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    Como melhorar a experiência de compras online dos clientes? 9 dicas!

    22 de junho de 2023
    Por Redação Zoop
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    Melhorar a experiência de compras online dos seus clientes é uma forma de estreitar o relacionamento com o seu público, aumentar o volume de vendas, de faturamento, entre diversos outros benefícios.

    Cuidar do processo de compra digital deve fazer parte das companhias que não querem perder boas oportunidades de negócio. Afinal, o crescimento do e-commerce no Brasil segue maior a cada dia.

    Dados da ABComm, Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, citados em uma matéria do site da CNDL, Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, revelou que o comércio eletrônico brasileiro faturou R$ 169,6 bilhões em 2022. Esse valor representa um crescimento de 5% em comparação a 2021.

    Segundo o levantamento, foram quase 369 milhões de pedidos, com ticket médio de R$ 460 por cliente.

    Para este ano de 2023, a projeção de crescimento do e-commerce nacional é ainda mais expressiva: crescimento de 9,5%, percentual que pode gerar R$ 186 bilhões de faturamento, também de acordo com a análise da ABComm.

    Com esse importante cenário pela frente, nada mais adequado do que adotar estratégias que ajudem a melhorar a experiência de compras online dos clientes e, com isso, não perder nenhuma venda para os concorrentes.

    Para ajudar você com essa estratégia, separamos nove dicas de como aprimorar o processo de compra digital do seu negócio. 

    Siga a leitura deste artigo e confira, agora, quais são!

    9 maneiras de melhorar a experiência de compras online

    Entre as boas práticas que você pode adotar para entregar uma experiência de compras online mais completa e interessante para seus clientes, as mais sugeridas são:

    • coloque o cliente no centro da sua estratégia
    • descreva os itens comercializados detalhadamente
    • mantenha as imagens dos produtos sempre atualizadas
    • ofereça canais de compra digital funcionais
    • garanta um bom serviço de atendimento ao cliente
    • crie pontos de atração para sua marca
    • cumpra os prazos de entrega assumidos
    • promova um checkout simples e seguro
    • diversifique a oferta de formas e meios de pagamento

    Coloque o cliente no centro da sua estratégia

    Por mais que todo negócio vise lucro, é fundamental que as estratégias adotadas tenham o cliente como foco, e não o crescimento da empresa.

    O que queremos dizer com isso é que é essencial entender as necessidades, expectativas e preferências dos consumidores. Somente dessa forma você saberá exatamente o que ajustar no seu fluxo de vendas para entregar-lhes a melhor experiência de compra possível.

    Como reflexo, seus canais de compras digitais se tornam mais atrativos, aumentando o volume de vendas e, por fim, o faturamento. 

    Leia também: “5 dicas para vendas no varejo: aplicativos e ações para ter mais resultados!

    Descreva os itens comercializados detalhadamente

    Por mais que seja uma tendência, nem todo consumidor é omnichannel. Isso quer dizer que muitas pessoas não vão às lojas físicas para ver de perto o produto que desejam adquirir.

    Uma forma de compensar isso, melhorar a experiência e evitar desistências, é descrevendo os itens comercializados detalhadamente. Aqui, considere questões como tamanho, cor, funcionalidades e outros que ajudem no conhecimento do produto e na tomada de decisão.

    Mantenha as imagens dos produtos sempre atualizadas

    O mesmo princípio vale para as imagens, que são uma excelente maneira de mostrar o produto, mas também de atrair o cliente.

    Aqui, o segredo fica por conta do uso de fotos profissionais e que abram corretamente em diferentes dispositivos.

    Ofereça canais de compra digital funcionais

    E por falar em dispositivos, é essencial que as páginas da sua plataforma de vendas sejam otimizadas para abrir em computadores, notebooks, tablets e smartphones de diferentes sistemas operacionais e de tamanho de telas distintos.

    Um diferencial é orientar o cliente a como fazer compra online no seu site ou app, por meio de um tutorial simples e rápido que pode ser em vídeo, pop up, ou outra solução similar.  

    Garanta um bom serviço de atendimento ao cliente

    O relatório CX Trends 2023, da Zendesk, companhia de software de vendas e atendimento ao cliente, revelou que:

    • 71% dos clientes querem atendimento imediato;
    • 71% exigem experiências conversacionais naturais;
    • 62% consideram que as experiências de atendimento devem fluir naturalmente entre o físico e o digital.

    Além disso, 70% dos consumidores costumam comprar mais de empresas que oferecem conversações integradas; e 64% gastam mais quando os problemas são resolvidos onde já estão.

    Ou seja, além de garantir um bom atendimento em todas as etapas da jornada de compra digital, é fundamental que esse serviço seja omnichannel.

    Sobre esse conceito, não deixe de ler: “O que é omnichannel e como essa estratégia pode ajudar no crescimento da sua empresa?

    Crie pontos de atração para sua marca

    Os pontos de atração para sua marca é tudo aquilo que seus concorrentes não estão oferecendo.

    Um bom exemplo é oferecer cashback, que é a devolução de parte do valor da compra para o cliente.

    Além de um importante diferencial e de uma boa estratégia de atração, essa abordagem também ajuda na fidelização, visto que, geralmente, a quantia devolvida só pode ser usada na própria loja.

    Cumpra os prazos de entrega assumidos

    Quem compra quer receber o pedido feito, concorda? Assim, o cumprimento dos prazos de entrega é outro critério essencial para melhorar a experiência de compra digital do seu público-alvo.

    Ainda que não esteja presente no ato da aquisição, não entregar o produto e/ou serviço na data informada afeta o pós-venda e o relacionamento com o consumidor, levando-o, muitas vezes, a não fazer mais negócios com sua empresa.

    Promova um checkout simples e seguro

    O checkout tem grande peso na conversão de vendas e pode, inclusive, fazer o comprador abandonar o carrinho.

    Se o cliente se sentir inseguro para informar dados pessoais de pagamento, tiver que preencher um cadastro muito longo, acessar uma tela fora do seu site ou app, entre outros pontos de atrito, a tendência é ele desistir da compra.

    Para evitar problemas desse tipo, o mais indicado é adotar um checkout transparente, que é aquele que permite a finalização da compra no próprio site ou aplicativo da loja virtual.

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    Diversifique a oferta de formas e meios de pagamento

    Na mesma linha do checkout, limitar a oferta de meios de pagamento pode levar à perda de importantes vendas.

    O motivo é que os clientes querem ter a chance de escolher o método e a forma de pagamento mais interessante para eles naquele momento. Tirar essa possibilidade pode fazê-los desistir da compra.

    Para evitar isso, veja quais são os meios de pagamento mais utilizados no Brasil, alinhe isso ao perfil dos seus consumidores, e diversifique sua oferta mesclando soluções tradicionais como cartão de crédito e boleto, e as mais atuais e modernas, como Pix, link de pagamento, QR Code e outros.

    Por que oferecer uma experiência de compra digital melhor?

    Porque se você não tornar a jornada de compra digital mais simples, prática e segura, dificilmente terá uma plataforma de vendas atrativa e, consequentemente, rentável.

    Ou seja, entregar uma experiência de compra melhor e mais satisfatória para o seu público-alvo está diretamente relacionado ao volume de vendas que pode ser obtido e ao sucesso da sua empresa.

    A pergunta que deve estar na sua mente agora é: “Como fazer isso?“. A resposta é: usando tecnologias que ajudam a aprimorar essa estratégia, como as voltadas para os meios de pagamento.

    A Zoop, por exemplo, oferece o Zoop Payments, solução voltada para aprimorar a jornada de compra do seu negócio.

    Com o Zoop Payments você unifica dados de múltiplos canais de vendas, reunindo em um mesmo ambiente todas as informações que precisa para entender e superar as expectativas dos seus clientes.

    Confira, neste vídeo, o que é possível fazer com essa ferramenta:

    Quer criar uma experiência Unified Commerce na sua empresa, a partir dos meios de pagamento? Então converse agora com um dos nossos especialistas!

     

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