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    O que é fintech? Como funciona? Conheça suas categorias!

    11 de maio de 2024
    Por Redação Zoop
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    Você sabe o que é fintech e qual é o objetivo por trás do segmento que bomba ano após ano? Pois já chegou a hora de solucionar todas as suas dúvidas sobre o tema.

    O termo tem origem na união de duas palavras inglesas: financial + technology. Portanto, como o próprio nome indica, o segmento dá conta do setor financeiro impulsionado pela inovação tecnológica.

    Para você ter uma ideia, o site da Associação Brasileira de Fintechs (ABFIntechs) aponta que existem 1481 fintechs registradas no Brasil até o início de 2024.

    No entanto, nem todas estas startups trabalham da mesma forma. O que diferencia o setor são as chamadas fintechs de nicho, que criam e entregam soluções financeiras para um mercado ou grupo de pessoas específico

    Por exemplo, uma empresa pode criar produtos e serviços financeiros exclusivos para a comunidade LGBTQIAP+, mulheres, universitários, adolescentes, comunidade negra, entre outras possibilidades.

    Para te ajudar a entender com mais detalhes o que é fintech, como funciona e os principais serviços, desenvolvemos este artigo. 

    Siga a leitura e entenda tudo sobre o tema!

    O que é fintech?

    Fintech é uma startup de serviço financeiro que usa a tecnologia como base para criar soluções para o segmento. Seu objetivo é desburocratizar e digitalizar produtos e serviços financeiros. 

    Como se pauta em conceitos como inovação e disruptividade, a empresa não precisa, obrigatoriamente, oferecer as mesmas soluções bancárias que outros negócios do segmento.

    Por exemplo, não há a necessidade de trabalhar com cartão de débito ou crédito e poupança. As companhias podem, simplesmente, se especializar em um determinado serviço — o que origina os serviços de fintech de nicho.

    Sugestão! Não deixe de ouvir este episódio do Papo na Nuvem

    Como funciona uma fintech de nicho?

    Em linhas gerais, como funciona uma fintech de nicho? Essas empresas apostam em nichos como uma forma de atender, de maneira mais direcionada, determinados grupos, comunidades e setores econômicos.

    Após se estabelecerem no mercado financeiro, as startups de serviços financeiros perceberam que poderiam atuar de forma segmentada, não apenas para atender pessoas físicas, mas também pessoas jurídicas.

    De acordo com o relatório “Fintech Report”, do Distrito, o Brasil contava com 1.289 negócios nesse formato até 2023. 

    Dentre os serviços de fintech de nicho, destacam-se:

    • crédito;
    • meios de pagamento;
    • backoffice;
    • serviços digitais;
    • tecnologia;
    • criptomoedas;
    • investimentos;
    • risco e compliance;
    • fidelização;
    • finanças pessoais;
    • crowdfunding;
    • dívidas;
    • câmbio;
    • cartões.

    Na prática, as companhias podem explorar os mais variados ramos do mercado financeiro, tanto em formatos B2B quanto B2C.

    Considerando as diversas vantagens desse modelo de negócio, uma das que mais se destaca é a possibilidade de resolver, de forma pontual, as dores e as carências bancárias do segmento atendido.

    Para os negócios que pretendem incluir em seus portfólios soluções de um banco digital de nicho, um dos benefícios é o enfrentamento de uma concorrência menos acirrada — em comparação a uma oferta não direcionada.

    Dica de leitura! Aproveite e confira este artigo: “Revolução Fintech: o que é e qual o seu impacto no setor bancário?

    Como as fintechs de nicho aumentam a inclusão financeira? 

    Agora que você entendeu o que é fintech de nicho, vamos falar um pouco mais sobre uma das suas principais vantagens.

    Afinal, se trouxermos tudo que comentamos até agora para o conceito de bancos de nicho, jogamos uma luz para o fato que as fintechs segmentadas ajudam a aumentar a inclusão financeira.

    Para entender um pouco melhor esse ponto de vista, precisamos esclarecer que bancos de nicho são aqueles criados para atender a um setor, grupo ou comunidade

    Neste cenário, os bancos digitais podem se direcionar exclusivamente para mulheres, pessoas negras, universitários, menores de 18 anos, comunidade LGBTQIA+, ou segmentos econômicos específicos — a exemplo do iFood que criou o “banco dos restaurantes” para os seus parceiros de negócio.

    Justamente por essa característica é que as fintechs de nicho promovem e facilitam a inclusão bancária: porque atendem a pessoas e empresas com dificuldades de estabelecer relacionamento com bancos tradicionais.

    Questões como excesso de burocracia, tarifas elevadas, necessidade de apresentação de muitos documentos, atendimento insatisfatório e, muitas vezes, preconceito, impedem inúmeras pessoas de abrirem uma simples conta corrente. 

    Por outro lado, as fintechs de nicho existem especialmente para resolver esses problemas e preencher as lacunas de outros modelos bancários. 

    Adicionalmente, por terem em seu DNA a mesma essência do público atendido, entendem suas dores e necessidades bancárias e financeiras.

    Este artigo pode ser interessante para você: “Investimento em fintech: essas empresas não são só uma moda! Veja como conseguir investidores

    Por que investir em uma fintech de nicho?

    Entender o que é fintech de nicho e investir nesse segmento para transformar sua empresa em uma startup de serviços financeiros traz várias vantagens para o seu negócio.

    A primeira delas é que, com essa atuação, você gera uma nova fonte de renda para a sua companhia e acrescenta ao seu portfólio produtos e serviços financeiros específicos para o seu público-alvo.

    Outros benefícios de destaque são:

    • aumento do poder de atração da sua empresa;
    • fidelização dos clientes que já estão na base devido à oferta de soluções direcionadas e mais aderentes;
    • conquista de um importante diferencial competitivo frente aos concorrentes;
    • aumento da credibilidade e da confiabilidade do negócio, já que todos os serviços e produtos financeiros criados levam à sua marca.

    Achou interessante e quer saber como tornar a sua empresa uma fintech sem deixar de lado o seu negócio principal? Então, siga para o tópico seguinte! 

    Como ser uma fintech?

    Agora que você entendeu o que é uma fintech e como ela se divide em diversos nichos, deve ter interesse em adaptar o seu negócio ao nicho, não é mesmo?

    E isso é mais acessível do que você imagina! Com a plataforma Banking da Zoop, seu negócio atua como um banco digital e oferece uma série de produtos bancários aos seus clientes com o rótulo da sua marca.

    Com o banking as a service da Zoop, não há mais necessidade de lidar com empresas financeiras intermediárias para oferecer serviços de primeira qualidade para seus clientes, como:

    • conta digital;
    • cartão pré-pago;
    • meios de pagamento;
    • condições de crédito exclusivas e muito mais.

    Viu como ser uma fintech pode ser simples? Converse com um consultor agora mesmo para saber mais e dar um Zoop no seu negócio!

    Aproveite que está aqui, no blog da Zoop, e leia agora mesmo este artigo: “Quanto custa abrir uma fintech? Descubra e veja como fazer parte desse mercado!”

     

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