Como escolher meios de pagamento online para lojas virtuais?
Escolher os meios de pagamento online certos para uma loja virtual pode fazer toda a diferença no sucesso desse modelo de negócio. Um dos motivos é que o checkout é um dos principais pontos de atrito nas vendas pela internet. Por isso, quanto mais dinâmica e prática for a hora de pagar a compra, maiores as chances de conversão.
Isso sem falar na questão da segurança. Se o possível comprador se sentir inseguro no momento do pagamento, é bem provável que desista da aquisição e busque outro comércio eletrônico que garanta a ele essa sensação.
Assim, de nada adianta você montar o melhor site ou aplicativo de venda, o mais bonito visualmente, com fotos incríveis, boa descrição dos produtos e preços competitivos se não oferecer meios de pagamento online seguros e fáceis de serem usados.
E aqui tem mais um ponto que merece sua atenção: somado a tudo isso, você precisa saber quais são as formas e os métodos de pagamento preferidos do seu público-alvo. Porque não basta disponibilizar vários, é fundamental saber quais deles oferecer.
Tem dúvidas de como escolher a melhor solução de pagamento online para sua loja virtual? Então, siga a leitura deste artigo, confira oito dicas que separamos para você e tome a melhor decisão!
Quais são os meios de pagamento online?
Existem vários meios de pagamento online que você pode oferecer no seu comércio eletrônico. Os mais comuns de serem encontrados nas lojas virtuais são:
- cartão de crédito;
- cartão de débito/débito online;
- boleto bancário;
- carteira digital;
- link de pagamento;
- Pix;
- pagamento recorrente.
Veja mais detalhes a seguir!
1. Cartão de crédito
Segunda a pesquisa do Opinion Box, o método de pagamento que os brasileiros mais usam para pagar compras online é o cartão de crédito, com 53% da preferência.
Para quem trabalha com e-commerce omnichannel, é interessante saber que essa solução de pagamento também é a mais usada nas lojas físicas, conforme 49% dos entrevistados.
Logo, se seu modelo de negócio permite que os clientes comprem no site e retirem no comércio presencial, tenha em mente que aceitar pagamentos com cartão de crédito pode levar a novas vendas.
Dica de leitura: “Cartão de crédito para fidelizar clientes: como utilizar a estratégia?“
2. Cartão de débito/débito online
O pagamento via débito online não é tão popular no e-commerce. Pela pesquisa do Opinion Box, somente 7% dos brasileiros usam essa solução de pagamento nas lojas online.
Entretanto, isso não quer dizer que você deve tirá-lo da sua lista de meios de pagamento. Ao contrário, ele pode ajudar bastante a fechar vendas de baixo valor, por não necessitar parcelamento e, também, para atender aqueles clientes que não têm ou não querem usar o cartão de crédito.
3. Boleto bancário
Hoje em dia, com tantos meios de pagamentos online, muitas pessoas consideram o boleto bancário obsoleto, mas isso não é verdade.
Para ter uma ideia do quanto ele continua sendo amplamente utilizado, dados do Banco Central revelaram que dezembro de 2023 fechou com quase 338 mil pagamentos feitos via boleto.
Já a pesquisa do Opinion Box coloca essa solução de pagamento no 5° lugar do ranking geral dos mais usados pelos brasileiros, com 54% da preferência, inclusive ficando à frente da carteira digital.
Essa predileção não é à toa. O boleto bancário é ótimo para atender pessoas que não têm relacionamento bancário ou as que têm receio de digitar dados de pagamento em plataformas de venda pela internet.
O mais interessante é que já é possível atrelar esse meio de pagamento online a outro favorito dos brasileiros: o Pix. Ao fazer isso, você dá mais uma opção para seus clientes e recebe o valor da compra ao mesmo tempo, melhorando seu fluxo de caixa.
Entenda melhor sobre essa estratégia lendo o artigo: “Boleto e Pix: é possível integrar esses dois meios de pagamento?“
4. Carteira digital
E já que falamos em carteira digital, um dos relatórios da Worldpay from FIS, empresa de tecnologia de pagamentos, revelou que a expectativa é que, até 2024, esse meio de pagamento represente 51,7% de todo o volume transacionado no e-commerce mundial.
As carteiras digitais podem ajudar a vender mais pela internet por serem práticas e simples de usar, critérios que ajudam a impulsionar até mesmo as compras não programadas.
5. Link de pagamento
Links de pagamento são endereços eletrônicos que carregam todas as informações de uma cobrança, tais como valor, data de vencimento, forma de pagamento e outras.
Essa é uma solução de pagamento online perfeita para vendas pela internet, principalmente para lojas que ainda não têm um site ou aplicativo de venda próprio. O motivo é que o link pode ser facilmente enviado via app de troca de mensagens, SMS, e-mail e direct de redes sociais.
Leia o artigo “Link de pagamento: o que, como gerar e quais as vantagens?” e veja todos os detalhes.
6. Pix
Que o Pix é o meio de pagamento preferido dos brasileiros, não há a menor dúvida. Fácil, prático, seguro e dinâmico, ele gera inúmeras vantagens tanto para quem paga quanto para quem recebe.
Segundo a pesquisa The Global Payments Report 2023, da Worldpay from FIS que já citamos aqui, o sistema de pagamentos instantâneo será responsável por 35% do valor transacionado nos e-commerces brasileiros até 2026.
Um levantamento da consultoria Gmattos, citado em uma reportagem do site E-commerce Brasil, revelou que o Pix chegou a 100% de aceitação nas grandes lojas online.
Deixar de oferecer esse meio de pagamento aos seus clientes, certamente, fará você perder muitas vendas e faturamento.
Dica! Assista este vídeo e veja como funciona o Pix da Zoop!
7. Pagamento recorrente
Entre os meios de pagamento online, os que funcionam de forma recorrente são essenciais para negócios que oferecem produtos e serviços periódicos para os clientes, tais como clubes de assinatura, cursos virtuais e afins.
Essa forma de cobrança automática ajuda a reduzir a inadimplência, melhora a experiência do cliente e contribui para reter os clientes.
As soluções de pagamento online que podem gerar cobranças recorrentes são:
- débito automático em conta;
- cartão de crédito;
- boleto bancário;
- Pix (futuramente).
Temos um artigo que explica tudo em detalhes. Não deixe de ler: “Pix Recorrente: quais as vantagens e como utilizar essa solução?“
Qual o melhor meio de pagamento para loja online e como escolher?
Com tantos meios de pagamento online, você deve estar se perguntando qual o melhor para a sua loja virtual, não é mesmo? O mais indicado é aquele que atende às necessidades da empresa e as preferências do seu público-alvo.
Além disso, quanto mais opções você oferecer, maiores são as chances de conversão. Logo, deve-se considerar trabalhar com todos os métodos.
Caso isso ainda não seja possível, há alguns critérios que ajudarão você a escolher a melhor solução de pagamento online para o seu negócio. Veja abaixo.
Do ponto de vista do usuário
1. Descubra as preferências do seu público-alvo
Faça uma breve pesquisa — por exemplo, via rede social —, e descubra quais meios de pagamento seus clientes gostariam de usar na sua loja. Se já estiver há algum tempo no mercado, analise o comportamento do seu consumidor para levantar essas preferências.
2. Verifique a praticidade do uso
Faça alguns testes e confirme a praticidade do meio de pagamento. Quanto mais dinâmica for a solução, menores as chances de o cliente desistir da compra.
3. Considere o aprimoramento da experiência de compra
Sua loja precisa oferecer para o cliente a melhor experiência possível em todos os pontos de contato; e isso inclui a etapa de pagamento. Portanto, na hora de escolher qual meio oferecer, verifique quanto a jornada dele pode ser melhorada.
Do ponto de vista da sua loja
1. Escolha uma plataforma de pagamento online segura
Uma plataforma de pagamento para e-commerce é a ferramenta que viabiliza o recebimento de valores em um negócio desse formato. Por ela, é possível integrar os métodos de pagamento ao site e/ou aplicativo da loja e controlar esse fluxo.
Não deixe de ler: “Melhore a experiência da sua plataforma de pagamento online com a Zoop!“
2. Veja os prazos de recebimento dos valores
O tempo de liberação dos valores pagos pelos clientes impacta diretamente sua gestão financeira. Quanto mais demorado, pior para o fluxo de caixa e para você conseguir arcar com os compromissos financeiros da loja.
Por outro lado, há a possibilidade de antecipar as quantias, lembrando que é preciso pagar juros e taxas para isso.
Assim, o ideal é comparar os prazos e identificar a plataforma que oferece o melhor custo-benefício.
3. Analise as taxas e tarifas praticadas
Já que falamos em taxas, é essencial verificar os percentuais cobrados por cada meio de pagamento e, também, as tarifas da plataforma, pois isso afeta sua margem de lucro.
O Pix da Zoop, por exemplo, não tem custo de integração, nem mensalidade. Você paga apenas um pequeno percentual sobre o valor de cada transação.
4. Confira o suporte e segurança
A tecnologia de pagamento por trás das plataformas precisa ser altamente segura. Na hora de escolher qual usar, verifique quais camadas de proteção são adotadas, tais como sistema antifraudes e criptografia de dados.
Veja também o suporte oferecido e a facilidade de entrar em contato. Considerando que uma loja online funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, quanto mais rápido for o atendimento, menos chances você tem de perder vendas devido a problemas no fluxo de pagamento.
5. Avalie a facilidade de integração e atualização
A plataforma não deve gerar para você problemas de integração. Essa etapa precisa ser feita da maneira mais fluida e simples possível.
Somado a isso, a plataforma de pagamento precisa ser moderna e otimizada o suficiente para receber novos meios de pagamento tão logo sejam lançados no mercado, deixando sua loja sempre à frente dos concorrentes.
Qual melhor intermediador de pagamento para e-commerce?
O intermediador de pagamento é uma empresa responsável pela comunicação entre todos os envolvidos nessa transação financeira, isto é, lojista, cliente e adquirente. Seu papel é facilitar esse fluxo, deixando-o mais seguro, dinâmico e preciso.
O melhor intermediador de pagamento é aquele que:
- ajuda a diversificar o leque de meios de pagamento da sua loja;
- permite o recebimento de valores de diferentes bandeiras de cartão;
- facilita os processos de cobrança recorrente;
- aumenta a segurança no checkout;
- oferece bom custo-benefício em relação às taxas e tarifas praticadas;
- melhor a experiência de compra dos seus clientes.
Como funciona o sistema de pagamento online?
Um sistema de pagamento online funciona processando e escalando todo o processo de recebimento de valores de um comércio eletrônico.
Por intermédio dessa solução, lojistas, clientes e instituições como bandeiras de cartão e adquirentes se conectam para que a movimentação financeira seja realizada com a máxima segurança.
A tecnologia de pagamento desse sistema, comumente, é oferecida por Fintechs as a Service, que entregam a quem vende todos os recursos necessários de cobrança, sem que os gestores precisem se preocupar com questões como regulamentação e desenvolvimento da ferramenta.
Aproveite e leia também o artigo: “FaaS: o que é a Fintech as a Service? E por que contratar uma?“
Como colocar um sistema de pagamento no meu site?
Para colocar um sistema de pagamento no site, o primeiro passo é encontrar uma empresa que forneça tudo o que você precisa, incluindo as formas e os meios de pagamento que quer oferecer para seus clientes, além de critérios como segurança, praticidade, taxas e tarifas justas, entre outros.
Com o Zoop Payments, por exemplo, você integra meios de pagamento que levam a marca da sua empresa.
Trabalhe com cartão de crédito das principais bandeiras, boletos, Pix e pagamento recorrente via site ou aplicativo.
Melhore a experiência dos seus clientes e, ao mesmo tempo, sua gestão financeira. Conte com um dashboard personalizado e solução como split de pagamento, ideal para quem tem vários agentes no fluxo de venda.
Nós ajudamos você a melhorar a oferta de meios de pagamento! Para entender como, entre em contato agora com um especialista da Zoop.
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