Empreendedorismo

Fraudes na internet: conheça os tipos mais comuns e veja como evitá-las

Publicado em 06 de julho de 2020 por Redação Zoop

Fraudes na internet podem ser definidas como ações de má-fé realizadas por um fraudador com o objetivo de obter vantagens (geralmente financeiras) sobre uma vítima.

Vale lembrar que a fraude na internet se equipara ao crime de estelionato, previsto no Art. 171 do Código Penal brasileiro, com pena de reclusão/prisão de 1 a 5 anos, e multa.

Ainda assim, é bastante comum que esse tipo de crime ocorra no Brasil, especialmente na internet.

De acordo com a ClearSale, empresa de soluções antifraude para e-commerce, só varejo on-line conseguiu evitar mais de R$ 1,4 bilhão de operações fraudulentas em 2018.

Considerando o crescimento constante do setor — mais 16% em 2019, segundo a 41ª edição do Webshoppers — esse é um problema que afeta todos os envolvidos da cadeia de vendas.

E quais seriam as fraudes na internet mais comuns? Como você pode evitá-las a fim de proteger seu negócio, parceiros e clientes finais?

Além dessas respostas, trouxemos orientações bem importantes do time de segurança da informação da Zoop. Por isso, continue a leitura e confira!

O que são e quais os principais tipos de fraudes na internet

As fraudes na internet são caracterizadas por ações realizadas por pessoas de má índole que visam obter vantagens financeiras sobre outras pessoas ou negócios.

Um estudo mostrou que a cada R$ 100 gastos em lojas virtuais, um pouco mais de R$ 3 sofrem tentativa de fraudes. É um valor bastante alto se considerarmos que só os e-commerces movimentaram R$ 61,9 bilhões em 2019.

É sabido que marketplaces e e-commerces se preocupam em tomar medidas que visam proteger sellers e consumidores finais desse problema.

Entenda mais sobre prevenção a fraudes nos pagamentos ouvindo este podcast do nosso canal Papo na Nuvem.

No entanto, infelizmente, os denominados hackers (indivíduos com grande conhecimento de tecnologia e de informática), ainda encontram brechas para burlar os sistemas.

Separamos algumas das fraudes na internet mais comuns para que você conheça:

  • fraude do cartão de crédito: também conhecida como fraude limpa, acontece quando o fraudador tem em mãos todos os dados necessários para realizar a transação, por exemplo, o número do cartão;
  • autofraude: chamada também de fraude do reembolso, acontece quando uma compra on-line é realizada pelo próprio dono do cartão que, posteriormente, entra contato com a operadora alegando que foi roubado;
  • fraude amiga: ocorre quando o cartão é utilizado por uma pessoa conhecida do titular, porém sem seu consentimento;
  • fraude de triangulação: consiste na criação de uma loja virtual falsa que captura os dados bancários dos clientes para realizar compras em lojas reais;
  • fraude das páginas clonadas: nessa, o fraudador cria apenas uma página falsa do e-commerce ou marketplace e captura os dados dos clientes;
  • phishing: envio de links por mensagens eletrônicas (geralmente e-mails), em nome de marcas conhecidas, com a proposta de atualizar o cadastro do cliente, porém visando roubar seus dados.

Como evitar que a sua empresa (e clientes) sejam vítimas de fraudes na internet

Um levantamento da Abecs, Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, mostrou que 100% dos entrevistados que fizeram compras on-line usaram o cartão de crédito como meio de pagamento.

Só por esse meio de pagamento, é possível ver que o volume de pessoas que informam seus dados financeiros em sites é bastante alto.

Considerando ainda o crescimento das compras on-line, inclusive impulsionado pelo isolamento social e a mudança de comportamento do consumidor — aumento de 30,5% nas vendas dos e-commerces e de 28% no faturamento, segundo a ABComm — é fundamental promover mais segurança aos consumidores.

Além disso, é importante lembrar que as fraudes na internet geram grandes prejuízos financeiros a e-commerces e marketplaces por conta do chargeback, uma vez que as compras são canceladas, o valor estornado, mas a mercadoria não é devolvida.

Considerando tudo isso, é importante conhecer, e aplicar, ações que podem evitar que sua empresa e clientes sejam vítimas de fraudes on-line. Por isso, veja algumas soluções:

  • sistemas antifraude: softwares próprios que analisam padrões de comportamento, entre outras funcionalidades;
  • certificado digital SSL: cadeado digital para domínios “https://” que permite a criptografia dos dados transitados;
  • padrão de segurança PCI: padrão de segurança internacional para transações realizadas com cartões;
  • gateways seguros: uso de intermediadores de meios de pagamento confiáveis;
  • solicitação de CVV: código de segurança que consta na parte posterior dos cartões.

O que diz a equipe de segurança da informação da Zoop

A Zoop é uma fintech líder em tecnologia para serviços financeiros que possibilita que marketplaces, ERPs, empreendedores e outros tipos de negócios passem a gerenciar o fluxo financeiro de seus clientes, gerando novas receitas através de serviços de conta digital, splits de pagamento e antecipação de recebíveis.

Para isso, oferecemos nossa plataforma de serviços financeiros White Label, que conta com tecnologias de captura para pagamentos presenciais (maquininhas), boletos e outros meios de pagamentos.

Dessa forma, você pode criar soluções de pagamentos pontuais para os seus clientes, e tudo com sua própria marca, sem se preocupar com barreiras regulatórias, custos de desenvolvimento e tempo de implementação.

Mas para chegar a esse resultado, a sua segurança dos seus parceiros e dos consumidores finais é uma de nossas prioridades.

A fim de lhe ajudar a evitar possíveis fraudes no seu negócio, as quais podem afetar todos os envolvidos, nossa equipe de segurança da informação trabalha constantemente em busca de novas soluções.

Considerando isso, veja algumas informações e dicas importantes dadas por Nicolly Galvão, Advogada Contencioso/Preventivo e Elizabeth Pereira, Coordenadora de Prevenção a Fraudes sobre o que você pode fazer para evitar esse tipo de problema.

Vimos que as fraudes na internet ainda são uma realidade. Das que mencionamos, quais consideram que requer mais cuidado das empresas?

Todos os tipos requerem muitos cuidados, pois, sem dúvida, qualquer uma das modalidades podem trazer muitos prejuízos.

A fraude do cartão de crédito se destaca por ocorrer em maior volume. Já as fraudes de página clonada e phishing merecem total atenção, porque, além do risco financeiro, também afetam a imagem do marketplace ou e-commerce.

Do ponto de vista de contencioso é importante, também, que as empresas se atentem aos boletos.

O boleto é uma credencial de pagamento que não permite análise, ou seja, qualquer pessoa consegue emitir se possuir uma tecnologia de pagamento, de qualquer valor. Por isso, procure sempre deixar o boleto com a cara da sua empresa.

Por exemplo, nas compras feitas em grandes marketplaces, eles encaminham todas as informações necessárias para que o consumidor se certifique de que aquele boleto que está pagando de fato foi emitido pela empresa.

É possível fazer isso e, em uma eventual ação judicial, demonstrar o modelo emitido pela sua empresa versus o boleto pago pela pessoa que sofreu a fraude.

Temos conseguido diversas decisões favoráveis nesse sentido, comprovando que não somos responsáveis pela fraude de boletos, visto que essa pode ocorrer de qualquer forma e chegar ao consumidor final, de todas as maneiras possíveis (correios, e-mail etc).

Para evitar ser vítima de um desses golpes, qual a primeira ação que o responsável por um marketplace ou e-commerce deve tomar?

É muito importante manter a monitoria frequente de todos os seus indicadores, conhecer bem os seus clientes e ter um bom sistema antifraude para todas as operações.

Além disso, é essencial cuidar de toda a estrutura de segurança dos dados trafegados no site, bem como fornecer o máximo de informações possíveis aos consumidores, para que não seja penalizado pelas regras consumeristas.

E se o negócio estiver iniciando, ou estiver com capital de investimento limitado, qual tipo de proteção não pode faltar?

É importante refletir que a segurança é primordial em qualquer negócio.

Estabelecer a sua matriz de risco é o primeiro passo, seguido pelas formas de controle e monitoria das transações/operações realizadas.

Pense que uma pessoa (funcionário), ou uma planilha automatizada no Excel, podem fazer a função de antifraude, buscando identificar comportamentos e situações atípicas em sua empresa.

Muitos empreendedores ainda acreditam que basta adquirir uma solução de segurança para nunca mais se preocuparem com o problema de fraudes. No caso, pode haver vários recursos utilizados simultaneamente, certo?

Sim, os recursos devem ser utilizados simultaneamente.

A monitoria dos indicadores deve ser constante e o sistema antifraude, para que tenha efetividade, precisa ser acompanhado por um especialista, monitorando os seus resultados e calibrando com frequência as suas regras. Desse modo, o empreendedor conseguirá resultados mais efetivos.

De quanto em quanto tempo essas proteções precisam ser revistas?

É necessário que o acompanhamento seja diário, somente assim será possível tomar ações rapidamente, mitigando os riscos e alterando as estratégias e soluções de acordo com a complexidade dos problemas enfrentados.

Qual a principal dica dariam para que um marketplace ou e-commerce não seja vítima de fraudes relacionadas a meios de pagamento?

Tenha controle e um processo antifraude.

Você, mais do que ninguém, conhece seu negócio e deve sempre estar atento a comportamentos fora do perfil e/ou grande comercialização de produtos de fácil revenda, como eletrônicos e artigos de luxo.

Desconfie de situações muito vantajosas e tome ações rapidamente.

E como a Zoop contribui para manter o seu ambiente seguro?

A Zoop conta um time especializado em prevenção e combate a fraudes para lhe apoiar, prestando o suporte necessário para mitigação do risco no seu negócio.

Além disso, somos uma empresa certificada pelo PCI (PCI Security Standards Council — Conselho Padrão de Segurança PCI) e com profissionais empenhados em garantir a segurança dos dados trafegados em nossa rede.

Agora que você sabe mais sobre fraudes na internet e como a nossa equipe atua para evitá-las, que tal conhecer o que mais a Zoop pode oferecer para a sua empresa?

Assista a este vídeo e conheça todas as nossas soluções:

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