O omnichannel, ou seja, a integração dos canais de venda online e offline, tem como um de seus principais objetivos melhorar a experiência de compra do consumidor. Mas para isso, marketplace e ERPs precisam chegar a diversas soluções, uma delas é encontrar a melhor plataforma de pagamentos omnichannel.

Esse ponto da estratégia visa garantir que o cliente final não tenha nenhuma dificuldade para concluir o processo de aquisição dos produtos, pois, de nada adianta integrar redes sociais, site e loja física se, na hora de pagar, o consumidor tiver algum problema.

O que considerar na hora de escolher uma plataforma de pagamentos omnichannel

Para oferecer uma integração completa do online com o presencial, é preciso ter acesso a diferentes ferramentas que, juntas, fazem com que a experiência seja positiva para todos os envolvidos, ou seja, para varejistas e também para os consumidores.

Uma das soluções é encontrar uma boa plataforma de pagamentos omnichannel. Mas o que considerar na hora de escolher o melhor serviço desse segmento? Veja abaixo alguns critérios que não podem ser deixados de lado.

1. Verifique as opções de pagamento

A oferta de diferentes meios de pagamento para os clientes é, certamente, um importante diferencial competitivo para o varejo em geral. Uma plataforma de pagamentos omnichannel deve garantir exatamente as mesmas possibilidades em todos os canais.

Por exemplo, se no on-line o cliente tem as opções de crédito e boleto bancário, no offline é importante que tenha as mesmas possibilidades, do contrário, não pode ser considerar a integração dos canais, o que pode resultar em perda de vendas.

2. Confirme se há possibilidade de integração

Para que uma plataforma de pagamentos omnichannel traga resultados, é preciso que ela possibilite integração fácil com outros sistemas utilizados pelo varejista, como os de controle de estoque, entre outros.

Um dos principais objetivos aqui é garantir que um produto escolhido e pago pela internet seja retirado na loja física sem transtornos. Isso melhora a imagem da loja junto ao consumidor e aumenta sua fidelização.

A mesma facilidade de integração deve valer para todos os demais serviços utilizados pelo lojista e, dessa forma, atender suas necessidades de maneira completa.

3. Garanta que a experiência de compra realmente seja melhorada

Muitos consumidores fazem a pesquisa inicial pelo site, mas preferem efetivar toda a aquisição na loja física.

A plataforma de pagamentos omnichannel precisa garantir que experiência de compra presencial também seja melhorada, com a oferta de soluções rápidas para o consumidor e de baixo custo para o lojista.

De outro há aqueles que preferem escolher e pagar on-line para reduzir o tempo de compra, mas retirar no off-line e, assim, economizar com frete e prazo de entrega. Aqui é preciso ter a certeza de criar um ambiente online seguro e, nesse caso, quanto menos telas o usuário tiver que passar, mais rápido e confiável se torna o processo.

4. Busque por uma conciliação simplificada

A atuação de uma plataforma de pagamentos omnichannel visa também facilitar a vidas dos varejistas. Por isso, é fundamental oferecer soluções que deixem o controle financeiro mais fácil de ser realizado.

Um bom sistema de meios de pagamento permite, entre outras coisas, uma conciliação bancária facilitada, otimização de processos e o controle de todas as atividades do setor financeiro da empresa, tudo isso com transparência e rapidez.

5. Atente-se quanto a facilidade de operação do sistema

Mas não adianta muito se a plataforma de pagamentos omnichannel atender a todos os critérios acima e for de difícil manuseio.

Assim, o dashboard precisa ser intuito, simples, mas garantir que os marketplaces tenham acesso a todas as informações necessárias, tudo em tempo real. Além disso, é preciso contar com um ambiente distinto para o lojista, mas também com fácil manuseio.

Vantagens do omnichannel

Não há dúvidas que integrar o on-line ao off-line é uma excelente maneira de aumentar as vendas do varejo, mas a estratégia também gera benefícios para o consumidor. Veja abaixo as principais vantagens para ambos.

Para o varejo

  • possibilidade de criar novas oportunidades de venda;
  • melhoria da imagem da marca;
  • aumento do valor do ticket médio;
  • oferta de um atendimento mais personalizado;
  • redução da carga das equipes de venda;
  • fidelização dos clientes, graças à facilidade de compra.

Para os consumidores

  • comodidade;
  • melhor experiência de compra;
  • diferentes opções de aquisição de um mesmo produto;
  • otimização do processo de compra e entrega.

O cenário omnichannel no Brasil

Um levantamento feito pela Provokers, consultoria e pesquisa em marketing, mostrou que 96% dos consumidores brasileiros realizam pesquisas online antes de contratar um serviço ou comprar um produto, principalmente quando se trata de pequenas e médias empresas.

Das 1.025 pessoas entrevistadas, 52% disseram que também buscam informações sobre os meios de pagamentos oferecidos, o que torna visível que essa questão pode impactar diretamente na decisão de compra, dependendo do que é disponibilizado para o cliente.

Esses dados deixam ainda mais claro a importância de integrar o físico ao online quando o assunto é aumentar as vendas do varejo.

Porém, ainda que a internet seja uma importantíssima porta de entrada para esse segmento, no Brasil, apenas 3,5% das empresas utilizam a estratégia omnichannel, segundo pesquisa realizada pela Zendesk, plataforma de atendimento ao cliente.

Com isso, notamos um nicho com grande potencial de exploração e expansão, abrindo inúmeras possibilidades de negócios, especialmente para quem oferece soluções de meios de pagamento.

Como melhorar a estratégia omnichannel dos marketplaces

No omnichannel o consumidor final pode comprar no site e retirar na loja, escolher o produto em um dos canais de atendimento e efetivar a aquisição na loja física, entre outras possibilidades.

Seja qual for a forma escolhida, para todas elas, é preciso oferecer meios de pagamento eficientes e que gerem bons resultados, tanto para o lojista quanto para os seus clientes.

A Zoop possibilita que Marketplaces, ERPs, Empreendedores e outros tipos de negócios construam suas próprias soluções de pagamentos integradas. Com isso, é possível gerenciar o fluxo transacional de seus clientes e gerar novas receitas através de serviços de conta digital, split de pagamento e antecipação de recebíveis.

→  Converse com um especialista! ← 

Com nossa plataforma de serviços financeiros White Label, que conta com tecnologias de captura para maquininhas, boletos e outros meios de pagamentos com sua própria marca, você elimina barreiras regulatórias, custos de desenvolvimento e tempo de implementação para sua empresa crescer focada no que faz melhor.

Junte-se ao iFood, Sympla, Avec e outras grandes empresas que também geram valor com serviços financeiros e crie sua fintech agora!

Marketing de Performance na Zoop.