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    empreendedorismo

    Negócio escalável: o que é? Qual a importância da escalabilidade? Como tornar sua empresa escalável?

    13 de julho de 2020
    Por Redação Zoop
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    Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!

    Negócio escalável é aquele que consegue aumentar seu faturamento sem aumentar a despesa na mesma proporção.

    Como exemplo, imagine uma empresa que trabalha com algum tipo de software.

    Esse modelo de empreendimento, geralmente, não tem custos extras elevados para atender a um público maior. Afinal, basta “replicar” o produto e efetuar as vendas.

    Por outro lado, se usarmos como referência uma doceria, esse tende a não ser um tipo de negócio escalável.

    Isso acontece porque, para atender a uma demanda maior de pedidos, normalmente é preciso investir em novos maquinários, mais ingredientes, às vezes em mais mão de obra etc.

    Ou seja, o crescimento dessa empresa leva à necessidade de gastos que podem ser iguais aos lucros, o que não a torna escalável.

    Mas ainda que o conceito de escalabilidade esteja bastante relacionado às startups e fintechs, é importante que você saiba que existem diversos segmentos que podem se tornar um negócio escalável.

    Para isso, é preciso trabalhar (ou adicionar ao portfólio) produtos, serviços ou soluções que permitam atender demandas altas sem que isso leve a gastos proporcionais ao crescimento.

    E como conseguir isso? Qual caminho seguir? Nos meios de pagamento, o que é preciso para alcançar a escalabilidade no mercado financeiro?

    Veja agora as respostas para essas perguntas e, ao final, conheça um produto que pode ajudar sua empresa a atingir esse patamar. Acompanhe!

    O que é um negócio escalável?

    Negócio escalável é caracterizado pelo crescimento de uma empresa (lucratividade e expansão), sem que gere gastos proporcionais para chegar a esse resultado.

    Em outras palavras, trata-se de uma empresa que consegue aumentar seu volume de vendas a um baixo custo, sem precisar de altos investimentos para que o atendimento a essa nova demanda seja possível.

    De modo geral, para atender a um número maior de clientes, as empresas costumam investir mais, seja em maquinários, funcionários, tecnologias etc.

    No caso de um negócio escalável, ainda que haja a necessidade de ajustar algum ponto para atendimento dos novos pedidos, esse nunca será proporcional ao lucro obtido.

    Dessa forma, a empresa obtém um aumento no seu faturamento líquido sem o aumento de suas despesas.

    Qual a importância e as vantagens de um negócio escalável?

    Ter um negócio escalável é sinônimo de ter uma empresa com grande potencial de crescimento.

    Esse perfil, por sua vez, modifica (para melhor) a imagem do empreendimento, tornando-o mais competitivo, interessante para o público e até para possíveis investidores.

    Somado a isso, ter um negócio escalável traz vantagens como:

    • processos internos mais otimizados;
    • aumento do valor da empresa no mercado de atuação;
    • maior possibilidade de expansão.

    Processos internos mais otimizados

    Uma das características da escalabilidade é a padronização dos processos internos, os quais permitem, inclusive, replicar com mais facilidade o produto ou serviço comercializado.

    Como consequência, as atividades diárias são executadas com mais precisão e agilidade, aumentando a produtividade dos times, melhorando a qualidade do que é entregue ao cliente e contribuindo para o crescimento contínuo da empresa.

    Aumento do valor da empresa no mercado de atuação

    Como mencionado, negócios escaláveis são vistos como sinônimo de crescimento rápido e de lucros maiores. Por conta disso, empresas que atuam sob esse modelo tendem a ter seu valor de mercado aumentado.

    Um dos motivos é que, conseguir replicar um processo sem perder a qualidade, eleva sua vantagem competitiva.

    Além disso, quando comparado a outros negócios que não são escaláveis, esse tipo de empresa passa a imagem de gastar menos e produzir mais, o que agrega ainda mais valor aos seus produtos e/ou serviços.

    Maior possibilidade de expansão

    A escalabilidade também contribui para que uma empresa se estabeleça no seu mercado de atuação mais facilmente.

    Isso tende a acontecer porque um negócio escalável consegue se adaptar melhor e mais rapidamente às mudanças do seu setor.

    Como seus processos geram custos menores, se torna mais fácil se ajustar às novidades e, assim, entregar novas soluções ao público mais depressa.

    Também por isso, esse modelo de empresa consegue atrair mais clientes, o que leva a uma possibilidade de expansão maior.

    Como ter um negócio escalável?

    Empresas que já nascem escaláveis, a exemplo das startups e fintechs, costumam ter por características:

    • atendimento de alta demanda a baixo custo;
    • oferta de um produto ou serviço padronizado;
    • processo de produção possível de ser ensinado e replicado;
    • logística de entrega inteligente aos clientes.

    No entanto, é importante que você saiba que esse modelo de negócio pode ser implementado em diversos setores.

    Para saber se a sua empresa pode se tornar um negócio escalável é interessante responder às seguintes perguntas:

    • Seus processos são repetíveis? Isso indica um modelo que gera uma receita recorrente.
    • Seus processos são valiosos? Indica que atende a uma carência existente no mercado.
    • Seus processos podem ser ensinados? Indicativo da possibilidade de ser replicado e difundido.

    Mas o que fazer caso nenhuma dessas perguntas tenha resposta positiva e, ainda assim, você quiser se beneficiar das vantagens de ter um negócio escalável?

    Uma das opções é passar a oferecer aos seus clientes produtos e serviços financeiros.

    Como começar a trabalhar com produtos e serviços financeiros?

    Sim! Sua empresa pode oferecer produtos e serviços financeiros aos seus clientes ainda que esse não seja o seu core business.

    Além de tornar o seu negócio escalável, a oferta dessas soluções resultam em uma nova fonte de receita.

    Isso é totalmente possível graças às plataformas White Label de pagamentos. Trata-se de uma ferramenta que permite que empresas de qualquer setor passem a atuar também como instituições financeiras.

    Com essa solução a sua empresa pode oferecer os mais diversos produtos financeiros aos seus clientes, tudo com a sua própria marca.

    Oferecida por instituições financeiras ou fintechs, a plataforma White Label permite que a sua empresa se beneficie de uma tecnologia escalável e crie soluções próprias para atender às dores do seu público, tais como:

    Como vantagem de expandir seu portfólio com produtos e serviços financeiros se destacam:

    • atendimento melhor das necessidades dos seus clientes;
    • oferta de soluções financeiras personalizadas para o seu público-alvo;
    • aumento nas taxas de atração e de retenção;
    • melhora da experiência do cliente;
    • possibilidade de gerar novos negócios;
    • aumento da competitividade da sua empresa.

    O que mais você precisa saber sobre escalabilidade no mercado financeiro?

    A escalabilidade no mercado financeiro vem sendo cada dia mais aproveitada por empresas que não são desse setor.

    Como exemplo, podemos citar a Uber, que lançou aos seus parceiros de negócio soluções que englobam conta digital, cartões de crédito e de débito, carteira virtual para pagamentos, entre outras.

    Não podemos deixar de destacar uma de nossas empresas parceiras, o iFood.

    O líder no ramo de delivery de alimentos solucionou o problema de logística dos seus parceiros e de conciliação bancária depois que passou a trabalhar com máquinas de cartão e conta digital com a própria marca.

    Entenda mais sobre esse case assistindo estes vídeos:

    E como citado anteriormente, uma das características de um negócio escalável é a facilidade de se adequar às novidades do setor.

    As mais recentes desse mercado dizem respeito ao crescimento dos e-commerces, ao aumento no número de pagamentos digitais, bem como do pagamento por aproximação, todos impulsionados pela pandemia do novo coronavírus.

    Esse último, além de colaborar para evitar a proliferação do vírus, está sendo muito bem visto e recebido pelos consumidores.

    Segundo pesquisas, 88% dos entrevistados consideram o pagamento por aproximação, ou contactless, mais conveniente do que o dinheiro, 82% julgam ser mais rápido e 78% afirmar ser mais seguro.

    Pensando em atender a essa nova realidade e parcela de consumidores, além de todas as soluções financeiras já disponíveis na nossa plataforma White Label, a Zoop acaba de lançar um novo produto, o Zoop Contactless.

    Como fintech líder em tecnologia para serviços financeiros, nossa proposta é atender cada dia melhor nossos parceiros e seus clientes.

    Por isso, o Zoop Contactless chega como mais uma opção de pagamento presencial.

    Com ele, basta o consumidor aproximar seu cartão, ou dispositivo habilitado para NFC (Near Field Communication), do terminal de pagamento e realizar a transação.

    Além de atender a essa nova demanda de mercado e gerar uma nova receita para a sua empresa, o Zoop Contactless é um produto que contribui bastante para quem deseja ter negócio escalável.

    Quer saber mais?

    Então converse agora mesmo com um dos nossos especialistas e veja com a Zoop ajuda para que marketplaces, ERPs, empreendedores e empresas de qualquer segmento a atuarem como instituições financeiras.

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