Negócios

Pix Recorrente: o que é e como vai funcionar esse serviço?

Publicado em 22 de abril de 2022 por Redação Zoop
5/5 - (2 votes)

O Pix Recorrente — que será possível devido à inclusão da funcionalidade Débito Automático nessa solução — consiste na possibilidade de as empresas receberem valores pagos recorrentemente por seus clientes via sistema de pagamento instantâneo

Parte da finalização da agenda evolutiva prevista pelo Banco Central para essa solução, o Débito Automático no Pix não tem data confirmada de lançamento, mas será disponibilizado ainda em 2022.

Assim como as demais funções já lançadas, a exemplo do Pix Saque, Pix Troco e do Pix Cobrança, essa nova funcionalidade visa melhorar o processo de pagamento entre os usuários desse sistema, aprimorando, especificamente, o relacionamento entre negócios e clientes.

Quanto à utilização do sistema de pagamento instantâneo de pessoas físicas para pessoas jurídicas, a página de estatísticas do Banco Central mostra que, em dezembro de 2021, foram realizadas mais de 202,6 milhões de transações tipo P2B (de pessoa para empresa).

Esse número representa 17% de todas as operações realizadas nesse mês. Aqui, vale destacar que, em dezembro de 2020, transações dessa natureza representaram apenas 6% do total, pouco mais de 7,9 milhões.

Os dados acima comprovam que o uso do Pix vem crescendo, consolidando-o como um importante meio de pagamento entre os brasileiros.

Sobre isso, vale destacar uma informação apresentada no nosso “Relatório de Tendências 2022 — O consumidor no centro dos pagamentos”, a qual revelou que essa solução já conta com mais de 117 milhões de usuários.

E como o Pix Recorrente pode contribuir com essa adesão? Qual a sua aplicação e pontos positivos para quem paga e para quem recebe?

Confira, neste artigo, como funcionará o Débito Automático no Pix, suas vantagens e como trazer o sistema de pagamentos instantâneo para o seu negócio.

Como deve funcionar o Pix Recorrente? 

Assim como o próprio nome sugere, o Pix Recorrente é mais uma forma que as empresas terão de receber pagamentos recorrentes dos seus clientes.

Na prática, essa função será possível após a implementação do Débito Automático no Pix pelo Banco Central, o que deve acontecer ao longo de 2022, conforme informamos logo na abertura deste artigo.

A ideia de inserir a opção débito automático no sistema de pagamento instantâneo é que ela funcione como mais um caminho para o consumidor agendar os seus pagamentos periódicos. 

Ou seja, assim como o cliente bancário entra no app ou site da instituição financeira para transferir via Pix, registrar chaves etc, ele terá a opção débito automático nesse sistema para programar seus pagamentos futuros.

Por exemplo, contas de consumo como as de água e energia elétrica, e também serviços de assinatura, como internet, TV a cabo, streaming de filmes e música, poderão ser pagos via Pix com essa nova funcionalidade.

Para quem recebe, a maior diferença tende a ser o tempo de transferência do valor da conta do pagador para a conta. Seguindo a dinâmica do Pix, tudo indica que esse prazo será menor que o praticado atualmente por outras soluções de pagamento recorrente.

Já para quem paga, é uma nova alternativa, que pode ir ao encontro das suas preferências e necessidades, facilitar o seu dia a dia e aprimorar o relacionamento que tem com as empresas.

Dica de leitura! “Meio de pagamento Pix: quais são os impactos atuais?

Quais as vantagens de trabalhar com diferentes funções do Pix?

O Pix Recorrente, ou seja, o Débito Automático no Pix, é mais uma das funcionalidades liberada pelos Banco Central para esse sistema.

Desde o seu lançamento em novembro de 2020, o órgão regulamentar tem, periodicamente, liberado novas funções que têm facilitado a rotina de empresas, clientes, e fomentando o uso do Pix como um meio de pagamento, e não somente como uma ferramenta de transferência de valores entre pessoas.

Sobre isso, é importante que os gestores tenham em mente que oferecer o sistema de pagamento instantâneo é uma estratégia que pode elevar o volume de vendas e, consequentemente, o faturamento do negócio.

O Pix tem como característica o fato de ser um meio de pagamento prático, rápido e fácil de ser utilizado.

Nas compras presenciais, por exemplo, ajuda a otimizar a cobrança e a reduzir as filas. Nas compras online, atende com perfeição clientes que têm receio de informar dados de cartão em sites e aplicativos de compra.

Ainda sobre o uso de cartões, o Pix é vantajoso visto que possibilita o atendimento de quem não tem cartão de crédito ou de débito, seja por não ter relacionamento bancário, seja por outro motivo.

Como o sistema de pagamento instantâneo também pode ser vinculado a uma carteira digital, ele contribuiu para o atendimento desse grupo de consumidores, o que gera novas oportunidades de negócio.

Aproveite e leia também: “O que é Pix no checkout? Quais as vantagens para o varejo e como pode ser implementado?

Como ter o Pix na sua empresa?

Agora que você sabe mais sobre o Pix Recorrente, Débito Automático no Pix e todos os benefícios e retornos positivos que esse sistema pode trazer para a sua empresa e para os seus clientes, que tal descobrir como oferecê-lo?

A solução de pagamento com Pix desenvolvida pela Zoop faz parte da nossa plataforma Zoop Payments, que facilita o recebimento e gerenciamento de pagamentos online e presencial.

Funciona assim:

  • o comprador paga usando Pix, e sua compra é aprovada em poucos segundos;
  • o valor pago é recebido e processado pela Zoop;
  • o receber tem o valor creditado no formato D+1, ou seja, um dia após o pagamento.

 

 

Mas por que trabalhar com o Pix? Bem, além das vantagens que citamos, esse meio de pagamento instantâneo contribui para:

  • melhorar a experiência de compra dos consumidores;
  • criar um fluxo financeiro automatizado;
  • ter liquidação mais rápida, em comparação a outros meios de pagamento.

 

Sem custos para o cliente final (comprador), com fácil integração à sua plataforma de vendas ou maquininhas e livre de mensalidades, você tem a chance de aumentar a rentabilidade do seu negócio, pagando apenas um pequeno percentual sobre cada transação realizada.

Quer saber, com todos os detalhes, como essa solução funciona? Então entre em contato agora e confira tudo sobre o Pix da Zoop!

Zoop. Tecnologia para os serviços financeiros do futuro.

 

5/5 - (2 votes)
Diga como podemos lhe ajudar!
Avalie o artigo