Empreendedorismo

O que é SDK? Entenda conceito e como ele pode melhorar a experiência de compra do seu cliente

Publicado em 20 de fevereiro de 2020 por Carla Galdino
2.4/5 - (27 votes)

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!

Você sabe o que é SDK? É possível explicar esse conceito como um kit de programas e ferramentas voltadas para o desenvolvimento de softwares. A ideia por trás do uso dessa solução é melhorar aplicações e sistemas já existentes, ou mesmo desenvolver novos, mais atualizados e modernos, de uma maneira mais simplificada.

Com o objetivo de oferecer inovações para os seus clientes, as empresas do setor de meios de pagamentos estão sempre desenvolvendo soluções que tragam mais facilidade e agilidade para seus clientes. E um bom exemplo disso, é por meio dos SDKs.

Por conta disso, neste post, vamos esclarecer o que é SDK, quais devem ser suas características, quais são os benefícios em utilizá-lo e como contar com a melhor solução do mercado.  

Siga a leitura deste artigo e fique por dentro de tudo sobre esse assunto!

O que é SDK?

Para saber o que é SDK, precisamos começar explicando o que essa sigla significa. SDK é a abreviação do termo em inglês Software Development Kit, que traduzido para o português quer dizer Kit de Desenvolvimento de Software.

Também conhecido como devkit, trata-se de um conjunto de ferramentas e programas utilizados por desenvolvedores como base para construir algo de acordo com a sua necessidade.

Geralmente, SDKs incluem uma série de funcionalidades, incluindo bibliotecas, documentações, utilitários, amostras de códigos, processos e guias para que os programadores possam desenvolver seus programas ou funcionalidades de acordo com seus objetivos, e que também consigam integrá-los às suas próprias aplicações.

Para se ter uma ideia da aplicação e funcionalidade desse recurso, existem SDKs que permitem a criação de soluções para todas as principais plataformas, tais como Android, iOS e Windows.

O que um bom SDK deve oferecer?

Saber o que é SDK é importante, mas é preciso entender também o que esperar de uma solução como essa.

Os Softwares Development Kit são desenvolvidos por terceiros para serem utilizados por quem os adquiriu. Contudo, ele não é adquirido diretamente. Na prática, a empresa contrata os serviços do fornecedor e recebe os SDKs, só podendo utilizá-los por meio do fornecedor contratado.

Por isso, é importante ter certeza que o kit agregará valor ao seu negócio e facilitará a vida dos desenvolvedores na criação de funcionalidades que atendam às necessidades da sua empresa antes de fechar essa parceria.

Assim, as principais características de um bom SDK são:

  • facilidade de uso;
  • documentação detalhada explicando como os códigos funcionam;
  • funcionalidades suficientes para agregar valor a outras aplicações;
  • impacto positivo no desempenho do dispositivo para que foi criado;
  • boa interação com outros SDKs.

Quais os benefícios de um SDK para a sua empresa?

Agora que você sabe o que é SDK e o que esperar de um bom devkit, conheça os principais benefícios que a sua empresa pode usufruir, que são:

  • tornar mais fácil a integração;
  • trazer mais segurança e confiabilidade;
  • reduzir o tempo de lançamento de novos produtos.

Tornar mais fácil a integração

Como comentamos, SDKs oferecem funcionalidades pré-definidas, o que faz com que o processo de integração seja mais fácil e simplificado quando comparado, por exemplo, a uma API, Application Programing Interface.

Os Softwares Development Kit também contam com todo o suporte e com todas as instruções que os desenvolvedores precisam para integrá-los sem complicações. 

Com isso, sua empresa consegue reduzir seus gastos, uma vez que pode trabalhar com uma equipe mais enxuta e de forma muito mais ágil.

Trazer mais segurança e confiabilidade

Outra vantagem do SDK é a segurança. Como o kit é desenvolvido por terceiros, a sua empresa não precisa contar com profissionais especializados no assunto e tem a tranquilidade de utilizar soluções fornecidas por uma empresa reconhecida no mercado, que já tem expertise e experiência no assunto.

Para isso, porém, é preciso uma atenção extra no momento da escolha. Antes de “bater o martelo”, faça uma pesquisa sobre a reputação da empresa que fornece o SDK software que você pretende adquirir.

Não se esqueça de consultar a opinião de outros clientes e, se possível, de programadores que já trabalharam com a ferramenta. O atendimento e o suporte também devem ser levados em consideração.

Reduzir o tempo de lançamento de novos produtos

Com diversas funcionalidades e processos já pré-definidos, os SDKs permitem uma redução considerável no trabalho dos desenvolvedores e, ainda mais importante, na burocracia e na complexidade que envolvem o lançamento de novas aplicações.

Ao realizar a integração, a sua empresa corta caminho e evita ter que lidar com processos complexos. Desse modo, consegue criar ferramentas de maneira muito mais eficiente, além de tornar todo o processo muito mais simples para todos os envolvidos. 

Além disso, sobra mais tempo para planejar o lançamento do novo produto e ter a certeza de oferecer ao mercado uma solução de qualidade.

Como um SDK software afeta a experiência do cliente?

Um SDK software é um caminho para as empresas criem novos recursos ou aplicações, ou modernizarem os que já oferecem aos seus clientes, mas de uma maneira mais simples e rápida.

É possível dizer que essa solução contribui com o processo de transformação digital pelo qual companhias dos mais variados setores estão passando, especialmente no que se refere à oferta de produtos e serviços financeiros.

Do ponto de vista dos usuários, ter acesso a ferramentas mais modernas e digitais facilita o dia a dia, contribui para resolver as suas dores em menos tempo, e atende às suas atuais necessidades e padrões de comportamento.

Ao prezar pelo sucesso do cliente, as marcas têm a chance de melhorar as suas taxas de atração e de fidelização e, consequentemente, a imagem do negócio e o seu faturamento.

Como o SDK da Zoop pode ajudar sua empresa?

O Zoop SDK foi feito por desenvolvedores para desenvolvedores. Nosso devkit permite a criação de soluções para suportar as transações de Pagamento Presencial em seu aplicativo Android, iOS ou Windows PC, de forma que a sua aplicação possa aceitar pagamentos Zoop com segurança.

Para as transações de pagamento presencial, o Zoop SDK interage com o dispositivo e o software compatível, que se estendem dentro do Terminal Zoop (o terminal de pagamento de hardware certificado ou pinpad), encapsulando a maior parte da comunicação subjacente, criptografia, certificações e outras interações complexas com o terminal de pagamento e também entre o terminal e o Zoop Payment API (gateway).

E como contar com a melhor solução SDK agora?

Agora que você já sabe o que é SDK e as vantagens dessa solução para a sua empresa, que tal contar com a melhor opção do mercado? Então conheça a solução de SDK da Zoop:

A Zoop possibilita que marketplaces, ERPs, empreendedores e outros tipos de negócios passem a gerenciar o fluxo transacional de seus clientes, gerando novas receitas por meio de serviços como conta digital, splits de pagamento e antecipação de recebíveis.

Com nossa plataforma de serviços financeiros white label, que conta com tecnologias de captura para maquininhas, boletos e outros meios de pagamentos com sua própria marca, você elimina barreiras regulatórias, reduz custos de desenvolvimento e diminui o tempo de implementação para sua empresa crescer focada no que faz melhor.

Junte-se ao iFood, Sympla, Avec e outros grandes negócios que também geram valor com serviços financeiros.

Converse agora mesmo com um especialista e confira como!

Zoop. Tecnologia para os serviços financeiros do futuro.

2.4/5 - (27 votes)
Diga como podemos lhe ajudar!
Avalie o artigo