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    Regulamentação do Banco Central para Marketplaces: o que mudou e quais adequações são necessárias para evitar transtornos?

    05 de setembro de 2018
    Por Redação
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    Desde setembro de 2018, passou a vigorar a regulamentação do Banco Central para Marketplaces, a qual exige que as liquidações das transações feitas via cartão de crédito e débito no país sejam centralizadas na Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP), além de diversos outros aspectos.

    Mais do que a regra, o que causou dúvidas foi a interpretação da circular 3682/13, que considerava alguns Marketplaces como facilitadores de pagamento.

    O que precisou ser ajustado? O que é necessário para os Marketplaces se adequarem às solicitações do Banco Central (Bacen)? É o que vamos esclarecer agora!

    O que determina a regulamentação do Banco Central para Marketplaces?

    O foco principal da regulamentação do Bacen não eram os Marketplaces, mas sim bancos e instituições financeiras que possuem risco de crédito e sistêmico maior, ou seja, o perigo de o valor devido se “perder” por falta de pagamento de um dos participantes da operação e, com isso, gerar uma cascata de inadimplência que afete todos os envolvidos.

    No entanto, a interpretação da circular Bacen 3682/13 colocou os Marketplaces no alvo da discussão, gerando a necessidade de adequação para atendimento da nova diretriz, que é integrar esses comércios à CIP.

    O antes e depois da regulamentação 

    Antes da regulamentação do Banco Central para Marketplaces, o fluxo de pagamento desse setor funcionava da seguinte forma: 

    • o comprador pagava com cartão de crédito ou débito;
    • a adquirente de cartão processava o pagamento e o depositava na conta do Marketplace;
    • esse, por sua vez, repassava o dinheiro aos vendedores.

    O fato de receber e repassar valores foi o que fez o Bacen entender que o Marketplace era um subcredenciador, já que fazia a ponte entre adquirentes e estabelecimentos comerciais.

    Já com a centralização do processo, tudo fica mais simples, pois todas as informações serão enviadas diretamente à CIP que, por sua vez, é a responsável pela liquidação e repasse aos envolvidos no processo de pagamento.

    O que é preciso para atender a regulamentação?

    Para se adaptar à regulamentação, os Marketplaces precisam de uma infraestrutura tecnológica que demanda tempo e investimento, além de passar por um processo de homologação ou contratação de uma subadquirência. 

    Além disso, são necessários outros ajustes, como:

    • acordos com as bandeiras de cartões;
    • apresentação de garantias e certificações PCI, ou PCI DSS (Payment Card Industry – Data Security Standard), que é um padrão de segurança de dados voltado para cartões de crédito e similares;
    • homologação das soluções de captura utilizadas;
    • estruturação de processos de compliance

    Ou seja, a liquidação centralizada é apenas a ponta do iceberg, como você pode ver neste infográfico:

    Quer publicar este infográfico em seu site? É só copiar e colar o código abaixo em seu post ou página!

    Esse serviço fornecerá a tecnologia necessária para cumprir as exigências do Bacen, sem precisar ser um subcredenciador, além de evitar toda a burocracia e possíveis erros jurídicos.

    E, para fazer essa intermediação, você pode contar com a Zoop

    Nossas soluções permitem a criação de serviços financeiros inovadores, com toda estrutura e atendimento legal para se trabalhar com meios de pagamento.

    Além de centralizar toda a operação na CIP, conforme exige a regulamentação, também é possível:

    • conectar com a tecnologia necessária do seu negócio;
    • integralizar os arranjos das bandeiras com as quais transaciona;
    • automatizar o split de pagamento, ou seja, a divisão do pagamento entre os parceiros do negócio;     
    • e muito mais.

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