O que é hiperpersonalização e por que ajuda a fidelizar clientes?
Entender o que é hiperpersonalização é uma ótima maneira de atrair e reter clientes, pois se trata de uma estratégia que ajuda a construir um relacionamento mais próximo, sólido, estreito e de longo prazo com o público. Isso acontece a partir da compreensão aprofundada de suas necessidades, preferências e expectativas.
Por que trabalhar dessa forma é importante? Um dos principais motivos é que, cada dia mais, os compradores esperam esse comportamento e entrega das marcas.
Uma matéria do site Terra cita uma pesquisa do Opinion Box que revela que 72% dos consumidores esperam que as empresas identifiquem seus interesses e os reconheçam como únicos. Outros 73% preferem marcas que oferecem experiências positivas e personalizadas.
A mesma reportagem traz informações da Deloitte, as quais mostram que 90% dos clientes dão preferência para campanhas de marketing hiperpersonalizadas.
Sobre isso, a McKinsey & Company coloca a IA Generativa como ferramenta de apoio, definindo-a, inclusive, como o “Santo Graal” das estratégias de marketing e experiências altamente personalizadas.
Quer entender melhor esse ponto de vista e saber quais são as outras vantagens que a hiperpersonalização traz para a sua empresa? Então, siga a leitura deste artigo!
Afinal, o que é hiperpersonalização?
A hiperpersonalização é um conjunto de estratégias somadas ao uso de recursos tecnológicos com o objetivo de construir experiências profundamente customizadas para o público de uma empresa. Esse resultado é obtido, principalmente, a partir da utilização de dados que permitem um estudo preciso dos interesses e das necessidades dos clientes.
Um dos principais objetivos com a estratégia é entregar aos consumidores vivências e interações únicas com a marca, nos mais variados pontos de contato. Além disso, o recurso busca levar à máxima potência a customização de soluções, alinhando-as profundamente às preferências dos compradores.
Ao entender melhor o que é hiperpersonalização, nota-se também que a prática abre caminho para a antecipação, colaborando para a empresa sair na frente e se destacar dos concorrentes.
Como a principal base da estratégia é a coleta e a análise de dados, é possível acompanhar o histórico de compra dos clientes, o comportamento, as preferências, as expectativas, entre outros detalhes. Tudo isso leva a uma “leitura” mais precisa do que os clientes esperam receber.
Essas informações facilitam a criação de produtos, serviços, campanhas de marketing, e várias outras, tudo altamente direcionado e customizado.
Dica de leitura: “Estratégias de retenção de clientes: quais são as 9 melhores?“
Como funciona a hiperpersonalização?
A hiperpersonalização funciona a partir do uso de tecnologias avançadas e robustas capazes de analisar grandes volumes de dados, sendo as mais utilizadas a Inteligência Artificial, o Machine Learning e a IA Generativa.
Basicamente, é possível dizer que a prática tem, como base, a inteligência de dados como principal caminho para extrair todas as informações necessárias para entender o comportamento dos clientes, suas necessidades e expectativas.
Inclusive, em uma das masterclasses da Zoop no Web Summit 2024, Marcella Calfi, nossa Gerente de Marketing, falou sobre a personalização da experiência do cliente a partir dessa abordagem.
Durante o evento, ela destacou cinco tendências de uso de dados que ajudam a melhorar as jornadas dos consumidores e o relacionamento entre eles e as marcas:
- super apps: que reúnem, em uma única solução, diversas funcionalidades, incluindo compras, meios de pagamento, serviços de transportes, entre outras, como é o caso do aplicativo chinês WeChat;
- fingerprint: solução de combate a fraudes cibernéticas que identifica padrões de comportamento, aprimorando experiências de logins, checkouts e outras;
- Inteligência Artificial: tecnologia ideal para embasar o desenvolvimento de novos produtos/serviços e também para melhorar pontos de interação com os clientes, como os realizados via chatbots;
- IA Generativa: tipo de Inteligência Artificial com capacidade de entender comportamentos humanos e interagir com os consumidores como se fosse um agente de atendimento real;
- unified commerce: conceito que unifica todos os canais de uma empresa em uma única plataforma, melhorando a gestão e criando uma jornada de compras fluida e livre de atritos e gargalos.
Para conferir detalhes de cada uma dessas tendências, assista agora mesmo à masterclass exclusiva!
Exemplo prático de hiperpersonalização no mercado financeiro
Para ficar mais claro o que é hiperpersonalização, usaremos um exemplo que faz parte do mercado financeiro: o Open Finance.
O Open Finance é a evolução do Open Banking, sistema financeiro aberto que entende que os dados bancários pertencem ao cliente e, por isso, podem ser compartilhados por ele a qualquer tempo entre diferentes instituições.
Por meio desse conceito, é possível hiperpersonalizar experiências bancárias, porque as empresas participantes do sistema têm acesso ao histórico financeiro do cliente a partir de sua prévia autorização.
Com isso, conseguem analisar pontualmente o perfil do usuário bancário, entender seu comportamento e oferecer produtos e/ou serviços realmente alinhados com suas necessidades e preferências.
Veja o que mais pode ser feito com o sistema financeiro aberto no artigo: “Iniciador de pagamentos no Open Finance: tudo o que você precisa saber“
Quais as vantagens da hiperpersonalização?
Quanto mais se entende o que é hiperpersonalização, mais nítidos ficam os benefícios que a prática pode trazer para as empresas e clientes, concorda?
Destacando as principais vantagens, estão:
- aprimoramento do vínculo entre consumidores e marca, gerando mais retenção e fidelização;
- criação de campanhas de marketing mais eficientes, com retornos mais expressivos e melhor aproveitamento do investimento feito;
- conquista de um diferencial competitivo que coloca a marca na frente dos concorrentes;
- fortalecimento da presença da marca no mercado de atuação
- aumento do nível de satisfação dos clientes, o que, consequentemente, eleva o volume de vendas e o faturamento.
Sobre esse último ponto, uma pesquisa da McKinsey revela que priorizar a personalização pode aumentar a receita do negócio entre 10% e 15%. Ou seja, realmente, vale adotar essa estratégia.
Como implementar a hiperpersonalização? 5 passos!
Agora que entendeu o que é hiperpersonalização e todas as vantagens da prática, resta descobrir como implementá-la na sua empresa, certo?
Para isso, os principais passos são:
- adotar tecnologias que viabilizem a coleta e a análise de grandes volumes de dados;
- garantir o cumprimento da LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados, para evitar problemas jurídicos e desentendimento com os clientes;
- usar ferramentas de automação para entregar as experiências certas no momento ideal;
- pensar em cada cliente como sendo único e criar diferentes oportunidades exclusivas;
- pensar em toda a jornada do consumidor, indo desde a descoberta da sua marca e das soluções, até a etapa do pagamento, tudo devidamente personalizado conforme os gostos e expectativas dos clientes.
Neste último passo, nós podemos ajudar!
Com a tecnologia da Zoop, sua empresa passa a oferecer serviços financeiros personalizados com a sua marca, incluindo meios de pagamento e serviços bancários.
Também cria jornadas de compra unificadas, mapeando o comportamento do consumidor, criando experiências centradas no cliente.
Quer mais personalização, flexibilidade e uma melhor experiência para o seu cliente? Dá um Zoop!
Assine nossa newsletter
Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.