O que é gateway de pagamento e como escolher o melhor?
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Após entender o que é gateway de pagamento, você verá que essa é uma ótima maneira de melhorar o fluxo de recebimento de valores do seu negócio, oferecendo diferentes formas e meios de pagamento para seus clientes, com muito mais segurança.
Isso é possível porque a solução é a responsável por fazer a conexão e transferência de valores de venda entre quem está pagando pela compra e a instituição financeira que ela utiliza, que, posteriormente, repassará o valor para o vendedor.
Basicamente, é como uma “ponte” entre todas as partes envolvidas em um processo de pagamento digital.
As empresas que trabalham com essa ferramenta contam com benefícios como: o aumento da segurança nas etapas de pagamento online, a entrega de uma experiência de compra mais dinâmica para os compradores e assim por diante.
E, para alcançar resultados como esses, o primeiro passo é entender o que é gateway de pagamento, como ele funciona e como escolher o melhor. Continue a leitura e tenha todas essas respostas!
O que é gateway de pagamento?
Gateway de pagamento pode ser definido como o sistema responsável pela intermediação entre os agentes de uma transação de pagamento digital. É essa solução que realiza a comunicação entre quem está pagando pela compra, a instituição financeira que essa pessoa usa e a loja que receberá o valor.
Esse processo se inicia com o recebimento dos dados de pagamento fornecidos pelo cliente, que podem vir de meios como cartão de débito, cartão de crédito, Pix e outros.
Uma vez que essas informações são “lidas” pelo gateway de pagamento, ele as envia para a instituição financeira usada pelo cliente, que pode ser um banco tradicional, uma fintech ou uma empresa de pagamento.
Após aprovar a compra, essa instituição libera o valor para o lojista de acordo com o prazo combinado.
Dica de leitura: “Meios de pagamento: veja as 3 principais tendências para 2024!“
Como funciona um gateway de pagamento?
Para ficar mais claro o que é gateway de pagamento, é fundamental você entender um pouco mais sobre como ele funciona.
Imagine o seguinte fluxo:
- o cliente entra em uma loja virtual, escolher os produtos que deseja comprar e os coloca no carrinho;
- no checkout, ele escolhe a forma e o meio de pagamento preferidos;
- se já tiver cadastro, o sistema faz a leitura desses dados automaticamente e, caso não, o comprador precisa informá-los na plataforma de venda;
- o gateway pega essas informações, submete a um processo de criptografia e envia para a instituição financeira ou operadora de cartão;
- essa entidade analisa, valida e processa a informação;
- se tudo estiver em conformidade, como saldo em conta corrente ou limite no cartão de crédito, o pagamento é aprovado.
Apesar de serem vários passos, tudo isso acontece em tempo real e de maneira praticamente imperceptível tanto para o comprador quanto para o vendedor.
Quais as vantagens de um gateway de pagamento?
Agora que você sabe o que é gateway de pagamento e como esse sistema funciona, resta apenas saber quais vantagens ele oferece para sua empresa, não é mesmo?
As que mais se destacam são:
- potencial para aumentar o volume de vendas: visto que essa solução melhora a experiência de compra do cliente ao deixar o checkout mais rápido e preciso;
- favorece a diversificação de meios de pagamento: estratégia que contribui melhorar a taxa de conversão;
- conexão direta com bancos e operadoras de cartões: sem a necessidade de outros intermediários que podem impactar negativamente essa operação;
- facilidade de integração: com diferentes sistemas e plataformas de venda, como sites e aplicativos;
- aumento da segurança das transações financeiras: tanto para a sua loja quanto para o seu público.
Aproveite e leia também: “Métodos de pagamento: 7 dicas de segurança da informação“
Como escolher o gateway de pagamento para sua empresa?
Após saber o que é gateway de pagamento e todas as vantagens, você deve estar pensando como levar essa solução para seu negócio, não é mesmo?
Para escolher a melhor ferramenta para intermediar as operações de pagamento digital da sua loja, é fundamental analisar alguns critérios. E os que não podem ficar de fora são:
- camadas de segurança oferecidas: a exemplo do cumprimento das normas do PCI DSS, sigla para Payment Card Industry Data Security Standard, que, em português, pode ser definida com padrão de segurança de dados para a indústria de cartões de pagamento;
- diversidade: oferta de diferentes formas e meios de pagamento, com potencial para abranger novos, conforme forem lançados;
- agilidade: garantia de que todo o processo aconteça de maneira rápida, fluida e sem entraves;
- estabilidade: essencial para garantir a boa comunicação mesmo em momentos de grandes volumes de vendas, como costuma acontecer em datas comemorativas;
- canais de suporte: para sua empresa ter atendimento sempre que precisar, e em diferentes horários, principalmente porque os e-commerces funcionam 24 horas por dia, 7 dias da semana.
Como a Zoop ajuda com fluxos de pagamento mais precisos e seguros?
É certo dizer que Zoop Payments é o gateway da nossa plataforma de pagamentos. O motivo é que essa solução conta com diversas funcionalidades que aprimoram o fluxo de pagamento do seu negócio, tais como:
- recursos de cobrança para cartão de crédito, cartão de débito, Pix, boleto bancário e Google Pay para sites e apps;
- possibilidade de configuração de diferentes planos e taxas de pagamento, de acordo com seu modelo de negócio;
- liquidação de valores diretamente na sua conta Zoop;
- antecipação de recebíveis;
- fácil implementação, por sermos uma fintech API First;
- e muito mais!
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