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    [Guia] Como se preparar para o Dia do Cliente? 4 dicas!

    12 de setembro de 2024
    Por Redação
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    Como se preparar para o Dia do Cliente? Diversas empresas já movimentam suas peças para aquecer o comércio nacional com promoções incríveis e aumentar o faturamento com mais essa data importante para as vendas.

    Apesar de não ter o mesmo reconhecimento da Black Friday ou do Dia do Consumidor, o Dia do Cliente cresce ano após ano e se torna mais atrativo para o público.

    Por exemplo, em 2023, cerca de 50% dos consumidores aguardaram promoções durante o período. Somente 24% não associam a data ao consumo, de acordo com pesquisa da ECGlobal.

    Confira, então, como se preparar para o Dia do Cliente e aumentar as vendas com 4 dicas exclusivas. Boa leitura!

    Quando é o Dia do Cliente?

    O Dia do Cliente acontece em 15 de setembro. Foi o empresário gaúcho João Carlos Rego quem teve a ideia de inserir a data no calendário brasileiro com o objetivo de aquecer as vendas no comércio.

    Não confunda o Dia do Cliente com o Dia do Consumidor. Este último acontece em 15 de março, e é uma data de proporções internacionais que surgiu nos Estados Unidos durante a década de 60. 

    Por sua vez, o Dia do Cliente é 100% brasileiro e teve sua primeira edição mais recentemente, no ano de 2023.

    Como se preparar para o Dia do Cliente?

    Assim como em toda data especial para as vendas, comece com antecedência a preparação para o Dia do Cliente. 

    Organize um cronograma de ações meses antes para otimizar o orçamento e a estrutura do seu negócio para o período. 

    Algumas frentes estratégicas são ainda mais relevantes para o planejamento. Veja como se preparar para o Dia do Cliente ao privilegiar cada uma:

    • gestão do estoque, o que envolve acerto prévio com fornecedores ou expansão do processo de produção para garantir o fluxo de mercadorias e itens diante da alta demanda do período;
    • calendário das ações de marketing, como definição de campanhas de tráfego pago ou orgânicas, canais de divulgação e data para lançamento de anúncios, cupons de desconto e duração das promoções;
    • treinamento da equipe de vendas, como processos de capacitação comercial, reestruturação de pessoal entre a loja física e os canais de atendimento on-line e eliminação de gargalos frente à alta demanda.
    • otimização da estrutura física e on-line para dar conta do alto tráfego no site ou nos estabelecimentos presenciais, assim como a preparação do sistema de pagamentos para atender às necessidades do público.  

    Quer vender mais no Dia do Cliente? Saiba como!

    Separamos quatro ações para te mostrar como vender mais no Dia do Cliente e aumentar a receita do seu negócio. Confira!

    1. Conquiste a atenção do público-alvo com marketing

    Datas como essa geram urgência e necessidade de consumo, e a internet é o lugar ideal para buscar as promoções mais interessantes do Dia do Cliente. Aproveite então a oportunidade para se posicionar de forma estratégica e se colocar em evidência diante de clientes em potencial.

    Invista em marketing digital para seu público-alvo conhecer as campanhas e promoções da marca e perceber os produtos da empresa como soluções reais para o que ele busca.

    Alimente as expectativas do consumidor com antecedência. Campanhas em redes sociais, e-mail marketing e motores de busca, como o Google, são fundamentais no processo.

    O próprio site oficial da marca é um espaço interessante para gerar burburinho e atrair mais visitantes no período. Logo na homepage, insira um banner para anunciar os descontos e as condições exclusivas para o Dia do Cliente.

    O e-mail é uma ótima oportunidade para engajar a base de clientes mais antigos. Dispare mensagens personalizadas sobre o que esperar na temporada de promoções, disponibilize cupons exclusivos e sugira produtos de acordo com o segmento de público.

    Já para prospectar novos clientes, utilize as redes sociais e o Google Ads para impulsionar anúncios e alertar o público-alvo para as condições únicas de preço do seu negócio.

    2. Precifique as promoções de forma estratégica e responsável

    Preços promocionais são uma excelente iniciativa para atrair mais clientes. Entretanto, se a estratégia de precificação não é bem feita, nem o aumento das vendas dá conta do prejuízo financeiro.

    Defina cupons de descontos e o percentual promocional de produtos de forma estratégica e responsável para não deixar as finanças vulneráveis. 

    Dessa forma, você usufrui dos seguintes benefícios sem correr riscos:

    • atrair clientes e tornar sua mais conhecida;
    • impulsionar as vendas para efetivamente aumentar o faturamento;
    • tornar a marca mais conhecida;
    • otimizar a gestão do estoque com a venda promocional de produtos encalhados.

    Portanto, avalie bem o custo real do produto com a margem de lucro para não ficar no prejuízo.

    Outra dica é criar descontos variados, como cupons, frete grátis, brindes e kits de produtos. Naturalmente, produtos com menos saídas recebem percentuais promocionais maiores do que os campeões de vendas.

    3. Prepare a estrutura do seu negócio

    Nada como se preparar para o Dia do Cliente por meio da análise de dados de desempenho e demanda de anos anteriores. 

    Essas informações são preciosas para a organização do comércio, pois o benchmarking fornece insights concretos para elaborar os planos de ação para o período.

    Com a previsão de vendas em mãos, execute o orçamento e defina o investimento em sua força tarefa de forma assertiva. 

    Por exemplo, saiba quantos profissionais contratar para o time de vendas, como otimizar o fluxo de estoque para não faltar produtos nas prateleiras, quais canais de vendas ampliar, entre outras decisões estratégicas relevantes.

    No caso de e-commerce, verifique os dados de tráfego, acessos e vendas na loja virtual em anos anteriores para evitar sobrecargas, lentidão ou queda de serviço no site.

    Períodos do ano com comércio em alta — como Natal, Black Friday, Dia do Consumidor ou Dia do Cliente — merecem um planejamento especial para garantir a melhor experiência possível para o consumidor.

    4. Invista na experiência de pagamento

    A hora do pagamento é um momento crucial na jornada de compra do cliente. Qualquer frustração ou sentimento de insegurança nesse momento impacta negativamente sua experiência e a venda se perde.

    Imagine, por exemplo, que, na hora de fechar negócio, o consumidor não encontra o método de pagamento que espera? Ou, ainda, o checkout é confuso e transparece insegurança?

    Qualquer um desses incidentes é o suficiente para que ele desista da compra e busque uma experiência mais agradável no concorrente.

    Portanto, nossa última dica para se preparar para o Dia do Cliente é investir em um sistema de pagamento completo, confiável e moderno para dar conta das demandas do seu público, seja presencialmente ou no e-commerce.

    Lembre-se de que o Dia do Cliente é uma oportunidade para que o consumidor conheça seu negócio. Então, pense em cada detalhe da jornada de compra para que ele tenha uma experiência agradável com sua marca e retorne sempre para novos negócios.

    Como melhorar a experiência de pagamento no Dia do Cliente?

    Contrate um sistema de pagamento seguro, com diversas opções de transação e ferramentas de customização de acordo com as necessidades do seu negócio. 

    O Zoop Payments disponibiliza pagamentos via boleto bancário, cartão de crédito e débito, carteiras digitais, Pix e até terminal de pagamento presencial, como as maquininhas de cartão.

    Integre seus canais de vendas on-line e off-line em um só lugar para otimizar a gestão financeira e impulsionar a jornada de compra. Fale como um de nossos consultores para dar um Zoop no seu negócio!

    Aprendeu como melhorar a experiência de pagamento no Dia do Cliente? Acompanhe o blog da Zoop para mais insights valiosos para seu negócio. Até a próxima!

     

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