Zoop no Web Summit 2024: confira principais insights!
Durante os dias 15 e 18 de abril, aconteceu, no Rio de Janeiro, o Web Summit 2024, considerado o maior evento de tecnologia do mundo. Mais de 34 mil pessoas participaram da edição deste ano, incluindo os mais de 500 palestrantes e mais de mil startups.
A Zoop, fintech brasileira líder em tecnologia para serviços financeiros embarcados, participou com duas masterclasses inéditas.
A primeira, no dia 16, ministrada por Rafael Lanna, Banking Advisor da Zoop, abordou o futuro dos pagamentos digitais no Brasil. A segunda, no dia 17, contou com Marcella Calfi, e trouxe a personalização da experiência do cliente através da Inteligência Artificial.
Não pôde estar no evento? Sem problemas! Veja agora um resumo do Web Summit, os principais insights e o que rolou nas apresentações da Zoop!
O que é o Web Summit?
O Web Summit é um evento de tecnologia e inovação, considerado um dos maiores do mundo. É promovido anualmente desde 2009, quando teve a primeira edição realizada em Dublin, na Irlanda.
A conferência se tornou um sucesso mundial por reunir grandes nomes e personalidades — como CEOs, políticos, investidores e referências culturais — para debater e apresentar suas opiniões, experiências e pontos de vista sobre o futuro da indústria de tecnologia.
Durante os dias de evento, são realizadas inúmeras palestras, de diferentes áreas, que partem de um ponto de vista em comum: “para onde vamos?“
Desde a primeira edição do Web Summit, chefes de estado, referências mundiais de ciência e tecnologia, artistas, representantes do mercado cripto, entre vários outros, já palestraram em seus palcos. Veja quem já esteve nesse evento ao longo dos anos:
- François Hollande, ex-presidente da França;
- Antônio Guerres, que ocupou o cargo de secretário-geral da ONU,
- Elon Musk, empreendedor, empresário e filantropo;
- Drew Houston, fundador e atual presidente executivo da empresa Dropbox
- Stephen Hawking, físico teórico, cosmólogo e autor britânico
- Changpeng Zhao, ex-CEO da Binance
Dica! Confira também a participação da Zoop em outra importante conferência: “VTEX Day 2024: resumo e principais insights do evento!“
Quais foram as palestras do Web Summit 2024?
O Web Summit 2024 contou com mais de 500 palestrantes, entre representantes e especialistas das áreas de tecnologia, finanças, saúde, estilo de vida, cultura, comércio eletrônico, política, segurança digital, e várias outras.
Algumas das presenças internacionais e os temas abordados foram:
- Monica Long, presidente da Ripple
-
- “A vingança do Bitcoin: a Web3 está de volta?”
- Justina Nixon-Saintil, VP & Chief Impact Officer IBM
- “Como a IA está transformando as empresas e a força de trabalho”
- Gabriela Comazzetto, General Manager of Global Business TikTok
- “O impacto do TikTok na cultura, comportamento e consumo”
- Daniel Vogel, Co-founder & CEO Bitso
- “A verdade sobre o dinheiro digital e os consumidores”
- Martin Kocher, Ministro Federal do Trabalho e Economia do Governo da Áustria
- “Como construir ecossistemas tecnológicos saudáveis”
- Tonny Martins, General Manager (Latin America) IBM
- “IA: A oportunidade de uma década
Na lista dos palestrantes brasileiros, alguns nomes e suas participações no evento foram:
- Gilberto Gil, artista
- Tecnologia e cultura: moldando a imagem global do Brasil
- KondZilla Dantas, fundador e diretor do canal KondZilla
- Como falar a língua do criador
- Fábio Coelho, presidente do Google Brasil
- Aproveitando a IA para um futuro melhor
- Tarciana Medeiros, CEO do Banco do Brasil
- Banco de próxima geração: a interseção entre tradição e inovação
- Helena Gualinga, cofundadora do Coletivo de Jovens Indígenas Defensores da Amazônia
- Qual é o antídoto para o desespero climático?
- O caminho para a COP30
- Mari Maria, influencer e CEO da Mari Maria MakeUp
- Como falar a língua do criador
- Influência pelo design: Moldando o futuro das marcas
- Mari Maria: Seja você mesmo
- Bianca Andrade, influencer & YouTuber
- Envolvendo mais de 30 milhões de seguidores com Boca Rosa
- Boca Rosa: Os altos e baixos do empreendedorismo
- De influenciadora de beleza a magnata dos negócios: perguntas e respostas com Bianca Andrade
- Luiza Trajano, presidente do Magazine Luiza
- Digital primeiro: A nova economia brasileira
- Como capacitar a diversidade e a igualdade para um impacto global
- Fábio Costa, diretor geral da Salesforce Brasil
- Uma perspectiva executiva sobre GenAI para empresas
- Tiago Dalvi, fundador e CEO do Olist
- Perseguindo unicórnios: Lições aprendidas no caminho para US$ 1 bilhão
- Como a IA transformará o comércio eletrônico
- Lições aprendidas ao escalar um unicórnio
- Adriana Barbosa, fundadora e CEO da PretaHub
- Catalisando igualdade, inclusão e diversidade
- Como a criatividade impacta o desenvolvimento social
- Gustavo Vitti, Chief People Officer do iFood
- Como o software pode construir sua equipe de alto desempenho
- Mate Pencz, cofundador e CEO do Loft
- Digital primeiro: A nova economia brasileira
- Ricardo Guerra, CTO Itaú Unibanco
- Digital ou morrer? O futuro do dinheiro
- Vitor Olivier, diretor de tecnologia do Nubank
- Banqueiro de bolso: a revolução bancária da IA
Dica de leitura: “Tap to Pay: entenda o potencial da parceria entre Zoop e Nubank“
Principais insights do Web Summit 2024
O Web Summit 2024 foi dividido em 18 trilhas de temas, e o destaque foi a Inteligência Artificial, na trilha AI Academy.
Outras que também se sobressaíram foram:
- Content Makers: que reuniu criadores e influenciadores;
- Fourth Estate: que abordou as inovações no mundo do jornalismo digital;
- The Future of Web3: cuja pauta foi o futuro da fase atual da internet.
Além dessas, as trilhas Exhibiting Partner Space, Startups, Developers e Women in Tech foram as mais procuradas, com ingressos esgotados semanas antes do início do evento.
Os brasileiros KondZilla Dantas, Mari Maria e Christian Rôças dividiram um dos palcos e falaram sobre a adaptação e a inovação das estruturas existentes para atender às demandas da nova economia criadora de conteúdo.
Os três debateram sobre estratégias de monetização, autenticidade e construção de ecossistemas que promovem o crescimento e a inovação contínuos.
Palestras sobre o setor financeiro
Como exemplo de debates voltados para o mercado financeiro, destacamos Vitor Olivier, chefe de tecnologia do Nubank, um dos parceiros da Zoop. Em sua participação, ele falou sobre a revolução bancária da IA e como o Nubank está usando essa tecnologia para aprimorar os serviços ao cliente.
Ricardo Guerra, CTO do Itaú Unibanco, outro parceiro da Zoop, debateu sobre como as inovações tecnológicas estão impactando o mundo dos pagamentos e das finanças no Brasil.
Guerra comentou o aumento do número de fintechs nos últimos cinco anos, e quanto esse crescimento revolucionou a indústria financeira.
Aproveite e leia também: “Itaú Shop e Zoop, juntos revolucionando o varejo online“
Como foi a participação da Zoop no Web Summit 2024?
A participação da Zoop no Web Summit 2024 aconteceu nos dias 16 e 17, com masterclasses exclusivas apresentadas por Rafael Lanna e Marcella Calfi.
Para deixar você por dentro de tudo o que acontecer nesse megaevento, trouxemos um resumo das nossas palestras. Confira!
O futuro dos pagamentos digitais no Brasil, por Rafael Lanna
A masterclass trouxe as tendências e perspectivas para o Pix e o desenvolvimento do Drex, Real Digital Brasileiro.
Para mostrar aos participantes quanto o sistema de pagamentos instantâneo está crescendo em adesão e volume transacionado, foram apresentados os seguintes dados:
- o Pix fechou 2023 com uma movimentação total de R$ 17,18 trilhões;
- em 5 de abril de 2024, um novo recorde, com 201,6 milhões de transações apenas nesse dia.
O sucesso do sistema é tanto que colocou o Brasil em segundo lugar no ranking global de pagamentos instantâneos, conforme apontou o estudo Prime Time for Real-Time Report, realizado pela ACI Worldwide e GlobalData.
Por que o Pix é tão popular?
A pesquisa que fizemos em parceria com a Qualibest, revelou que o Pix ocupa o primeiro lugar tanto no ranking dos meios de pagamento mais conhecidos quanto dos mais utilizados.
E os principais motivos são:
- 88% acham mais moderno e atual;
- 83% consideram fácil de usar;
- 82% afirmam ser mais prático;
- 62% porque é aceito em todos os lugares;
- 56% por ser o mais seguro;
- 27% por oferecer mais vantagens/ benefícios.
O que esperar do futuro do Pix?
A agenda evolutiva do Pix, definida pelo Banco Central, segue agregando novas funcionalidades ao sistema, à medida que há um amadurecimento da solução e surgem oportunidades de melhoria.
Algumas das previsões apontam para o uso do sistema de pagamentos instantâneo em pedágios de rodovias, estacionamentos e transportes públicos. Um dos objetivos é melhorar a rotina dos usuários finais também nesses serviços, deixando-os muito mais dinâmicos, práticos e seguros.
Outras funções previstas pelo Banco Central são:
- Pix Automático;
- Pix Garantido;
- Pix Internacional;
- Novas formas de iniciação do Pix.
Dessas, a única que já tem data de lançamento é Pix Automático, prevista para 28 de outubro de 2024.
A solução permitirá a realização de pagamentos recorrentes via Pix, de maneira semelhante ao processo em débito em conta e cartão de crédito, com a diferença de ser mais prático e de liberar os valores para os vendedores em menos tempo.
Entenda mais sobre esta e outras funcionalidades no artigo “Novidades do Pix para 2024: o que está por vir? Prepare-se!“
Drex e Real Digital
A masterclass da Zoop sobre o futuro dos pagamentos digitais também falou sobre o Drex, a versão digital do Real, moeda fiduciária brasileira.
Com a iniciativa, o Banco Central alinha o nosso país a outros 119 que também estão digitalizando suas moedas, e a 21 que estão em fase de testes piloto, como o Brasil, ainda sem data oficial de lançamento.
O Drex é a versão 100% digital do Real que terá o mesmo valor, poder de compra e aceitação, e contará com as mesmas garantias de segurança dadas pelo órgão regulador ao dinheiro brasileiro tradicional.
Sua base de criação é a tecnologia das criptomoedas, chamada blockchain, que impede praticamente qualquer tipo de violação nas transações realizadas, deixando-o ainda mais seguro.
O Drex poderá ser usado para:
- transferência de valores entre pessoas físicas;
- pagamento de compras e contas de consumo;
- contratação de empréstimos;
- entre outras.
Quanto às vantagens, as que mais se destacam são:
- aumento da eficiência, segurança e transparência das transações financeiras;
- redução de gastos com segurança e transporte de valores;
- estímulo à criação de novos prestadores de serviço e modelos de negócio, mais modernos, atualizados e com custos menores.
Tenha mais detalhes sobre a versão digital do Real lendo o artigo: “Tudo sobre Drex, a moeda digital brasileira: como funcionará?“
O uso de dados na personalização de serviços financeiros, por Marcella Calfi
A masterclass da Zoop sobre inteligência de dados e experiência do usuário chamou a atenção dos participantes para cinco tendências do uso de dados como ferramenta para impulsionar as experiências entregues aos clientes. São elas:
- Unified Commerce;
- IA e IA Generativa;
- IA e 5G;
- fingerprint;
- SuperApps.
1. Unified Commerce
O conceito Unified Commerce melhora a experiência dos clientes ao unificar diferentes canais de vendas e/ou de atendimento. A personalização fica por conta do uso dos dados gerados para criar combinações específicas para cada grupo de consumidores.
Com o recurso, é possível, por exemplo:
- sugerir produtos e/ou serviços em diferentes momentos da jornada de compra;
- disparar estratégias de marketing exclusivas, as quais podem ser entregues tanto em meios físicos quanto presenciais;
- oferecer checkouts alinhados com o perfil do comprador, considerando suas preferências de formas e meios de pagamento.
2. IA e IA Generativa
A IA Generativa é um tipo de Inteligência Artificial que tem como característica a capacidade de criar algo novo a partir do aprendizado.
No que se refere à inteligência de dados e à experiência do usuário, a tecnologia é ideal para:
- personalizar atendimento, estratégias de vendas e até mesmo precificação e condições de pagamento;
- sugerir produtos e/ou serviços;
- criar conteúdos com respostas que impulsionam tomadas de decisão;
- impedir fraudes e golpes digitais.
3. IA e 5G
Integrar IA e 5G leva a personalização baseada em dados a outro nível, abrindo caminho para o envio de diferentes informações a dispositivos móveis em tempo real ou com uma diferença mínima de tempo.
Uma das oportunidades é enviar ofertas aos clientes assim que entrarem na loja, as quais são escolhidas considerando o perfil e o histórico de compras de cada um.
4. Fingerprint
Fingerprint é uma tecnologia que combate fraudes cibernéticas por meio da identificação e do armazenamento de padrões de comportamento e características dos dispositivos usados pelas pessoas.
O recurso também é uma das tendências de uso de dados para melhorar a experiência dos clientes, pois ajuda a:
- viabilizar recomendações a partir da análise do histórico de compras;
- melhorar a navegação em sites e aplicativos;
- personalizar o atendimento ao cliente considerando seu comportamento e suas características pessoais.
5. SuperApps
A China é um dos maiores destaques mundiais quando o assunto é criar ótimas experiências por meio de superaplicativos.
O WeChat, app chinês, já tem mais de 1 bilhão de usuários. Em um único ambiente, oferece funcionalidades como:
- compartilhamento de fotos e vídeos, substituindo redes sociais;
- pagamento móvel;
- jogos on-line;
- serviços de transporte, como táxi e metrô;
- compras pela internet;
- leitura de QR Code.
SuperApps como esses transformam a jornada dos clientes, pois têm potencial de:
- recomendar produtos e serviços de maneira personalizada;
- criar integrações e conversas alinhadas com o perfil do usuário;
- gerar conteúdos escritos e visuais que fornecem as informações que os compradores buscam e precisam para tomarem suas decisões;
- promover experiências omnichannel ao integrar canais de vendas físicos e presenciais, a exemplo das compras pelo app e retiradas na loja física.
Gostou do resumo do Web Summit 2024 e da participação da Zoop? Então, continue nos acompanhando aqui no blog, no LinkedIn, Instagram e YouTube, e fique por dentro de todas as novidades do setor financeiro!
E se precisar de uma ajudinha para oferecer serviços financeiros com a sua marca, dá um Zoop!
Assine nossa newsletter
Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.