5 de dezembro de 2019

De acordo com a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), o volume transacionado via cartão de crédito no primeiro trimestre de 2019 foi de R$ 260 bilhões, registrando um aumento de 17,8%, comparado ao mesmo período do ano passado. 

Esse mesmo levantamento apontou que 95% dos usuários de cartão de crédito utilizam esse recurso mensalmente, ou seja, é um dos meios de pagamentos mais utilizados pelos brasileiros.

Sendo assim, oferecer esse método de pagamento já não é uma opção.

Mas a dúvida que muitos Marketplaces & ERPs ainda têm é: quais são as principais bandeiras de cartão de crédito

Então, para ajudar seu negócio a oferecer as melhores opções de bandeiras para seus lojistas venderem mais, listamos as 5 principais bandeiras do mercado e suas características essenciais para embasar sua tomada de decisão.

Acompanhe abaixo!

O que é e para que serve a bandeira de cartão de crédito?

A bandeira de cartão de crédito é a empresa responsável pelas transações de vendas. Essa organização valida o processo de informações de compra, tais como valor e número de parcelas, e transmite para o banco responsável pelo cartão, ou seja, funciona com uma mediadora entre usuário e instituições financeiras.

São as bandeiras que também definem a rede de aceitação dos cartões, sendo fator determinante de parceria entre estabelecimentos e bancos. Por esse motivo, quanto mais opções de bandeiras de cartões de crédito forem oferecidas ao consumidor, maiores as chances de venda

5 principais bandeiras de cartão de crédito do mercado

Entre as mais conhecidas e utilizadas estão Visa e Mastercard, no entanto, muitas outras estão disponíveis e ganhando cada dia mais espaço no mercado, como a Elo. 

Só no 1º trimestre de 2019, os dados da Abecs apontaram mais de 2,5 bilhões de transações realizadas com cartões de crédito. 

Nessa linha, o gráfico abaixo mostra a evolução do volume de transações no primeiro semestre de 2019:

principais bandeira de cartão de créditoFonte: Abecs

Mas, antes de definir qual é a melhor, confira as características das 5 principais bandeiras de cartão de crédito do mercado!

1 – Mastercard

A Mastercard se destaca como a melhor bandeira de cartão de crédito no quesito internacional. Além disso, ela é a líder do mercado brasileiro, com 42,50% de market share em número de transação no débito e 58,17% no crédito.

Também por esse motivo, é praticamente impossível encontrar um estabelecimento comercial, seja ele físico ou virtual, que não aceite essa bandeira.

2 – Visa

Presente em mais de 200 países e territórios, a Visa iniciou suas atividades em 1958, chegando ao Brasil em 1971. Ela ocupa o segundo lugar no mercado brasileiro com 33,61% de market share (em número de transações) para o crédito e 31,76% para o débito. Em 2000, a bandeira já havia alcançado a marca de 1 bilhão de cartões emitidos. 

O que torna essa bandeira de cartão de crédito atraente para os clientes é a sua larga aceitação em milhares de estabelecimentos, a possibilidade de compras no Brasil e no exterior e benefícios como programas de descontos em hotéis, restaurantes, aluguel de carros. 

Por todos esses motivos, ela está entre uma das mais procuradas, tornando-a essencial para seus parceiros.

3 – American Express

Parceira da Cielo, Rede, GetNet, Stone, Credicard e outros, a American Express se torna outra excelente opção para os estabelecimentos. Isso porque, segundo a própria empresa informa em seu site, usuários de seus cartões gastam 75% a mais do que os clientes de seus dois principais concorrentes.

Além disso, o valor do ticket médio de transações realizadas com a bandeira é 88% maior que as outras. No Brasil seus dois maiores emissores são o Bradesco e o Banco do Brasil e, de modo geral, é a melhor bandeira de cartão de crédito para focar no segmento de mercado com maior poder aquisitivo.

4 – Hipercard

Empresa do Itaú Unibanco, os cartões com essa bandeira Hipercard têm aceitação nacional em mais de 1 milhão de estabelecimentos e passam de 32 milhões em transações mensais. O que a tornou atrativa para o público, é a baixa renda exigida para a sua emissão do cartão. Logo, uma das melhores bandeiras de cartão de crédito para focar seu negócio focar em segmentos mais populares do mercado.

5 – Elo

Bandeira de cartão de crédito 100% brasileira, nascida da parceria entre Banco do Brasil, Bradesco e Caixa Econômica, a Elo é aceita também na Argentina, Portugal e Chile. Hoje, já conta com mais de 120 milhões de cartões emitidos. 

A bandeira caiu no gosto dos brasileiros por oferecer, além da função crédito, também débito e pré-pago. Além disso, conta com programas especiais para pequenas, médias e grandes empresas, transformando-a em uma ótima opção para pessoas jurídicas.

Os bancos, por sua vez, têm oferecido cada vez mais a Elo aos clientes, pois é uma das melhores bandeiras de cartão de crédito em termos de tarifas, quando comparada às bandeiras internacionais. Isso ajudou a popularizar a marca e ampliar o número de consumidores.

E a Alelo?

Pertencente ao Grupo Elopar, mesma holding da Elo, a Alelo é uma empresa especializada em benefícios como alimentação, cultura, esporte e saúde. A boa notícia é que a Zoop também aceita opção de voucher com a Alelo!

São mais de 8 milhões de usuários e R$ 55 milhões de transações por mês!

Entre seus cartões, a empresa oferece o Alelo Refeição, Alelo Alimentação e Alelo Cultura. 

Mas, há dois que merecem destaque e que podem ser utilizados para compras em marketplaces de diferentes segmentos, que são o Natal e o Multibenefícios. 

O Alelo Natal é oferecido pelas empresas aos funcionários como um prêmio e pode ser usado em toda rede Alelo, inclusive para compras on-line. Já o Multibenefícios, é utilizado para antecipar parte do salário do trabalhador, o qual pode ser usufruído para qualquer finalidade.

Aceita em mais de 500 mil estabelecimentos, reforçando a credibilidade da marca, a Alelo é outra excelente opção de bandeira que você deve oferecer aos seus parceiros e, com isso, ajudá-los a aumentar o volume de vendas.

E qual é a melhor bandeira de cartão de crédito?

Responder qual é a melhor bandeira de cartão de crédito envolve entender o perfil dos seus clientes e quais bandeiras mais utilizam.

Ao mesmo tempo, contar com um mix de bandeiras que ofereçam a maior cobertura possível é o cenário ideal para muitos Marketplaces e ERPs, dada a maior a capilaridade e aceitação que significa maior possibilidade de vendas

Por exemplo, com o mix de bandeiras Visa, Mastercard e Elo, sua operação cobre 98,17% do mercado de Débito.

Já no crédito com o mix Visa, Mastercard, Hipercard, Elo (e Alelo) e Amex, a cobertura é de 99,56%  (dados baseados no número de transações do Banco Central).

Com essa premissa de maior cobertura de mercado, é que oferecemos justamente essas opções de bandeiras de cartão de crédito nas nossas maquininhas de cartão para assim potencializar o seu negócio.

Além disso, nosso time fica responsável por atender os requisitos necessários para garantir a certificação em todas as bandeiras. Com isso, o processo de inserção da sua empresa no mercado de pagamentos se torna mais simples, rápido e seguro. 

→  Converse com um especialista! ← 

Com nossa plataforma de serviços financeiros White Label que, além das maquininhas, conta com tecnologias de captura para boletos e outros meios de pagamentos com sua própria marca você elimina barreiras regulatórias, custos de desenvolvimento e tempo de implementação para sua empresa crescer focada no core business

Junte-se ao iFood, Sympla, Avec e outras grandes empresas que também geram valor com serviços financeiros e crie sua fintech agora

Gustavo Gawryszewski, Economista, MBA pela FGV e Mestrando em Economia pela UCAM. Tem mais de 17 anos atuando na interseção entre Marketing, Tecnologia e Economia. Atualmente é Gerente de Marketing de Produto na Zoop.