
Como serviços financeiros favorecem a retenção de clientes? Entenda!

Aprender como reter clientes por um longo período é essencial para aumentar os lucros e melhorar a reputação da marca. E, além dos recursos de Marketing e Vendas disponíveis para botar esse plano em prática, produtos e serviços financeiros podem servir estrategicamente para esse propósito.
Por falar nisso, o sucesso da customer experience (CX), de maneira geral, é o que vai impactar os níveis de fidelização de uma empresa.
Quanto mais encantado pelo produto e atendimento às demandas durante sua experiência com a marca, maiores são as chances para voltar a fechar negócio.
Dessa forma, a prontidão do atendimento, o tom de voz da marca, a campanha promocional e vários outros elementos podem impactar a satisfação do consumidor.
Nesse conteúdo, queremos mostrar como determinados serviços financeiros também estão intimamente ligados com a qualidade da CX e podem fazer a diferença para que ele escolha sua marca em detrimento do concorrente e não abra mais mão dela.
Mas quais serviços financeiros são esses? E como uma empresa do varejo pode usar esses produtos para fidelizar uma base de consumidores realmente robusta?
Confira nosso conteúdo até o fim para saber quais são os benefícios da retenção de clientes e como colocar em prática uma estratégia eficaz!
O que é retenção de clientes?
A retenção de clientes se manifesta quando um consumidor continua fazendo negócios e gerando lucros para uma empresa, mesmo após a primeira compra.
Dessa forma, ela é diferente da aquisição e prospecção. Enquanto essas duas últimas cuidam de converter prospects e leads para a primeira compra, a retenção acontece quando um consumidor volta a fazer negócio no decorrer do tempo com a companhia.
E por que é importante aprender como reter clientes? Além de melhorar a credibilidade da marca e tornar o processo de conversão em vendas mais simples, a retenção gera muita economia!
Por exemplo, o Zippia aponta que prospectar novos consumidores é de 6 a 7 vezes mais caro do que reter os já existentes.
Uma boa estratégia de retenção tem papel fundamental dos departamentos de Marketing, Vendas e Financeiro da companhia. Afinal, todos estão envolvidos em etapas de interação com o cliente que são estratégicas para satisfação dele com a marca.
O Marketing, por exemplo, deve pensar em campanhas promocionais de fidelização para desenvolver uma relação mais próxima e confiável com o público. Conteúdos ricos, programas de fidelidade, interações de aniversário e outras opções devem entrar no radar.
A área de Vendas deve usar o histórico de interações e compras para fazer ofertas personalizadas que dialoguem com as necessidades e dores do cliente.
Já o departamento de Finanças precisa pensar em recursos financeiros que facilitem a vida do cliente para que ele realize pagamentos com mais tranquilidade, agilidade e condições exclusivas.
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Quais são as vantagens da retenção de clientes?
Os principais benefícios da retenção de clientes bem feita envolvem:
- mais economia;
- mais vendas;
- aumento do ticket médio;
- crescimento da métrica Lifetime Value (LTV);
- diminuição do Custo de Aquisição de Clientes (CAC);
- fortalecimento da reputação da marca;
- processos mais ágeis e assertivos de vendas.
Retenção de clientes x fidelização de clientes
Apesar de conceitos similares, há uma diferença entre retenção e fidelização de clientes. E essa divergência está na abrangência do significado de cada um dos termos.
Retenção é uma prática mais limitada e voltada exclusivamente para fazer um cliente comprar novamente da marca.
Por sua vez, a fidelização vai um pouco mais além. Ela engloba estratégias que visam criar uma relação mais próxima, duradoura e personalizada entre consumidor e empresa.
A ideia aqui é transformar os clientes em verdadeiros embaixadores da marca e não somente criar planos para que eles façam compras novamente.
Como reter clientes com serviços financeiros?
Mas, afinal, como os serviços financeiros podem ajudar seu negócio a reter clientes? A transformação digital e a constante inovação dos produtos e serviços financeiros trazem a resposta para essa pergunta.
Primeiramente, vamos falar de meios de pagamento. E-commerces e outros negócios online costumam fechar conversões digitalmente e, para que seus clientes estejam confiantes para realizar uma transação pela internet, os processos precisam ser simples, eficientes e contemplar todas as necessidades.
Logo, recursos de pagamento rápidos, simples, seguros e diversificados costumam atrair os consumidores a fazer negócios novamente. Técnicas como o invisible payment, por exemplo, processam pagamentos de modo seguro e ágil, com apenas alguns cliques.
Além disso, soluções de banking as a service (banco como serviço) são efetivas para a fidelização. Nessa linha, as fintechs desenvolvem uma plataforma de serviços financeiros e bancários para que as empresas de qualquer segmento consigam implementá-la em sua estrutura operacional.
Saiba mais sobre banking as a service:
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