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    Unified Commerce: por que vai além do omnichannel?

    11 de agosto de 2023
    Por Redação Zoop
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    O Unified Commerce vai além do omnichannel por abranger todas as áreas de uma empresa

    Para deixar essa percepção mais clara, vale explicarmos, brevemente, o que contempla cada um desses conceitos, certo?

    O Unified Commerce é uma estratégia que integra todos os canais de um negócio, incluindo não apenas os de atendimento ao cliente e de vendas, mas, também, estoque, logística, meios de pagamento, entre outros.

    O omnichannel, por sua vez, também integra os canais de uma companhia. Porém, tem como foco os de vendas e atendimento, permitindo que os clientes migrem entre cada um deles sem qualquer obstáculo.

    Essa explicação, por si só, já deixa claro que o comércio unificado, como também pode ser chamado, é a evolução da estratégia omnichannel. Consequentemente, suas vantagens também tendem a ser mais expressivas.

    Quer saber quais são esses benefícios e como esse conceito funciona na prática? Então siga a leitura deste artigo para conferir tudo sobre esse tema!

    O que é o Unified Commerce?

    Unified Commerce, ou comércio unificado, em português, é a centralização de todos os canais de uma empresa, online e offline, em uma mesma plataforma.

    Ou seja, os processos de vendas, gestão de estoque, logística, fluxo de recebimento de valores, oferta de meios de pagamentos, canais de atendimento, entre outros, são todos unificados em um mesmo sistema.

    Uma das principais propostas por trás dessa estratégia é melhorar a gestão do negócio e, como reflexo, toda a jornada de compra do cliente

    Isso acontece porque, por meio da implementação desse conceito, você tem uma visão ampla e em tempo real de tudo o que está acontecendo na sua companhia. Dessa forma, tem a chance de identificar, mais rapidamente, problemas e gargalos que afetam a dinâmica do negócio e a entrega da melhor experiência que for possível para os seus clientes.

    Quais são as vantagens do Unified Commerce?

    Uma das principais vantagens do Unified Commerce é que o ponto central dessa estratégia é melhorar a experiência e a jornada do cliente.

    Ao conseguir isso, sua empresa tem a possibilidade de alcançar benefícios como:

    • aumento no volume de vendas e de faturamento;
    • crescimento das taxas de atração e fidelização;
    • aumento do nível de satisfação dos consumidores;
    • melhora da imagem da marca no mercado;
    • conquista de um importante diferencial competitivo.

    Do ponto de vista operacional, algumas das principais vantagens são:

    • aprimoramento da gestão do fluxo de vendas e de recebimento de valores;
    • otimização do gerenciamento de estoque, com a possibilidade de implementar o conceito “prateleira infinita”; 
    • ampliação da oferta de meios de pagamento, pela integração facilitada dos físicos e dos digitais;
    • melhora da percepção das necessidades e preferências dos clientes, decorrente da centralização dos dados gerados que podem ser usados para tomadas de decisão.

    Dica! Não deixe de ler este artigo: “Meios de pagamento: qual o impacto do conceito unified commerce sobre eles?

    Estratégia omnichannel: o que é?

    A estratégia omnichannel pode ser definida como a adoção de um processo que viabilize a integração dos canais de vendas e de atendimento de uma empresa.

    Esse tipo de abordagem ajuda a atender o chamado “consumidor omnichannel“, que é aquele cliente que acessa diferentes canais de uma marca antes de adquirir o produto e/ou serviço que deseja.

    Ou seja, esse perfil de comprador pode, por exemplo, escolher um item no site, provar na loja física, e finalizar a compra no aplicativo. Também pode comprar online e retirar no ponto de venda, entre diversas outras alternativas.

    Aqui, também entra a oferta dos meios de pagamento omnichannel, que é a integração dos métodos digitais e físicos em uma compra. Por exemplo, permitir que o cliente pague uma compra presencial usando carteira digital ou Pix, entre outras combinações.

    Quais são os desafios da estratégia de omnichannel?

    Ainda que bastante benéfico, existem alguns obstáculos que precisam ser superados para a implementação desse conceito. Entre os principais desafios da estratégia de omnichannel estão:

    • entender as reais necessidades e expectativas dos clientes;
    • identificar e registrar os diferentes caminhos que podem ser adotados pelos consumidores na jornada de compra;
    • garantir a integração de todos os canais disponibilizados pela empresa;
    • manter o cliente como foco da estratégia, e não o crescimento do negócio;
    • nivelar a atuação do time de vendas e de atendimento.

    Sugestão! Aproveite e leia também: “Experiência de compra: como melhorar com pagamento omnichannel?

    Qual a diferença entre Unified Commerce e omnichannel?

    Como você pôde ver, a principal diferença entre Unified Commerce e omnichannel é a abrangência de cada estratégia.

    Enquanto o primeiro engloba todos os canais de uma empresa, o segundo está direcionado para vendas e atendimento ao cliente.

     

    Mas, independentemente dessa distinção, ambos têm um ponto em comum: melhorar a experiência do cliente e, com isso, trazer mais e melhores resultados para o negócio.

    Como implementar o comércio unificado na sua empresa?

    Para implementar o comércio unificado na sua empresa — visto que ele vai além do omnichannel — é fundamental usar uma plataforma própria para essa finalidade.

    O Zoop Payments, por exemplo, entrega uma visão completa do seu negócio, com uma experiência customizada de toda a jornada de compra, por meio de soluções 100% integradas.

    Coloque os clientes no centro da sua estratégia. Aprimore a jornada de compra ao unificar dados de múltiplos canais de vendas e de pagamento. 

    Entre em contato agora com um dos nossos especialistas e confira, em detalhes, como funciona o Zoop Payment, plataforma Unified Commerce da Zoop.

     

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