Imagine-se como um empreendedor digital que acabou de abrir um e-commerce próprio para vender na internet. Além do planejamento estratégico, estudo da concorrência e público-alvo e de seu plano de marketing, é muito importante pensar também nos meios de pagamento online que você vai utilizar.

Qual é o mais eficiente e preferido pelo consumidor? Qual é mais fácil de implementar e gera menos burocracia? Essas são algumas perguntas comuns que devem despertar a curiosidade dos lojistas virtuais.

O fato é que a transformação digital e o amadurecimento das técnicas de comércio online propiciaram uma grande variedade de meios de pagamento que podem contemplar todos os tipos de preferências.

O boleto bancário, por exemplo, é sempre uma boa pedida para quem ainda tem ressalvas de disponibilizar seus dados bancários na internet. Por outro lado, o PIX é uma ótima opção para aqueles que buscam transação rápidas e instantâneas.

Enfim, oferecer as formas de pagamento certas no sua loja virtual impacta diretamente na experiência de compra do cliente. Não adianta nada se o consumidor gostou do seu produto ou serviço se o processo de pagamento for complicado e não responder às suas demandas.

Uma loja que só oferece boleto bancário como solução provavelmente vai vender bem menos que o concorrente que oferece um leque de oportunidades para o cliente escolher, não é mesmo?

Portanto, preparamos esse guia exclusivo  para que você fique antenado nas principais tendências de meios de pagamento disponíveis e, assim, escolha uma solução financeira completa e moderna para sua empresa.

Não quer ficar para trás do seu concorrente? Pois continue a leitura até o fim!

O que são meios de pagamento online?

Os meios de pagamento online são soluções financeiras que funcionam no ambiente digital para compras feitas pela internet. Elas são sistemas informatizados que conectam o consumidor, o e-commerce e as instituições financeiras envolvidas na transação, como os bancos ou bandeiras de cartões.

Há meios de pagamento, por exemplo, que não demandam necessariamente a utilização de um cartão, como o boleto bancário. 

Outros funcionam principalmente por meio de transferência entre contas, como é o caso do TED, DOC e mais popular dos últimos tempos: o PIX.

Não podemos esquecer também dos cartões de débito e crédito, tão populares nas nossas compras em lojas físicas no dia a dia, não é mesmo? 

O uso de cartão de crédito para compra online, por exemplo, funciona de forma diferente da presencial. Em vez de digitar uma única senha, basta informar três dados: o número do cartão, a data de vencimento e o código de verificação no verso.

Nos últimos anos surgiram também as carteiras digitais, como o GooglePay e o ApplePay, que integram as informações do cartão físico a um dispositivo móvel para dar mais agilidade e segurança às transações.

Enfim, os meios de pagamento online surgiram e se aperfeiçoaram como uma tentativa de facilitar a vida do consumidor e tornar mais simples e objetiva as operações financeiras na internet.

A quantidade de ofertas e as maneiras cada vez mais rápidas de se concluir uma compra (como por meio do invisible payment) estão intimamente conectadas com as demandas e complexidade de um público cada vez mais heterogêneo e exigente.

Nesse contexto, quem oferecer as melhores formas de pagamento com certeza estará saindo na frente dos seus concorrentes.

Quais são os melhores meios de pagamento para e-commerce?

De acordo da importância dos meios de pagamento para a experiência de compra, aumento das taxas de conversão e engajamento do cliente com sua marca? Perfeito! 

Então agora você deve estar curioso para saber quais sãos os principais métodos de pagamento para implementar no seu e-commerce, certo?

De maneira geral, o meio de pagamento perfeito depende exclusivamente do tipo de negócio que você administra, o perfil de consumo do seu público e o nível de facilidade de implementação desse método na estrutura operacional e financeira da sua empresa.

Entretanto, como estamos falando especificamente de e-commerce, independente do segmento varejista, é possível assinalar 5 opções que cairão como uma luva na sua loja virtual.

Vamos falar um pouco mais sobre eles abaixo. Confira!

1. Pix

Vamos começar nossa lista falando dessa novidade recente do mercado financeiro e que vem fazendo muito sucesso não só como forma de pagamento, mas também como método de transferência de dinheiro entre correntistas. Estamos nos referindo ao PIX!

O PIX para e-commerce é um método bastante eficiente de se processar uma transação. Além de sua popularidade, a transferência do pagamento é feita de forma instantânea e pode ser efetuada 24 horas por dia e sete dias por semana. Não é incrível?

Outros tipos de transferência mais antigos, como o TED e o DOC, por exemplo, só funcionam em dias úteis e em horário comercial, além de não serem processados com a mesma agilidade.

O impacto do PIX no e-commerce pode ser mostrado em números: na época de sua implementação, no primeiro trimestre de 2021, ele tinha uma aceitação de apenas de 16,9% nas lojas virtuais Brasil afora. Já hoje em dia esse número quadruplicou e chegou a marca de 74,6% em 2022, segundo o Infomoney.

O pagamento por PIX no e-commerce pode ser feito tanto por meio da geração de uma chave aleatória como por meio de QR Code. Essa dinâmica rápida e objetiva faz com que esse meio de pagamento seja um dos queridinhos no mundo virtual.  

2. Cartão de crédito

O cartão de crédito já é meio de pagamento clássico consolidado bem antes do crescimento do e-commerce, e sua fama gerou um impacto bastante positivo para a implementação nas transações online.

Uma prova disso é que há anos o cartão de crédito permanece como líder entre os métodos de pagamento digitais. Em 2022, por exemplo, ele ainda representa 54,8% de todas as vendas feitas no e-commerce, segundo o CanalTech

Entretanto, sua hegemonia ano após ano vem sendo ameaçada pelo PIX, mas uma possível mudança de liderança são cenas apenas para os próximos capítulos.

Uma das vantagens do cartão de crédito para o e-commerce, além de sua fama já renomada, é a velocidade com que os pagamentos são aprovados pelas instituições bancárias, além do fluxo de preenchimento automático, que permite aos consumidores já deixarem os dados do cartão salvos na loja para agilizar futuras compras.

Essa praticidade tem um impacto direto na alta conversão em vendas e na fidelização de clientes. No final das contas, todo consumidor deseja um processo rápido, prático e seguro para fechar suas compras, não é verdade?

Por fim, com a nova tendência de cartões digitais, cujos dados são atualizados periodicamente, muitas pessoas que antes tinham receio de deixar dados bancários na internet e fazer compras no crédito agora estão abertas para essa possibilidade.

3. Débito online

O débito online é o método de pagamento para e-commerce perfeito para quem não é afeito a utilizar cartão de crédito e gosta de gerir seu dinheiro debitando suas compras diretamente na conta corrente.

Basta que o cliente insira os dados bancários e sua senha do cartão para que o banco seja notificado e autorize a realização da compra. Esse processo é extremamente rápido e automatizado para que a experiência comercial seja ágil e fluida.

A implementação do débito como método de pagamento do seu negócio torna ainda mais parecido o processo de compra online com o da vida real, em que há opções de débito e crédito na maquininha do cartão de acordo com a preferência do consumidor.

4. Boleto bancário

Em um país com tantas desigualdades e tantas pessoas desbancarizadas, oferecer a opção de boleto bancário é uma medida popular e extremamente democrática para se conseguir mais clientes.

Sem a necessidade de cartão de crédito, o cliente pode efetuar a transação emitindo um boleto bancário que pode ser pago tanto digitalmente como por dinheiro vivo em uma casa lotérica.

É um método amplo, prático e fácil de realizar uma compra e facilmente implementável em qualquer loja virtual.

A única desvantagem desse método é a demora no processamento do pagamento, que pode levar de um a dois dias. Diante disso, a confirmação da compra demora mais do que a das outras opções listadas até aqui, o que, consequentemente, pode gerar uma demora um pouco maior na entrega do pedido.

Hoje, o boleto bancário representa 16,9% das compras online realizadas no Brasil, segundo o blog Fintech. O que mostra que, mesmo não sendo um dos meios de pagamento mais modernos, ele ainda é bastante popular e eficiente para boa parte dos consumidores.

5. Carteira digital

As carteiras digitais são opções excelentes para quem busca segurança e praticidade na hora de fazer um pagamento. 

E o melhor: elas permitem tanto o pagamento online de forma ágil e objetiva, já que os dados do cartão já estão gravados no dispositivo móvel, como também oferecem o pagamento presencial pela tecnologia de aproximação do celular (ou outro gadget) na maquininha de cartão.

No segundo trimestre de 2022, a quantidade de valor transacionado pelas e-wallets (como também são conhecidas) teve um aumento de 136% quando comparado ao mesmo período em 2021, segundo o TIinside.

Dentre as mais famosas carteiras digitais, podemos destacar o GooglePay e o ApplePay, opções estas que possuem integração com a solução de pagamento da Zoop, o Zoop Payments.

Conheça a Zoop e seu meios de pagamento

O Zoop Payments é uma plataforma white label de pagamento que conta com um sistema centralizado que cobre todas as pontas do seu processo de pagamento, do online ao offline, e ofertando uma série de meios de pagamento diversificados para que sua empresa contemple as necessidades do seu público.

Ela aceita as principais bandeiras do mercado para pagamento no crédito, tem soluções para PIX, emissão de boletos, integração omnichannel e o lojista recebe o dinheiro da transação na conta cadastrada logo após ela seja efetuada.

A Zoop é uma fintech líder em tecnologia para serviços financeiros. Converse agora mesmo com um dos nossos especialistas e conheça as melhores soluções para gerenciamento financeiro de pagamentos.

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