Ofereça as melhores formas de pagamento para aumentar as vendas
A chegada dos últimos meses do ano enche o varejo de expectativas para impulsionar as vendas em um período com muitas datas especiais. Dentre os principais focos de atenção, devem figurar os cuidados com as formas de pagamento, principalmente quando falamos do e-commerce.
A página de checkout é o momento decisivo em que o cliente fecha negócio e processa o pagamento do produto ou serviço – ou desiste da compra.
Nesse sentido, demora no carregamento, pouco indício de segurança, etapas pouco intuitivas e, acima de tudo, poucas opções de pagamento podem comprometer as vendas.
Portanto, mais do que “abrir as portas do site” para a Black Friday e as festas natalinas, é preciso estar preparado para atrair o público e, claro, oferecer a melhor experiência de compra possível para que os lucros disparem.
Na Black Friday de 2022, por exemplo, o varejo registrou um aumento nas vendas de 6,9%, enquanto o e-commerce sozinho subiu a receita em 21,1%, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), divulgado pela CNN.
Para assegurar o êxito nesse desafio, vamos te mostrar quais são as formas de pagamento mais utilizadas para não deixar seu cliente na mão no último trimestre. Além disso, separamos 4 dicas para vender mais no final do ano! Confira!
Quais as formas de pagamento mais utilizadas no fim do ano?
Um bom termômetro para conhecer as melhores formas de pagamento online está nas estatísticas dos principais eventos comerciais do ano passado.
Além disso, vamos analisar quais são as principais tendências para a Black Friday 2023 e, consequentemente, para outras datas especiais, como Natal, Dia do Consumidor e outras.
Segundo a Pesquisa Globo | PiniOn sobre o Panorama do Consumo para o 2º Semestre 2023, essas devem ser as formas de pagamento mais utilizadas nos eventos a partir de novembro deste ano:
- cartão de crédito: 60% dos clientes;
- Pix: 38% dos clientes;
- cartão de débito: 22% dos clientes;
- carteira digital: 11% dos clientes;
- boleto bancário: 9% dos clientes.
Como podemos ver, o cartão de crédito lidera a expectativa de utilização com 60% (foi 54% em 2020), ao passo que o Pix vem em segundo lugar, contemplando 38% dos consumidores (aumento de 5%).
Essas duas formas de pagamento, além de liderar, são as únicas com expectativa de alta para o final deste ano. Portanto, é fundamental investir forte nessas duas opções para o e-commerce.
O cartão de débito, por sua vez, deve ficar estável, mantendo os mesmos 22% do ano passado. Adicionalmente, as carteiras digitais devem apresentar ligeira alta de 1% a mais de contribuição na receita geral.
O boleto, por fim, deve cair ainda mais em desuso, tendo sua utilização reduzida em 2%, o que não significa que ele seja irrelevante, pois representa 9% das opções dos consumidores.
Afinal, como vender mais no fim do ano? 4 dicas
Além de pensar nas formas de pagamento mais utilizadas, outras medidas devem ser levadas em consideração para aproveitar todo o potencial das vendas de final de ano.
Lembre-se que, apesar da alta busca por produtos, a competição é acirrada e, como tal, cada loja virtual precisa vencer a pesada pressão da concorrência.
Com isso em mente, confira algumas dicas para impulsionar suas vendas!
1. Crie combos de presentes
Que tal criar combos de presentes com mix de produtos, que, quando vendidos em conjunto, saem por um preço especial?
Essa é uma excelente estratégia de vendas, pois, além de atrair o cliente pelos valores dos itens em conjunto, atende às demandas diversas.
Isso permite uma experiência ainda mais rica dos produtos, uma vez que eles formam um combo de acordo com características que se completam.
E o melhor: a empresa ainda aumenta o ticket médio de cada venda!
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2. Valorize os clientes leais
Os eventos de comércio no final do ano, como mencionamos, costumam jogar combustível na concorrência entre as marcas. Afinal, todos querem “tirar uma casquinha” desse período de consumo desenfreado.
Logo, apostar na reputação e no longo relacionamento com antigos clientes é vital para que eles se mantenham fiéis e não cedam às investidas promocionais dos concorrentes.
Planeje com antecedência os programas de pontos e cashback, valorizando o histórico dos seus consumidores leais para criar condições exclusivas.
3. Explore o FOMO
FOMO é a sigla para “fear of missing out”. Em bom português, esse termo pode ser traduzido como “medo de perder algo”.
A ideia aqui é criar um sentimento de urgência e de que está perdendo algo muito valioso ao deixar de comprar um produto ou aproveitar uma promoção.
Essas são ótimas dicas para incitar essa sensação:
- criar contagens regressivas para aproveitar determinado preço;
- destacar que há poucos itens disponíveis;
- e assim por diante.
4. Facilite o pagamento para seus clientes
Por fim, não podemos deixar de salientar a importância de oferecer as formas de pagamento que seu cliente prefere usar, não é verdade?
Já falamos acima de como o cartão de crédito, o Pix, o cartão de débito, as carteiras digitais e boleto bancário são, nessa ordem, as principais formas de pagamento do consumidor na internet.
Portanto, em uma situação ideal, é primordial garantir que todas essas opções estejam disponíveis para que o consumidor não tenha surpresas na hora do checkout e desista da compra na hora H.
Como propiciar as melhores formas de pagamento online e físicas?
A ferramenta Zoop Payments é uma ótima solução para colocar esse plano em prática, oferecendo as opções que o cliente prefere usar na hora de pagar pelos produtos ou serviços.
Essa plataforma de pagamentos, além de oferecer as opções que citamos no post, traz uma série de benefícios, como:
- integração de meios de pagamento online e offline, com liquidação imediata na conta da empresa;
- customização dos métodos de cobrança, inclusive com split de pagamentos e cobrança recorrente;
- geração de relatórios com métricas de gestão financeira para monitorar o desempenho.
Converse com um consultor da Zoop agora mesmo e multiplique suas formas de pagamento para vender mais!
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