Quando é a Black Friday e como aumentar as vendas?
A Black Friday se consolidou como uma das datas que consumidores e empresas aguardam ansiosamente durante o ano. Com a aproximação do evento, é fundamental saber quando é a Black Friday para preparar seu negócio com antecedência e aproveitar ao máximo as oportunidades.
Inclusive, os lojistas que desejam organizar suas lojas on-line para a ocasião não podem deixar o planejamento de lado. Afinal, organização é tudo quando o objetivo é ter sucesso no mundo empresarial, especialmente em momentos de grande concorrência.
Neste artigo, você descobre as melhores práticas para potencializar suas vendas e, ainda, entende a importância da experiência de pagamento na Black Friday.
Vamos lá?
Quando é a Black Friday?
A Black Friday ocorre anualmente na última sexta-feira de novembro e é responsável por engajar milhões de consumidores e varejistas em todo o mundo. A data, que tem origem nos Estados Unidos e tradicionalmente sucede o feriado de Ação de Graças, já se consolidou como um marco de ofertas e descontos, especialmente no comércio eletrônico.
Embora o nome faça referência à sexta-feira, o evento se expandiu ao longo dos anos e atualmente as promoções costumam se estender por dias ou até semanas. Dessa forma, os consumidores ganham oportunidades de compra, ao passo que os lojistas enfrentam desafios extras.
Agora, que tal conferir estratégias para vender mais e saber como preparar o negócio para a Black Friday?
Como preparar o negócio para a Black Friday?
Como sabemos, a última sexta-feira de novembro, que é quando é a Black Friday, é sinônimo de vendas, promoções e consumidores determinados a encontrar as melhores ofertas.
Logo, se você é lojista e quer saber como preparar o negócio para a Black Friday, entenda que antecipar seu planejamento é fundamental.
Uma dica é avaliar o histórico de vendas dos anos anteriores, para, então, estabelecer novas metas e trabalhar com foco em aumentar as conversões.
Alguns aspectos são primordiais e pedem sua atenção desde já. Veja a seguir!
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Organize a estrutura da sua loja em todos os setores
Durante a Black Friday, o aumento no tráfego do site e no volume de vendas geralmente é significativo. Por isso, prepare tecnicamente sua loja virtual para suportar a demanda.
Primeiramente, certifique-se de que a plataforma de e-commerce consiga processar grandes volumes de transações sem quedas ou lentidão no sistema.
Por exemplo, conte com uma infraestrutura robusta de hospedagem, integração eficiente com gateways de pagamento e um sistema de gestão de estoque para evitar problemas de indisponibilidade de produtos.
Também se atente para que a experiência do cliente seja impecável.
O layout do site deve ser intuitivo para facilitar a navegação e a busca por produtos. Oferecer suporte eficiente, seja por chat, e-mail ou telefone, é outro cuidado necessário para solucionar dúvidas e eventuais problemas rapidamente.
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Invista em uma precificação estratégica
É fato: os consumidores esperam grandes descontos na Black Friday. No entanto, a queda de preço não deve significar prejuízo ao lojista.
Uma boa estratégia de precificação começa com a análise dos custos de cada produto e a identificação de margens que permitem uma redução sem comprometer a saúde financeira do negócio.
Após saber quando é a Black Friday, outra tática eficiente é gerar uma sensação de urgência no cliente ao utilizar mensagens como “ofertas por tempo limitado” ou “estoque reduzido”.
Também considere implementar descontos progressivos, nos quais o cliente ganha mais vantagens quanto mais produtos adicionar ao carrinho.
Além de atrair consumidores em busca de boas ofertas, as estratégias de precificação ajudam a aumentar o valor médio das vendas.
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Não deixe o marketing para depois
Com tantas ofertas disponíveis durante a Black Friday, destacar-se é um desafio e tanto. Assim, é primordial investir em uma estratégia de marketing com planejamento minucioso.
O primeiro passo é planejar com antecedência. Portanto, crie uma narrativa atrativa para suas promoções, faça a segmentação do público-alvo e use ferramentas de automação de marketing para divulgar ofertas e lembretes.
Além disso, use e abuse das redes sociais para gerar engajamento antes mesmo da data. É possível criar vídeos que mostram os produtos que estarão em promoção ou mesmo campanhas de contagem regressiva, a fim de aumentar a expectativa dos consumidores.
De acordo com seu nicho de mercado, uma campanha de e-mail marketing também tem seu valor. Nesse caso, invista na personalização das mensagens para enviar ofertas exclusivas ou alertas de produtos nos quais o cliente já demonstrou interesse.
Agora que você sabe quando é a Black Friday e como preparar o seu negócio, está pronto para aproveitar as melhores oportunidades que a data oferece.
Quais as principais estratégias para a Black Friday?
A Black Friday exige um bom planejamento estratégico para garantir o sucesso das vendas. Inclusive, uma dica importante é investir em ofertas reais, para que os produtos se destaquem da concorrência.
Para os lojistas que desejam apostar na estratégia de precificação, a dica é ir além dos descontos competitivos e utilizar táticas como combos de produtos, frete grátis, brindes e promoções por tempo limitado.
Como vimos anteriormente, para garantir a eficácia das promoções, é fundamental comunicar de forma clara e objetiva as condições das ofertas e utilizar todos os canais disponíveis, como e-mail marketing e redes sociais.
Outra estratégia para a Black Friday é otimizar o atendimento ao cliente. Ou seja, ofereça um suporte ágil e de fácil acesso e garanta que o consumidor consiga tirar suas dúvidas rapidamente para seguir com a conclusão da compra.
Uma ótima opção é implementar um chatbot para resolver questões rápidas, além de investir no treinamento da equipe de atendimento para otimizar suas respostas e proporcionar uma experiência positiva para o usuário do site.
Interessantemente, nos últimos anos, algumas marcas optaram por substituir o termo Black Friday por outras denominações, como Pink Friday, Best Friday ou Color Friday.
Os motivos variam: algumas veem o termo original com uma possível conotação racista, enquanto outras buscam enfatizar sua identidade própria e assim criam campanhas que se destacam no mercado.
A mudança também funciona como uma estratégia de diferenciação e atrai atenção adicional para suas ofertas ao desenvolver uma narrativa exclusiva que se alinha aos valores da empresa.
Leia também: Link de pagamento: como e por que ajuda a elevar as vendas?
Qual a importância da experiência de pagamento na Black Friday?
Então, você já anotou na sua agenda quando é a Black Friday? Lembre-se de gravar a data para não perder tempo e começar desde já a preparar suas estratégias.
Inclusive, a experiência de pagamento na Black Friday é um dos pontos que mais requer a sua atenção, sabia? Afinal, um checkout rápido, seguro e intuitivo contribui para a redução do temido abandono de carrinho, além de incentivar uma conclusão de compra mais rápida e agradável.
Aliás, você reparou que os consumidores estão cada vez mais exigentes, desde o momento que iniciam a navegação na loja virtual até a experiência de pagamento. Na Black Friday, cuidar de todos os detalhes é primordial.
Então, certifique-se de fazer uma boa apresentação dos produtos, crie descrições claras e objetivas, explique as características das mercadorias e, por fim, otimize o checkout com etapas rápidas, seguras e simples.
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que considerou os levantamentos do Banco Central (BC) e da Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços (Abecs), o Pix é o meio de pagamento mais popular entre os brasileiros.
Em 2023, o Brasil registrou quase 42 bilhões de operações por Pix, um crescimento de 75% em relação ao ano anterior.
Já as demais modalidades, como cartões de crédito e débito, boleto, TED, entre outras, somaram juntas aproximadamente 39,4 bilhões de transações financeiras.
O que esses números mostram para o lojista, na verdade, é a importância de diversificar os meios de pagamento para seus clientes.
Ou seja, oferecer diferentes formas de pagamento é uma estratégia eficaz para melhorar a experiência na Black Friday. Inclusive, com as soluções de pagamento da Zoop é possível utilizar uma plataforma white label que se adapta totalmente às necessidades de cada negócio.
A solução Tap To Pay permite customizar formatos de cobrança, receber o dinheiro do pagamento diretamente na conta digital e, ainda, oferecer opções diversas aos consumidores, como:
- Pix;
- cartão de débito e crédito;
- boleto bancário;
- carteiras digitais.
Customizar suas soluções de pagamento com a Zoop permite uma experiência de checkout fluida e segura para seus clientes.
Portanto, após descobrir quando é a Black Friday, o que acha de conversar com um de nossos consultores e preparar seu negócio para brilhar nas vendas? Entre em contato agora mesmo pelo formulário abaixo!
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