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Saiba o que é pagamento recorrente e como aplicá-lo na sua empresa

Publicado em 02 de julho de 2020 por Redação Zoop

Com o avanço de ferramentas tecnológicas, o pagamento recorrente se tornou uma estratégia simples e eficiente para a fidelização em produtos e serviços. Vamos conversar sobre as vantagens de investir nesse modelo de cobrança e como implementá-lo na sua empresa.

A tecnologia não evolui apenas para facilitar a rotina de empresas. Com cada nova ferramenta ou funcionalidade, cria-se novas oportunidades capazes de mudar o relacionamento entre negócios e seus clientes.

O pagamento recorrente é um dos exemplos mais notáveis disso. Esse modelo de cobrança atualmente é simples de implementar e gera retornos incríveis para a sua gestão financeira.

Quer saber mais sobre a modalidade? Vamos conversar aqui sobre o que é pagamento recorrente, seus benefícios e como implementar no seu produto ou serviço. Acompanhe!

O que é pagamento recorrente?

Assinaturas mensais em geral sempre foram uma forma popular de cobrança no mercado, mas com desafios bem conhecidos por quem comanda empresas que dependem delas.

O pagamento manual nessa modalidade exige uma estrutura de cobrança bem grande por parte da empresa, e mesmo assim os casos de inadimplência são muito maiores do que o ideal.

Tanto que o modelo híbrido de assinatura parcelada dominou por muito tempo o cenário. A empresa garante de 6 meses a um ano de um plano de assinatura cobrando o valor integral de uma vez, dividido em parcelas.

A solução, embora boa para o negócio, nem sempre é atrativa para o público. Uma grande compra, mesmo que parcelada, tem um impacto pesado no limite de cartões, o que acaba afastando alguns clientes.

O pagamento recorrente é uma solução tecnológica que elimina todos esses empecilhos. Quando implementado, um sistema gerencia e debita automaticamente o valor no dia de vencimento, sem necessidade de ação humana direta no processo.

É possível definir períodos (mensal, trimestral, anual) para oferecer condições especiais com a fidelização, mas esse valor é cobrado de acordo com o definido. Não há o comprometimento do cartão para períodos além do primeiro vencimento.

Essa é uma solução boa para a empresa e para o cliente. De um lado, ela facilita o seu trabalho, de outro, se torna mais atraente e fácil de aderir pelo público.

Quais são as vantagens de um sistema de pagamento recorrente na empresa?

A facilidade é a primeira das vantagens do pagamento recorrente, mas não é a única. Veja por que investir nesse modelo pode modernizar e otimizar o seu negócio.

Redução de burocracia

Ter modelos mais simples de cobrança é o cenário ideal para todos. Por um lado, é mais fácil para o cliente aderir e continuar pagando por um serviço.

Por outro, a empresa tem menos barreiras de conversão e consegue mais liberdade para testar formatos, prazos e preços. Tudo em um sistema de pagamento recorrente é mais direto e automatizado, e com dashboard integrado. É uma preocupação a menos na sua rotina.

Mais segurança

A segurança em transações financeiras e na gestão de dados é um grande ponto de atenção para donos de empresas do futuro.

Com serviços de pagamento recorrente, você tem mais proteção. Eles são desenvolvidos com a segurança em foco, tanto para a troca de informações quanto para a conclusão de cobranças.

Uma empresa protegida hoje tem mais confiança do mercado e exige menos tempo de seus funcionários, com um compliance desnecessariamente complicado.

Mais fidelização

Toda essa simplicidade ajuda também na fidelização. Apenas o fato de ter um sistema de débito automático todo mês aumenta a aderência aos planos, mantendo o cliente por mais tempo pela comodidade.

Além disso, é possível flexibilizar planos para premiar quem se mantém consumidor por mais tempo. São diversas oportunidades para conquistar mais pessoas por mais tempo.

Menos inadimplência

A cobrança automática de valores menores quase que elimina a inadimplência em pagamentos recorrentes. O valor é debitado diretamente no cartão e não é efetuada apenas se o limite for superado.

Você pode oferecer também a geração automática de boletos. Nesse caso, a inadimplência ainda pode ser um fator, mas com muito mais suporte tecnológico de controle e limitação dos usuários não pagantes.

Melhor controle financeiro

Falando em controle, ter menos inadimplência e burocracia gera mais previsibilidade para a gestão de agências.

Sistemas de pagamento não só automatizam a cobrança como o monitoramento de indicadores como churn e LTV.

Com isso, é possível se planejar melhor. Investimentos, novos projetos, novos modelos de produtos e serviços: você tem uma base mais estável para aumentar sua empresa.

Como implantar o pagamento recorrente na sua empresa?

Escolher uma boa plataforma de pagamento recorrente é o suficiente para começar essa estratégias, mas é preciso aliar isso a algumas preocupações importantes e um bom cronograma. Confira as dicas para iniciar essa nova fase do negócio do jeito certo!

Defina seus objetivos

Antes mesmo de investir em tecnologia, você precisa ter um plano de ação pronto. Nele, você define as metas de faturamento e crescimento da base, alinhando essa busca aos valores e períodos mais interessantes para a recorrência de sua assinatura.

Só com essas escolhas (baseadas no conhecimento da buyer persona e avaliações de desempenho) é que você vai saber qual é a melhor solução para automatizar o pagamento recorrente.

Aposte em gerenciamento integrado

O gerenciamento de uma empresa atualmente deve ser completamente integrado, das finanças à produtividade. Não basta cobrar certo: é preciso incluir o processo nas suas estratégias de gestão e entrega de um produto ou serviço.

Traga o controle financeiro mais para perto de todos os outros aspectos operacionais. Plataformas integradas são um exemplo disso, e algumas como a iClips oferecem cadastro gratuito.

Invista em segurança de dados

Como já citamos, a proteção de dados é uma das chaves do sucesso para o futuro. Busque profissionais, serviços e soluções que complementem o seu controle de dados.

Para se ter uma ideia, o sistema de cobrança pode armazenar informações de clientes como nome, CPF, dados de contato e bancários. Essas são informações sensíveis e confidenciais que não podem ser expostas sob nenhuma hipótese.

Felizmente, as melhores plataformas de pagamentos já prezam bastante pela proteção, mas nenhuma preocupação é demais nesse quesito.

Monitore os resultados

Outra vantagem desses sistemas que você precisa utilizar a seu favor é a capacidade de analisar números e gerar relatórios.

Um sistema de cobrança automatizado fornece tudo o que você precisa para entender a performance de seus planos, quais estão tendo mais aderência e identificar o momento e a razão que leva cada cliente abandonar o serviço.

Com essas informações disponíveis, você pode trabalhar em um aprimoramento constante do negócio, sempre um passo à frente dos concorrentes e superando expectativas do seu público.

O pagamento recorrente tem exatamente esse poder. Não só é um modelo mais simples e seguro de cobrar por planos periódicos como traz seu negócio de vez para a era da transformação digital.

Que tal aproveitar esse novo poder para fidelizar ainda mais? Entenda como aumentar a retenção de clientes na agência!

Este artigo foi escrito por Ivan de Souza da Rock Content.

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