização;
- gateway de pagamento: ferramenta de gerenciamento e oferta de pagamentos em ambientes digitais para empresas comerciais;
- aplicativos de comunicação: softwares em nuvem para integrar os colaboradores da empresa de modo que possam interagir em nuvem ou com mensagens privadas.
Como vimos acima, os principais exemplos de SaaS são voltados para empresas, isto é, são negócios B2B (Business to Business). Entretanto, eles também se estendem para o B2C (Business to Client), que são empresas com clientes pessoa física, como nos softwares de armazenamento de arquivos em nuvem.
Nesse caso, cada um dos segmentos possui suas particularidades, vantagens e desvantagens.
Como cobrar SaaS?
Quando falamos de cobranças SaaS B2B e B2C, qual a diferença entre elas? Cada um desses mercados exige esforços estratégicos diferenciados para cobrar e engajar o público, que são bem distintos entre si.
Entenda abaixo os desafios de cobrar SaaS nos segmentos B2B e B2C:
SaaS B2B
Quando uma empresa contrata a estrutura de um Software as a Service, ela pretende contar com a solução mais robusta e abrangente disponível, pois o programa será compartilhado e utilizado por diversos colaboradores em uma organização.
Disso decorre, naturalmente, um ticket médio mais alto, pagamentos via débito em conta comercial ou boleto bancário, assim como a inadimplência também é mais incomum. Porém, caso uma empresa esteja passando por dificuldades financeiras, ela talvez não consiga honrar as mensalidades.
O fato é que o segmento B2B é menos volumoso e possui um ticket médio mais alto, o que facilita a identificação e o gerenciamento da cobrança, que pode ser feita via gateway de pagamento. Logo adiante, explicaremos como isso funciona na prática..
SaaS B2C
Por outro lado, como cobrar SaaS B2C? Aqui, a base de clientes é consideravelmente maior e o ticket médio é mais baixo. Dessa forma, fica muito mais difícil fazer um gerenciamento manual de cobrança.
Nesse caso, uma ferramenta automatizada de cobranças é fundamental para identificar atrasos e fazer cobranças com mais eficiência.
Como diminuir a inadimplência no SaaS?
Como vimos, tanto o B2B como o B2C são segmentos vulneráveis à inadimplência no mercado de SaaS, apesar desse problema ser mais complexo quando a carteira de clientes é de pessoa física.
Na verdade, a inadimplência é uma realidade para qualquer negócio, seja digital ou não, que lida com planos de assinatura. Esse modelo de cobrança gera previsibilidade para o empresário, e isso é um fato. Mas quanto maior é o volume de consumidores, mais complexa fica a administração das cobranças.
Portanto, a melhor forma para diminuir a inadimplência é contando com um gateway de pagamento que ofereça cobranças recorrentes personalizadas.
Todo mês, a cobrança será feita de forma automatizada, garantindo assim mais organização financeira, controle de pagamentos e eficiência nos processos. Esse mecanismo também é favorável ao consumidor, que não precisará se lembrar da data de vencimento da assinatura e não terá que ir atrás de realizar o pagamento por conta própria.
Sendo assim, o Zoop Payments pode ajudar o modelo SaaS a realizar suas cobranças de forma efetiva por meio do recurso de pagamento recorrente e, também, pela diversidade de opções de pagamento que oferece.
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