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    Como vender mais no Dia dos Pais? GUIA para o e-commerce

    26 de julho de 2024
    Por Redação Zoop
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    Neste artigo, trouxemos dicas e estratégias para te ajudar a entender como vender mais no Dia dos Pais, que vão desde o momento em que o potencial comprador acessa o seu site, até a finalização da etapa de pagamento.

    A abordagem mais completa, que envolve todas as etapas da jornada de compra, é essencial não apenas para garantir a venda nesta data comemorativa, mas, também, para fidelizar o cliente para aquisições futuras.

    É bem importante lembrar a importância de promover boas experiências de compra aos consumidores. Afinal, uma venda não se resume a negociar um produto e/ou serviço de qualidade. Atualmente, as pessoas estão em busca de outros pontos antes de estabelecerem um relacionamento com uma empresa.

    Inclusive, o relatório da Zendesk de tendências de Customer Experience (CX) revela que 65% dos consumidores querem comprar de negócios que oferecem transações on-line fáceis e rápidas. 

    No contexto do comércio eletrônico, fica clara a importância de sites responsivos, com navegação descomplicada, meios de pagamentos diversificados, além de produtos bem apresentados.

    O mesmo levantamento também apontou que 75% dos clientes estão dispostos a gastar mais para comprar de marcas que ofereçam boas experiências. Ou seja, a jornada vivida pelo consumidor afeta diretamente a sua decisão de compra e, consequentemente, o faturamento do negócio.

    Com todos esses pontos em mente, que tal descobrir quais são as dicas que trouxemos sobre como vender mais no Dia dos Pais? Basta continuar a leitura!

    Como preparar o negócio para o Dia dos Pais? 5 estratégias!

    Antes de pensar em vender mais, é essencial preparar o seu negócio para esse momento. Afinal, como acontece em outras datas comemorativas, o Dia dos Pais gera um aumento significativo de procura por parte dos clientes. 

    O que queremos dizer com isso é que, se o seu comércio não estiver pronto para absorver toda a demanda extra, de nada adianta adotar estratégias para elevar as vendas, concorda?

    Dessa forma, as melhores ações para deixar o seu negócio pronto para esse importante evento são:

    1. faça um bom planejamento;
    2. adeque o estoque;
    3. teste os canais de vendas e de atendimento;
    4. avalie os meios de pagamento oferecidos;
    5. treine adequadamente os funcionários.

    Entenda melhor cada uma dessas estratégias para o Dia dos Pais.

    1. Faça um bom planejamento

    O planejamento no varejo se refere à definição de ações que, quando colocadas em prática, ajudam a atingir os resultados e objetivos determinados anteriormente.

    Se a sua meta é vender mais no Dia dos Pais, logo, precisa traçar um caminho para chegar até este ponto, o qual pode ser:

    • analisar o mercado;
    • descobrir quais produtos/serviços os consumidores mais procuram atualmente;
    • avaliar concorrentes.

    Um bom planejamento ajuda não apenas a vender mais, mas também a reduzir custos, elevar a competitividade do seu negócio, organizar e aumentar a eficiência dos processos e, por fim, atender os clientes melhor.

    2. Adeque o estoque

    De acordo com dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Dia dos Pais de 2024 tem potencial para alcançar R$7,7 bilhões em vendas. Se a expectativa se confirmar, haverá um aumento de 4,7% em comparação a 2023.

    Esse é um tipo de informação que ajuda na adequação do seu estoque, pois com base nas tendências e na análise da linha de crescimento no volume de vendas, é possível calcular quanto de mercadoria sua loja precisa para suprir a busca dos clientes.

    Esse cuidado é fundamental para evitar problemas como a ruptura de estoque, que ocorre quando o item que o consumidor pretende comprar não está disponível. 

    Situações como essa impactam negativamente o relacionamento com o público, compromete a imagem da marca e leva a importantes perdas financeiras.

    3. Teste os canais de vendas e de atendimento

    Um site ou aplicativo com carregamento rápido das páginas transmite profissionalismo, credibilidade e aumenta a sensação de segurança dos clientes, principalmente na etapa de pagamento.

    Por isso, se você quer descobrir como vender mais no Dia dos Pais, precisa testar suas plataformas de vendas e garantir que estejam prontas para absorver um volume de vendas maior sem “travar” e comprometer a experiência de compra dos clientes.

    Existem diversas ferramentas que ajudam nessa análise, como o Google PageSpeed Insights, que analisa o desempenho de sites em relação à velocidade de carregamento das páginas.

    4. Avalie os meios de pagamento oferecidos

    Os meios de pagamento são impulsionadores de vendas no e-commerce. Quando o potencial comprador não encontra o método preferido, a tendência é desistir da aquisição e buscar outro comércio eletrônico que disponibilize o que ele quer.

    Inclusive, o infográfico da plataforma de conteúdo Gente, da Globo, comprova o que acabamos de dizer, ao revelar que 80% dos brasileiros já desistiram de uma compra por não ter a chance de pagar da maneira que gostariam.

    Para evitar que isso aconteça no seu negócio, reveja as opções de pagamentos oferecidas e mescle entre as mais tradicionais e procuradas no e-commerce, como cartão de crédito e boleto bancário, e as mais modernas e atuais, como Pix e link de pagamento.

    Não sabe como fazer isso? Temos um artigo que ajudará você. Confira! “Como escolher meios de pagamento online para lojas virtuais?

    5. Treine adequadamente os funcionários

    Para todo esse preparo e estratégias para o Dia dos Pais darem certo, é essencial que seus funcionários saibam exatamente o que fazer. 

    Lembre-se de que as datas comemorativas exigem mais dos times, que precisam estar preparados para conseguirem atender um volume maior de clientes, bem diferente do que acontece nos outros dias.

    Os treinamentos são ótimas oportunidades para aprimorar a atuação dos profissionais em diversos momentos. Veja alguns exemplos:

    • ensinar diferentes técnicas de vendas;
    • mostrar como lidar com clientes difíceis;
    • apresentar a forma e o momento certo de usar gatilhos mentais;
    • ensinar como dizer não sem perder a venda ou comprometer o relacionamento com o consumidor. 

    Afinal, como vender mais no Dia dos Pais?

    As estratégias para o Dia dos Pais que mais se destacam, quando o objetivo é aumentar as vendas, são:

    1. adotar ações que tenham o cliente como foco;
    2. ampliar os canais de atendimento e de vendas;
    3. pensar em como aumentar o ticket médio no Dia dos Pais;
    4. utilizar soluções omnichannel;
    5. oferecer diferentes opções de meios de pagamento.

    Vamos aos detalhes?

    1. Adotar ações que tenham o cliente como foco

    Começamos nossa lista de ideias sobre como vender mais no Dia dos Pais com o destaque da seguinte medida estratégica: o cliente deve estar no centro de todas as ações adotadas no seu negócio.

    Em outras palavras, quer dizer que desde a montagem do site ou aplicativo de venda, até o tipo de checkout oferecido, é preciso pensar e implementar cada passo a partir do perfil do seu público-alvo.

    Dessa forma, fica muito mais fácil atrair o consumidor, bem como fidelizá-lo à sua marca, visto que atenderá a todas as suas necessidades e expectativas.

    2. Ampliar os canais de atendimento e de vendas

    Quem busca ideias para vender mais e melhorar o posicionamento da marca no varejo on-line precisa ter em mente que, nem sempre, as vendas acontecem na plataforma oficial.

    As redes sociais, por exemplo, são um importante canal de negociação, e vão além de ser apenas um espaço para criação e divulgação de campanhas para o Dia dos Pais, no sentido restrito de apresentação de produtos e/ou serviços.

    Por isso, é essencial investir em suas páginas nessas mídias, o que também contribui para tornar a sua marca mais conhecida na internet, e estimular o engajamento do público.

    No que se refere à ampliação dos canais de atendimento, dedique atenção especial aos voltados para esclarecimento de dúvidas, reclamações, pedido de informações, entre outras interações. Isso porque, às vezes, basta uma orientação para uma pessoa tomar a decisão de compra.

    Uma boa opção aqui é diversificar os canais de atendimento do seu e-commerce e incluir, por exemplo, chat em tempo real, aplicativos de troca de mensagem instantânea e e-mail.

    3. Pensar em como aumentar o ticket médio no Dia dos Pais

    O ticket médio é um indicador que revela o valor médio vendido por um negócio em determinado período.

    De acordo com a pesquisa da Alshop que citamos, em 2023, o valor médio das compras feitas no Dia dos Pais ficou entre R$180 e R$220.

    Esses podem ser números interessantes, conforme do produto vendido, perfil do cliente e porte do e-commerce. Porém, se quiser aumentar o ticket médio da sua loja este ano, algumas boas práticas são:

    • criar programas de fidelidade e/ou de recompensas;
    • montar um clube de assinatura;
    • promover cross-sell e up-sell;
    • oferecer cashback;
    • melhorar a oferta de meios de pagamento.

    Confira detalhes de cada uma dessas abordagens no artigo: “Ticket médio: como aumentar? 5 estratégias para melhor esse indicador

    4. Utilizar soluções omnichannel

    Uma dica de como vender mais no Dia dos Pais que não poderia ficar de fora é a utilização de soluções omnichannel, que são aquelas que integram canais on-line e off-line de forma coordenada.

    Para quem atua somente no formato digital, ou seja, não tem loja física, uma forma de se tornar um varejo omnichannel é adotar conceitos de logística de entrega diferenciados, a exemplo do click & collect. 

    Nessa estratégia, o cliente faz a compra no site da marca e retira o produto em um ponto comercial parceiro da empresa, definido pelo vendedor. 

    A abordagem reduz o tempo de entrega e elimina os custos com frete, o que pode ser um importante diferencial para o comprador na hora de tomar a sua decisão.

    Além disso, é possível (e bastante indicado), oferecer meios de pagamento omnichannel — por exemplo, permitir que o cliente pague uma compra on-line com um método de pagamento físico no momento da entrega do produto.

    O artigo “Pagamento omnichannel: o que é, quais as vantagens e como oferecer?” explica todos os detalhes sobre essa estratégia. Por isso, não deixe de ler!

    5. Oferecer diferentes opções de meios de pagamento

    E por falar em meios de pagamento, quanto mais soluções disponibilizar para o seu público, maiores serão as chances de conseguir fechar novas vendas.

    Isso acontece porque o cliente tende a preferir fechar a sua compra on-line em plataformas que oferecem os seus métodos de pagamento favoritos.

    Assim, é essencial considerar quais são os mais utilizados pelos seus consumidores, e quais opções entregam experiências de compra melhores, mais seguras e otimizadas.

    As carteiras digitais de pagamento, por exemplo, tiveram um aumento de 6,5% de utilização no checkout on-line em todo o mundo, conforme os dados do relatório The Global Payments Report.

    Outra boa oferta é o Pix, que teve novas funções liberadas pelo Banco Central, como o Pix Cobrança.

    A solução, que possibilita a cobrança de valores com datas futuras, semelhante a um boleto bancário, tem tudo para fomentar as vendas no varejo, especialmente por otimizar o processo de pagamento da compra e o recebimento pelo lojista.

    Qual a importância da experiência de pagamento no Dia dos Pais?

    A experiência de pagamento é importante no Dia dos Pais, pois essa etapa é a mais sensível nas vendas on-line

    Qual atrito pode gerar insegurança em quem compra e levar essa pessoa a desistir da compra — afinal, ninguém quer ter problemas financeiros devido a transações erradas na internet, concorda?

    A payment experience, como também se chama a experiência de pagamento, é uma prática que ajuda a entregar uma jornada do cliente muito mais fluida e, principalmente, mais segura.

    Consiste em pensar em todo o caminho que o cliente percorre até concluir, efetivamente, o pagamento.

    Nesse trajeto é essencial trabalhar critérios como:

    • segurança: adotar, por exemplo, a criptografia para proteger os dados bancários dos consumidores;
    • praticidade: com diferentes opções de pagamento, os clientes têm várias alternativas para escolher a melhor para o momento em que está;
    • facilidade: tela de pagamento simples, com design claro e intuitivo, e possibilidade de pagar com apenas um clique.

    Extra! Aproveite e assista a este vídeo sobre como pagamentos rápidos e seguros para seus clientes são vantajosos para o seu negócio!

    Como melhorar a experiência de pagamento para o Dia dos Pais? 

    A melhor forma de melhorar a experiência de pagamento para o Dia dos Pais é oferecer diferentes soluções na hora de pagar, para os clientes terem a chance de usar a que preferem de forma rápida, fluida e descomplicada.

    Os meios de pagamento da Zoop aprimoram a experiência dos clientes porque são exatamente assim, e ainda podem ser personalizados de acordo com o perfil e as regras do seu negócio! 

    O Zoop Payments se integra facilmente a seu site ou aplicativo, permite o recebimento de valores via cartão de crédito, Pix, boleto, link de pagamento e recorrência.

    Além de ter a sua receita potencializada a cada transação, você ainda conta com:

    • split de pagamento;
    • tokenização;
    • antecipação de recebíveis;
    • conciliação;
    • ferramentas de gestão.

    Entre em contato agora mesmo com os nossos especialistas e veja como ter todos esses recursos na sua empresa.

    Dá um Zoop no seu negócio!

     

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