
AI as a Service: o que é? Quais são os desafios e vantagens?

AI as a Service, ou simplesmente AlaaS, consiste na oferta de soluções baseadas em Inteligência Artificial (IA) no formato as a service, ou seja, como um serviço.
Uma das grandes vantagens disso é que mesmo as empresas de pequeno e médio porte passam a ter a chance de inserir ferramentas de IA em suas rotinas, sem precisar investir nessa tecnologia, ter gastos com infraestrutura e desenvolvimento, entre outros pontos.
Em resumo, é possível dizer que a AlaaS é uma forma democrática de dar acesso a diferentes negócios, de variados portes e segmentos, a soluções embasadas em Inteligência Artificial.
Ao utilizar plataformas desse tipo, pode-se, por exemplo, aprimorar os processos, a qualidade e a funcionalidade dos produtos e/ou serviços comercializados, além de melhorar a experiência dos clientes em diferentes momentos.
Siga a leitura deste artigo e confira, agora, o que é AI as a Service, como funciona, exemplos, vantagens e desafios para, então, analisar o quanto pode ser benéfico para seu negócio.
O que é AI as a Service?
AI as a Service, ou Artificial Intelligence as a Service, é a oferta de soluções, ferramentas, sistemas e softwares baseados em Inteligência Artificial no formato de serviços. Na prática, significa que não há a instalação do recurso tecnológico nas máquinas do usuário, tampouco a compra dos softwares.
Ao adquirir uma ferramenta AI as a Service, tudo vem pronto para uso, funcionando por meio da computação em nuvem, e sendo livre para ser utilizado no dia a dia da empresa a partir da realização de um pagamento recorrente.
Explicando de outro modo, isso quer dizer que as soluções AlaaS, como também podem ser chamadas, são entregues a partir de uma dinâmica de assinatura recorrente.
Nesse caso, o contratante do sistema precisa realizar pagamentos mensais, semestrais, anuais ou em outra periodicidade definida por quem oferece a solução, para utilizar o sistema.
Enquanto houver contrato ativo e pagamentos realizados conforme acordado, é possível usar o software AI as a Service e todas as suas funcionalidades.
Porém, tão logo essa parceria finalize, independentemente do motivo, a oferta da solução AlaaS é suspensa e o contratante não tem mais acesso ao sistema, visto que não foi comprado, nem instalado em suas máquinas.
Todavia, isso não é um ponto negativo, principalmente porque o modelo as a service tem inúmeras vantagens, como você verá mais adiante.
O que é as a service? Exemplos de outras soluções nesse formato
Para o conceito sobre o que é AI as a Service ficar mais claro, vale explicarmos um pouco mais sobre o que é a modalidade de serviço “as a service”, concorda?
Na tradução para o português, as a service significa “como um serviço”. Trata-se da comercialização de soluções tecnológicas sem a venda, propriamente dita, do software.
Em outras palavras, pode-se dizer que consiste em uma espécie de aluguel de um sistema, que pode ser explorado enquanto houver o pagamento para seu uso.
Como comentamos na explicação sobre o que é Artificial Intelligence as a Service, tudo o que é oferecido no formato “como um serviço” não requer instalação, o que é um ponto positivo, visto que não ocupa espaço nas máquinas dos contratantes.
Além disso, por funcionar via computação em nuvem, pode ser acessado de qualquer lugar, otimizando bastante a atuação dos profissionais.
5 exemplos de soluções as a service
Alguns exemplos de soluções as a service que você pode encontrar nesse mercado são:
- SaaS — Softwares as a Service: contempla diferentes tipos de softwares que oferecem as mais diversas soluções, tais como as voltadas para gestão financeira, armazenamento e gerenciamento de arquivos, e outras;
- PaaS — Platform as a Service: plataforma que une diferentes sistemas, a exemplo dos de gestão e produtividade, em um único ambiente;
- IaaS — Infrastructure as a Service: é uma solução mais robusta, pois inclui, além de diferentes ferramentas e softwares em nuvem, recursos de processamento vinculados a sistemas e servidores integrados;
- FaaS — Fintech as a Service: consiste na entrega da tecnologia necessária (por uma fintech) para que as empresas dos variados portes e segmentos possam criar e entregar para seu público-alvo um leque de produtos e serviços financeiros próprios;
- BaaS — Banking as a Service: solução também entregue por fintechs, que permite que qualquer negócio desenvolva seu próprio banco digital.
Confira este vídeo, do canal da Zoop no YouTube, para entender mais sobre o que é Banking as a Service e todas as vantagens para sua empresa!
O que fazem as companhias de AI as a Service?
Voltando para as companhias de AI as a Service, o que elas fazem é entregar soluções baseadas em Inteligência Artificial para os usuários, no formato de assinatura.
Algumas também oferecem recursos para o desenvolvimento de plataforma e serviços de Machine Learning, uma vertente da IA voltada para aprendizado de máquina. Isso reduz os gastos necessários para a criação da solução do zero.
Alguns exemplos de empresas AlaaS são:
- Google AI: entrega recursos de auxílio para o desenvolvimento de soluções com foco em reconhecimento de tradução, imagem e outras ferramentas relacionadas;
- Amazon Web Services: soluções de IA para público em geral, como a Alexa, e também para desenvolvedores, como o SageMaker;
- IBM Watson: contempla diversas soluções empresariais IA, tais como ferramentas de análise de texto, criação de assistentes virtuais e outras similares;
- ChatGPT: chatbot de Inteligência Artificial que simula conversação humana, entre diversas outras aplicações que, além da versão gratuita, conta com o plano premium voltado para uso empresarial.
Aproveite e leia também: “O que é Payment as a Service? TUDO sobre essa tendência de negócio!“
Quais tipos de soluções AIaaS podem ser contratadas?
Entre os diversos tipos de soluções AlaaS, alguns exemplos das que podem ser contratadas são:
- assistentes digitais e chatbots: podem ser usados para melhorar o relacionamento com os clientes e oferecer atendimento mais rápido e preciso em sites, plataformas de venda, aplicativos de troca de mensagens e sites, entre outros;
- data classification: recurso voltado para uma organização mais eficiente de dados, por meio da IA, facilitando a busca pelas informações posteriormente;
- data labeling: solução que ajuda a identificar, mais rapidamente, dados, imagens, documentos, textos e outras informações;
- serviços de Machine Learning: tecnologia de aprendizado de máquina que, aplicado em soluções AlaaS, pode ser usada para identificar padrões específicos, pontuais de uma determinada empresa ou segmento.
Quais as vantagens de usar plataformas AIaaS?
Como dissemos em um tópico anterior deste artigo, usar plataformas AlaaS traz uma série de vantagens para os usuários. Entre as que mais se destacam estão:
- implementação simplificada: decorrente do fato que não é preciso instalar as soluções as AI as a Service em máquinas e computadores;
- facilidade de uso: visto que as ferramentas vêm prontas para ser utilizadas, ou requerem apenas algumas parametrizações para se ajustar às necessidades da empresa;
- redução de custos: devido a não ser preciso comprar softwares ou licenças, o que é bem mais oneroso, nem criar soluções IA do zero, dependendo da funcionalidade que está sendo contratada;
- custo-benefício: considerando que, comumente, os sistemas AlaaS são modulares, o que significa que o usuário paga apenas pelas funções utilizadas;
- promoção da escalabilidade: ferramentas AlaaS tendem a não ser limitadas, por funcionar em nuvem, por isso, podem ser ajustadas às demandas do negócio, contribuindo para a escalabilidade da empresa;
- despreocupação com a parte técnica: por ser um serviço no formato de assinatura, não é preciso se preocupar com atualizações, manutenções e recursos de segurança, entre outros pontos relacionados.
Vale a pena abrir uma empresa AI as a Service?
Há quem queira apenas usufruir dos benefícios das soluções Artificial Intelligence as a Service. Porém, há quem tenha a intenção de explorar esse mercado para criar e comercializar as próprias ferramentas AlaaS.
Se esse é um dos seus objetivos, saiba que algumas das vantagens que pode obter ao entrar para esse setor são:
- onboarding simplificado;
- obtenção de receita recorrente;
- taxa de fidelização elevada.
Onboarding simplificado
O onboarding de recursos Artificial Intelligence as a Service tende a ser mais simples e rápido do que o de outras ferramentas, visto não ser necessário realizar instalações e testes in loco.
Com isso, o prazo para início do uso dos sistemas, por parte dos clientes, é reduzido, o que também contribui para elevar o nível de satisfação dos contratantes.
Obtenção de receita recorrente
Como se trata de um modelo de serviço por assinatura, que funciona por meio de cobranças recorrentes dos usuários para as ferramentas serem entregues, fica muito mais fácil prever quanto a empresa pode faturar em curto, médio e até mesmo longo prazo.
Essa dinâmica também possibilita o controle mais preciso do fluxo de caixa e o planejamento financeiro mais consistente.
Sugestão de leitura: “Sistema de gestão financeira: o que é e como pode ajudar sua empresa?“
Taxa de fidelização elevada
Também pelo fato de funcionar no formato de assinatura, a tendência é que os clientes se mantenham vinculados às soluções AlaaS por longos períodos.
Para potencializar essa fidelização, é interessante oferecer novas funcionalidades com o passar do tempo. Dessa forma, eles encontrarão tudo o que precisam na sua plataforma e não precisarão buscar outras para atender às necessidades de seus negócios.
Sobre isso, temos um artigo que pode interessar a você. Confira! “Empresas de tecnologia: como criar conta digital e serviços banking?”
Quais os desafios de criar uma empresa de AIaaS?
Como todo modelo empresarial, criar uma empresa de AI as a Service também tem seus desafios, sendo os principais:
- custo elevado;
- política de segurança;
- suporte e manutenção;
- personalização das soluções;
- fluxo de cobrança.
Custo elevado
Como é possível imaginar, os custos para criar soluções pautadas em Inteligência Artificial são consideravelmente elevados.
Entre os motivos estão a necessidade da contratação de profissionais devidamente capacitados e conhecedores da tecnologia, e a aquisição de equipamentos e infraestrutura adequadas.
Por isso, para começar uma empresa de Artificial Intelligence as a Service, é preciso fazer um investimento inicial significativo, o que pode ser um desafio a ser superado.
Política de segurança de dados
Todo o armazenamento dos dados transacionados nas soluções AlaaS é de responsabilidade do fornecedor da ferramenta.
Por conta disso, é primordial que os recursos estejam devidamente alinhados a normas, políticas internas e, principalmente, legislações, como a Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD.
Suporte e manutenção
Assim como comentamos, o usuário dos softwares de Artificial Intelligence as a Service não precisam se preocupar com questões como atualizações e manutenção dos sistemas. Toda essa parte também é de responsabilidade do fornecedor.
Logo, ao criar um negócio nesse segmento, você precisa pensar em como será a oferta de suporte e gerenciamento das ferramentas.
Se tiver como clientes e-commerces e marketplaces, por exemplo, deverá oferecer atendimento 24 horas, visto que esses formatos empresariais funcionam no modelo 24/7/365.
Personalização das soluções
Cada cliente que busca soluções AlaaS faz isso para resolver um problema pontual do negócio que gerencia, concorda? Partindo desse princípio, as soluções que você cria para essa área devem permitir a personalização.
Desse modo, elas se tornarão mais interessantes, ajudando elevar a taxa de atração e de fidelização da sua empresa Artificial Intelligence as a Service.
Fluxo de cobrança
Por ser um serviço por assinatura, é essencial que o fluxo de cobrança aconteça de maneira fluida e otimizada, livre de fricções para seus clientes e de impedimentos para o recebimento dos valores pela sua empresa.
O melhor caminho é trabalhar com pagamento recorrente, que é uma forma de cobrança automática. Isto é, de acordo com as regras do negócio, a cobrança da assinatura acontece automaticamente, por exemplo, todo mês, trimestre, semestre ou outro período.
Quanto aos meios de pagamento, eles são diversos e incluem, por exemplo, cartão de crédito, débito em conta corrente, boleto bancário e Pix, contribuindo para atrair mais clientes.
Ao utilizar uma plataforma de pagamento recorrente, seu negócio AlaaS obtém vantagens como:
- redução da taxa de inadimplência;
- aumento da taxa de retenção de usuários;
- diminuição de falhas no processo de cobrança;
- otimização do tempo empregado para essa tarefa;
- envio automático de lembretes de pagamento para os clientes;
- aprimoramento da gestão financeira do seu negócio.
A Zoop pode ajudar você com a oferta de pagamentos recorrentes para seus clientes. Conheça agora nossa solução voltada para pagamentos online e confira como!
Zoop. Tecnologia para serviços financeiros do futuro.
Assine nossa newsletter
Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.