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    empreendedorismo

    Como aumentar as vendas no e-commerce em datas festivas?

    16 de agosto de 2024
    Por Redação
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    Saber como aumentar as vendas no e-commerce em datas festivas é essencial para aproveitar todas as oportunidades que os eventos geram. Afinal, são períodos nos quais as pessoas estão mais propensas a comprar produtos ou contratar serviços para presentear familiares, parentes e amigos.

    Para você ter uma ideia, o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) revelou que houve um aumento de 6,8% nas vendas gerais no Dia das Mães de 2024 em relação ao contabilizado em 2023. Se considerarmos apenas o comércio eletrônico, o crescimento foi de 2,3%.

    Outra pesquisa que comprova a importância de aprender como aproveitar datas festivas para vender mais é da Neotrust Confi.

    Os dados foram revelados com exclusividade para a CNN Brasil, e mostraram que as vendas online no Dia dos Namorados aumentaram 23,3% em 2024, em comparação ao ano anterior. Entre 30 de maio e 12 de junho, o faturamento do comércio eletrônico foi de R$ 19,8 bilhões.

    Porém, para aproveitar estes cenários, é fundamental preparar o e-commerce para datas festivas. Não sabe como fazer isso? Então, siga a leitura e confira as melhores dicas de como preparar o seu negócio para vender mais em eventos! 

    Quais são as principais datas festivas para vender no e-commerce?

    Para falarmos sobre como aumentar as vendas no e-commerce em datas festivas precisamos, primeiro, listar quais são esses dias, certo? Dessa forma, fica mais fácil para você visualizar quais impactam o seu negócio e como prepará-lo adequadamente.

    Pensando do ponto de vista de vendas online no varejo, os eventos mais potencial de faturamento são:

    • Dia Internacional da Mulher: 8 de março 
    • Dia Mundial do Consumidor: 15 de março
    • Páscoa: data móvel, geralmente entre 22 de março e 25 de abril
    • Dia do Consumidor: 15 de março
    • Dia do Frete Grátis: 28 de abril
    • Dia das Mães: 2° domingo do mês de maio
    • Dia dos Namorados: 12 de junho
    • Dia dos Pais: 2° domingo do mês de agosto
    • Dia do Cliente: 15 de setembro
    • Dia das Crianças: 12 de outubro
    • Black Friday: última sexta-feira de novembro
    • Cyber Monday: segunda-feira seguinte à Black Friday
    • Natal: 25 de dezembro

    Essas são ocasiões que impulsionam as aquisições, pois mexem com o emocional das pessoas (como o Dia das Mães e o Dia dos Pais), e com o poder de compra (a exemplo da Black Friday pelos descontos, e do Natal pela liberação do 13° salário).

    Por motivos como esses, é importante aprender como aproveitar datas festivas para vender mais. 

    Somente com as estratégias certas, você aproveita todo o potencial desses eventos e não perde nenhuma oportunidade de atender às expectativas e necessidades dos consumidores e, ainda, de fidelizá-los ao seu negócio.

    Dica de leitura: “Como fidelizar clientes com serviços financeiros e Zoop Banking

    Qual a importância de preparar o e-commerce para datas festivas?

    As quantidades vendidas nos dias que antecedem esses eventos são atípicas. Logo, é fundamental preparar devidamente os seus canais de vendas para absorvê-las. 

    O objetivo é evitar que os clientes desistam das compras devido à lentidão no site ou aplicativo, ou problemas no momento do pagamento, por exemplo.

    A pergunta que você precisa responder é: como preparar o e-commerce para datas festivas? As sete melhores práticas são:

    1. atualize o design de suas páginas;
    2. promova o carregamento rápido das telas e a responsividade;
    3. garanta a segurança dos pagamentos;
    4. aprimore os canais de atendimento;
    5. adote um bom sistema de gestão de estoque;
    6. reavalie a logística de entrega;
    7. reveja políticas de troca e devolução.

    No próximo tópico, detalhamos cada uma dessas ações. Confira!

    Como preparar o e-commerce para datas festivas? 7 estratégias!

    1. Atualize o design de suas páginas

    Uma ótima dica de como aumentar as vendas no e-commerce em datas festivas que, ao mesmo tempo, prepara sua loja virtual para o alto volume de procura, é adequar o design ao evento.

    Para isso, crie artes, banners, fotos, descrições e outras peças de divulgação que seguem as cores, clima e intenção da ocasião

    No Dia da Mulher, por exemplo, o público feminino precisa de evidência. Então, destaque produtos e/ou serviços de interesse desse grupo. Adote a mesma estratégia para as outras festividades, como um ar mais romântico no Dia dos Namorados, e mais masculino no Dia dos Pais.

    2. Promova o carregamento rápido das telas e a responsividade

    Seu e-commerce precisa funcionar da mesma forma em diferentes dispositivos, e não apresentar problemas no carregamento das páginas, botões e funcionalidades. 

    Quando isso não acontece, a experiência de compra fica comprometida, e há boas chances de o cliente desistir da sua loja e buscar um dos seus concorrentes para comprar o que precisa.

    Algumas formas de garantir um carregamento rápido das páginas do seu e-commerce, são:

    • compactar as imagens;
    • reduzir o tamanho dos arquivos;
    • remover scripts e plugins não utilizados;
    • mudar o local de hospedagem.

    Aproveite e leia também: “​​Como melhorar a experiência de compras online dos clientes? 9 dicas!

    3. Garanta a segurança dos pagamentos

    Garantir a segurança dos meios de pagamento da sua loja virtual é algo inquestionável. Os clientes precisam ter certeza de que seus dados pessoais, bancários e financeiros estarão protegidos.

    Qualquer falha nesse sistema pode levar a vazamentos e afetar quem comprou no seu e-commerce e a reputação do seu negócio.

    Para evitar transtornos e proteger sua loja e seus clientes, algumas das melhores medidas a adotar são:

    • utilizar gateways confiáveis;
    • obter uma certificação digital;
    • manter a conformidade com a LGPD;
    • usar bons sistemas antifraude;
    • conscientizar os consumidores sobre os processos de segurança adotados.

    Melhore a proteção do seu e-commerce com as orientações do artigo: “Métodos de pagamento: 7 dicas de segurança da informação

    4. Aprimore os canais de atendimento

    Por vezes, a decisão de compra depende de uma resposta simples sobre o prazo de entrega ou o esclarecimento de uma dúvida sobre troca do produto

    O problema está quando o cliente não consegue falar com um representante da sua loja para esclarecer suas questões.

    Assim, o ideal é oferecer diferentes canais de atendimento, a exemplo de um chat no próprio site e a troca de mensagens via aplicativos, como o WhatsApp.

    Lembre-se de que falamos sobre como aumentar as vendas no e-commerce em datas festivas, e como preparar seu negócio para uma procura atípica nesses dias. Logo, os canais de atendimento escolhidos precisam ser capazes de absorver a demanda.

    Então, pense em soluções e tecnologia escaláveis, como os chatbots baseados em IA, ou mesmo em aumentar o quadro de atendentes nesse período.

    5. Adote um bom sistema de gestão de estoque

    Um risco ao qual o seu negócio está sujeito em datas festivas, é o de ruptura de estoque. Esse é o termo usado para definir uma situação na qual o cliente quer comprar, mas a loja não tem mais o produto disponível, ainda que tenha anunciado.

    Além da importância de realizar uma boa gestão de estoque, e de contar com sistemas que contabilizam automaticamente a entrega e saída de mercadorias, há outra boa prática para evitar esse tipo de problema.

    A prateleira infinita é uma estratégia que permite o envio do produto de outras unidades da rede varejista, a exemplo da retirada das mercadorias do estoque de lojas físicas

    Assim, se o seu negócio trabalha no formato omnichannel, pode usar os itens estocados em outras unidades para garantir as vendas virtuais.

    Ainda não conhece essa forma de atuação? Então descubra tudo neste artigo: “O que é omnichannel? Como integrar canais físicos e digitais?” 

    6. Reavalie a logística de entrega

    Da mesma forma que é importante preparar o estoque para as datas festivas, é fundamental garantir um fluxo de entrega satisfatório, que ajude a melhorar a experiência entregue pelo seu e-commerce.

    Algumas estratégias para que seus clientes recebam as compras no menor tempo possível são:

    • usar softwares de roteirização para otimizar as rotas e reduzir custos operacionais;
    • fechar parcerias com transportadoras;
    • utilizar centros de distribuição instalados em locais estratégicos;
    • integrar sistemas de gestão de pedidos e de transporte;
    • treinar corretamente as equipes para garantir a liberação dos produtos nos prazos apontados.

    7. Reveja políticas de troca e devolução

    Para comprar na sua loja, o cliente precisa ter a certeza de que, se receber um produto com defeito, ou com características diferentes das esperadas, conseguirá resolver a questão sem problemas.

    Somado a isso, a política é uma forma de atender às determinações legais, como a chamada Lei do E-commerce (Decreto nº 7.962/2013), que garante ao consumidor o direito de solicitar devolução ou troca de um produto em um prazo de até sete dias da compra. 

    Para elaborar um bom documento com essa finalidade, o melhor a fazer é:

    • conhecer a leis e normas que sua loja precisa seguir;
    • desenhar o fluxo logístico de recebimento da mercadoria e devolução de uma nova ao cliente, se for o caso;
    • considerar os custos da operação;
    • definir os critérios de aprovação da troca/devolução;
    • pensar em meios de compensar o comprador, caso o erro seja do seu e-commerce;
    • criar um texto claro e de fácil entendimento para apresentar todas as diretrizes ao público.

    Sugestão de leitura: “[Guia] O que é recommerce? Veja vantagens e como funciona!

    Como aumentar as vendas no e-commerce em datas festivas? 5 dicas! 

    Com a sua loja virtual devidamente preparada para absorver um alto volume de acessos, é hora de descobrir como torná-la mais atrativa para o público, certo?

    Para isso, nossas dicas para entender como aumentar as vendas no e-commerce em datas festivas são:

    1. crie promoções, descontos e campanhas personalizadas;
    2. explore todo o potencial das redes sociais;
    3. faça ações de marketing por e-mail;
    4. facilite o checkout;
    5. amplie a oferta de meios de pagamento.

    1. Crie promoções, descontos e campanhas personalizadas

    Para personalizar ofertas, é fundamental analisar o perfil do público-alvo que pretende atingir. 

    No Dia das Crianças, por exemplo, apesar de os pequenos serem o motivo da comemoração, são os adultos que tomam a decisão de compra. Logo, eles precisam se sentir tão atraídos pelas ofertas, descontos e campanhas quanto as crianças.

    Esse princípio também vale para os outros eventos. Por isso, a dica é criar estratégias de vendas para e-commerce em datas festivas a partir do ponto de vista de quem procura e compra o presente. 

    Olhar por esse ângulo ajuda a elevar as vendas, pois seus esforços estarão direcionados para quem realmente escolhe entre uma ou outra loja. 

    2. Explore todo o potencial das redes sociais

    Um estudo da Comscore Brasil mostrou que o Brasil é o terceiro país do mundo que mais usa redes sociais. E segundo dados do Opinion Box, 74% dos consumidores usam os seus perfis nessas plataformas para fazer compras.

    Então, se é neste lugar que seus clientes estão, é lá que sua loja também deve estar, concorda?

    Essa prática é chamada Social Commerce, e consiste em usar as redes sociais para atrair e engajar público e, por consequência, aumentar o volume de vendas.

    Algumas dicas rápidas de como adotar a estratégia são:

    • criar conteúdos interativos;
    • fechar parcerias com influencers;
    • manter um bom fluxo de publicações.

    3. Faça ações de marketing por e-mail

    Outra ótima dica para aumentar as vendas no e-commerce em datas festivas é criar ações de marketing para enviar por e-mail.

    Para isso, segmente os contatos da sua base, separando-os por grupos com interesses e hábitos de compras em comum. 

    Em seguida, pense em quais benefícios oferecer para despertar o interesse dessas pessoas — como descontos exclusivos para quem comprar alguns dias antes do evento.

    Inclusive, uma ideia é usar o e-mail marketing para explorar o conceito de antecipação, divulgando para a sua base de contatos tudo o que sua loja preparou para essas ocasiões especiais.

    4. Facilite o checkout

    Carrinhos abandonados são verdadeiros pesadelos para gestores de e-commerce, concorda? 

    A boa notícia é que existem diversas maneiras de evitar que os clientes desistam da compra na última etapa do processo. Oferecer um checkout personalizado é uma ótima opção.

    Trata-se da entrega de uma etapa final de uma compra customizada, alinhada ao perfil, às necessidades e às preferências do público-alvo.

    Para trabalhar com o modelo de checkout no seu e-commerce, algumas das práticas necessárias são diversificar as formas e meios de pagamento e garantir a segurança do processo.

    5. Amplie a oferta de meios de pagamento

    Por falar nesse assunto, uma das estratégias de vendas para e-commerce em datas festivas que não pode ficar de fora é melhorar os meios de pagamentos oferecidos.

    Pense que, quanto mais opções der ao seu cliente, menores as chances de ele desistir da compra por não conseguir pagar como prefere.

    Entre os melhores meios de pagamento online para lojas virtuais, estão:

    • cartão de crédito;
    • cartão de débito/débito online;
    • boleto bancário;
    • carteira digital;
    • link de pagamento;
    • Pix;
    • pagamento recorrente.

    Como oferecê-lo de uma maneira simples, e ainda otimizar a gestão do seu negócio? Com a ajuda da Zoop!

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    • split de pagamento;
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