Logo Zoop Blog
Ver Todos
Índice
    Ícone de E-mail
    Assine nossa newsletter

    Não perca nenhuma novidade.

    mercado

    Zoop no Web Summit 2024: confira principais insights!

    19 de abril de 2024
    Por Redação
    Compartilhe
    Imagem

    Durante os dias 15 e 18 de abril, aconteceu, no Rio de Janeiro, o Web Summit 2024, considerado o maior evento de tecnologia do mundo. Mais de 34 mil pessoas participaram da edição deste ano, incluindo os mais de 500 palestrantes e mais de mil startups.

    A Zoop, fintech brasileira líder em tecnologia para serviços financeiros embarcados, participou com duas masterclasses inéditas. 

    A primeira, no dia 16, ministrada por Rafael Lanna, Banking Advisor da Zoop, abordou o futuro dos pagamentos digitais no Brasil. A segunda, no dia 17, contou com Marcella Calfi, e trouxe a personalização da experiência do cliente através da Inteligência Artificial.

    Não pôde estar no evento? Sem problemas! Veja agora um resumo do Web Summit, os principais insights e o que rolou nas apresentações da Zoop!

    O que é o Web Summit?

    O Web Summit é um evento de tecnologia e inovação, considerado um dos maiores do mundo. É promovido anualmente desde 2009, quando teve a primeira edição realizada em Dublin, na Irlanda.

    A conferência se tornou um sucesso mundial por reunir grandes nomes e personalidades — como CEOs, políticos, investidores e referências culturais — para debater e apresentar suas opiniões, experiências e pontos de vista sobre o futuro da indústria de tecnologia.

    Durante os dias de evento, são realizadas inúmeras palestras, de diferentes áreas, que partem de um ponto de vista em comum: “para onde vamos?

    Desde a primeira edição do Web Summit, chefes de estado, referências mundiais de ciência e tecnologia, artistas, representantes do mercado cripto, entre vários outros, já palestraram em seus palcos. Veja quem já esteve nesse evento ao longo dos anos:

    • François Hollande, ex-presidente da França;
    • Antônio Guerres, que ocupou o cargo de secretário-geral da ONU,
    • Elon Musk, empreendedor, empresário e filantropo;
    • Drew Houston, fundador e atual presidente executivo da empresa Dropbox
    • Stephen Hawking, físico teórico, cosmólogo e autor britânico
    • Changpeng Zhao, ex-CEO da Binance 

    Dica! Confira também a participação da Zoop em outra importante conferência: “VTEX Day 2024: resumo e principais insights do evento!

    Quais foram as palestras do Web Summit 2024?

    O Web Summit 2024 contou com mais de 500 palestrantes, entre representantes e especialistas das áreas de tecnologia, finanças, saúde, estilo de vida, cultura, comércio eletrônico, política, segurança digital, e várias outras.

    Algumas das presenças internacionais e os temas abordados foram:

    • Monica Long, presidente da Ripple
      • “A vingança do Bitcoin: a Web3 está de volta?” 
    • Justina Nixon-Saintil, VP & Chief Impact Officer IBM
      •  “Como a IA está transformando as empresas e a força de trabalho” 
    • Gabriela Comazzetto, General Manager of Global Business TikTok
      • “O impacto do TikTok na cultura, comportamento e consumo” 
    • Daniel Vogel, Co-founder & CEO Bitso
      • “A verdade sobre o dinheiro digital e os consumidores” 
    • Martin Kocher, Ministro Federal do Trabalho e Economia do Governo da Áustria
      • “Como construir ecossistemas tecnológicos saudáveis” 
    • Tonny Martins, General Manager (Latin America) IBM
      • “IA: A oportunidade de uma década 

    Na lista dos palestrantes brasileiros, alguns nomes e suas participações no evento foram:

    • Gilberto Gil, artista
      • Tecnologia e cultura: moldando a imagem global do Brasil 
    • KondZilla Dantas, fundador e diretor do canal KondZilla
      • Como falar a língua do criador 
    • Fábio Coelho, presidente do Google Brasil
      • Aproveitando a IA para um futuro melhor 
    • Tarciana Medeiros, CEO do Banco do Brasil
      • Banco de próxima geração: a interseção entre tradição e inovação 
    • Helena Gualinga, cofundadora do Coletivo de Jovens Indígenas Defensores da Amazônia
      • Qual é o antídoto para o desespero climático?
      • O caminho para a COP30 
    • Mari Maria, influencer e CEO da Mari Maria MakeUp
      • Como falar a língua do criador
      • Influência pelo design: Moldando o futuro das marcas
      • Mari Maria: Seja você mesmo 
    • Bianca Andrade, influencer & YouTuber
      • Envolvendo mais de 30 milhões de seguidores com Boca Rosa
      • Boca Rosa: Os altos e baixos do empreendedorismo
      • De influenciadora de beleza a magnata dos negócios: perguntas e respostas com Bianca Andrade 
    • Luiza Trajano, presidente do Magazine Luiza
      • Digital primeiro: A nova economia brasileira
      • Como capacitar a diversidade e a igualdade para um impacto global 
    • Fábio Costa, diretor geral da Salesforce Brasil
      • Uma perspectiva executiva sobre GenAI para empresas 
    • Tiago Dalvi, fundador e CEO do Olist
      • Perseguindo unicórnios: Lições aprendidas no caminho para US$ 1 bilhão
      • Como a IA transformará o comércio eletrônico
      • Lições aprendidas ao escalar um unicórnio 
    • Adriana Barbosa, fundadora e CEO da PretaHub
      • Catalisando igualdade, inclusão e diversidade
      • Como a criatividade impacta o desenvolvimento social 
    • Gustavo Vitti, Chief People Officer do iFood
      • Como o software pode construir sua equipe de alto desempenho 
    • Mate Pencz, cofundador e CEO do Loft
      • Digital primeiro: A nova economia brasileira 
    • Ricardo Guerra, CTO Itaú Unibanco
      • Digital ou morrer? O futuro do dinheiro 
    • Vitor Olivier, diretor de tecnologia do Nubank
      • Banqueiro de bolso: a revolução bancária da IA 

    Dica de leitura: “Tap to Pay: entenda o potencial da parceria entre Zoop e Nubank

    Principais insights do Web Summit 2024

    O Web Summit 2024 foi dividido em 18 trilhas de temas, e o destaque foi a Inteligência Artificial, na trilha AI Academy

    Outras que também se sobressaíram foram:

    • Content Makers: que reuniu criadores e influenciadores;
    • Fourth Estate: que abordou as inovações no mundo do jornalismo digital;
    • The Future of Web3: cuja pauta foi o futuro da fase atual da internet. 

    Além dessas, as trilhas Exhibiting Partner Space, Startups, Developers e Women in Tech foram as mais procuradas, com ingressos esgotados semanas antes do início do evento.

    Os brasileiros KondZilla Dantas, Mari Maria e Christian Rôças dividiram um dos palcos e falaram sobre a adaptação e a inovação das estruturas existentes para atender às demandas da nova economia criadora de conteúdo.

    Os três debateram sobre estratégias de monetização, autenticidade e construção de ecossistemas que promovem o crescimento e a inovação contínuos.

    Palestras sobre o setor financeiro

    Como exemplo de debates voltados para o mercado financeiro, destacamos Vitor Olivier, chefe de tecnologia do Nubank, um dos parceiros da Zoop. Em sua participação, ele falou sobre a revolução bancária da IA e como o Nubank está usando essa tecnologia para aprimorar os serviços ao cliente.

    Ricardo Guerra, CTO do Itaú Unibanco, outro parceiro da Zoop, debateu sobre como as inovações tecnológicas estão impactando o mundo dos pagamentos e das finanças no Brasil. 

    Guerra comentou o aumento do número de fintechs nos últimos cinco anos, e quanto esse crescimento revolucionou a indústria financeira.

    Aproveite e leia também: “Itaú Shop e Zoop, juntos revolucionando o varejo online

    Como foi a participação da Zoop no Web Summit 2024?

    A participação da Zoop no Web Summit 2024 aconteceu nos dias 16 e 17, com masterclasses exclusivas apresentadas por Rafael Lanna e Marcella Calfi. 

    Para deixar você por dentro de tudo o que acontecer nesse megaevento, trouxemos um resumo das nossas palestras. Confira!

    O futuro dos pagamentos digitais no Brasil, por Rafael Lanna

    A masterclass trouxe as tendências e perspectivas para o Pix e o desenvolvimento do Drex, Real Digital Brasileiro.

    Para mostrar aos participantes quanto o sistema de pagamentos instantâneo está crescendo em adesão e volume transacionado, foram apresentados os seguintes dados:

    • o Pix fechou 2023 com uma movimentação total de R$ 17,18 trilhões
    • em 5 de abril de 2024, um novo recorde, com 201,6 milhões de transações apenas nesse dia. 

    O sucesso do sistema é tanto que colocou o Brasil em segundo lugar no ranking global de pagamentos instantâneos, conforme apontou o estudo Prime Time for Real-Time Report, realizado pela ACI Worldwide e GlobalData.  

    Por que o Pix é tão popular?

    A pesquisa que fizemos em parceria com a Qualibest, revelou que o Pix ocupa o primeiro lugar tanto no ranking dos meios de pagamento mais conhecidos quanto dos mais utilizados.

    E os principais motivos são:

    • 88% acham mais moderno e atual;
    • 83% consideram fácil de usar;
    • 82% afirmam ser mais prático;
    • 62% porque é aceito em todos os lugares;
    • 56% por ser o mais seguro;
    • 27% por oferecer mais vantagens/ benefícios. 

    O que esperar do futuro do Pix?

    A agenda evolutiva do Pix, definida pelo Banco Central, segue agregando novas funcionalidades ao sistema, à medida que há um amadurecimento da solução e surgem oportunidades de melhoria.

    Algumas das previsões apontam para o uso do sistema de pagamentos instantâneo em pedágios de rodovias, estacionamentos e transportes públicos. Um dos objetivos é melhorar a rotina dos usuários finais também nesses serviços, deixando-os muito mais dinâmicos, práticos e seguros.

    Outras funções previstas pelo Banco Central são:

    • Pix Automático;
    • Pix Garantido;
    • Pix Internacional;
    • Novas formas de iniciação do Pix. 

    Dessas, a única que já tem data de lançamento é Pix Automático, prevista para 28 de outubro de 2024.

    A solução permitirá a realização de pagamentos recorrentes via Pix, de maneira semelhante ao processo em débito em conta e cartão de crédito, com a diferença de ser mais prático e de liberar os valores para os vendedores em menos tempo.

    Entenda mais sobre esta e outras funcionalidades no artigo “Novidades do Pix para 2024: o que está por vir? Prepare-se!

    Drex e Real Digital

    A masterclass da Zoop sobre o futuro dos pagamentos digitais também falou sobre o Drex, a versão digital do Real, moeda fiduciária brasileira.

    Com a iniciativa, o Banco Central alinha o nosso país a outros 119 que também estão digitalizando suas moedas, e a 21 que estão em fase de testes piloto, como o Brasil, ainda sem data oficial de lançamento.

    O Drex é a versão 100% digital do Real que terá o mesmo valor, poder de compra e aceitação, e contará com as mesmas garantias de segurança dadas pelo órgão regulador ao dinheiro brasileiro tradicional.

    Sua base de criação é a tecnologia das criptomoedas, chamada blockchain, que impede praticamente qualquer tipo de violação nas transações realizadas, deixando-o ainda mais seguro.

    O Drex poderá ser usado para:

    • transferência de valores entre pessoas físicas;
    • pagamento de compras e contas de consumo;
    • contratação de empréstimos;
    • entre outras. 

    Quanto às vantagens, as que mais se destacam são:

    • aumento da eficiência, segurança e transparência das transações financeiras;
    • redução de gastos com segurança e transporte de valores;
    • estímulo à criação de novos prestadores de serviço e modelos de negócio, mais modernos, atualizados e com custos menores. 

    Tenha mais detalhes sobre a versão digital do Real lendo o artigo: “Tudo sobre Drex, a moeda digital brasileira: como funcionará?

    O uso de dados na personalização de serviços financeiros, por Marcella Calfi

    A masterclass da Zoop sobre inteligência de dados e experiência do usuário chamou a atenção dos participantes para cinco tendências do uso de dados como ferramenta para impulsionar as experiências entregues aos clientes. São elas:

    1. Unified Commerce;
    2. IA e IA Generativa;
    3. IA e 5G;
    4. fingerprint;
    5. SuperApps.

    1. Unified Commerce

    O conceito Unified Commerce melhora a experiência dos clientes ao unificar diferentes canais de vendas e/ou de atendimento. A personalização fica por conta do uso dos dados gerados para criar combinações específicas para cada grupo de consumidores.

    Com o recurso, é possível, por exemplo: 

    • sugerir produtos e/ou serviços em diferentes momentos da jornada de compra;
    • disparar estratégias de marketing exclusivas, as quais podem ser entregues tanto em meios físicos quanto presenciais;
    • oferecer checkouts alinhados com o perfil do comprador, considerando suas preferências de formas e meios de pagamento.

    2. IA e IA Generativa

    A IA Generativa é um tipo de Inteligência Artificial que tem como característica a capacidade de criar algo novo a partir do aprendizado. 

    No que se refere à inteligência de dados e à experiência do usuário, a tecnologia é ideal para:

    • personalizar atendimento, estratégias de vendas e até mesmo precificação e condições de pagamento;
    • sugerir produtos e/ou serviços;
    • criar conteúdos com respostas que impulsionam tomadas de decisão;
    • impedir fraudes e golpes digitais.

    3. IA e 5G

    Integrar IA e 5G leva a personalização baseada em dados a outro nível, abrindo caminho para o envio de diferentes informações a dispositivos móveis em tempo real ou com uma diferença mínima de tempo.

    Uma das oportunidades é enviar ofertas aos clientes assim que entrarem na loja, as quais são escolhidas considerando o perfil e o histórico de compras de cada um.

    4. Fingerprint

    Fingerprint é uma tecnologia que combate fraudes cibernéticas por meio da identificação e do armazenamento de padrões de comportamento e características dos dispositivos usados pelas pessoas.

    O recurso também é uma das tendências de uso de dados para melhorar a experiência dos clientes, pois ajuda a:

    • viabilizar recomendações a partir da análise do histórico de compras;
    • melhorar a navegação em sites e aplicativos;
    • personalizar o atendimento ao cliente considerando seu comportamento e suas características pessoais.

    5. SuperApps

    A China é um dos maiores destaques mundiais quando o assunto é criar ótimas experiências por meio de superaplicativos.

    O WeChat, app chinês, já tem mais de 1 bilhão de usuários. Em um único ambiente, oferece funcionalidades como:

    • compartilhamento de fotos e vídeos, substituindo redes sociais;
    • pagamento móvel;
    • jogos on-line;
    • serviços de transporte, como táxi e metrô;
    • compras pela internet;
    • leitura de QR Code.

    SuperApps como esses transformam a jornada dos clientes, pois têm potencial de:

    • recomendar produtos e serviços de maneira personalizada;
    • criar integrações e conversas alinhadas com o perfil do usuário;
    • gerar conteúdos escritos e visuais que fornecem as informações que os compradores buscam e precisam para tomarem suas decisões;
    • promover experiências omnichannel ao integrar canais de vendas físicos e presenciais, a exemplo das compras pelo app e retiradas na loja física.

    Gostou do resumo do Web Summit 2024 e da participação da Zoop? Então, continue nos acompanhando aqui no blog, no LinkedIn, Instagram e YouTube, e fique por dentro de todas as novidades do setor financeiro!

    E se precisar de uma ajudinha para oferecer serviços financeiros com a sua marca, dá um Zoop!

    Preencha o formulário para que nossos especialistas avaliem sua solicitação.
    (*) Campos Obrigatórios
    1/3
    Continuar
    2/3
    Voltar
    Continuar
    *Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer momento.
    3/3
    Voltar
    Suas informações estão seguras
    Ícone de E-mail

    Assine nossa newsletter

    Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.