Como fazer modelo de previsão de faturamento? 5 passos simples!
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Modelo de previsão de faturamento é um um documento que visa gerenciar o processo de gestão financeira para identificar quanto de dinheiro pode entrar e sair de um negócio em um período futuro.
Essa atividade é de suma importância, visto que ela contribui para que o gestor tenha uma percepção ampla e real de como está a empresa, especialmente por essa projeção ser feita com base nos dados gerados anteriormente pelo próprio empreendimento — ou seja, não há achismos ou suposições.
Existem diversos motivos pelos quais você também deve aprender como fazer a previsão de faturamento do seu empreendimento. Entre os que se destacam, estão:
- acompanhar os gastos;
- garantir o capital de giro;
- e direcionar estratégias com foco no crescimento da companhia.
Ainda sobre a relevância dessa ferramenta de gestão, vale mencionar um dado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, citado em uma reportagem do site Monitor Mercantil, o qual aponta que 48% das empresas fecham em até três anos decorrente de uma gestão ineficiente.
Uma coisa é certa, não importa se o seu negócio está chegando a esse tempo de funcionamento, ou se já tenha passado, certamente, você não quer que ele fracasse, não é mesmo?
Por conta disso, siga a leitura deste artigo e confira como fazer um modelo de previsão de faturamento eficaz em cinco passos, as vantagens desse processo e, ao final, veja dicas de como deixá-lo mais otimizado e simples de ser realizado.
O que é modelo previsão de faturamento?
Assim como explicamos anteriormente, previsão de faturamento é uma atividade de gestão que tem por objetivo realizar a projeção de quanto uma empresa pode receber, e pagar, em um período futuro determinado.
Geralmente, essa análise é feita para estimar previamente as movimentações financeiras que podem acontecer ao longo do ano seguinte — isto é, por um intervalo de 12 meses.
No entanto, isso não é necessariamente uma regra. Assim, o prazo de projeção de faturamento pode ser feito de acordo com o perfil de negócio e a estratégia de crescimento.
Para colocar as coisas no papel, você pode montar um modelo de previsão de faturamento que melhor se encaixe com as premissas do seu negócio. Mas, antes de chegar ao passo a passo, vamos falar mais sobre os benefícios dessa prática.
Quais são os benefícios da previsão de faturamento?
Existem diversas razões pelas quais você deve fazer a previsão de faturamento da sua empresa, especialmente se for um e-commerce.
Quanto a esse formato de vendas, dados apresentados no nosso “Relatório de Tendências 2022” revelaram que o comércio eletrônico nacional bateu recorde de vendas no primeiro trimestre de 2021, período que resultou em R$ 53,4 bilhões vendidos.
Já o levantamento “The Global Payments Report 2021”, da Worldpay from FIS, estima que o e-commerce brasileiro fature US$ 56 bilhões até 2024 — US$ 34 bilhões pelos sites e US$ 22 bilhões pelos aplicativos.
Esses números ressaltam, portanto, a necessidade de os negócios desse setor se prepararem adequadamente e antecipadamente para o volume de vendas que está por vir.
E, além desse motivo, há vários outros pelos quais a projeção de faturamento é importante — os quais também podem ser vistos como vantagens do uso dessa ferramenta.
Quais são os benefícios da previsão de faturamento? Confira:
- garantir capital de giro suficiente para manter o negócio funcionando, especialmente em períodos sazonais;
- contribuir para que as despesas sejam pagas em dia, evitando a geração de dívidas para o negócio;
- antecipar e minimizar os riscos financeiros pelos quais a companhia pode passar;
- possibilitar a criação de reservas financeiras para cobrir eventualidades;
- dar a chance de realizar investimentos, os quais podem, em médio e longo prazo, contribuir para o crescimento da empresa;
- melhorar a organização das finanças, contribuindo para que nenhum ponto passe despercebido ou não seja devidamente tratado;
- fazer uma comparação efetiva e realista das receitas e despesas do negócio;
- encontrar meios de reduzir custos, o que pode resultar em uma lucratividade mais expressiva;
- ter um bom controle orçamentário;
- gerar insights para tomadas de decisão mais estratégicas.
Dica de leitura: “Como superar a burocracia para venda de produtos no e-commerce? 5 estratégias para obter bons resultados!”
Como fazer previsão de faturamento?
Um modelo de previsão de faturamento pode ser feito em cinco passos. A seguir, veja como colocar a previsão de faturamento em prática!
- Escolha qual será o período de projeção de faturamento
- Levante todos os dados financeiros
- Avalie seu fluxo de caixa
- Considere diferentes cenários
- Monitore os resultados
Vamos falar um pouco mais sobre cada um deles!
1. Escolha qual será o período de projeção de faturamento
Como já mencionamos, o período de projeção financeira tende a ser de 12 meses. Porém, você pode considerar outros intervalos, conforme sua estratégia.
O mais importante a ter em mente sobre essa definição é que o período a ser previsto deve ser o mesmo dos dados anteriores levantados.
Em outras palavras, se a projeção é dos próximos seis meses — por exemplo, de janeiro a junho —, é preciso considerar os mesmos seis meses do ano anterior na hora de obter as informações que servirão de parâmetro.
Isso é importante porque alguns meses podem gerar mais ou menos vendas, de acordo com datas comemorativas e outros pontos de influência do varejo.
2. Levante todos os dados financeiros
O passo seguinte para montar nosso modelo de previsão de faturamento consiste em levantar todos os dados financeiros da empresa, o que inclui:
- histórico de vendas;
- contas a pagar e a receber;
- retorno sobre o investimento (ROI).
Não deixe de fora o histórico de pagamentos recebidos pelos diferentes meios com os quais trabalha, a exemplo de cartão de crédito, boleto bancário e Pix.
Esse levantamento é essencial para prever quanto o negócio pode faturar e até para identificar o método de pagamento preferido dos seus clientes.
Quanto a isso, contar com uma boa plataforma de pagamentos online pode facilitar a geração de relatórios e aprimorar a gestão financeira da empresa.
3. Avalie seu fluxo de caixa
A análise do fluxo de caixa é primordial para mensurar a liquidez do negócio. Com ele, é possível verificar, com precisão, quanto de dinheiro está entrando e saindo do negócio e, dessa forma, ter um bom parâmetro de como pode ser o futuro financeiro da companhia.
Neste ponto, não deixe de incluir os gastos fixos (aluguel de espaço, salário dos funcionários, assinatura de sistemas de gestão e impostos, entre outros) e os variáveis (compra de novos equipamentos, ampliação da equipe para vendas sazonais etc).
4. Considere diferentes cenários
Por mais que o ano que está servindo de base no nosso modelo de previsão de faturamento tenha sido muito bom, isso não quer dizer que o próximo também será.
Lembre-se que se trata de uma projeção usada para preparar sua empresa para cenários futuros.
Portanto, é preciso considerar todas as possibilidades e trabalhar com, ao menos, três tipos de previsões:
- uma neutra;
- uma otimista;
- uma pessimista.
Seja qual for a situação enfrentada, o orçamento do seu negócio estará preparado e as surpresas tendem a ser menos impactantes.
5. Monitore os resultados
Como outros indicadores do varejo, essa ferramenta de gestão também precisa ser monitorada.
A ideia é acompanhar de perto se as previsões estão condizentes com a realidade. Isso permite ajustar sua estratégia, bem como obter insights que podem contribuir para a empresa crescer.
Aproveite e leia também: “Churn rate: o que é, como calcular e qual a importância para o seu negócio?”
+3 dicas para melhorar o modelo de previsão de faturamento!
Para finalizar, trouxemos três dicas extras que podem colaborar para tornar o modelo de projeção de faturamento mais preciso. Confira!
- Inclua absolutamente todos os gastos: por menores que possam parecer, a soma dos valores, ao longo de um determinado período, pode representar uma quantia bastante significativa para o orçamento da companhia.
- Considere todas as datas de recebimento futuras: tais como pagamentos recorrentes, compras parceladas no crédito e boletos a vencer, registrando a quantia que entrará nos meses respectivos.
- Use soluções que otimizem o levantamento dos dados: a exemplo da plataforma de pagamento online que citamos, pois isso evita erros comuns dos processos feitos manualmente.
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