Negócios

As 7 maiores vantagens do Pix para empresas e clientes

Publicado em 04 de março de 2021 por Redação Zoop
5/5 - (1 vote)

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!

As vantagens do Pix, sistema de pagamentos instantâneo, já puderam ser vistas logo nos primeiros dias do seu lançamento

Inclusive, essa percepção atingiu tanto os consumidores quanto as empresas (varejo, bancos, instituições de pagamento etc) que aderiram a esse novo meio de pagamento e transferência de valores.

A grande adesão ao Pix foi surpreendente até mesmo para o Banco Central, que esperava que o uso da solução demorasse mais tempo para se popularizar.

Dados mais recentes apontam que o sistema já conta com mais de 106 milhões de chaves cadastradas. 

Esse número corresponde a 44 milhões de pessoas físicas e 3 milhões de pessoas jurídicas. Por dia, ainda estão sendo cadastradas 1 milhão de novas chaves, aproximadamente. 

A boa aceitação só confirma quanto as vantagens do Pix se tornaram evidentes e claras tanto para quem paga quanto para quem recebe

Mas quais mais se destacaram até o momento? Podemos adiantar que elas incluem otimização de processos, redução de custos operacionais e melhora na experiência de compra do cliente.

Confira, agora, a lista completa!

 

As principais vantagens do Pix

As vantagens do Pix se estendem para quem paga e para quem recebe. Por exemplo, o cliente bancário (pessoa física) consegue pagar e transferir valores sem qualquer custo, o que já não acontece em operações via TED ou DOC.

Outro bom exemplo é a atuação do Pix no varejo. O novo meio de pagamento era esperado como um forte impulsionador na retomada econômica do setor.

Entre os motivos é que o sistema de pagamento instantâneo gera menos gastos para os lojistas e otimiza o processo de compra do cliente.

Ouça o episódio “Como o Pix apoiará o varejo brasileiro?” do Papo na Nuvem e entenda melhor. 

 

Por esses e por outros benefícios a tendência é que o uso desse meio de pagamento se torne mais amplo a cada dia.

Um dos pontos que reforçam essa expectativa são as melhorias que o Pix vai sofrer no próximo ano, incluindo a possibilidade de saques e de parcelamentos.

Mas até que essas ofertas sejam liberadas efetivamente, confira as 7 principais vantagens do Pix que mais se destacaram até o momento, que são:

  • Otimização do processo de pagamento e de recebimento
  • Melhora da experiência de compra do cliente
  • Aumento do poder de atração de novos clientes
  • Maiores chances de aumentar o volume de vendas
  • Geração de novas oportunidades de negócios
  • Redução dos custos operacionais para as empresas
  • Contribuição no processo de digitalização do dinheiro

 

Otimização do processo de pagamento e de recebimento

A otimização no processo de pagar e de receber, definitivamente, é a vantagem do Pix que mais impacto positivo causou aos envolvidos nesse processo.

A possibilidade de fazer uma transação de valor a qualquer dia ou hora da semana leva ao aprimoramento do relacionamento entre clientes e marcas, refletindo em todo o seu processo de compra.

Para as empresas que adotaram esse meio de pagamento, o recebimento de pagamento de forma instantânea contribui, entre outras coisas, para melhorar a gestão financeira e para controlar melhor o fluxo de caixa.

Não deixe de ler o artigo “Tudo sobre o Pix: confira as 13 respostas que a sua empresa precisa saber e a opinião de grandes especialistas!

 

Melhora da experiência de compra do cliente

O Pix melhora a experiência de compra do cliente por diversos motivos. Um deles é o fato de ser mais uma opção de pagamento, o que dá ao consumidor a oportunidade de escolher o que melhor lhe convém naquele momento.

Somado a isso, contribui para que ele tenha acesso mais rápido ao produto que foi adquirido.

Por exemplo, em um pagamento realizado via boleto é preciso aguardar até 3 dias úteis para a compensação do valor. Somente após esse prazo a mercadoria pode ser enviada ao comprador.

Entre as vantagens do Pix é que esse tempo de espera pode ser eliminado. Tão logo o vendedor receba o pagamento (fato que acontece em até 10 segundos) já pode enviar o produto ao consumidor, caso esse esteja disponível e, claro, considerando o seu modelo de negócio.

 

Aumento do poder de atração de novos clientes

As duas vantagens do Pix citadas até agora também contribuem bastante para atrair novos consumidores.

Entre os motivos mais evidentes estão a rapidez e facilidade com que os pagamentos podem ser realizados.

Entre outros fatores, o sistema de pagamento instantâneo elimina, por exemplo, a necessidade de digitar todos os dados bancários, o que também reduz o tempo desse processo.

Empresas que estão oferecendo o Pix como meio de pagamento acabam saindo na frente dos concorrentes e se tornando mais atrativas justamente por facilitar a vida dos seus clientes.

 

Maiores chances de aumentar o volume de vendas

Consequentemente, quanto mais público atrair, maiores as chances de aumentar o volume de vendas.

Além disso, está previsto para março de 2021 a oferta de QR Code para pagamentos futuros

Essa opção vai permitir que varejo, prestadores de serviços e empresas dos mais variados segmentos, ofereçam aos seus clientes a possibilidade de pagar via Pix com data de vencimento futura.

Mais uma vez, essa é uma alternativa que destaca o negócio que a oferece dos concorrentes, podendo ser um forte impulsionador de vendas.

 

Geração de novas oportunidades de negócios

Seguindo essa mesma linha, estão previstos para o primeiro semestre de 2021, a realização de saques e de parcelamento pelo Pix.

O parcelamento vai funcionar similar ao que acontece hoje no cartão de crédito. Quanto ao saque, ele se torna uma boa oportunidade de gerar novos negócios, pois vai atrair os clientes para as empresas que trabalharem com o Pix.

No varejo e setor supermercadista, por exemplo, o consumidor terá a chance de sacar o valor que precisa diretamente nos caixas dessas empresas. Isso leva ao seu comparecimento ao local, fato que pode resultar em novas compras.

Dica de leitura: “Qual o papel do pagamento instantâneo na crise? Como, e quanto, o Pix vai contribuir para a retomada econômica do varejo pós-pandemia?

 

Redução dos custos operacionais para as empresas

O valor cobrado das empresas pelas transações via Pix são bem menores do que os praticados em TED, DOC ou outras formas de transação financeira.

Essa cobrança menor reflete positivamente na saúde financeira do negócio e pode, inclusive, colaborar para que o preço final cobrado do consumidor também seja reduzido.

Além disso, com um fluxo de dinheiro físico diminuído, as empresas têm menos gastos com transporte de valores e com a segurança necessária para esse processo.

 

Contribuição no processo de digitalização do dinheiro

Nesse trajeto de diminuir a circulação dos pagamentos com moeda física, outra das vantagens do Pix é contribuir para o processo de digitalização do dinheiro. 

Como a transação é realizada totalmente em meio digital, o sistema de pagamento instantâneo está incentivando que, cada dia menos, as pessoas utilizem dinheiro em papel nas suas operações financeiras.

É interessante ressaltar que o uso do dinheiro impresso é um fato oneroso para o governo, para as empresas e para os próprios cidadãos.

Leia o artigo “Os impactos da digitalização do dinheiro” e entenda mais sobre esse assunto.

 

Como aderir a diferentes meios de pagamentos

A Zoop possibilita que Marketplaces, ERPs, empreendedores e outros tipos de negócios passem a gerenciar o fluxo transacional de seus clientes, gerando novas receitas através de serviços de contas digitais, splits de pagamento e antecipação de recebíveis.

Outra opção é por meio do Zoop Banking, plataforma Banking as a Service da Zoop que transforma qualquer negócio, independentemente do segmento, em um banco digital completo.

Isso inclui conta digital, cartão pré-pago, pagamentos, transferências entre contas.

Converse agora com um dos nossos consultores e confira como as soluções da Zoop podem ajudar a sua empresa a crescer!

5/5 - (1 vote)
Diga como podemos lhe ajudar!
Avalie o artigo