O que é ciclo financeiro? Como calcular? Para que serve? [Guia]
Cuidar da gestão financeira do seu negócio é tão importante quanto ter produtos de qualidade. E, dentre as várias métricas mais importantes para cuidar direitinho do dinheiro da empresa, algumas merecem destaque especial. Vamos falar sobre o que é ciclo financeiro!
A escolha dessa métrica se dá tanto pela abrangência de seus insights quanto pela simplicidade da aplicação. Afinal, aprender como calcular o ciclo financeiro pode trazer respostas interessantes para a produção, o giro de estoque e o processo de venda de um produto.
E trazer procedimentos simples para realizar a gestão financeira é sempre bem-vindo, principalmente para os gestores iniciantes no mundo dos negócios. Para se ter uma ideia, 82% dos pequenos negócios fecharam as portas em 2023 em virtude de um fraco giro de caixa, segundo dados do SEM Rush.
Essa estatísticas corroboram ainda mais para a necessidade de gestores entenderem o que é ciclo financeiro, uma vez que essa métrica é fundamental para garantir o melhor fluxo de caixa possível.
Quer aprender mais sobre essa métrica e entender como gerenciar o ciclo financeiro do seu negócio de forma eficiente? Então, continue a leitura do nosso guia até o fim!
O que é ciclo financeiro?
O ciclo financeiro é uma métrica de gestão financeira que calcula a média de tempo que uma empresa leva para adquirir o retorno financeiro necessário para abater os investimentos feitos inicialmente na produção ou composição do estoque.
Isto é, essa métrica leva em conta o ciclo produtivo e o ciclo comercial de um negócio, considerando como essas duas etapas se integram para viabilizar o giro de caixa necessário para manter a saúde financeira.
Imagine, por exemplo, que um e-commerce comprou um estoque junto ao fornecedor no dia X. Nesse caso, o ciclo financeiro levará em consideração o tempo que a loja virtual teve para vender todos esses produtos adquiridos no dia X.
Dessa forma, é possível obter insights valiosos de quanto tempo um negócio leva para liquidar seus investimentos em produção e ter o dinheiro em caixa para retirar seus lucros, honrar os compromissos e dar continuidade aos processos operacionais.
Como podemos ver, o nome “ciclo financeiro” é bem sugestivo, uma vez que essa métrica aborda toda a jornada do dinheiro da empresa desde o capital inicial produtivo até o retorno comercial com as vendas dos produtos.
Entretanto, esse ciclo pode ser ainda mais complexo e assertivo para a gestão financeira de um negócio. Vamos falar agora da diferença entre ciclo financeiro e ciclo operacional!
Qual é a diferença entre ciclo financeiro e ciclo operacional?
Se você entendeu o que é ciclo financeiro, o conceito de ciclo operacional também será bem simples, uma vez que o conceito do segundo é apenas uma extensão do significado do primeiro.
O ciclo operacional considera o investimento na aquisição de matérias-primas e a produção de um estoque de produtos, em vez de apenas constar na equação do cálculo o tempo de estocagem de mercadorias já prontas.
Sendo assim, desde a compra de matérias-primas, passando pelo tempo em que os profissionais trabalham na produção até os dias de armazenamento do estoque, tudo isso deve ser ponderado no cálculo do ciclo operacional.
Em resumo, o cálculo do ciclo financeiro leva para a equação apenas o tempo que o produto ficou em estoque até ser vendido. Já o ciclo operacional aborda também o tempo que levou para gerar esse estoque também.
Podemos ver que os dois conceitos são bem similares. A diferença é apenas o tempo operacional que é levado em conta no cálculo.
Como calcular ciclo financeiro?
Agora que você entendeu o que é ciclo financeiro, chegou a hora de botar o conhecimento em prática e aprender como calcular essa métrica tão importante. E a boa notícia é que a equação é bem mais simples do que você pode imaginar!
A equação de como calcular o ciclo financeiro de um negócio é a seguinte:
Ciclo financeiro = PME + PMR
- PME: Prazo Médio de Estocagem ou o tempo que o estoque leva para ser liquidado em vendas.
- PMR: Prazo Médio de Recebimento ou o tempo que a empresa leva para ter o pagamento de seus clientes liquidados na conta.
Ainda, é possível adicionar mais uma variável a essa equação para ter resultados ainda mais precisos:
Ciclo financeiro = PME + PMR – PMP
- PMP: Prazo Médio de Pagamento ou o tempo que o negócio leva para pagar seus fornecedores ou custos de produção para obter o estoque.
Se uma empresa leva 90 dias para vender um estoque (PME), o dinheiro das vendas cai na conta em 30 (PMR) e o pagamento de fornecedores é feito em mais 30 dias (PMP), quer dizer que o ciclo financeiro é de 90 dias.
Em outras palavras, essa empresa leva, em média, 90 dias para transformar os investimentos nos produtos em dinheiro de volta no caixa.
Como gerenciar o ciclo financeiro?
Viu como entender o que é ciclo financeiro é fundamental para gerenciar e monitorar o fluxo de caixa? Para além disso, uma métrica de gestão financeira nunca deve ser analisada de maneira isolada.
É verdade que o ciclo financeiro é um excelente recurso para monitorar a saúde financeira ou para obter insights preciosos que orientam tomadas de decisões tanto operacionais quanto estratégicas.
Entretanto, eles nunca devem ser analisados de maneira isolada, mas em conjunto com outras métricas para que o gestor consiga fazer uma análise global e orgânica da saúde financeira da empresa.
Um bom relatório de métricas, que concentre todas as informações mais valiosas em um só lugar, é uma ajuda e tanto nesse processo.
Com o Zoop Payments, além de contar com esse suporte automatizado de gestão financeira, você traz para seu negócio uma ferramenta de pagamentos completa e moderna para aumentar sua taxa de conversão e liquidar os valores das vendas instantaneamente na sua conta comercial.
Converse com um especialista agora mesmo e veja como o Zoop Payments funciona!
Assine nossa newsletter
Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.