Como funciona a plataforma Banking White Label? Saiba tudo!
Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!
A plataforma Banking White Label é uma maneira de gerar novas fontes de receita para sua empresa e, ao mesmo tempo, entregar mais valor aos seus clientes.
Isso porque o Banking White Label é uma plataforma que centraliza diferentes produtos e serviços financeiros, permitindo que qualquer empresa comece a trabalhar com essas soluções, mesmo que esse não seja seu core business.
Mas por que você deveria entrar para o mercado financeiro se esse não é o foco do negócio? Os motivos são inúmeros!
Um que podemos destacar é que entregar aos parceiros de negócios soluções financeiras pontuais às suas necessidades é uma maneira de elevar sua taxa de retenção e atrair novos clientes.
Agregar produtos financeiros à empresa, com sua marca, também é uma forma de aumentar o portfólio de serviços, sem que seja preciso deixar de lado o propósito principal do seu negócio.
Só para você ter uma ideia, diversas empresas já estão seguindo esse caminho e aumentando seu rendimento e poder competitivo.
Grandes marcas como Uber e iFood são bons exemplos de entrega de produtos financeiros por empresas que não fazem parte desse mercado.
Mas como fazer isso? A maneira mais fácil, rápida e segura é utilizando soluções como uma plataforma Banking White Label.
Entenda melhor como funciona esse conceito, mas, antes, vamos te explicar o que é White Label. Confira!
O que é White Label?
A tradução de White Label é “etiqueta branca”, um nome bem sugestivo para explicar esse conceito.
Essa é uma forma simples, eficiente e barata de empresas prestarem serviços ou produtos desenvolvidos por outras marcas e vendê-los como se fossem seus.
Por exemplo, se um supermercado contratar os produtos de uma uma outra marca White Label para vender em sua rede, quer dizer que poderá colocar o nome do próprio negócio no produto e vendê-lo como se fosse do supermercado.
O mais interessante da prática do White Label é a possibilidade de personalizar e customizar soluções já prontas.
Muitas empresas não possuem expertise nem infraestrutura para prestar determinado serviço ou criar determinado produto, então, uma parceria de etiqueta branca é uma ótima pedida para viabilizar projetos comerciais.
Na verdade, essa é uma prática bem comum em diversas redes de supermercado no Brasil e no mundo.
O que é uma plataforma White Label?
Nesse contexto, o que é uma plataforma White Label? Nada mais é que uma estrutura inteiramente pronta e com uma etiqueta branca para que marcas diversas possam utilizá-la como se fossem delas mesmas.
Existem plataformas White Label para marketing, gestão financeira, emissão de nota fiscal, controle de estoque, gateways de pagamento etc.
Essa é uma excelente alternativa para empresas contratarem estruturas já prontas para prestação de serviços, sem precisar investir um sistema do zero e sem o expertise necessário.
Essas plataformas geralmente são negociadas e utilizadas no contexto do mercado B2B (business to business), quando empresas precisam de uma estrutura para áreas que não fazem parte da sua função comercial final.
O que é uma plataforma Banking White Label?
O primeiro passo para saber o que é uma plataforma Banking White Label é entender que essa ferramenta faz parte do conceito Banking as a Service.
Banking as a Service, ou BaaS, é uma forma que as empresas têm, independentemente do ramo de atuação, de entregar aos seus clientes um amplo leque de produtos e serviços financeiros.
Assim, o Banking White Label é uma plataforma que permite que diferentes negócios criem soluções financeiras personalizadas às necessidades do público e com a própria marca.
Como funciona uma plataforma Banking White Label?
Para que compreenda ainda melhor o conceito de Banking as a Service e plataforma Banking White Label, utilizaremos um exemplo.
Imagine um varejista de roupas femininas. A empresa percebe que boa parte do seu público realiza o pagamento das compras em dinheiro. Entre os diversos motivos que levam a isso, um deles é que esses consumidores não têm conta em banco.
Identificando essa “brecha” no sistema financeiro e a oportunidade de gerar um novo negócio, o varejista cria uma conta digital com a marca da loja e passa a oferecer aos seus clientes esse serviço e, também, cartão de débito e de crédito.
Para entregar essas soluções que vão resolver as dores dos clientes, a empresa utiliza uma plataforma própria, criando, assim, um banco digital White Label.
Saiba mais sobre Banking as a Service e como funciona uma plataforma Banking White Label abaixo:
Quais as vantagens do Banking White Label?
Agora que você sabe melhor o que é Banking White Label, já deve ter percebido que essa ferramenta é um importante caminho de inovação para o varejo.
Além de contribuir para a transformação digital nas empresas, essa solução permite que esses negócios resolvam as demandas dos seus clientes de forma mais pontual e precisa, com a própria marca.
Ou seja, se um negócio pretende oferecer cartões de crédito, por exemplo, é o nome da empresa que estará estampado neles, não do desenvolvedor que fornece a tecnologia.
Isso eleva a confiança que o público tem na marca, além de aumentar seu poder competitivo no mercado em que atua.
Demais benefícios de um banco digital White Label
Como sugerido no exemplo que usamos anteriormente, trabalhar com uma plataforma Banking White Label para entregar produtos e serviços financeiros possibilita que a empresa atenda também ao público desbancarizado.
Pesquisas apontam que 1 a cada 3 brasileiros não é bancarizado, ou seja, não tem conta em banco. No entanto, esse mesmo público é responsável por movimentar, aproximadamente, R$ 817 bilhões por ano.
A burocracia imposta pelos bancos tradicionais dificulta o acesso aos serviços bancários. Porém, a chegada das fintechs e de soluções como a plataforma Banking White Label estão mudando esse cenário.
Assim, outra vantagem do White Label banco digital é poder atender a esse grupo, atraindo-o para seu negócio e, claro, aumentando seu faturamento.
No entanto, é importante destacar que mesmo as pessoas que têm conta em banco tendem a se sentirem atraídas por empresas que oferecem soluções financeiras mais democráticas e menos burocráticas.
Um levantamento mostrou que os clientes dos bancos tradicionais não estão muito satisfeitos com os serviços que têm recebido: apenas 4 entre 10 se mostram dessa forma. Por outro lado, quando a análise é feita com clientes de fintechs, esse número sobe para 7 entre 10.
Parte disso se deve ao fato de que essas instituições financeiras oferecem soluções mais abrangentes, fáceis de serem adquiridas e ao alcance de todos.
Além dessas, veja outras vantagens que o uso de uma plataforma banco digital White Label pode trazer para o seu negócio:
- acréscimo de novos produtos e serviços ao seu portfólio, contribuindo para atrair novos parceiros de negócios;
- contar com um banco digital próprio para suas transações financeiras, reduzindo custos e otimizando a gestão;
- se destacar dos concorrentes, oferecendo soluções bancárias que as outras marcas não oferecem;
- participação do processo de digitalização do dinheiro.
Entenda mais sobre os impactos da digitalização do dinheiro ouvindo este podcast do Papo na Nuvem:
Há desafios no uso do Banking White Label?
Considerando que o conceito do que é Banking White Label ficou mais claro, bem como suas principais vantagens, talvez você deva estar pensando quais desafios vai enfrentar para implementar essa solução à sua empresa, certo?
Para respondermos a essa questão, vamos primeiro esclarecer alguns detalhes sobre como funciona uma plataforma de banco digital White Label.
As aplicações do BaaS são integradas por meio de APIs, Application Programing Interface, que são conjuntos de instruções de programação que permitem que dois ambientes virtuais se comuniquem.
Essa ferramenta viabiliza que a empresa interessada possa oferecer produtos e serviços financeiros sem precisar se preocupar com regulamentações e homologações. Isso é possível pois toda a parte burocrática do processo já foi resolvida e é de responsabilidade do desenvolvedor das APIs.
Além disso, é possível escolher apenas as soluções que realmente sejam relevantes para seu negócio, pois o Banking as a Service é modular. Por exemplo, se o interesse for apenas oferecer cartão de débito, basta adquirir somente essa API.
Sabendo de todos esses apontamentos, talvez o único desafio das empresas interessadas no BaaS seja encontrar parceiros que trabalhem com os serviços que pretendem integrar ao negócio e, principalmente, que utilizem tecnologias seguras e confiáveis.
Em todos esses pontos, a Zoop pode ajudar seu negócio!
Como uma plataforma Banking White Label pode ajudar seu negócio?
Um Banking White Label pode ajudar seu negócio a atrair mais clientes e fidelizar os que já estão na sua base.
Como já comentamos, isso acontece porque a empresa passa a entregar aos consumidores soluções financeiras realmente compatíveis com as dores que eles têm no que se refere a produtos e serviços financeiros.
Diferentemente dos bancos tradicionais, seu negócio tem um conhecimento mais aprofundado das necessidades do público-alvo, o que propicia a criação de soluções financeiras verdadeiramente compatíveis com seus comportamentos e carências.
Dica de leitura: “Cartão de crédito para fidelizar clientes: como utilizar essa estratégia?“
Como funciona a implementação do Banking White Label?
A implementação de uma solução para banco digital White Label funciona por meio de APIs, que, conforme comentamos, trata-se de um conjunto de instruções de programação que viabilizam a comunicação entre dois pontos.
Para o entendimento sobre esse conceito ficar mais claro, usamos um exemplo bastante simples: imagine as APIs como caixas, dentro das quais está tudo o que é preciso para criar um banco digital White Label.
Sua empresa adquire essa caixa, personaliza com a identidade da marca e as regras de funcionamento, começando a oferecer os produtos e serviços próprios para seus clientes.
Lembrando que a parte de regulamentação já foi toda resolvida pelo desenvolvedor da API. Logo, você não precisa se preocupar com isso!
O artigo “API para banco digital: conheça a solução que permite incorporar serviços financeiros ao seu negócio!” traz todos os detalhes sobre essa implementação. Não deixe de ler!
Como ter uma plataforma Banking White Label?
A Zoop é uma fintech líder em tecnologia para serviços financeiros.
Nossas soluções foram criadas para que empresas de qualquer segmento, que tenham em sua base outros estabelecimentos comerciais e vendedores, tornem-se também instituições de pagamento.
O que é a Zoop? Conheça tudo sobre a fintech líder em tecnologia para serviços financeiros!
Nossa plataforma Banking White Label possibilita que nossos parceiros explorem a tecnologia e criem produtos financeiros com as próprias marcas.
Totalmente livre de questões regulatórias e de custos gerados para desenvolvimento, em pouco tempo, sua empresa passa a trabalhar como banking, conta digital, splits de pagamento, captura para pagamentos presenciais (maquininhas), boletos e muitas outras soluções, sem deixar o foco principal do seu negócio.
Saiba mais detalhes sobre o Zoop Banking no vídeo abaixo:
Que tal gerar mais valor aos seus clientes e, ao mesmo tempo, ter uma nova fonte de receita? Converse agora com um especialista da Zoop e descubra como!
Assine nossa newsletter
Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.