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    Marketplace banking: como funciona esse ecossistema de serviços financeiros?

    11 de outubro de 2021
    Por Redação Zoop
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    Uma nova forma de atuação está surgindo no mercado de serviços financeiros, o marketplace banking. Trata-se de uma plataforma digital que reúne diferentes fornecedores de soluções voltadas para esse setor.

    Seu funcionamento é, basicamente, igual aos marketplaces do varejo, no qual várias lojas, de marcas distintas, oferecem os seus produtos em um mesmo site ou aplicativo.

    Isso quer dizer que, na prática, o marketplace banking é a junção de vários bancos, fintechs e empresas que oferecem seus próprios produtos financeiros em um mesmo espaço web.

    Para os clientes bancários, uma das maiores vantagens é poder ter acesso a diversas ofertas simultaneamente. Por exemplo, se uma pessoa precisa contratar um seguro, ao invés de pesquisar empresa por empresa, em uma única plataforma ela encontra variadas opções.

    Já para as instituições financeiras e, principalmente, para negócios que estão iniciando a sua jornada nesse mercado, o ponto mais benéfico é conseguir divulgar os seus serviços de maneira mais ampla e competir de igual para igual com grandes nomes.

    Quais outras vantagens esse conceito traz para usuários bancários e players? Quem pode participar desse conceito? Confira essas e outras informações sobre esse tema agora!  

    O que é e como funciona um marketplace banking?

    É possível definir um marketplace banking — ou marketplace financeiro, como também pode ser chamado — como um ecossistema que reúne em uma mesma plataforma digital diversos bancos, tipos de fintechs e empresas que trabalham com soluções financeiras próprias

    A ideia por trás desse conceito é que os clientes bancários encontrem, em um único espaço web (site ou aplicativo) diferentes opções para resolverem os seus problemas. 

    Imagine um empreendedor que precisa de crédito para expandir o seu negócio. Ao entrar em contato com o banco com o qual já mantém relacionamento, não fica satisfeito com as taxas cobradas e condições de pagamento impostas. Com isso, ele decide buscar outra instituição para atendê-lo nessa demanda.

    O caminho mais comum seria pesquisar financeira por financeira, certo? No entanto, se esse empreendedor tiver acesso a um marketplace banking, ele conseguirá verificar diferentes propostas em um mesmo lugar, podendo comparar as ofertas e escolher aquela que melhor suprir a sua necessidade no momento.

    Dica de leitura: “O que são as fintechs de crédito? Quais os benefícios para o comércio e empresas?

    Quem se beneficia com uma plataforma como essa?

    Como você pôde ver, os usuários bancários serão bastante beneficiados com o uso de um marketplace de serviços financeiros, concorda?

    Essa ferramenta, certamente, reduzirá tempo de pesquisa para encontrar as melhores soluções e ofertas bancárias, mas também apresentará ao público novas empresas que estão adentrando o setor e que podem, com maestria, atender às suas necessidades.

    E é justamente essa uma das grandes vantagens para os players que pretendem participar dessa plataforma: conseguir divulgar de forma amplificada os seus produtos e serviços financeiros.

    Tecnicamente, o marketplace banking é aberto para qualquer banco, fintech, ou empresa que tenha as suas próprias soluções bancárias que queira participar.

    Aqui, vale destacar que as regras de participação ficam por conta do criador da plataforma que pode, ou não, ser uma instituição financeira — uma companhia especializada em tecnologia pode criar e administrar uma plataforma desse tipo, por exemplo.

    Os novos entrantes nesse setor, certamente, serão os que mais se beneficiarão. O motivo é que, com essa ferramenta, terão a chance de apresentar as suas ofertas para o público de forma abrangente, o que colabora para se posicionarem no mercado mais rapidamente.

    Isso é possível porque esses players estarão presentes em um canal no qual também estão sendo divulgadas outras empresas do ramo, muitas com nomes já consolidados. Isso os coloca no mesmo patamar de competição, o que, certamente, ajuda a expandir suas atuações.

    Aproveite e leia também: “Competitividade no segmento financeiro: fintechs, instituições financeiras e reguladores

    Quais as diferenças entre marketplace banking e instituições financeiras?

    Como dissemos, um marketplace banking é um ecossistema que reúne, em um mesmo espaço, diferentes participantes do mercado de serviços financeiros para apresentação das suas ofertas.

    Já uma instituição financeira é uma empresa que providencia produtos e soluções bancárias como saques, investimentos etc, guarda o dinheiro dos seus clientes, e realiza outras funções similares.

    Comparando esses dois conceitos, podemos então dizer que um marketplace financeiro é a junção de diversas instituições financeiras em uma mesma plataforma digital.

    Salientando mais uma vez que, além dessas instituições, empresas que construíram as suas próprias soluções financeiras também podem participar dessa ferramenta.

    Um bom exemplo são varejistas que oferecem ao seu público conta digital própria, cartão de crédito, cartão pré-pago, e outros produtos financeiros que levam a marca da companhia.

    Não deixe de assistir este vídeo:

    Como um marketplace financeiro entenderá as necessidades dos clientes?

    Os marketplaces financeiros atenderão as necessidades dos clientes porque reunirão em um mesmo ambiente diferentes ofertas e soluções financeiras.

    Essa forma de atuação é uma maneira de melhorar a experiência do cliente bancário, apresentando-lhe de forma otimizada diversas opções para solucionar os seus problemas, vindas de diferentes empresas do setor.

    Atrelado a isso temos o Open Banking, que tem tudo para colaborar com essa entrega. Afinal, ele permite que os players conheçam o histórico financeiro do usuário e, com isso, tenham a chance de oferecer serviços e produtos financeiros mais pontuais para o seu momento.

    Vale destacar que esse acesso aos dados bancários dos clientes só é possível mediante a sua prévia autorização.

    Ao permitir isso, o usuário abre caminho para a instituição com a qual pretende se relacionar conhecer a sua trajetória financeira, condição que pode encurtar o tempo de liberação de serviços, por exemplo, entre diversas outras vantagens.

    Se você ainda não está por dentro desse conceito, e de quais oportunidades o Open Banking pode gerar para o seu negócio, então assista a este vídeo exclusivo do Zoop, líder em tecnologia para os serviços financeiros.

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