
Como calcular a margem de contribuição de produtos? [Guia]

Existe uma série de métricas e conceitos fundamentais para manter a saúde financeira do seu negócio e destacá-lo no mercado. Aprender como calcular a margem de contribuição, por exemplo, é uma das práticas que não podem faltar nos processos internos de qualquer empresa!
Nessa abordagem, há duas categorias principais para classificar as despesas de um negócio: custos fixos e os variáveis. Os primeiros são os gastos permanentes que não sofrem grandes mudanças, como conta de luz, aluguel, salário dos funcionários e impostos.
Já os custos variáveis são os que mudam conforme o volume de vendas e a demanda da empresa. Quando se fabricam mais produtos em um mês em relação ao anterior, as despesas também aumentam, por exemplo.
Portanto, aprender como calcular a margem de contribuição gera mais eficiência à gestão, pois prevê um valor que assegure o pagamento dos custos fixos mensais.
Neste artigo, você aprende:
- o que é a margem de contribuição;
- qual a diferença entre margem de contribuição e ponto de equilíbrio;
- o que é margem de contribuição unitária;
- como calcular a margem de contribuição na prática;
- qual é a importância da margem de contribuição;
- como melhorar a margem de contribuição.
Boa leitura!
O que é a margem de contribuição?
A margem de contribuição mostra quanto a empresa realmente ganha com cada venda após deduzir os custos e despesas variáveis, como impostos, comissões e taxas. Esse valor cobre as despesas fixas e define o lucro do negócio. Além disso, permite avaliar a sustentabilidade financeira e a precificação dos produtos.
O cálculo dessa métrica é muito simples, pois representa a quantia restante após subtrair os custos e despesas variáveis da receita com vendas. Veja a fórmula:
Margem de contribuição = receita com vendas – custos e despesas variáveis
Esse cálculo permite que o gestor prepare um planejamento financeiro de segurança e preveja um espaço orçamentário para o pagamento das despesas fixas, como:
- conta de energia;
- aluguel;
- impostos;
- e valores devidos aos colaboradores.
Esse indicador garante que a empresa tenha recursos suficientes para cobrir custos essenciais e manter suas operações. Dessa forma, qualquer modelo de negócio pode aplicá-lo, seja na indústria, no varejo ou na prestação de serviços.
Até mesmo pequenos empreendedores com lojas virtuais devem considerá-lo para assegurar o pagamento de impostos e a presença em marketplaces, dentre outros custos fixos.
Dica: aproveite para baixar o e-book gratuito de gestão de pagamentos
Qual a diferença entre margem de contribuição e ponto de equilíbrio?
A diferença entre margem de contribuição e ponto de equilíbrio está no que cada conceito mede. A margem de contribuição mostra o valor que sobra da receita após a empresa deduzir custos variáveis e permite cobrir custos fixos e gerar lucro. Já o ponto de equilíbrio indica o faturamento mínimo necessário para evitar prejuízos.
Em outras palavras, a margem de contribuição resulta da subtração dos custos e despesas variáveis do preço de venda. Esse indicador revela quanto cada transação contribui para pagar as despesas fixas e formar lucro.
Por outro lado, o ponto de equilíbrio define o volume de vendas necessário para cobrir todas as despesas sem gerar lucro nem prejuízo. Esse cálculo considera a relação entre a margem de contribuição e os custos fixos. No gráfico financeiro, por exemplo, representa o momento em que a receita total se iguala ao custo total.
Portanto, enquanto a margem de contribuição mede a eficiência e a lucratividade das vendas, o ponto de equilíbrio estabelece as metas mínimas de faturamento para sustentar o negócio.
O que é margem de contribuição unitária?
A margem de contribuição unitária revela quanto sobra para pagar as despesas fixas de um produto específico. Para calculá-la, a empresa subtrai os custos e despesas variáveis do preço de venda unitário. Esse cálculo permite avaliar a rentabilidade de cada item que um negócio comercializou.
Por exemplo, se você é dono de uma loja de alimentos naturais e deseja saber qual é a margem de contribuição unitária de um pacotinho de aveia, basta subtrair os custos variáveis do valor da venda.
Como calcular a margem de contribuição na prática?
Veja como calcular a margem de contribuição com um exemplo simples de uma loja de produtos naturais.
Se o preço de um pacotinho de biscoitos é R$10 e as despesas fixas agregadas são de R$8, a margem de contribuição unitária é de R$2.
Caso venda 100 pacotinhos no mês, o valor da margem mensal é, portanto, de R$200. Então, conte com esse valor para pagar as contas fixas do mês e gerar lucro.
O cálculo serve para cada produto do portfólio da loja. Assim, o gestor segmenta todas as opções à venda com uma margem de contribuição própria.
Qual é a importância da margem de contribuição?
Aprender como calcular a margem de contribuição é importante, por exemplo, para a precificação dos produtos. Afinal, essa métrica disponibiliza as referências necessárias para determinar um valor justo e equilibrado para os seus clientes, de forma a deixar a compra mais atrativa e garantir o lucro da empresa.
Além disso, a margem possibilita monitorar a performance comercial de cada produto, o que otimiza o giro de estoque e as receitas de vendas.
O impacto nos resultados é ainda mais visível com o investimento certo em plataformas de automação financeira, já que essas ferramentas reduzem a frequência de erros manuais e aumentam a eficiência do controle financeiro.
Como melhorar a margem de contribuição?
Veja como melhorar a margem de contribuição com três dicas simples:
-
- pesquise pelas melhores opções de custos variáveis, como fornecedores com bom custo-benefício;
- automatize processos financeiros para não sofrer prejuízos com erros de cálculo;
- otimize o giro de estoque para evitar itens encalhados ou ausentes.
Além disso, priorize medidas comerciais consistentes, como o aprimoramento da jornada de compra do consumidor.
Nesse caso, duas medidas no sistema financeiro fazem toda a diferença: aumento da oferta de opções de pagamento no checkout e ampliação do portfólio de produtos e serviços.
No primeiro exemplo, há uma redução considerável na taxa de abandono de carrinho, pois provavelmente o cliente encontrará o método de pagamento que procura.
Já no segundo caso, o caminho é investir em soluções de fintech as a service para disponibilizar serviços financeiros próprios aos consumidores, como conta digital, transferências, condições de crédito exclusivas e moedas para programas de fidelidade.
Sabe uma forma fácil de colocar essas duas ações em prática? Com o hub de soluções financeiras presentes no Zoop Payments!
Integre uma plataforma white label com sua própria marca na estrutura operacional do seu negócio. Dessa forma, ofereça diversos produtos financeiros convenientes, seguros e modernos aos seus clientes.
A cereja do bolo é que a tecnologia da Zoop também gera relatórios automáticos para aprimorar a gestão do dinheiro da companhia e facilitar o cálculo da margem de contribuição.
Converse agora mesmo com um dos nossos especialistas e conheça as melhores soluções para o gerenciamento financeiro de pagamentos.
Entendeu como calcular a margem de contribuição e qual a sua importância? Maravilha! Acompanhe as publicações do blog da Zoop para obter mais insights preciosos do mundo das finanças e tecnologia. Até mais!
Assine nossa newsletter
Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.