Unified Commerce: por que é considerado o futuro do varejo?
Unified Commerce é a integração de todos os canais comerciais de uma empresa em uma única plataforma. Aqui, estamos falando em não apenas centralizar setores de atendimento ao cliente e de vendas, mas também estoque, logística, meios de pagamento, entre outros.
Na prática, toda a operação de um negócio fica centralizada em um mesmo sistema, facilitando a gestão e contribuindo para melhorar — e muito — a experiência do cliente.
Um dos motivos é que, ao utilizar uma plataforma de comércio unificado, todos os dados gerados ficam em um mesmo ambiente.
Com isso, você tem a chance de verificar, por exemplo, comportamentos e preferências dos seus consumidores e, com base nessa percepção, entregar-lhe soluções melhores e verdadeiramente alinhadas com as necessidades apresentadas.
Mas as vantagens do comércio unificado, como também pode ser chamado esse conceito, não se limita a essa. Ele pode contribuir para otimizar processos de vendas, aprimorar o atendimento, oferecer meios de pagamento mais modernos e muito mais.
Confira, neste artigo, tudo sobre Unified Commerce e por que esse conceito é visto por muitos como o futuro do varejo.
O que é Unified Commerce?
Unified Commerce, ou comércio unificado, é a integração e a centralização de todos os canais operacionais de uma empresa, sejam eles de origem digital ou física.
Em um primeiro momento, essa explicação pode soar parecida com o conceito omnichannel. Porém, o comércio unificado é muito mais amplo e abrangente.
Assim como dissemos logo na abertura deste artigo, ele não se limita a unificar os canais de atendimento ao cliente e de vendas de um negócio.
No caso, uma plataforma de comércio unificado tem como objetivo ser, basicamente, o centro operacional de uma companhia, contemplando todos os setores, com o objetivo de melhorar a gestão e, principalmente, a experiência de compra do cliente.
Por que o Unified Commerce é visto como o futuro do varejo?
O Unified Commerce é considerado o futuro do varejo por diversos motivos. O primeiro deles é por se tratar de uma evolução dos conceitos usados anteriormente, ou seja, a multicanalidade e o omnichannel.
A multicanalidade, ou multichannel, é a oferta de diferentes canais de venda e de atendimento aos consumidores. Entretanto, eles não se conectam entre si.
Nessa estratégia, se o cliente começar o atendimento no chat e resolver migrar para o e-mail, por exemplo, precisará iniciar a interação do zero. O mesmo vale para a jornada de compra, visto que não permite adquirir algo no site e retirar na loja física, entre outras possibilidades.
Já o omnichannel os canais oferecidos pela marca são interligados, permitindo que os consumidores migrem entre diferentes pontos de vendas e de atendimento. Além disso, esse conceito vai um pouco mais longo, viabilizando a migração entre diferentes meios de pagamento.
Por exemplo, o comprador pode fazer uma compra virtual por site ou aplicativo, e pagar em dinheiro ao recebê-la em casa. Ou seja, ele estará usando um pagamento omnichannel.
Somado a isso, o Unified Commerce é visto como o futuro do setor varejista por:
- melhorar a gestão da empresa ao centralizar todas suas operações em um único ambiente;
- aprimorar a experiência do cliente em diferentes momentos da jornada de compra;
- eliminar atritos entre o mundo físico e digital;
- otimizar fluxos de gestão de estoque, logística, recebimento de valores provenientes de diferentes meios de pagamento, incluindo os físicos e os online;
- melhorar a utilização dos dados gerados e o uso dessas informações como base para tomadas de decisão;
- entregar para os clientes soluções e experiências realmente personalizadas e compatíveis com as necessidades, expectativas e preferências atuais.
Dica! Não deixe de ler este artigo: “Unified Commerce é o futuro do varejo?“
Quais as principais vantagens do comércio unificado?
Como você já deve estar imaginando, o comércio unificado gera uma série de vantagens, tanto para sua empresa quanto para seus clientes.
Em datas comemorativas, a exemplo da Páscoa e do Dia das Mães, a unificação dos canais ajuda a gerenciar melhor o aumento do fluxo de vendas típico desses períodos.
Isso acontece porque, com uma visão geral do negócio, é possível enxergar rapidamente problemas e gargalos que estão comprometendo as operações do negócio e, consequentemente, a experiência de compra dos clientes.
Ao resolver essas questões em menos tempo você evita perder vendas e comprometer a imagem da sua marca e o relacionamento com seu público.
Somado a isso, outras vantagens que podem ser obtidas com o comércio unificado são:
- entrega de uma jornada de compra muito mais dinâmica para os clientes: deixando-os muito mais satisfeitos com a sua empresa;
- aumento no volume de vendas: decorrente da melhora da experiência do consumidor e da entrega de um fluxo de vendas e de pagamento mais fluido;
- elevação da taxa de fidelização: pelo mesmo motivo anterior;
- aprimoramento do gerenciamento do estoque: evitando rupturas e viabilizando a implementação do conceito “prateleira infinita”, que é a integração do estoque de lojas físicas e virtuais;
- ampliação do conhecimento das preferências e necessidades dos clientes: devido à melhora do uso dos dados gerados nos processos;
- melhora da oferta de meios de pagamento: visto que permite a integração de diversos métodos de pagamento online e presencial.
Sobre esse último tópico, este artigo ajudará você: “Meios de pagamento: qual o impacto do conceito unified commerce sobre eles?“
Como o Unified Commerce pode ser aplicado no varejo?
Na prática, esse conceito pode ser aplicado no varejo especialmente com o uso de uma boa plataforma de comércio unificado. Ou seja, uma solução que permita a centralização de todos os canais do seu negócio.
No que se refere aos meios de pagamento, por exemplo, você pode contar com o Zoop Payments, ferramenta da Zoop que viabiliza a criação de jornadas de compras unificadas e consolidação de vendas online e offline em um único lugar.
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