Negócios

O que é conta digital? Entenda e veja por que vale a pena oferecer essa solução aos seus parceiros

Publicado em 08 de julho de 2020 por Redação Zoop
5/5 - (1 vote)

Você sabe o que é conta digital? Trata-se de uma modalidade de conta bancária que permite a movimentação e a utilização dos seus recursos 100% via internet.

Utilizando aplicativos e/ou sites próprios da instituição bancária, o usuário pode realizar em sua conta digital as mesmas operações financeiras que faria em uma conta tradicional, tais como, verificação de extrato e de saldo, transferências, pagamentos de contas, Pix, entre outras opções.

Entre os diferenciais desse tipo de conta estão o fato que, de modo geral, ela resulta em taxas menores para os clientes. Além disso, como tudo é feito online, inclusive a abertura e fechamento, essa modalidade é bem menos burocrática.

Para que você tenha uma visão de quanto o uso de contas bancárias desse tipo estão crescendo, um estudo do Instituto Locomotiva, divulgado em uma matéria do site InfoMoney, revelou que 42% dos brasileiros já têm conta digital.  

Outra publicação, essa do site E-Investidor, trouxe dados do levantamento Global Digital Banking Index 2021, o qual apontou que o percentual de brasileiros que usam apenas contas digitais subiu 73% entre os anos de 2018 e 2020.

Que a adesão do público a essa solução está crescendo, isso ficou claro. Mas o que essa condição tem a ver com o seu negócio? Bem, a questão é que você também pode oferecer essa solução aos seus parceiros de negócio, melhorando a experiência deles e de seus clientes, ainda que seu core business não seja o setor financeiro.

Continue a leitura deste artigo e confira o que é conta digital, quais as vantagens de oferecer essa solução e o que é preciso para incluir essa opção de serviço financeiro no portfólio da sua empresa.

O que é conta digital?

Mas o que é conta digital? Podemos definir como um conjunto de serviços que possibilita as mesmas operações realizadas em contas bancárias convencionais, porém, tudo 100% online.

Com uma conta digital o titular pode fazer depósitos, TED, DOC, Pix, verificar extratos, realizar transferências entre contas da mesma instituição, tudo via internet, além de acesso a cartões de crédito e débito, dependendo da oferta da empresa.

Ao oferecer esse serviço aos seus parceiros, você o ajuda a manter o valor do ciclo de faturamento sob gestão própria, sem a interferência de terceiros.

O que uma conta digital tem a oferecer?

Com a explicação sobre o que é conta digital mais clara, é bem importante que você saiba, também, o que essa solução tem a oferecer.

Recursos da conta digital

A conta digital engloba uma série de recursos que visam facilitar a gestão das movimentações financeiras dos clientes. São eles:

  • extrato de conta com registro de lançamento de crédito, débito e saldo atualizado;
  • autorização de compras;
  • transferência de dinheiro;
  • possibilidade de adicionar crédito via transferência interna;
  • suporte para payout com base em regras de cobrança predefinidas;
  • tokenização de cartões de crédito;
  • realização de compras online utilizando cartões tokenizados.

Possibilidades da conta digital

A conta digital proporciona uma série de facilidades, tanto à empresa parceira quanto aos seus próprios clientes e fornecedores. As principais são:

  • criação de uma nova carteira para cada vendedor ou comprador;
  • realização de transferências internas para contas recém-criadas, gerando crédito para movimentações futuras;
  • possibilidade de realizar uma compra em estabelecimento credenciado, informando o vendedor e o identificador do cliente portador da carteira, realizando um débito na conta do pagador e uma nova venda na conta do vendedor;
  • visualização por meio de API dos extratos de todos os lançamentos de crédito e débitos associados à conta digital de cada cliente;
  • disponibilização de saldo para movimentação e saque a partir da conta dos clientes, criando uma ordem de pagamento para conta bancária, com lastro no saldo de conta;
  • tokenização de novos cartões de crédito e a possibilidade de associá-los à carteira do cliente. Com isso, esses cartões ficam disponíveis para cobranças futuras, sem a necessidade de precisar informar os dados a cada pagamento.

E quais são as vantagens de oferecer uma conta digital para o seu público-alvo?

Mas saber o que é conta digital inclui conhecer todas as suas vantagens, concorda? Então veja agora as principais.

Credenciamento automático

Todo lojista credenciado automaticamente terá acesso a uma conta digital associada ao seu cadastro dentro da plataforma. 

Assim, a empresa parceira pode usar a tecnologia disponível para criar suas próprias regras para definir como o dinheiro de uma venda será distribuído.

Criação e gerenciamento de contas

É possível oferecer serviços de movimentação de recursos, permitindo que os próprios clientes realizem operações financeiras sem depender de um banco. Com isso, a empresa parceira passa, ela mesma, a controlar a experiência de seus lojistas.

Plataforma White Label para conta digital

A plataforma White Label permite que você customize todos os serviços financeiros com a sua marca. 

Todas as ações referentes a pagamentos, cobranças e gestão das contas digitais são feitas dentro do seu próprio ambiente customizado, baseado em nuvem. Ou seja, não há contato com a fintech fornecedora da tecnologia.

Omnichannel

Outra vantagem da conta digital é o recurso omnichannel, no qual o próprio parceiro configura as regras para a destinação de recursos, independentemente de qual seja o meio de captura (boleto bancário, pagamento presencial ou digital).

Transferências P2P

A conta digital também permite a movimentação de recursos entre vendedores e parceiros após a realização de cada transação.

Por essas características, esse tipo de conta é ideal para marketplaces e ERPs, pois permite que a empresa movimente fundos entre as contas dos usuários que vendem e recebem pela sua plataforma customizada.

Além disso, a solução permite a criação de regras de negócio próprias, complementando o split de pagamentos por meio da automatização de transferências entre contas digitais.

Por quais outros motivos vale a pena trabalhar com esse produto financeiro?

Outros dois bons motivos para oferecer uma conta digital para o seu público-alvo são conseguir elevar o poder de atração da sua empresa e fidelizar os clientes que já estão na sua base.

As duas razões têm a mesma base de fundamento, é que possibilitar que os seus clientes encontrem na sua solução tudo o que precisam para fazer a gestão dos seus negócios no dia a dia. 

Isso aumenta a aderência, pois eles não terão que buscar em outras companhias as ferramentas financeiras que precisam. Também por isso o seu potencial de atração pode aumentar, visto que os novos parceiros verão a sua oferta como a mais completa do mercado.

Somado a isso, não se pode deixar de destacar a chance de gerar uma nova fonte de receita para a sua empresa, já que as taxas e tarifas que os seus clientes pagariam para outros bancos ficarão dentro da sua solução.

Conheça a conta digital da Zoop!

Os parceiros da Zoop podem fazer suas movimentações financeiras entre as contas de forma gratuita!

E para antecipar as principais perguntas e dúvidas para você tirar o máximo proveito dos novos produtos, vamos fazer uma sessão de Perguntas & Respostas agora. Acompanhe!

8 perguntas e respostas sobre a conta digital da Zoop

1 – O que é a conta digital da Zoop?

É uma conta com intuito principal de recebimento de cobranças realizadas com a solução de pagamentos da Zoop. Nela, você poderá:

  • pagar boletos registrados;
  • transferir o dinheiro para outras contas Zoop;
  • transferir para seu domicílio bancário fora da Zoop.
  • recebimento de TED;
  • cartão pré-pago para compras e saque;
  • transferência TED para outras contas;
  • Pix.

2 – Quem pode ter uma conta digital da Zoop?

Teoricamente, todos, mas a conta digital Zoop é mais indicada para e-commerces.

3 – Qual é o diferencial da conta digital Zoop?

Hoje, a conta não tem custos, está integrada com os sistemas de pagamentos da Zoop e tem APIs para gerenciamento do dinheiro em cada conta.

4 – Por que a conta digital da Zoop é White Label?

Porque é possível criar uma aplicação que recebe dinheiro por meio de boletos e paga contas sem que o nome Zoop apareça.

5 – Como faço para oferecer a solução de pagamento de contas para os meus clientes?

Existem duas opções: disponibilizar por meio do “Minha Conta”, ou criar uma aplicação que permita o pagamento de contas utilizando nossas APIs.

6 – As movimentações entre contas Zoop e uma conta externa terão custos?

Atualmente, é possível realizar movimentações apenas entre contas de mesma titularidade. Ou seja, a transferência entre uma conta Zoop e uma conta da mesma empresa em um domicílio bancário não tem custo.

7 – É possível realizar e receber pagamentos com a tecnologia de NFC ou QR Code?

Ainda não existe nada feito especificamente para isso. Porém, nada impede que se crie uma solução de QR Code para transferência entre contas, da mesma forma como já é possível hoje.

8 – Posso confiar que meus dados estão seguros com a Zoop?

Sim, somos uma instituição de pagamentos regulada pelo Banco Central.

Como implementar a conta digital no seu negócio?

Ficou clara todas as vantagens de oferecer o serviço de conta digital para os seus lojistas? Tenha em mente também que essa é uma ótima estratégia para aumentar o faturamento e escalar a rentabilidade.

E como fazer isso? Com o apoio da Zoop! 

A Zoop possibilita que marketplaces, ERPs, empreendedores e outros tipos de negócios passem a gerenciar o fluxo financeiro de seus clientes, gerando novas receitas por meio de serviços de contas digitais, splits de pagamento e antecipação de recebíveis.

Com a nossa plataforma de pagamentos White Label, que conta com tecnologias de captura para pagamento presencial (maquininhas), boletos e outros meios de pagamentos com sua própria marca, você elimina barreiras regulatórias, diminuiu custos de desenvolvimento e tempo de implementação para sua empresa crescer focada no core business.

Converse com um especialista e junte-se ao iFood, Sympla, Avec e outras grandes empresas que também geram valor com serviços financeiros.

Crie sua empresa de pagamentos agora!

5/5 - (1 vote)
Diga como podemos lhe ajudar!
Avalie o artigo