21 de julho de 2020

Uma plataforma de pagamento digital é uma solução que oferece e centraliza diferentes soluções de pagamentos online.

Com a oferta desse serviço, além de gerar uma nova receita para o seu negócio, você contribui para que seus clientes reduzam gastos e, ao mesmo tempo, aumentem o faturamento.

No que diz respeito à redução de custos, a plataforma de pagamento digital ajuda a otimizar processos relacionados à gestão financeira. Isso, consequentemente, leva a uma necessidade menor de investimento operacional.

Já no quesito lucratividade, a oferta de diferentes meios de pagamento digitais contribui para que as empresas atendam melhor seus consumidores, abrangendo um número maior de clientes, aumentando também seu poder de competitividade no setor.

Além dessas, teriam outras vantagens e motivos que justificam a oferta de pagamentos digitais aos seus clientes? A resposta é sim, e vamos explicar todos agora!

A importância dos pagamentos digitais para as empresas

O primeiro motivo está relacionado a uma pergunta bem recorrente:

Por que os pagamentos online, a exemplo dos oferecidos em uma plataforma de pagamento digital, se tornaram tão importantes para o crescimento das empresas?

A resposta é simples: porque cada dia mais os consumidores estão conectados, exigindo que a oferta de soluções desse tipo seja mais diversificada e dinâmica.

O anúncio recente do WhatsApp, por exemplo, trouxe a possibilidade de pessoas físicas e pequenas empresas realizarem pagamentos diretamente do aplicativo de mensagens, sem a necessidade de estarem com seus cartões em mãos.

Ainda que a solução tenha sido temporariamente suspensa pelo Banco Central para análise de riscos, vale considerar que se trata de uma forma de pagamento que vai facilitar bastante as operações e a vida dos clientes.

Ou seja, os pagamentos digitais fazem parte do novo comportamento do consumidor, da transformação digital pela qual as empresas estão passando, além da questão da digitalização do dinheiro que, a cada dia, se torna mais real.

Como reforço podemos citar a pesquisa da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), a qual mostrou que os pagamentos digitais estão em constante crescimento, representando 43% do consumo das famílias brasileiras.

Vantagens de oferecer uma plataforma de pagamento digital aos seus clientes

Uma plataforma de pagamento digital é uma ferramenta que une, em um único ambiente, diferentes soluções de pagamentos online.

No caso, estamos falando produtos e serviços financeiros que ajudam seus clientes tanto no recebimento quanto na movimentação financeira da empresa.

Como exemplo dessas soluções podemos citar:

A partir do momento que a sua empresa passa a oferecer aos seus parceiros produtos e serviços como esses, consegue solucionar suas dores. Consequentemente, aumenta a lucratividade do seu negócio e suas taxas de fidelização.

Isso é possível porque você, melhor do que ninguém, conhece a fundo as necessidades e problemas que seus clientes precisam solucionar.

Ao apresentar maneiras pontuais de resolver essas questões, estreita o relacionamento e traz seu parceiro para mais perto do seu negócio.

Veja o exemplo do iFood. Ainda que não seja uma empresa voltada para serviços financeiros, com as soluções certas conseguiu ajudar seus clientes com a logística de entregas quando passou a trabalhar com máquina de cartão White Label própria.

No que diz respeito à plataforma de pagamento digital, o iFood passou a oferecer também conta digital aos seus parceiros, otimizando a conciliação bancária, e a possibilidade de pagamento via QR Code.

Entenda melhor assistindo a estes vídeos:

 

Considerando isso, quais seriam as outras vantagens de trabalhar com uma plataforma de pagamento digital? Veja as 5 que merecem destaque!

Otimiza a gestão financeira dos seus parceiros

Como já mencionado, a oferta de uma plataforma de pagamento digital contribui para que seus parceiros otimizem os processos voltados para gestão financeira.

Essa melhoria é possível por conta de soluções como split de pagamento e conciliação bancária, que fazem parte desse serviço.

O split de pagamento é uma ferramenta que permite a divisão automática dos valores de uma venda entre os envolvidos no processo.

Por isso, o split payment, como também é conhecido, é bastante utilizado por marketplaces para a divisão financeira entre a plataforma e os sellers (vendedores).

Porém, é importante ressaltar que o split de pagamento não se limita a esse tipo de empresa. Grandes varejistas, franquias, distribuidores, fintechs, entre outros modelos de negócio também podem se beneficiar com ele.

Além dessa solução, a plataforma de pagamento digital também pode englobar a conciliação bancária automática, sistema que permite a conferência das movimentações financeiras da empresa.

Ao oferecer aos seus parceiros a otimização desses dois processos, contribui para que ele diminua o tempo empregado nessas tarefas, bem como reduza os gastos operacionais que as envolvem.

Aumenta a lucratividade dos seus clientes

De outro lado, uma plataforma digital ajuda a aumentar a lucratividade, visto que a oferta de diferentes meios de pagamento contribui para atender um número maior de clientes.

Por exemplo, o levantamento da Abecs citado anteriormente mostrou que 50% dos usuários de cartão fazem compras pela internet. Desses, 100% usaram a função crédito para pagar suas aquisições.

Por outro lado, é preciso pensar em soluções para atender à parcela de pessoas desbancarizadas. De acordo com o Instituto Locomotiva, 1 a cada 3 brasileiros não têm conta em banco — cerca de 45 milhões de pessoas.

No entanto, esse mesmo público é responsável por movimentar, aproximadamente, R$ 817 bilhões por ano.

Assim, ainda que o uso de cartões seja uma crescente, a possibilidade de pagar por boleto bancário, ou outra solução de pagamento, não pode ser descartada pelas empresas. Do contrário, pode levar a perdas significativas de vendas.

Faz parte da transformação digital das empresas

Empresas de diferentes setores têm passado por uma importante, e significativa, transformação digital.

Trata-se do uso de diferentes tecnologias que visam melhorar o desempenho dos negócios e, com isso, conquistar resultados melhores.

Nesse trajeto é possível também melhorar a experiência dos clientes, desburocratizar processos, aumentar a produtividade, tornar o negócio mais competitivo, entre outras vantagens.

No que diz respeito aos meios de pagamento, é fundamental que as empresas se atualizem com a oferta de novas soluções, a fim de que não fiquem em desvantagem perante seus concorrentes.

Contribui para o processo de digitalização de dinheiro

E por falar em transformação, a digitalização do dinheiro já é uma realidade que facilita as transações comerciais, além de ser mais barata para empresas, clientes e para o governo.

A necessidade de soluções de pagamentos online se torna cada dia mais crescente e foi, inclusive, impulsionada pela pandemia de coronavírus — aqui, vale ressaltar que a própria OMS (Organização Mundial de Saúde) indicou a redução do uso de dinheiro impresso e a preferência por pagamentos por aproximação.

Indo além disso, a utilização cada dia maior de pagamentos online contribui para que, entre outras vantagens, as empresas consigam:

  • reduzir gastos com transporte e segurança de valores;
  • otimizar suas gestões financeiras;
  • aumentar a produtividade;
  • melhorar a experiência de compra de seus clientes.

Quer entender melhor? Então ouça este podcast do Papo na Nuvem

Gera uma nova receita para o seu negócio

Mas todas essas vantagens não são sentidas apenas por seus parceiros. Ao oferecer uma plataforma de pagamento digital, com soluções pontuais e com a marca da sua empresa, você passa a gerenciar o fluxo financeiro de seus clientes.

Isso gera uma nova receita, ainda que o core business do seu negócio não seja voltado para o mercado financeiro.

A melhor maneira de começar a oferecer produtos e serviços como conta digital, antecipação de recebíveis, boletos e outras soluções é por meio de uma plataforma White Label de pagamentos.

Essa solução permite que você ofereça diferentes soluções financeiras sem precisar se preocupar com barreiras regulatórias ou desenvolvimento de softwares.

Nós podemos lhe ajudar com isso!

A Zoop é uma fintech líder em tecnologia para serviços financeiros que permite que marketplaces, ERPs, empreendedores e outras fintechs atuem também como instituições de pagamentos, ainda que essa não seja a atividade principal da empresa.

Quer saber como? Converse agora com um de nossos especialistas e descubra como criar sua própria empresa de pagamentos.