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Quais as principais bandeiras de cartão de crédito? 5 que podem ajudar você a vender mais!

Publicado em 05 de dezembro de 2019 por Gustavo Gawryszewski
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Por que você deve conhecer as principais bandeiras de cartão de crédito usadas no Brasil? Simples! Porque isso pode contribuir para elevar o seu volume de vendas, uma vez que estará disponibilizando aos seus clientes a solução de pagamento que eles preferem.

Indo direto para essa resposta, as principais bandeiras de cartão de crédito são:

  • Mastercard;
  • Visa;
  • American Express;
  • Hipercard;
  • Elo

 

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, a Abecs, o volume transacionado via cartão de crédito no terceiro trimestre de 2021 foi de R$ 420,1 bilhões, registrando um aumento de 42,2%, comparado ao período anterior.

Possibilitar aos clientes pagarem suas compras com esse tipo de cartão, certamente, já deixou de ser opcional a quem trabalha no varejo, concorda?

Porém, a dúvida que muitas empresas desse setor ainda têm é: “Quais são as principais bandeiras de cartão de crédito para atender de forma mais pontual as preferências dos consumidores?” 

Neste artigo, você confere detalhes sobre as marcas de cartão de crédito que acabamos de citar, como elas funcionam e qual a mais utilizada.

O que é e para que serve a bandeira de cartão de crédito?

A bandeira de cartão de crédito é a empresa responsável pelas transações de vendas. Essa organização valida o processo de informações de compra, tais como valor e número de parcelas, e transmite para o banco responsável pelo cartão, ou seja, funciona como uma mediadora entre usuário e instituições financeiras.

São as bandeiras que também definem a rede de aceitação dos cartões, sendo fator determinante para a parceria entre estabelecimentos e bancos

Por esse motivo, quanto mais opções de bandeiras de cartões de crédito forem oferecidas ao consumidor, maiores as chances de venda. 

Para se ter uma ideia, apenas no terceiro trimestre de 2021, os dados da Abecs apontaram mais 3,9 bilhões de operações financeiras com essa função, o que reforça a percepção que o cartão de crédito é um dos meios de pagamentos mais utilizados pelos brasileiros. 

Seguindo essa linha, o gráfico abaixo mostra a evolução do volume de transações ao longo de 2021 (atualizado pela associação até o mês de setembro):

evoluçao-mercado-volume-transacoes-financeiras

Fonte: Abecs

 

Quais são as principais bandeiras de cartão de crédito do mercado?

Entre as principais bandeiras de cartão de crédito, as mais conhecidas e utilizadas são Mastercard e Visa. No entanto, muitas outras estão disponíveis e ganhando cada dia mais espaço no mercado.

Confira as cinco marcas de cartão de crédito que mais se destacam.

Mastercard

Com mais de 50 anos de experiência em soluções de pagamento, a Mastercard encabeça a lista das principais bandeiras de cartão de crédito por também ser internacional.

A Mastercard para empresas oferece soluções para negócios de pequeno, médio e grande porte, estabelecimentos comerciais e emissores de cartão, como gateway de pagamentos.

Visa

Presente em mais de 200 países e territórios, a Visa iniciou suas atividades em 1958, chegando ao Brasil em 1971. Segundo informações do site da empresa, já são mais de 2.5 bilhões de cartões em uso.

O que torna essa bandeira de cartão de crédito atraente para os clientes é a sua larga aceitação em milhares de estabelecimentos, a possibilidade de compras no Brasil e no exterior e benefícios como programas de descontos em hotéis, restaurantes, aluguel de carros. 

Por todos esses motivos, ela está entre uma das mais procuradas, tornando-a essencial para seus parceiros.

American Express

Parceira da Cielo, Rede, GetNet, Stone, Credicard e outros, a American Express se torna outra excelente opção para os estabelecimentos. 

Segundo dados apresentados no seu site, a bandeira é responsável por milhões de transações todos os dias, que resultam em mais de US$1 trilhão a cada ano.

No Brasil seus dois maiores emissores são o Bradesco e o Banco do Brasil e, de modo geral, é a melhor bandeira de cartão de crédito para focar no segmento de mercado com maior poder aquisitivo.

Hipercard

Empresa do Itaú Unibanco, os cartões com essa bandeira Hipercard têm aceitação nacional em mais de 1 milhão de estabelecimentos e passam de 32 milhões em transações mensais, segundo informa em sua página. 

O que a tornou atrativa para o público, é a baixa renda exigida para a sua emissão do cartão. Logo, uma boa bandeira de cartão de crédito para negócios que têm como foco segmentos mais populares do mercado.

Elo

Bandeira de cartão de crédito 100% brasileira, nascida da parceria entre Banco do Brasil, Bradesco e Caixa Econômica, a Elo é aceita também na Argentina, Portugal e Chile. Hoje, já conta com mais de 140 milhões de cartões emitidos. 

A bandeira caiu no gosto dos brasileiros por oferecer, além da função crédito, também débito e pré-pago. Além disso, conta com programas especiais para pequenas, médias e grandes empresas, transformando-a em uma ótima opção para pessoas jurídicas.

Os bancos, por sua vez, têm oferecido cada vez mais a Elo aos clientes, pois é uma das melhores bandeiras de cartão de crédito em termos de tarifas, quando comparada às bandeiras internacionais. Isso ajudou a popularizar a marca e ampliar o número de consumidores.

E a Alelo?

Pertencente ao Grupo Elopar, mesma holding da Elo, a Alelo é uma empresa especializada em benefícios como alimentação, cultura, esporte e saúde. A boa notícia é que a Zoop também aceita a opção de voucher com a Alelo — são mais de 8 milhões de usuários e R$ 55 milhões de transações por mês!

Entre seus cartões, a empresa oferece o Alelo Refeição, Alelo Alimentação e Alelo Cultura. 

Mas, há dois que merecem destaque e que podem ser utilizados para compras em marketplaces de diferentes segmentos, que são o Natal e o Multibenefícios. 

O Alelo Natal é oferecido pelas empresas aos funcionários como um prêmio e pode ser usado em toda rede Alelo, inclusive para compras online. Já o Multibenefícios, é utilizado para antecipar parte do salário do trabalhador, o qual pode ser usufruído para qualquer finalidade.

Aceita em mais de 500 mil estabelecimentos, reforçando a credibilidade da marca, a Alelo é outra excelente opção de bandeira que você deve oferecer aos seus parceiros e, com isso, ajudá-los a aumentar o volume de vendas.

Qual a bandeira de cartão mais utilizada?

O número de cartões emitidos por uma empresa desse segmento muda constantemente. Por conta disso, é um tanto incerto apontar qual a bandeira de cartão mais utilizada pelos clientes — considerando para essa definição o volume de emissões.

De modo geral, costuma ser mais usada a bandeira que atende melhor às expectativas dos clientes e fornece a eles mais benefícios.

Questões como programas de fidelidade e isenção de anuidade são pontos que o público tende a considerar antes de definir qual bandeira terá o seu cartão de crédito. Além disso, aceitação nacional e internacional também são critérios importantes para essa escolha.

O fato é que há bandeiras mais conhecidas que as outras, por vezes, por conta do seu tempo de mercado.

No entanto, não se pode deixar de lado o perfil do consumidor e sua renda, que também podem afetar na definição de qual bandeira de cartão mais usada pelos brasileiros.

E qual é a melhor bandeira de cartão de crédito?

Responder qual é a melhor bandeira de cartão de crédito envolve entender o perfil dos seus clientes e quais bandeiras preferem utilizar.

Ao mesmo tempo, contar com um mix de opções, que ofereçam a maior cobertura possível, é o cenário ideal para empresas varejistas, dada a maior capilaridade e aceitação que significa maior possibilidade de vendas. 

Com essa premissa de maior cobertura de mercado é que oferecemos essas e outras opções de bandeiras de cartão de crédito nas nossas maquininhas de cartão, a fim de ajudar a potencializar o seu negócio!

Além disso, nosso time fica responsável por atender os requisitos necessários para garantir a certificação em todas as bandeiras. Com isso, o processo de inserção do seu negócio no mercado de pagamentos se torna mais simples, rápido e seguro.

Com nossa plataforma de serviços financeiros White Label que, além das maquininhas, conta com tecnologias de captura para boletos e outros meios de pagamentos com sua própria marca, você elimina barreiras regulatórias, reduz custos de desenvolvimento e tempo de implementação para sua empresa crescer focada no core business. 

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